Fórum dos Exóticos
mandarim malhado Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
mandarim malhado Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mandarim malhado

+4
Jose Fernando
AvilandiaPT
Silvius
ricks
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

mandarim malhado Empty mandarim malhado

Mensagem  ricks Seg 14 Mar 2011, 19:29

Boas,

Nao resisti a este macho malhado e adquiri-o, queria saber se é um macho malhado pinguim, cinzento...
breve irei postar mais fotos...

mandarim malhado Foto0157g


abraços,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Silvius Seg 14 Mar 2011, 23:02

è apenas um mandarim malhado!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Ter 15 Mar 2011, 19:12

sim e um mandarim malhado...
queria saber se e um mandarim malhado de bochecha negra pelas marcaçoes que a presenta na bochecha parece me ser.

mas gostaria de opiniao de criadores mais experientes

mandarim malhado Foto0162o

mandarim malhado Foto0164y

mandarim malhado Foto0166h

mandarim malhado Foto0168

mandarim malhado Foto0171c

mandarim malhado Foto0173f



abraço,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Malhado

Mensagem  AvilandiaPT Ter 15 Mar 2011, 19:16

Olá,

Pela foto também me parece que sim.
Mas não é suficientemente clara para ter certeza.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Qua 16 Mar 2011, 00:55

gostava de mais opinioes.

abraços,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Qua 16 Mar 2011, 13:06

Olá Ricardo,
na minha opinião é um malhado cinzento peito branco bochecha negra.
Acho que fizeste bem em compra-lo, eu tambem este domingo comprei um peito laranja peito negro castanho, com um desenho muito bom .Quando gostamos realmente de uma ave devemos adquiri-la se estiver á venda é claro.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Qua 16 Mar 2011, 18:48

foi o que fiz, quando vi o macho gostei muito dele por isso o comprei.
ao cruzar com uma classica irei tirar:

-classicos
-bochechas negras peito branco
-para alem de portadores malhados

estou correcto?

ja agora alguem pode por ou indicar site onde tenha um bochecha negra peito branco? acho que nunca vi nenhum.

obrigado,
abraços

Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Qua 16 Mar 2011, 20:28

Olá Ricardo Fernandes,
desse cruzamento partindo do principio que os progenetores não portam mais nada e que a femea seja pura, a descendencia será toda macho e femeas cinzentas portadoras de malhado, de bochecha negra e de pinguim.
Em relação a procurar imagens utiliza no google na secção IMAGENS coloca o nome do que queres e procura, pode ser que apareça. bounce
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Qui 17 Mar 2011, 03:23

ja fiz isso Jose Fernando e nao encontro nenhum Crying or Very sad

quando diz:

a descendencia será toda macho e femeas cinzentas portadoras de malhado, de bochecha negra e de pinguim.

quer dizer todos cinzentos portadores de malhado, bochecha negra e pinguim
ou
-cinzentos portadores de malhado
-bochechas negras
-pinguins

ps: Muito obrigado Jose Fernando, desde que ganhei a paixao pelos mandarins tenho aprendido muito contigo e responde sempre as minhas duvidas.
Tenho que qualquer dia combinar e ir a sua casa ver os seus mandarins

abraços,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Qui 17 Mar 2011, 15:49

Olá Ricardo Fernandes,
em relação á minha participação , respondo quando posso e ás vezes vejo se vale a pena, pois existem sempre temas repetidos.Em relação aos outros participantes, se alguem responder primeiro e de forma correcta eles não interveêm pois não há necessidade.daí que se repita sempre os mesmos a responder.
Em relação aos portadores que desse cruzamento irão sair, na minha opiniao seram portadores das 3 mutaçoes, embora que uns portem mais do que outros e depois em cruzamentos posteriores deiam percentagens diferentes em relaçao às mutações. Mas eu nao me preocupava com isso, serve só saber que esses descendentes são portadores das 3 combinaçôes.
Eu pessoalmente não iria por esse caminho (malhado).
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Mandarins malhados

Mensagem  AvilandiaPT Sex 18 Mar 2011, 08:18

Olá,

Não consigo peceber pela foto se é peito branco porque sendo malhado pode esconder muita coisa. Pela cor do dorso não me parece.
E não me parece porque o dorso não está marcado. A combinação bn + pb é estranha na forma de funcionar. Nascem sem bochecha (fica branca) e, na linha cinzenta, a cor do dorso aparece algo salpicada de branco (frosted). É uma combinação engraçada pela curiosidade.
Neste caso parece-me um malhado bochecha preta, mas como disse o malhado pode ser um poço de surpresas e não consigo confirmar mais pelas fotos. Agora é criar e ver o que dá.

Em relação ao acasalamento em si com uma fêmea cinzenta.
Assumindo que o macho é apenas um cinzento bochecha preta malhado (o que duvido...) vais tirar cinzentos . Se fosse cinzento bochecha negra peito branco malhado tiravas cinzentos portadores de bochecha negra, portadores de malhado e portadores de peito branco.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Sex 18 Mar 2011, 14:17

aqui esta a foto de um malhado bochecha negra.
espero que consigam ver a diferença do (peito branco)
Photobucket


Última edição por Jose Fernando em Sex 18 Mar 2011, 20:03, editado 1 vez(es)
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Sex 18 Mar 2011, 18:40

boas,

Jose Fernando link nao deve estar bem nao consigo visualizar a pagina.

como gosto de mandarins malhados minha ideia e no futuro ter um plantel de malhados.

ao cruzar malhado bochecha negra vs cinzenta segundo uma calculadora que arranjei sairao cinzentos MAS tambem bochechas negras todos portadores de malhado. ou esta mal?

ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Sex 18 Mar 2011, 19:47

Eu ja respondi a isso,
saiem todos portadores de bochechas e de malhado e de pinguim se realmente for pinguim o macho em questão, caso o macho não porte mais nada e a femea seja um cinzenta pura. Na minha opinião o macho tem essas 3 mutações , na opinião do Ricardo Pereira pode não ser porque o malhado pode estar a encobrir(respeito a opinião dele).
Por isso vou colocar então a foto para ver se clarificamos as nossas opiniões, comparando assim as duas aves, se puderes coloca umas fotos novas para vermos melhor as costas do macho e a parte frontal, a fim de determinarmos o desenho tanto no peito como nas asas.
Photobucket
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Sex 18 Mar 2011, 20:03

irei colocar mais fotos entao.
nao tou a falar de portadores mas sim neste cruzamento sair ja cinzentos de bochecha negra.

pessoalmente adoro mandarins malhados nao percebo porque essa mutaçao nao entra nas exposiçoes em portugal Sad

abraço
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Sex 18 Mar 2011, 20:12

Ricardo,
presta atenção ao que te disse o Ricardo Pereira, o Jorge Pinto também tem aqui na parte de genética uma explicação bastante convicente sobre mutações recessivas, e sobre recessivas ligadas ao sexo.
Ambas as mutações bochecha negra, malhado e peito branco sao recessivas livres ou seja para tirares passaros destas mutações têm de ser os dois pais no minimo portadores,
portador X portador
mutado X portador
No caso de ser uma só mutaçao e identica em todos os individuos.
mutado X cinzento puro
Neste caso todas as crias sao portadoras(não saiem aves mutadas)existe a possibilidade de sairem aves puras.
Estamos a falar em recessivos livres.
Vai a Genetica e procura nas mensagens antigas o artigo do Jorge Pinto sobre cruzamentos, entretanto o Ricardo Pereira já interviu também partilhando o seu conhecimento, não sei dizer é onde eheheh, mas já vi isso aqui.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Sex 18 Mar 2011, 20:32

ah acho que ja estou a perceber Smile
mas s cruzar com uma femea Mutaçao recessiva ligada ao sexo ai sim tambem poderam sair bochechas negras correcto.

ainda me faz alguma confusao a genetica.

sabem me dizer pq em portugal nao entram nas exposiçoes?
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Jose Fernando Sex 18 Mar 2011, 22:58

Não Ricardo,
só saiem se portarem a mesma mutação(bochecha negra)
Já procuraste o que te disse sobre genética, procura e depois estuda o que lá está.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Mutações

Mensagem  AvilandiaPT Sex 18 Mar 2011, 23:11

Olá,

Pois, realmente ainda há ai alguma confusão com as mutações, mas já lá vamos...
Primeiro eu não posso dizer se é peito branco ou não. Pela fotografia não me parece porque já criei bochecha negro peito branco e existe uma alteração da cor do dorso que fica "salpicado" de branco. Os ingleses chamam-lhe "frosting" porque parece realmente que está gelado. Tipo os copos tirados do congelador Laughing e parece-me que na bocheha surge uma zona com negro visivel, o que não acontece no peito branco bochecha negra em que a bochecha fica "vazia".
Se vires a zona do branco está a ocupar pelo que percebo a zona dos flancos e peito, o que esconde essa zona em que se podiam manifestar outras coisas. Dai a dúvida.

Em relação aos malhados em exposição é fácil de explicar. Não são permitidos porque foram retirados em todas as espécies (excepto poas se não me engano). Isso sucedeu precisamente porque podem esconder algumas mutações e defeitos e porque, segundo a teoria, o malhado deveria apresentar simetria bilateral e distribuição idêntica. Traduzindo, diz o "ideal" do malhado que este deveria ser 50% malhado 50% não malhado e que a distribuição do malhado/não malhado deveria ser simétrico esquerda/direita, frente/tràs. Há quem defenda ainda maior exigência nessa simetria.
Sendo o malhado um factor de penetrância variável e com grande variação no seu efeito é muito complicado de seleccionar. Quanto a mim isto não devia ser problema e os malhados deveriam ser admitidos com a exigência que o standard exigisse. Se o conseguem atingir ou não é problema de quem os quiser criar. Mas de momento não existe classe para eles. Pelo menos nas exposições tuteladas pela COM.
Isso tudo e o facto irrelevante de serem uma "praga" que pode arruinar uma linha sólida com portadores escondidos...

Genética...
Recessivos livres e ligados ao sexo são diferentes.
No caso dos livres o José Fernando já explicou como funciona. Precisas de ter pelo menos portadores para tirar aves mutadas.
No caso dos recessivos ligados ao sexo basta que o macho seja portador para tirar fêmeas mutadas, mas só com uma fêmea mutada não chega.

Só como curiosidade, mesmo que fosse BP PB Malhado, estarias a trabalhar com triplos portadores o que é muito baixo para tirar a combinação pretendida. Com sorte até pode sair, mas não é nada provável.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Sáb 19 Mar 2011, 04:01

quanto aos tais salpicos nas costas ele nao tem.
quanto a simetria do malhado esse passaro que adquiri parece-me perfeito. pelo menos parece me igualzinho dos dois lados...

quanto a genetica ja tou a perceber os dominantes, recessivos livres e recessivos ligados ao sexo.

obrigado

abraços,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Dom 20 Mar 2011, 15:36

alguem pode por a foto de bochecha negra peito branco nao consigo ver em lado nenhum essa mutaçao...

abraços
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  Rui Vicente Dom 20 Mar 2011, 17:23

Boas Amigo ricks

Aqui neste " Post " encontra a resposta ao seu pedido.

Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty mandarim malhado

Mensagem  paulo Dom 20 Mar 2011, 17:41

Boas
Como não sei por fotos deixo o link de uma foto do pinguim bochecha negra .

mandarim malhado Pengbc

Como o Ricardo disse e concordo com ele ao dizer que a ave que não é um pinguim bochecha negra malhado , isto porque já criei a combinação pinguim bochecha negra e obtive uns parecidos com o da foto ( talvez um pouco mais sujos nas costas ) e outros que eram tipo pinguim "fêmea" mas tal como o pai eram machos .

Crio malhados e já vi bastantes mas nunca vi nenhum igual em termos de quantidade de branco , uns mais outros menos .

Abraço
Paulo Martins
paulo
paulo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 03/03/2009
Localização : São Miguel - Açores
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Re: mandarim malhado

Mensagem  ricks Dom 20 Mar 2011, 18:19

por acaso acho mt interessante o meu malhado Smile
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim malhado Empty Pinguim bochecha negra

Mensagem  AvilandiaPT Dom 20 Mar 2011, 21:04

Olá,

Essa foto mostra bem as duas caracteristicas principais que tinha referido. O dorso "manchado" e a falha da bochecha. Essa ave é um bocado "suja" quando saiem mais limpos e definidos são uma ave bonita.

Em relação aos malhados, uma pequena história que já comentei com alguns conhecidos aqui do fórum. Os melhores mandarins que alguma vez vi eram malhados. 30 aves: 15 casais (10 machos e 10 fêmeas malhados e 5 casais de machos cinzentos portadores de malhado e femeas castanho/malhado). Os machos eram iguaizinhos entre si, as fêmeas iguaizinhas entre si. Distribuição fantástica, cor muito boa, se falarmos de malhados perfeitos estes seriam muito próximos. Eram de uma criador que só criava malhados e brancos há 20 anos... Tamanho e tipo que muitos normais não lhes chegam... E mostravam claramente que o homem sabia bem o que estava a fazer. As castanhas eram aves claramente duplo buff para trabalhar plumagem e as femeas cinzentas bastante escuras. Era uma linha muito bem feita e, segundo me disse, os melhores casais já tinham sido entregues a amigos.
Na altura não fiquei com eles (apesar de bem me terem tentado convencer) porque eram malhados e alguns portadores de brancos, mas nem sabia quais. E só os vendia em conjunto com um preço bem à altura da excelente qualidade (100eur/casal) e que era bem pago. Mas o meu investimento não esticava e nessa altura foi para outras linhas.
Se fosse hoje nem pensava duas vezes em ficar com eles, mesmo não sendo aves para exposição, porque eram realmente mandarins fora de série. Mas malhados são para quem gosta deles e continuo a dizer que são para criar numa linha de malhados, eventualmente com os brancos, mas separados de qualquer linha sólida em que possam meter criadores.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos