Fórum dos Exóticos
Primeiro casal de Goulds Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Primeiro casal de Goulds Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro casal de Goulds

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Seg 13 Dez 2010, 22:11

Boa noite como o assunto do tópico indica, tenho agora o meu primeiro casal de goulds. Pois como a epoca de reprodução já começou algum tempo sabem-me dizer se ainda vou a tempo de criar com este casal? Já agora agradeço também algumas dicas para a criação dos mesmos. Obrigado
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 13 Dez 2010, 22:57

Olá,

tecnicamente estás dentro da epoca de criação.
Não tem que obrigatóriamente começar em Setembro.
Eu juntei os casais em Setembro, e só agora á que alguns agarraram o choco, por isso se o casal estiver saudavel e fôr da epoca certa, estarão aptos a criar, com as devidas condições claro.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Seg 13 Dez 2010, 23:09

Gustavo que condições considera minimas para ter sucesso? A fêmea já está no cio, agora é so eles formarem casal, a gaiola tem dimensões de 76x35x40 (cxaxl) têm mistura da versel laga, osso de choco, e vou tentar adquirir neste fim de semana grit e uma boa papa. Neste momento estou a dar-lhe aminovit durante 5 dias sendo o ultimo dia quarta feira
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 14 Dez 2010, 00:11

Bom, posso não ser o melhor entendido e muita da experiecia que adquiri foi por erro e tentativa por isso vamos por partes:

- O que chama a fêmea estar no cio??
-Sim, acho que essas medidas de gaiola são optimas, sempre mais comprimento que largura.
- Acho sim, essencial pôr o grit, pois as aves terão uma boa calcificação quando fôr a alura de pôr ovos. Nos meus tenho sempre grit e casca de ostra á disposição. Osso de choco não uso tanto, só nos Bengalins
- Acho que antes de começar a dár o que quer que seja, deve desparatizar as asves para evitar todo o tipo de males (aves que adoecem durante a postura, ovos galados que não eclodem, etc).
- Na minha opinião se dêr papa agora e não tiver atenção as quantidades, as aves irão engordar e terão problemas durante a criação. Nestas alturas, eu dou uma quantidade de papa muito reduzida, coisa que chega só pra um dia ou dois, pois durante a criação terão que ter papa sempre a disposição, já correndo o risco de engordarem nesta altura. Ver se as aves não estão demasiado gordas, pois pode ser bem prejudicial.
- Apesar de já ter conseguido ter Goulds a criar com temperaturas de 8, 9 e 10ºC não é de modo algum aconselhavel.
As aves devem estar num ambiente calmo, sem grande movimentos, em que a nossa intervensão seja a minima possivel. Eu, em media tendo estar com elas a cada 2 dias, dando uma olhadela todos os dias sem as importunar. A temperatura não deve descer os 14, 15ºC. A maior parte das aves que adquirimos vem de ambientes de temperatura controlados e quando as expomos a baixas temperaturas ou ao frio, pode ser prejudicial.
No Verão só me preocupo com agua e comida disponivel, mesmo que estejam 40ºC, elas aguentam bem.
No Inverno, já tenho que pôr um aquecedor a oleo, no mínimo só para não deixar a temperatura baixar muito.
Adoram banhos de sol directo...

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 00:20

- O que chama a fêmea estar no cio??

Tem o bico cor de chumbo

- Acho sim, essencial pôr o grit, pois as aves terão uma boa calcificação quando fôr a alura de pôr ovos. Nos meus tenho sempre grit e casca de ostra á disposição. Osso de choco não uso tanto, só nos Bengalins

Vou tratar disso com algum urgência

- Acho que antes de começar a dár o que quer que seja, deve desparatizar as asves para evitar todo o tipo de males (aves que adoecem durante a postura, ovos galados que não eclodem, etc).

creio que as aves ja estejam desparasitadas pois são de um bom criador

- Na minha opinião se dêr papa agora e não tiver atenção as quantidades, as aves irão engordar e terão problemas durante a criação. Nestas alturas, eu dou uma quantidade de papa muito reduzida, coisa que chega só pra um dia ou dois, pois durante a criação terão que ter papa sempre a disposição, já correndo o risco de engordarem nesta altura. Ver se as aves não estão demasiado gordas, pois pode ser bem prejudicial
.

Dei um pouco de papa coisa muito pouca mas nem lhe pegaram, amanhã já a retiro


- Apesar de já ter conseguido ter Goulds a criar com temperaturas de 8, 9 e 10ºC não é de modo algum aconselhavel.

As aves estão na garagem longe do frio sempre com temperaturas superiores a pelo menos 10ºC


As aves devem estar num ambiente calmo, sem grande movimentos, em que a nossa intervensão seja a minima possivel. Eu, em media tendo estar com elas a cada 2 dias, dando uma olhadela todos os dias sem as importunar. A temperatura não deve descer os 14, 15ºC. A maior parte das aves que adquirimos vem de ambientes de temperatura controlados e quando as expomos a baixas temperaturas ou ao frio, pode ser prejudicial.

O ambiente onde elas se encontravam era mais controlado mas penso que elas se possam habituar, quanto a importuna-las, como já disse elas encontram-se na garagem e tenho de meter todos os dias o carro na garagem por isso têm de ser importunadas e penso que desta forma seja um pouco dificil conseguir criar directo com eles mas vamos lá ver.

No Verão só me preocupo com agua e comida disponivel, mesmo que estejam 40ºC, elas aguentam bem.
No Inverno, já tenho que pôr um aquecedor a oleo, no mínimo só para não deixar a temperatura baixar muito.
Adoram banhos de sol directo...

Como só começei a criar agora e já estava no fim do verão não precisei de me preocupar com essas temperaturas, logo não posso opinar
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 14 Dez 2010, 01:19

E o macho?
Como tem o bico?
Se puder ponha fotos pra conhecer o casal.
Que papa está a usar?
Eu uso da Witten Molen humida e papa de ovo. Não comem mais nenhuma.
Pois, essa do carro, vai estar sempre a espantá-las.
Eu, na epoca de criação aumento a o periodo de luz com luz artificial, plo menos até ás 20:00, visto que na zona onde tenho as aves, por volta das 16:55 já é de noite. A luz acaba por aquecê-las um pouco. Acima dos 15ºC é o indicado.
A epoca de criação dos Goulds é mesmo agora, de Setembro a Março visto ser a altura de criação na Australia. A unica diferença é que lá estão 30ºC a 45ºC e cá estão 10ºC a 20ºC, nas melhores das hipoteses...
Até os poderia criar no Verão só que plo que sei, as aves nascidas serão aves fora de epoca que demorarão muito mais tempo a mudarem e a criarem.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 12:33

O macho é um de cabeça preta e tem o bico um pouco vermelho, a do carro tem de ser mesmo pois não pode ficar cá fora, quanto à luz é artificial e liga as 6 da manha até as 21 horas, a papa de criação de é uma seca da avicor mas vou comprar humida da white mollen ou comprar da orlux tenho de ver o que arranjo ainda.

Mais logo tentarei postar foto. A foto da fêmea já anda aí pelo forum, no topico com o titulo "este diamante é uma femea'" penso que seja este o nome
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 14:50

Aqui está o casal

Primeiro casal de Goulds Img125
Primeiro casal de Goulds Img129m
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 14 Dez 2010, 16:55

Sim, de facto é mesmo um casal e parece estar em optimas condições.
Só um aparte. acho que o tempo de luminusidade é muito grande, tente reduzir, tipo das 8 ás 20, para não esgotar as aves. Mesmo que estas tenham luz do exterior mais cedo, só iram mesmo acordar quando a luz da gaiola acender.
o mesmo se passa comigo. os bengalins acordam por voltas das 6.30 e fazem logo uma grande barulheira mas, os Goulds só quando a luz do dia começa a aparecer é que acordam.

Em relação ao carro e para não incomodar tanto as aves, sugiro o seguinte: arranje uma protecção, tipo caniços. Eu arranjei um material para pôr em vedações, feito de caniço e erva seca. mesmo que eles oiçam o carro, não o vêm o que não os espanta tanto.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 17:02

A fêmea não está tão boa como o macho no meu ponto de vista. Eles não apanham qualquer luz exterior só mesmo iluminação. Das 8 às 8 não pode ser pois saio de casa ás 6 da manhã e iria espantá-los todos os dias. Eles não devem ter pelo menos 14 horas de luz diária para a sua reprodução?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 14 Dez 2010, 20:00

Se a fêmea não está bem, tente corrigir isso,
Que sintomas apresenta??

Em relação ao fotoperiodo, 14 horas acho muito. na minha opinião, 12 ou mesmo 10, são suficientes.
Se tiver possibilidade, monte um temporizador que regule a hora. Foi assim que eu fiz...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 20:11

Eu tenho um temporizador, que liga às 6 horas assim quando chego à garagem já está a luz acesa assim não os incomodo eu! Está assim meio para o parada, mas vai piando, só está meia parada de vez em quando, mas as fezes estão bem e tudo, parece um pouco magra ou não acham? Eu estou a dar amino vit como já disse para a fortalecer.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 14 Dez 2010, 20:17

Pois, era aí que eu dizia que se tivesse algo que não os deixe ver o carro, tipo algo que os protegesse da presença do carro, não haveria problema porque mesmo que o ouçam o susto não será tão grande.
no meu entender 14 horas é muito.
Pode ser que mais experientes aqui no forum tenham outra opinião.

Na foto a fêmea parece bem. O magro só se torna critico quando se sente a quilha (osso do peito) muito saliente...
Se tal não acontecer, pode ser mesmo que se estejam a adaptar ao novo ambiente e até mesmo á temperatura da garagem.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 20:32

A quilha do peito não se nota, falei com um bom criador de mandarins e ele tem 15 horas diárias de luz, isso em relação ao carro tenho de pensar bem como fazê-lo, pois o espaço para colocar a separação entre a gaiola e a carrinha é pouco e para que possa mesmo assim passar uma pessoa torna-se um pouco complicado conseguir fazê-lo.

Editar: Editei a mensagem para dizer que foi pegar na fêmea para ver a quilha e nota-se um pouco mas nada de espantar, pode ser principio da "doença da faca" ou pode ser so magreza mesmo pois ela veio de uma loja de animais e nem sempre são bem alimentados.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 14 Dez 2010, 20:59

A separação não tem que ser na area da gaiola mas, sim, só na frente da gaiola. Eu tive que fazer isso para os meus casais não se vissem uns aos outros. basta pôr algum que tape só a frente da gaiola.

Em relaçao á luz, opiniões são opiniões. No meu entender um Gould é bem mais sensivel que um mandarim e de Mandarins nada percebo. Eu mantenho as minahs 12 horas de luz.

Continue o Aminovit e vamos ver o resultado final. Se estiver muito frio aí, o Aminovit nada pode fazer pois a ave não terá forças para responder ao tratamento. Manter a temperatura na casa dos 18-20ºC é o ideal...
Mas, nem sempre possivel...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 21:03

18 ou 20 ºC não consigo atingir essa temperatura nem mesmo com um aquecedor ia lá, sim vou continuar com o tratamento a ver se a ave vai lá, mas se fosse doença da faca talvez ela já teria morrido pois já se encontra à mais de mès na loja onde a troquei.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  neo75 Ter 14 Dez 2010, 23:19

Boa noite a todos.

Desculpem estar a meter-me na conversa mas não consigo passar sem dar a minha opinião embora sabendo que pode não ser a mais correcta mas é que eu era incapaz de ter aves num local onde não tivessem pelo menos um pouco de luz natural e ainda por cima um local onde elas são obrigadas a respirar fumo e ouvir barulho tão proximo. Ainda mais tratando-se de uma das aves exoticas mais bonitas para mim o diamante gould. Mas isto é a minha opinião que espero não ofenda ninguem. Por isso desejo-lhe boa sorte com as suas aves sr. Filipe.
neo75
neo75

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/11/2009
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Ter 14 Dez 2010, 23:25

A sua opinião não ofende ninguém. Agora a minha resposta, o fumo que fala são duas vezes por dia uma de manha e outra á noite, e tento ser o mais cauteloso possivel e fazer o minimo de barulho e a porta fica por instantes aberta e como a maior parte das portas manuais o seu isolamento é fraco logo os fumos escapam rapidamente. Quanto á luz natural, nem toda a gente tem possibilidades de ter uma casa, ou pelo menos um apartamento com uma marquise grane, eu cá tenho um pequeno apartamento dos meus pais com uma pequena varanda. E agora pergunto-lhe é preferível ter as aves na garagem longe do frio e das correntes de ar bem como outros predadores (vivo no rés do chão a varanda encontra-se a uns escassos metro e meio de altura, já tive aqui mandarins e era um deus me livre com os gatos) ou na varanda sujeita a todas estas condições impróprias? E por vezes quando estou em casa e estou um dia solarengo lá abro a porta para entrar luz solar.
Ah e tento sempre dar as melhores condições às minhas aves por isso é que estão na garagem.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Qua 15 Dez 2010, 00:10

esqueci-me à bocado de referir que a varanda encontre-se a uns dois ou três metros de uma estrada com muito movimento onde passam vários camiões ao dia e até têm movimento bem como um poste de luz pública mesmo à sua frente... Antes que criticar alguém saibam primeiro dás razões e depois apontem o dedo... Sem ressentimentos bom natal
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  neo75 Qua 15 Dez 2010, 01:21

Caro Filipe a minha mensagem não foi de modo algum para o ofender.Posso dizer-lhe que até tinha condições um pouco melhores que essas e para bem das minhas aves tenho-as em casa de um familiar até criar melhores condições em minha casa. A minha preocupação foi pelas aves nunca foi de o ofender senão ia por termos mais directos.Até porque compreendo perfeitamente o gosto que tem pelas aves.Não se sinta ofendido não foi essa a minha intenção.
neo75
neo75

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/11/2009
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Qua 15 Dez 2010, 09:18

Não neo não me sinto ofendido e nem o queria ofender também a si, se achou isso peço desculpa
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Qua 15 Dez 2010, 16:03

Hoje retirei a fêmea e coloquei-a numa gaiola à parte com uma lÂmpada a aqueçê-la, uma especie de gaiola/enfermaria, e reduzi também o número de horas de luz para 14. Vou continuar a dar-lhe amino vit e papa a ver se a fortalece
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  filiperusso Dom 19 Dez 2010, 13:45

Venho aqui fazer uma actualização do estado da minha fêmea, e pedir a vossa opinião. A fêmea continua bastante magra mas não anda embolada, as fezes são normais e vai comendo normalmente, será que ela tem alguma problema? Será que devo medicá-la com algo?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Anatolio e Ana Martins Dom 19 Dez 2010, 15:00

eu não sou grande especialista, mas tal experimentar o zoozerine? ja tive aqui 2 aves um pouco doentes e recuperaram graças a este medicamento. se estiver a dizer alguma atrocidade corrijam-me!como disse a experiencia é pouca :-) Very Happy
Anatolio e Ana Martins
Anatolio e Ana Martins

Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/10/2010
Localização : Alpalhão/Portalegre
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro casal de Goulds Empty Re: Primeiro casal de Goulds

Mensagem  Luís Ferreira Ter 21 Dez 2010, 18:29

boas,

Também comecei a utilizar o Zoocerine e acho que as aves que apresentam principio de faca recuperam bem. Mas ainda não apliquei vezes suficientes para comprovar.
Luís Ferreira
Luís Ferreira

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/12/2010
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos