Fórum dos Exóticos
Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

3 participantes

Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 08 Dez 2010, 00:35

Olá,
Adquiri recentemente dois Diamantes-Papagaio. Um classico e outro panaché. No entanto pouco conheço desta especie, qual o espaço que deve ter, que tipo de ninho, como se destinguem uns dos outros, porque é que nunca param quietos, qual a epoca de acasalamento e a vulnerabilidade a doenças.

Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 08 Dez 2010, 00:47

Boa noite Gustavo,

A par de outros exóticos australianos a época de criação vai de Setembro a Março, mas podem criar até Junho se os deixares. O espaço é igual ao necessário para os outros exóticos, mas são aves com tendência a engordar facilmente, por isso quanto maior melhor. O tipo de ninho é o de caixa fechada.
Quanto à distinção de sexos, não são das aves mais fáceis. Podes ver pelo comprimento e intensidade da cor da máscara e dorso, maior nos machos, pelo urupígeo na época de criação, pelo mesmo método que se usa nos canários, e também porque a maioria dos machos tem duas ou três penas vermelhas nessa mesma zona, no caso da mutação clássica.
São aves relativamente resistentes, e não param quietas porque é essa mesma a sua natureza, são muito activos, um dos pontos de maior "beleza" deles.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 08 Dez 2010, 01:29

Ok, postarei fotos assim que os conseguir "congelar" Laughing

Já agora, o macho canta?


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 08 Dez 2010, 01:41

Boa sorte com isso...

Sim, têm um canto característico.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 08 Dez 2010, 03:12

Pois, perguntei porque deles só oiço um estalido, nada mais.
Tentarei pôr fotos.
Grande ajuda, Diogo, Muito obrigado


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 08 Dez 2010, 09:28

Bom dia,

Estamos cá para isso.

Quanto às fotos, faz isso, assim já vemos as tuas aves e podemos tentar ajudar te a determinar o sexo delas.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  António Ferreira Qua 08 Dez 2010, 12:06

Bom dia Gostavo Figueiredo.
A melhor maneira de saberes é mandares sexar, pois só por um período muito breve se conseguem destinguir pelas cores uma vez que andam em constante muda de penas, tal como o Diogo diz também se consegue ver através do urupígeo mas para isso têm que ser pássaros bem adultos.
Eu já os tenho há mais de 20 anos e antes de haver a sexagem andava sempre há nora.
Para teres sucesso na criação de Diamantes papagaio tens que lhes dar bichos dos farelos assim como na mistura meteres um pouquinho de aveia descascada, sementes da saúde, sementes de relva e mais alpista. dar fruta pelo menos duas vezes por semana em especial maçã.
Outra caracteristica dos D. papagaio é esconderem os ovos debaixo do ninho caso lhe mexemos, basta levantar a tampa da caixa e já está, só que depois não os destapam, ficam assim perdidos.
Portanto, se veres a fêmea dentro do ninho é porque começou a postura, contas 6 dias e podes então ir ver e tirar os ovos, a postura é de 4 ovos mais ou menos, tenho fêmeas que metem só 3 e outras vão aos 5 o que é raro.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 09 Dez 2010, 05:35

Olá a todos
Olá sr Ferreira

Li o seu "post". Informação assimilida e assim tentarei fazer.
Desde já agradeço a todos a ajuda. Só quem não ajudou mesmo foi os passaros que não paravam quietos. Foto só agarrados e o que els me bicaram...
Aqui vão elas.
Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Pic_19482_1

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Pic_19482_2

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Pic_19482_3

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Pic_19482_4

E gata, claro que não tirava os olhões deles.
A informação que tive é que o Panaché é macho e o clássico, fêmea. É isso??

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  António Ferreira Qui 09 Dez 2010, 12:12

Bom dia Gostavo.
Em principio aparenta ser casal, pena pelo menos uma das fotos não ter sido de lado para se ver a extenção do vermelho junto ao olho. No malhado repara se tem umas peninhas vermelhas embora poucas em redor da cloaca.
Para ficares a saber de facto manda sexar, incluindo os portes de envio para ser mais rápido não pagas mais que 15.00€ pelos dois, eu estou há espera dos resultados de amostras que mandei de 5

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 11 Dez 2010, 14:46

Boa tarde Gustavo,

Pelas fotos também me parece que são um casal.

Se poderes, coloca fotos laterais da segunda ave, como referiu o Sr Ferreira, para podermos confirmar melhor se é fêmea ou não.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 11 Dez 2010, 18:15

É com muita pena que informo que a fêmea morreu.
Ontem apanhei-a embolada, fui ver o que se passava, soprei no abdomen e tinha uma enorme hernia.
Possivelmente criada por a ter deixado, voar um pouco á solta na sala no dia anterior, quando lhe fui cortar as unhas. Possivelmente bateu em alguma coisa e rompeu o intestino que acabou por herniar, não sei.
Durante a noite morreu.
Agora tenho macho sozinho.
Mas, obrigado a todos pelos concelhos, principalmente ao Diogo e ao sr Ferreira. A ver se nos proximos dias, encotro uma fêmea para o macho que ficou só.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 11 Dez 2010, 22:16

Boa noite Gustavo,

Tenho pena em ouvir isso, são coisas que acontecem.

Deixar as aves voar em espaços muito grandes, com vidros e materiais do género, não é muito benéfico, ainda mais quando as aves estão habituadas a espaços pequenos, porque depois vão estar constantemente a esbarrar nos objectos e contra os vidros, o que as prejudica.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 12 Dez 2010, 06:12

De certo terá sido agum assim que aconteceu. Eu estava a cortar-lhe as unhas que já se tinham prendido várias vezes e ela fugiu. Como a sala estava fechada, deixei andar. Que tenha visto, não a vi esbarrar contra nada mas, num corpo tão pequenino, tudo é bem mais significatico.

Com mais pena fiquei eu, quando a vi caida no fundo da gaiola, ontem de madrugada.

Obrigado e abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  António Ferreira Dom 12 Dez 2010, 12:34

Bom dia Gustavo.
Para afirmares isso, chegaste a abrir o pássaro?
Para mim não foi de chocar com algo mas provavelmente ovo esborrachado quando a agarraste, pela cor da anilha já era pássaro velho.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 12 Dez 2010, 18:13

Boa, sr Ferreira
Não, não abri o passaro mas, uma observação a olho nu, notava-se logo que algo dentro do passaro herniou.
Era quase junto á caixa toraxica do lado contrario ao fígado.
Tinha a forma de rim e sempre que empurava para dentro a ave queixava-se, mexendo-se um poco mais.
A anilha dizia que a ave era de 2009 tal e qual como me disse quem me as vendeu.
Curioso que nunca tinha visto uma anilha assim, pois era cor de bronze e a s letras eram em branco


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio Empty Re: Distinguir sexo em Diamantes-Papagaio

Mensagem  Gustavo Figueiredo Ter 15 Mar 2011, 05:13

Retomo este tópico para tirar mais umas duvidas.
No caso dos panachés, as diferenças entre macho e fêmeas são as mesmas que nos clássicos? Ou seja, para alem da mascara vermelha ser maior e de cor mais intensa, as tais penas avermelhadas na cloca tambem existem??

Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos