Fórum dos Exóticos
1º duvida mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
1º duvida mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1º duvida mandarins

+2
lugriao
ricardo
6 participantes

Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty 1º duvida mandarins

Mensagem  ricardo Qua 10 Nov 2010, 02:06

Pelo que li no forum e eu nao sabia, é que os mandarins "gigantes" é que sao mandarins de exposiçao.
entao os mandarins normais nao podem ir a exposiçao?

abraços
ricardo
ricardo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  lugriao Qua 10 Nov 2010, 11:18

Olá pois eu tambem nao sabia e fiquei a saber que os Mandarins gigantes nao é esse o termo certo mas sim Mandarim de exposiçao assim como nos Bengalins há os normais e os de exposiçao que sao ligeiramente maiores.
Em relaçao a os Mandarins normais participarem em exposiçoes eu penso que sim que dá desde que esteja anilhado e que tenha anilha de criador da FOP. Mas em relaçao a isso haverá aqui mais gente que perceberá mais desse assunto do que eu e que te podem dar uma informaçao mais exacta.
cumprimentos
lugriao
lugriao

Mensagens : 380
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  ricardo Qua 10 Nov 2010, 13:12

obrigado amigo, fico aguardar entao respostas de pessoas ja experientes em exposiçoes
ricardo
ricardo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  ricardo Qua 10 Nov 2010, 19:44

va la pessoal experiente ajudem nesta. é muito importante nao so para mim mas de certeza para muitos utilizadores tambem.

grande abraço
ricardo
ricardo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  Jose Fernando Qua 10 Nov 2010, 20:00

Ola amigos,
o mandarim de exposição deve ter 11,5 cm de comprimento, desde a ponta do bico à extremidade da cauda.
Em relação aos normais poderem concorrer nas exposições é claro que podem desde que estejam devidamente anilhados. Serão penalizados na pontuação referente ao tamanho ou então á sua estrutura, dai que dificilmente ganham algum prémio numa exposição.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  Rui Vicente Qua 10 Nov 2010, 20:29

Olá Amigo

Como já tinha dito sou novato nestas coisas das exposições,então não avancei como esclarecimento.
Mas pelo que tenho lido ultimamente aqui e em conversas com alguns criadores inclusive com o amigo José Fernando, a informação que le passou na resposta é mais que verdadeira e sincera.


Abraço

Rui Vicente
Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  ricardo Qui 11 Nov 2010, 02:00

muito obrigado pela ajuda mas desculpem minha ignorancia:

- para tirar mandarins desses tem que se cruzar com mandarins ja com essas medidas ou com os normais tambem se consegue tirar mandarins de exposiçao?
ricardo
ricardo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  lugriao Qui 11 Nov 2010, 02:26

Pois isso não te sei dizer mas é do tipo essas aves com portes maiores levaram anos para se conseguir esse porte o chamado Gigante ou de Exposição. Por isso um conselho que eu te dou é comprares dois casais desses de exposição e depois eles lá fazem as criações, embora também já ouvi dizer que por exemplo enquanto nos Normais tiras umas tantas crias nos de Exposição já só tiras metade das crias comparado com os Normais.
lugriao
lugriao

Mensagens : 380
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  ricardo Qui 11 Nov 2010, 18:29

vamos entao esperar que venham ca os peritos Smile para responder a esta duvida no qual penso que é importante para todos os criadores que estao a iniciar
ricardo
ricardo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  Rui Vicente Qui 11 Nov 2010, 18:45

Boas Amigos


Comprei agora alguns casais de Mandarins de Exposição realmente eles tem um porte muito superior ao chamado Mandarim " Normal ou Clássico ".
Não deves cruzar as duras raças porque a meu ver estás a perder tempo, porque essas aves mesmo depois de alguns cruzamentos nunca irão ter o mesmo porte que os Mandarins de Exposição.
Em meu entender se te queres realmente dedicar a Mandarins de Exposição porque não fazes um investimento em alguns casais?
Aqui no Fórum temos grandes e excelentes criadores dessas aves, olha eu falo por mim comecei a falar com o amigo José Fernando e ele aconselhou-me a falar aqui com um criador da minha zona, foi a esse sr. que comprei os meus casais.
Sei que este ano será o ano zero para mim, mas para o próximo ano posso vir a ter algumas aves de boa qualidade para Exposições.


Abraço

Rui Vicente

Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  Jorge Pinto Sex 12 Nov 2010, 14:07

Boas.

Este é um tema que normalmente suscita muitas dúvidas. A realidade é que não existem duas espécies de mandarins, os "normais" e os "gigantes" ou de exposição, existe apenas uma única e só espécie de mandarim, a diferença está na maneira como são seleccionados, se criarmos com os chamados mandarins normais, se fizermos a selecção correta, um dia teremos mandarins de exposição, mas isso demora anos e anos, nem é bom só de pensar Suspect ...

O ideal para quem quiser criar mandarins de exposição é comprar mandarins de exposição com a melhor qualidade possivel, mas desengane-se quem pensar que chega a casa de um bom criador e ele lhe vai vender os melhores pássaros, porque não vai Crying or Very sad .
Esse tipo de pássaros demorou ao criador alguns anos a chegar lá.

O principal conselho que eu dou a quem vai comprar pássaros é o seguinte, pensar nas qualidades todas e mais algumas que um mandarim tem que ter, seja o porte, a forma, tipo de plumagem, cor, desenho, tipo, estrutura, atitude na gaiola de exposição, etc, e ao comprar pássaros, tem que arranjar todas essas qualidades, ainda que distribuidas por alguns pássaros, ou seja, uns têm boa cor, outros bom porte, outros boa forma, etc, num plantel equilibrado não pode faltar nenhuma das qualidades exigidas em exposição.
Quando tivermos conseguido comprar todas as qualidades, é uma questão de começar a fazer os cruzamentos de forma que um parceiro compense o outro, por exemplo, juntar um pássaro com boa cor e bom desenho, com um pássaro com bom porte e boa forma, etc.

Uma regra importantíssima é nunca cruzar dois pássaros com o mesmo defeito, para não duplicar geneticamente esse defeito, porque senão cada vez é mais difícil de o erradicar.

Por vezes as pessoas reclamam de certos pássaros que compram porque tem este ou aquele defeito, mas não há pássaros perfeitos, compete ao criador é formar o casal mais equilibrado possível, tendo em conta os defeitos tanto do macho como da fêmea.

E esqueçam certas frases célebres como "os mandarins criam como ratos", e "criar mandarins qualquer um sabe", etc, porque é precisamente o contrário meus amigos, criar mandarins de exposição não é fácil, e muitos criadores desistem de criar mandarins porque não têm "unhas" para ser bons, por isso o que eu recomendo é empenho, dedicação e muita dose de paciência, e quando precisarem de ajuda eu cá estou, para dar explicações concretas, sérias e honestas, porque assim é que evolui a ornitologia em geral, e a criação de MANDARINS DE EXPOSIÇÃO em particular cheers .

Espero ter ajudado.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  Silvius Sex 12 Nov 2010, 18:22

Não sei quanto ao ser difícil de pô-los a procriar! Eu pus o casal novo no viveiro, logo de imediato foram procurar um ninho, e agora já tem ovos!
No outro dia fui fazer uma vistoriaria aos ninhos, e quando fui meter a mão no ninho dos mandarins, não é que a femea vem disparada, e começa a picar me os dedos, e depois começa a esconder os ovos, debaixo dela!
Por um momento cheguei a pensar que alguém tinha cruzado os mandarins com os periquitos pela atitude da fêmea!
Agora das procriações tentar, tirar um pássaro excelente! Ai está um tarefa difícil! Agora o procriar! Procriam tão bem como os de porte pequeno!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  ricardo Sex 12 Nov 2010, 19:23

eu adoro os mandarins e fico louco quando vou a exposiçoes por isso quero dar um passo em frente e um dia ver os meus mandarins em exposçoes.

dara muito trabalho sim dara, mas amigos como o jorge pinto a ajudar sera mais facil.

Um muito obrigado a todos os criadores que se disponibilizam para nos ajudar no nosso inicio
ricardo
ricardo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

1º duvida mandarins Empty Re: 1º duvida mandarins

Mensagem  Jose Fernando Sex 12 Nov 2010, 22:08

Ola Ricardo,
eu venho a este forum todos os dias e ja estou a ficar um bocadinho aborrecido por as questoes serem repetidas, existindo topicos repetidos.
A tua duvida sobre os mandarins normais e os mandarins gigantes já aqui foi falada embora o Jorge Pinto tenha tido paciência para escrever tudo de novo eu deixo aqui o link.
https://forumdosexoticos.forumeiro.com/aves-exoticas-f1/mandarins-gigantes-t213.htm
E peço a todos que antes de pedirem ajuda pesquisem a informação que já existe senão vao arranjar maneira de estarem a falar para o boneco.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos