Fórum dos Exóticos
Amas secas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Amas secas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amas secas

+2
Diogo Ribeiro
Jean Sorg
6 participantes

Ir para baixo

Amas secas Empty Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Sex 22 Abr 2011, 23:53

Tenho uma duvida, quando um casal de manon (bengalins) está botando nos mesmos dias do casal de diamante gold, e vou ulilizar os mesmos de ama seca do gold, quando é que faço a passagem dos ovos. A cada um que botarem ou deixo acabar de botar para fazer a substituição dos ovos ?

Conto com o auxilio dos amigos e desde ja agradeço !
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 23 Abr 2011, 10:04

Bom dia,

Só deves trocar os ovos após o final da postura e, claro está, se o casal de diamante de gould não os chocar.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Amas secas

Mensagem  Rui Lopes Sáb 23 Abr 2011, 21:45

Amigo, Jean.
Concordo literalmente com o que disse o nosso moderador Diogo Ribeiro. Aconselho-o a não espreitar todos os dias o ninho dos diamante de gould, pode ser o suficiente para a fêmea interromper a postura e dificilmente irão chocar. Deixe os goulds tranquilos, a fêmea que faça a postura dos ovos, eles que choquem os ovos (no caso de acontecer) e lá para para o 7º ou 8º dia poderá verificar se os ovos estarão galados (ficarão escuros, se não estiverem estarão claros). Aí poderá passá-los para os bengalins.espero ter ajudado.
Abraço.
Rui Lopes
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Dom 24 Abr 2011, 01:05

Acho que por receio de iniciante, fico com medo de perder os ovos, já que é a primeira vez que consigo ovos de diamante de gold. Pois a femea praticamente só entra no ninho para botar. O macho sim, esse passa varias horas do dia dentro do ninho e fica a noite toda dentro do ninho mas a femea dorme fora do ninho por toda a noite. E como tenho um casal de bengalins fazendo a postura nos mesmos dias, pensei logo em passar os ovos para eles chocarem e tentar que os diamante de gold choquem a proxima postura !
O que acham? Estou equivocado? tenho que ter mais paciencia e deixar que a natureza faça a sua parte primeiro?
( Ela já botou o sexto ovo)
Desde já agradeço pelas dicas dos amigos.

Abraço
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Dom 24 Abr 2011, 02:10

Jean,

Quantos casais de manons você tem?
Não disperdice esses ovos pq é muito raro o goldem chocar e quando choca não alimenta seus filhotes (exceto numa grande voadeira), portanto coloque uns quatro ovinhos em cada casal de manom.

Boa sorte
Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Dom 24 Abr 2011, 02:34

Thiago, tenho dois casais de manons criando, sendo que um deles ja esta pra nascer os filhotes e o outro casal é o que está com a postura nos mesmos dias dos gold.
( Os manos já estão no setimo ovo.)

Agradeço pela atenção.

Saudações.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 24 Abr 2011, 07:35

Bom dia,

Goulds a chocar e alimentar as crias não é algo assim tão raro e não acontece apenas em grandes voadeiras, também o fazem em gaiolas. O defeito está em raramente lhes ser dada oportunidade para tal. No caso de aves com mais de dois anos isto vai sendo cada vez mais fácil de acontecer.

O que deves fazer é observar o comportamento do casal. Se achares que estão com um "choco muito leve" ou que nem entram de choco, aí sim deves trocar os ovos para os bengalins.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Dom 24 Abr 2011, 17:36

Obrigado Diogo,

Por enquanto vou deixar cada casal com seus ovos, e ficar obsrvando o comportamento do casal de gold.

Agradeço pela orintação de todos.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Qui 28 Abr 2011, 04:24

Boa noite,

Venho informar que os gold´s pararam a postura no sexto ovo, sendo que um desses caiu fora do ninho e quebrou.
Observando o casal, notei que o macho ate que dava uma atenção para o ninho com os ovos, mas a femea não queria nem saber.
Na manha de ontem, substituí os ovos dos manons pelos 5 dos gold`s e os manons aceitaram bem, e estão chocando os mesmos.
Vou acompanhar e posteriormente venho informalos se vou ter sucesso com os ovos que estão com os manons.

Abraços.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Qui 28 Abr 2011, 11:06

Jean,

Certamente terá uma bela cria de golds. Quando tiver mais casais de golds faça a experiência da criação direta com um casal (risos, depois de muitas posturas quem sabe. LOL), por agora tente formar um plantel de qualidade com a ajuda dos manons.

Estarei aguardando as fotos dessa filhotada.


Abraço

Thiago
Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Ter 17 maio 2011, 13:10

Bom dia a todos,
A atual situação é que dos cinco ovos dos gold's que passei para o casal de manons, dois deles não estavam galados, e os outros tres não chegaram a nascer, estavam formados mas morreram dentro do ovo.

Já o casal de gold's, fez nova postura e deixei pra ver no que ia dar. Ela botou cinco ovos, jogaram um para fora do ninho. e não chocaram os demais.

O casal de amas secas (manom) iniciou outra postura e esta hoje no segundo ovo. E tirei o ninho dos gold.

Aproveito e pergunto aos amigos aqui do forum, qual a possivel causa dos tres filhotes morrerem antes de sair do ovo?

Abraço
Jean Sorg
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  filiperusso Ter 17 maio 2011, 14:04

Falta de humidade
Excesso de humidade
Cálcio a mais, logo casca do ovo muito dura
salmonelas
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Ter 17 maio 2011, 14:07

Jean,

Na minha opinião em algum momento foi interrompido o choco. Deve se tomar cuidado para não acender luzes a noite no recinto dos passaros pq podem sair do ninho e a luz ser apagada antes de retornarem ao choco. Isso é maior causa de mortes de embriões. (principalmente no inverno e passáros criados em varanda).

Em qual altura você passou os ovos para os manons? Se os embriões ja estavam formados nessa ocasião poderia ter ocorrido um choque termico, talvez suas mão e dedos estavam gelados e, assim, causando uma diferença de temperatura nos ovos quando vc retirou do ninho.

Também deve ser considerado a humidade e temperatura, mas dependendo da sua região isso não será um problema.

Ja ouvi dizer que trovoadas, raios e barulho de fogos de artificio podem prejudicar os embriões, particularmente isso nunca ocorreu comigo. Dizem, também, que o excesso de cálcio poderia endurecer a casca do ovo e aprisionar o embrião, porém creio que o excesso de cálcio estaria mais ligado a quantidade de ovos na postura do que uma possível alteração da grossura da casca , tendo em vista que o excesso nocivo seria naturalmente eliminado nas fezes.

Abraço
Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Vasco Franca da Maia Ter 17 maio 2011, 14:21

Realmente deves tomar cuidado ao ligar luzes no período noturno.
Acerca do cálcio concordo com o amigo tiago.


boas criações
Vasco Franca da Maia
Vasco Franca da Maia

Mensagens : 46
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Ter 17 maio 2011, 14:31

Thiago,

Passei os ovos para o manom assim que ela parou a postura, que foi no sexto ovo, quando notei que não pegaram no choco e ainda quebraram um ovo.
Pelo que me disse, provavelmente foi culpa minha, pela morte dos embriões, pois minha criação é numa area externa (lavanderia) e fiquei a inspecionar o ninho por muitas vezes!

Aproveito para te perguntar se posso deixar criar a qualquer epoca do ano ( considerando o clima aqui do brasil), digo isto para os manons e os gold's, já que retirei o ninho dos gold's para descansarem mas no caso dos manons não foi possível, uma vez que já iniciaram nova postura.

agradeço pela atenção.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Sex 27 maio 2011, 18:19

Amigos,

Este casal de manom está com 5 ovos no setimo dia de choco.
Pergunto se posso lhes fornecer complexo vitaminico nesse periodo antes fos filhotes nascerem?

Conto com a ajuda de voces.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Sáb 28 maio 2011, 01:30

Boas Jean,

Com relação aos manons eu tenho +/- 10 casais em uma voadeira externa, assim o ano todo eu tiro filhotes, hoje mesmo verifiquei dois filhotes praticamente emplumados em um ninho. No caso do manon, na minha opinião, pode ser criado o ano inteiro sem problemas, tendo em vista que sua região ostenta um bom clima que raramente atinge temperaturas abaixo dos 13 graus.

Jean, lembro que crio o manon exclusivamente para amas, se você tem o desejo de criar pássaros de qualidade visando torneios e campeonatos deverá ser respeitado um perído de descanso e a idade dos reprodutores (mais de 1 ano de vida).

Se restar alguma dúvida ficarei feliz em ajudá-lo.


Boas criações

Thiago

Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Sáb 28 maio 2011, 01:38

Jean Pereira Sorg escreveu:Amigos,

Este casal de manom está com 5 ovos no setimo dia de choco.
Pergunto se posso lhes fornecer complexo vitaminico nesse periodo antes fos filhotes nascerem?

Conto com a ajuda de voces.

Eu evito o uso de complexo vitaminico quando os pais estao a alimentar os filhotes, mas acho que 5 gotinhas de avitrim ferro max ou complexo vitaminico no bebedouro não fara mal o perído de choco.

Eu forneço uma farinhada a base de neston, germem de trigo e proteína de soja que sempre deixou os meus manons fortes e saudaveis (tenho manons com quase 5 anos), e vinagre de cidra na agua uma vez por semana. Durante anos nunca vi nenhum doente.

Isso que narrei foi o que vem dando certo para mim, mas escute outras opiniões.
Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amas secas Empty Re: Amas secas

Mensagem  Jean Sorg Sáb 28 maio 2011, 22:30

Thiago Tadeu França Costa escreveu:

Jean, lembro que crio o manon exclusivamente para amas, se você tem o desejo de criar pássaros de qualidade visando torneios e campeonatos deverá ser respeitado um perído de descanso e a idade dos reprodutores (mais de 1 ano de vida).

Se restar alguma dúvida ficarei feliz em ajudá-lo.



Thiago,

Meu objetivo tambem é ter as crias de manom somente para amas. Então uma duvida minha, sei que não posso tirar filhotes de manons que sejam crias dos mesmos pais, porém sendo formado um casal (irmãos) somente para utilização como amas não há problemas ? confirma ?

E desde já fico grato pelas orientações anteriores, e conto com opiniões dos demais amigos.


Boas criações
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos