Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Diamante papagaio - ninho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diamante papagaio - ninho

Mensagem  mgvb em Dom 03 Maio 2015, 23:48

Boa Noite,

Qual o melhor ninho para criar diamante papagaio? Em criação direta. Tanto faz ser aqueles ninhos de madeira, como aqueles de plasticos 2gr?

Cumprimentos

mgvb

Re: Diamante papagaio - ninho

Mensagem  borllock em Seg 04 Maio 2015, 07:07

Sim, tanto faz. Convém é camuflar um pouco o ninho.
borllock

PAÍS : Portugal

Mensagem  mgvb em Seg 04 Maio 2015, 07:28

À entrada fo ninho certo? Já agora com que tipo de plantas.

mgvb

Mensagem  borllock em Seg 04 Maio 2015, 07:54

Sim, na entrada do ninho, pode ser qualquer tipo de planta, normalmente o pessoal utiliza artificiais, eras artificiais ou ramos de árvores de natal artificiais.
borllock

Mensagem  Rui Pinho em Seg 04 Maio 2015, 20:43

Olá, os Diamantes Papagaio criam bem nos ninhos plásticos da 2gr, mas tens de ter em atenção com a quantidade de material que lhes forneces para eles fazerem o ninho, se não tiveres atenção a isso fazem um ninho muito compacto e com pouco espaço no interior, se for uma ninhada de 4/5 crias a partir dos 10/15 dias têm tendência a cair do ninho, os pais muito cedo deixam de entrar no ninho(7 ou 8 dias após o nascimento.) para alimentar as crias, vão até ao poleiro da entrada e é a partir daí que alimentam as crias, se o espaço for pequeno, na ansiedade de comerem as crias sobrepõem-se e acabam por cair do ninho.
Em relação á camuflagem, qualquer planta de plástico serve, eu nalguns utilizei pernadas de cedro natural, tem a desvantagem de com o tempo precisarem de ser substituídas.
Abraço e boa sorte nessa criação de Papagaios.
Rui Pinho

Mensagem  mgvb em Seg 04 Maio 2015, 21:17

Boa Noite,

Obrigado aos 2. Hoje fui à loja aqui da minha zona para saber tambem uma opinião. A senhora, que sei que tem muitos anos disto, sugeriu-me os ninhos da 2gr em pvc, mas querendo eu em madeira disse-me que os melhores em madeira são aqueles que alguns criadores usam, em forma de L. São uns que são próprios para diamante gould, mas que servem perfeitamente para os diamante papagaio.

Após ler o comentário do forista @ruipinho, reparei que nesses ninhos em L não tenho esses problemas de cairem do ninho, por isso mesmo é que se calhar me sugeriram esses ninhos.

Relativamente às plantas, irei com certeza encontrar algo.

Ajudem-me em relação à comida. Eu por exemplo para os pardais de java tenho 1 comedouro dividido em 3 em que coloco, sementes de exoticos (c/ painço) + alpista de canario + comida de piriquitos. Será que deva dar o mesmo aos papagio?

mgvb

Mensagem  Rui Pinho em Ter 05 Maio 2015, 20:41

Boa noite, ainda em relação aos ninhos, não acho que esses em "L" sejam adequados para os Papagaios, são aves que como expliquei (pela minha experiência) a partir do nono ou décimo dia deixam de entrar no ninho para alimentar com esse tipo de ninho não acho que vá resultar, a 2GR tem uns ninhos em Pvc mais fundos que pode utilizar.
Em relação á alimentação, que era por onde se deve começar quando nos propomos a introduzir uma nova espécie na nossa colónia de aves, pela alimentação e pelas instalações, medidas, disposição das diferentes zonas (alimentação,nidificação e " lazer".
Os Papagaios embora não sendo esquisitos em relação á alimentação, requerem alguns cuidados, na época de cria, muda e na chamada época de austeridade ou repouso.
Existem muitos sites onde podes pesquisar e encontrar uma boa mistura com alguns acertos, acrescentando por exemplo: sementes de relva, milhete japonês,etc
Sem uma alimentação equilibrada para as diferentes épocas (embora os acertos na mistura não sejam muito grandes), umas instalações adequadas a este tipo de aves, não vale de nada ter os ninhos certos porque não vão criar.
Espero ter ajudado alguma coisa com a minha humilde experência.
Abraço.
Rui Pinho

Mensagem  mgvb em Ter 05 Maio 2015, 22:26

Boa noite,
em relação ao ninho, talvez tenha exemplificado mal o ninho que é. Mas agora coloco umas fotos do mesmo.

Quanto à comida irei pesquisar sobre o mesmo, e quanto à diversificação aquando das épocas.

mgvb

Mensagem  mgvb em Qua 06 Maio 2015, 23:33

@borllock e @ruipinho que me dizem deste tipo de ninho?

mgvb

Mensagem  borllock em Qui 07 Maio 2015, 06:57

Não me parece que sejam os ideais pelo que diz o colega Rui Pinho sobre os ninhos em L, se os pais a partir de determinada idade alimentam as crias do lado de fora não me parece que com esse ninho resulte.
borllock

Mensagem  Rui Pinho em Qui 07 Maio 2015, 20:12

Olá, como o borllock diz, e conforme expliquei, não são mesmo nada indicados, mas ... pode ser que alguém já tenha criado neles, são indicados para diamantes Gould.
como já te tinha dito pela minha experiência, só tens de controlar a quantidade de material que lhes forneces para construírem o ninho, são aves que só param quando o ninho estiver cheio, compacto e com uma abertura minúscula, chocam bem mas depois se for uma ninhada boa (3/4) acontece o que já descrevi anteriormente. Não convém que o fundo do ninho esteja muito macio pois os Diamantes Papagaio por vezes têm a mania de enterrar os ovos por baixo do material. São pormenores que vamos aprendendo com o tempo, se queremos optar pela criação directa. Neste momento 60/70 % dos meus casais criam directo mas isso demorou muito para acontecer, muitas posturas perdidas, muitas crias mortas,etc.
Rui Pinho

Mensagem  mgvb em Qui 07 Maio 2015, 21:37

Percebo, o que me dizem. Considero-me iniciante, não tenho anos disto, mas já criei aves fáceis como mandarins, bengalins (não tem nada que saber), outras menos fáceis (pardal de java), e queria agora progredir e subir para os papagaio. Vou experimentar com estes ninhos, e caso não resulte viro-me para os 2gr.
Obrigado pela explicação também acerca do material que devemos fornecer.

Segunda vou buscar o 1º casal, e ainda "sacar" umas informações ao criador que me vai vender o casal.. para pelo menos a que é que estão habituados, visto ser 1 casal reprodutor. (alimentação, ninhos, condiçoes... etc...)

mgvb

Mensagem  mgvb em Qua 20 Maio 2015, 18:38

Boa Tarde, agradecia que me ajudassem se realmente é um casal ou não.

mgvb

Mensagem  Rui Pinho em Qua 20 Maio 2015, 19:17

Olá, ainda em relação aos ninhos, penso que não devias "experimentar" os Diamantes Papagaio não são aves para experiências, estás sujeito a deitar uma época ao lixo, mas cada um sabe de si.
Pelas fotos não consigo dizer nada, os sinais que podes ver são, primeiro pelo canto, separas as aves e observas se cantam, segundo se são aves reprodutoras, os machos apresentam na zona da cloaca, duas penas vermelhas. São os sinais mais evidentes e esclarecedores.
Abraço.
Rui Pinho

Mensagem  mgvb em Qui 21 Maio 2015, 15:39

Boa Tarde,
Em relação às experiências, ninguém nasce ensinado, acho que qualquer pessoa que gosta de aves gosta de "experimentar" sempre novas aves, penso que se passou o mesmo consigo.
Em relação ao canto parece-me que ambos cantam, mas o rapaz que me vendeu disse-me que era um casal reprodutor.
Deixo aqui novas fotos da cloaca.. o macho, vê-se bem que é macho. A fêmea é que estou na dúvida.

Femea:

Macho:

Outra questão. Quem faz o ninho? ou fazem os 2? É que se for só a femea então tenho a certeza que é um casal.

mgvb

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: