Fórum dos Exóticos
Diamante Papagaio ( Bicolor ) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamante Papagaio ( Bicolor ) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante Papagaio ( Bicolor )

3 participantes

Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  Arnaldo M Bazilio Sex 08 Abr 2011, 21:43

É possivel a formação de um casal de Diamante Bicolor com o macho vermelho e verde e a femea amarela e verde ou vice-verça ( Não sei o nome correto das cores do bicolor ) ???????, pois, a diversidade de cores nos casais tornaria o viveiro mais interessante. A presente pergunta decorre do fato de que tds os site que vejo com essas aves, os casais possuem a mesma cor.

Abraço

Arnaldo


Arnaldo M Bazilio

Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Re: Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  CRodrigues Sex 08 Abr 2011, 22:15

Viva!

Existem diversas mutações dentro dos Diamante Papagaio (ou Bicolor).
Penso que a que te referes como amarela e verde seja a mutação "Verdemar".

Os que realmente vês com a mesma cor aqui no Fórum, talvez seja a forma "Clássica", de fenótipo verde e vermelho.

Pode sempre formar um casal dos as mutações, contudo deves ter vários aspectos em consideração:
- 2 aves com a mesma mutação, normalmente geram crias muito fracas, pelo que é aconselhada a utilização de um dos elementos do casal ser clássico (preferencialmente portador da mutação nos seus genes) com um "mutante";
- penso, não posso afirmar com certeza, que só os machos dos D. Papagaio transmitem a mutação às crias;
- sugiro que procures por uma tabela de genética para os D. Papagaio.


Caso eu encontre uma tabela posso postar aqui. Tenho ideia de ter isso em qq lado.

Dou-te como exemplo o casal que tenho no meu avatar. O macho é portador de Verdemar (mas parece um clássico puro à nossa vida -fenótipo) , e a minha fêmea clássica. De vez enquando tenho crias que nascem com a mutação Verdemar. Claro que a proporção de nascimentos é muito maior do modo clássico.
Tenho um outro casal em que tenho o macho Verdemar e a fêmea portadora de Verdemar. Aí sim, nascem mesmo muitos Verdemar.



Espero ter ajudado
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Re: Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 08 Abr 2011, 22:23

Boa noite,

Relativamente à mutação verde-mar nos diamante papagaio, esta é transmitida às crias por ambos os progenitores, caso estes a possuam.

A mutação é recessiva ligada ao sexo.

Assim sendo, dos cruzamentos a baixo resultam:

Macho verde-mar X fêmea clássica: Fêmeas verde mar e machos clássicos portadores de verde-mar
Macho clássico X fêmea verde-mar: Machos clássicos portadores de verde-mar e fêmea clássicas.
Macho clássico portador de verde-mar X fêmea verde-mar: Machos verde-mar, machos clássicos portadores de verde-mar, fêmeas verde-mar e fêmeas clássicas
Macho clássico portador de verde-mar X fêmea clássica: Machos clássicos portadores de verde-mar, machos clássicos, fêmeas verde-mar e fêmeas clássicas.

Relativamente a cruzar aves de diferentes mutações, não há qualquer problema, podes inclusive juntar mais de uma mutação na mesma ave. Tens é de ter em atenção a necessidade de introduzires aves clássicas nos cruzamentos durante as gerações, sendo o ideal trabalhar com portadores da mutação juntamente com aves da mutação.

Quanto às mutações, penso que as que falas sejam a clássica e verde-mar, existindo ainda outras, como os pasteis e malhados (panaché).


Última edição por Diogo Ribeiro em Sex 08 Abr 2011, 22:29, editado 1 vez(es)
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Re: Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  CRodrigues Sex 08 Abr 2011, 22:25

Existem ainda muitas mais mutações conhecidas que não referi, tais como a "Panaché", "Pastel", etc.
Podes conseguir inclusive vários tipos de mutações conjuntas, o que se torna interessante.
Quanto a mim, não aprecio, tal como disse na entrevista que o Ricardo me fez. Apenas trabalho com a mutação Verdemar.


Abraço
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  Arnaldo M Bazilio Sex 08 Abr 2011, 22:34


Amigos,

Agradeço a todos desse forum a cordialidade e habitual atenção. Assim que adquirir meu casal de Bicolor, postarei video das aves.

Um bom final de semana

Abraço

Arnaldo

Arnaldo M Bazilio

Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Diamante Papagaio ( Bicolor)

Mensagem  Arnaldo M Bazilio Ter 12 Abr 2011, 22:20

Prezados,

Hoje finalmente comprei 2 Diamante Papagaios, um verde mar e outro vermelho. As aves ainda são filhotes e a criadora não tinha como identificar o sexo. O verde mar não para de piar (não sei s é canto) enquanto o vermelho permance mudo. As aves estão super espertas e, como já havia comprado outros passaros e por serem filhotes, a criadora fez ótimo preço, equivalente a 30 Euros os dois.

1 - Ao chegar perto do viveiro as aves ficam se batendo. Esse comportamento decorre do local ser novo ou é proprio das aves ?

2 - Os Diamantes Papagaios estão em um viveiro com outros passaros, ao anoitecer eu cubro o viveiro e tds permanecem quietos, por serem filhotes os senhores acreditm que com o tempo, os Papagaios iram se adptar a essa rotina ? Caso eles permaneção ativos, esse fator poderá encomodar os outros passaros ( Mandarim,Diamante estrela, Gould e Bengalins ) ?

3 - A fêmea dessa especiê tambem emite piados altos constantemente ?

att

Arnaldo

Arnaldo M Bazilio

Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Re: Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  CRodrigues Ter 12 Abr 2011, 22:53

Viva Arnaldo!

Bem baratos os D. Papagaios! Smile Aqui não temos essa sorte! :p

O facto das aves serem muito activas, ainda mais quando nos aproximamos é mesmo característico da espécie. Contudo, também se habituam à nossa presença, e com o passar do tempo ficam habituadas.

Os D. Papagaio habituam-se a essa rotina claro. Convém é não escurecer o local de um momento para o outro. Contudo serão as ultimas aves a ficar quietas, e farão o seu canto característico mesmo com o local já escuro. Pode incomodar algumas das outras espécies, mas se o viveiro for com algum tamanho não há problema.

A femea também pia, não tão alto como o macho. O canto do machos é um piar tipo por impulsos.


Agora que já adquiriu as aves, que venha o video!! Smile


Abraço
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Re: Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 13 Abr 2011, 08:19

Bom dia Arnaldo,

Realmente o preço foi muito bom.

Quanto ao comportamento, isso nunca vai mudar muito, são aves muito activas. Talvez nesta altura um pouco mais, dada a idade precoce que têm. Isso pode encomodar um pouco as outras aves, mas nada de especial, penso que não terás grandes problemas devido a este comportamento.

Quanto ao canto, como te foi dito, as fêmeas também emitem alguns sons, mas os do macho são bem mais audíveis, e quando os vires a cantar entenderás que não é apenas um piar.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Papagaio ( Bicolor ) Empty Diamante Papagaio ( Bicolor )

Mensagem  Arnaldo M Bazilio Qua 13 Abr 2011, 16:54

Aos Amigos

Grato.

Na oportunidade estou postando um video no Forum ( OFF - TOPIC ), de um passaro Brasileiro o qual a beleza me emprecionou. " Saíra Beija-flor ". Esse passaro está sendo criado em cativeiro há pouco tempo e seu preço é elevado, correspondente a 500 Euros o casal nascido em cativeiro. Gostaria que conhecessem o passaro..

Abraço

Arnaldo

Arnaldo M Bazilio

Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos