Fórum dos Exóticos
bengalins e pardais de java Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
bengalins e pardais de java Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

bengalins e pardais de java

+5
Marco Fernandes
RC
Carlos S.
barbosaapl
maurosilvanovo
9 participantes

Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty bengalins e pardais de java

Mensagem  maurosilvanovo Qui 21 Out 2010, 15:48

Boa noite!
Estou a iniciar-me na criação de bengalins e pardais de java e gostaria de um conselho. Quais os ninhos e material para os mesmos a utilizar para cada um das espécies? Outra dúvida é se devo colocar os ninhos no interior ou no exterior das gaiolas, particularmente no caso dos pardais de java.
Muito obrigado e boa sorte a todos

maurosilvanovo

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  barbosaapl Ter 30 Ago 2011, 22:25

tambem começei agora com a criaçao de pardais de java, podem me dar umas dicas sobre como preparar o viveiro de maneira a que os pardais de java se sintam bem para acasalarem ?

barbosaapl

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Carlos S. Qua 31 Ago 2011, 11:10

Boas
Em primeiro lugar faça a sua apresentação no devido local tal como as regras do fórum o indicam, eu utilizo ninhos para bengalins sempre no exterior para nao incomodar as aves.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  RC Qua 11 Abr 2012, 13:59

Para ficar com a gaiola limpa na totalidade o ninho deve sempre estar pelo lado de fora, pois liberta mais espaço e aproveita-se todo o espaço. Quanto a ninhos basta um e limpar no fim da criação.
O material a utilizar é como para qulaquer exótico. Os ninhos dos benhalis são mais pequenos, mas os dos javas convém serem maiores, devido à dimensão do pássaro.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Marco Fernandes Qua 11 Abr 2012, 17:44

Forneça fibra de coco... e outros materiais.
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  JasonVorhes Qua 11 Abr 2012, 21:45

Boa noite .
Eu uso ninhos mesmo para javas, são semelhantes ao de piriquito só com a abertura maior, eles fazem ninho com qualquer material que lá puser , mas o coco é bom e eles gostam, também lã de palmeira, do melhor,

aquele abraço Very Happy

JX
JasonVorhes
JasonVorhes

Mensagens : 82
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Vila Franca de Xira
PAÍS : Casal da Coxa

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Silvius Qui 12 Abr 2012, 21:38

Um pequeno detalhe! Para se ter e criar Pardais de Java necessita-se de CITES!
Tens acerteza que queres mesmo criar uma éspecie que tem este problema?
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Paulo cordeiro Sex 13 Abr 2012, 17:10

Silvius escreveu:Um pequeno detalhe! Para se ter e criar Pardais de Java necessita-se de CITES!
Tens acerteza que queres mesmo criar uma éspecie que tem este problema?

sempre a mesma historia , dos cites, o que vai acontecer é que nao pode participar em concursos e afins , comericializa-los, bem teve que os comprar portanto... e só houver alguem mais maldoso ou invejoso.
se forem a feira de Sintra o que há la´mais sao javas, e a gnr anda sempre por ali, portanto , deixemo-nos desta coisa de cites etc,etc....
ha coisas bem piores que isto, animais abandonados e mal tratados e ninguem faz nada!!!

Tambem tenho javas...

saudaçoes

PC
Paulo cordeiro
Paulo cordeiro

Mensagens : 264
Data de inscrição : 28/07/2010
Localização : Buraca - Amadora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Carlos S. Sex 13 Abr 2012, 17:21

Quem brinca muito com o fogo, acaba por se queimar.
Falando especificamente dos javas, em exposições e criadores ainda nao tenho visto nenhuma fiscalização, visto que os certificados dos cites de muitos criadores ainda nao terem chegado, e muitas vezes é dificil confirmar isso, logo é apelado o bom senso. Falando de lojas o caso é diferente, essas teem sido fiscalizadas, o que vai acontecer é que sim senhor muito bem, vai haver criadores de javas ilegais que nao vao conseguir vender as suas aves com facilidade, e por consequencia vao ter de os dar.

Quem está a pensar criar esta espécie pense bem no que se está a meter.

Isto é só a minha opinião, mas cada um sabe de si Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Silvius Sáb 14 Abr 2012, 15:03

Quem está a pensar criar esta espécie pense bem no que se está a meter.

Isto é só a minha opinião, mas cada um sabe de si Wink

Eu partilho da mesma opinião! Eu acabei com minha criação de javas por causa disso mesmo! O meu conselho, é o seguinte! Com tantas espécies de aves exóticas que não necessitam de CITES, porque que não escolher uma dessas, invés de ter esta dor de cabeça?
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 14 Abr 2012, 18:54

Olá,

Falando especificamente dos javas, em exposições e criadores ainda nao tenho visto nenhuma fiscalização, visto que os certificados dos cites de muitos criadores ainda nao terem chegado, e muitas vezes é dificil confirmar isso

A verificação existe, o que se passa é que muitos clubes (que estão informados) já nem sequer aceitam as aves por causa disso e a grande maioria dos criadores deixou de os ter. Já havia poucos criadores a expor estas aves agora ainda menos.
Já houve verificações em exposições, feiras e criadores e tem havido regularmente, mas as próprias autoridades acabam por só ligar as psitacídeos.

Podemos todos argumentar que é uma disparate aplicar este modelo a estas aves (tal como é aos fischer, roselas, etc...) mas é como é. Portanto cada um tem duas opções, ou segue as regras, faz os registos e fica descansado ou não segue.

Com tantas espécies de aves exóticas que não necessitam de CITES, porque que não escolher uma dessas, invés de ter esta dor de cabeça?

Eu percebo e até concordo, mas se todos pensassem assim, da forma que as coisas estão cada vez mais regulamentadas, qualquer dia acabamos todos a criar periquitos e mandarins... Porque até nos canários há muita tinta para correr em termos legais. E os mandarins como potencialmente invasores enfim...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  Silvius Sáb 14 Abr 2012, 21:46

Eu percebo e até concordo, mas se todos pensassem assim, da forma que as coisas estão cada vez mais regulamentadas, qualquer dia acabamos todos a criar periquitos e mandarins... Porque até nos canários há muita tinta para correr em termos legais. E os mandarins como potencialmente invasores enfim...

O CITES, nos animais visam varios aspectos, mas nas aves em particular, visam aquelas que estão em vias de extinção no seu habitat natural!
Os povos residentes em Java estão a matar as aves por causa das plantaçoes, contudo, apesar dos pardais de java serem uma especie polifera em cativeiro, são forçados em entrar na lista dos CITES!
Se alguém quer culpar, culpe os idiotas que vivem em Java, que a unica coisa que veem em á frente é $!
Se as autiridades quiserem a minha ajuda, tudo o que tem de fazer, é colocar um sistema onde nao se paga CITES, mas no qual eu possa doar todas as aves que nao me interessam para competição para tentarem restaurar os numeros destas aves por lá! fora isso! Não vou gastar o que não tenho!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

bengalins e pardais de java Empty Re: bengalins e pardais de java

Mensagem  AvilandiaPT Dom 15 Abr 2012, 09:23

Olá,

Eu não estava a fazer qualquer critica.
Claro que não faz sentido que espécies como os Javas, (fischers e 99,9% dos psitacídeos...) estejam incluidas nos apêndices B/II.
A Convenção não foi criada para proteger grande coisa. Foi criada para regulamentar o comércio, é um convenção de comércio de seres vivos (vivos, mortos, partes e não só). As espécies que lá estão incluidas são incluidas por sugestão e proposta de um pais. O motivo porque isso acontece? Isso já tem muito que se lhe diga. De qualquer forma, os criadores também são muito culpados (em todo o mundo) porque apesar de terem peso económico e algum peso de decisão, sempre estiveram no seu canto sem se preocupar muito. Durante esse tempo sobretudo as associações dos "direitos dos animais" alcançaram muito mais visibilidade e com isso capacidade de influenciar a decisão politica e legislativa.
Secalhar a maior parte dos membros não faz ideia do que demorou e se passou no processo para que agora exista a possibilidade de ter fauna europeia legalmente, por exemplo. Digo-vos que durou mais de 10 anos.

Isso cria outro problema. É que na UE a directiva que é aplicada não é a listagem "CITES", é uma adaptação da mesma ainda mais restritiva (porque na UE somos defensores dos pobres e oprimidos que coitadinhos são explorados pelo comércio de animais selvagens...)
Portanto as coisas são como são. Fazem sentido? Não, como muitas outras.
Em relação ao CITES ser pago tenho que admitir que percebo. Tem custos de implementação. O que não é justo é que tudo se resolva com taxas mas depois não se veja nada em sentido contrário a favor dor criadores. O sistema actual funciona no "têm que registar porque são obrigados! O que ganham com isso? Nada... Que vantagem é que isso trouxe a quem cumpre essa lei? Nenhuma, mas se não ofizerem sujeitam-se."
O problema é a ideia que as autoridades sempre tiveram de que conseguem controlar uma actividade que não conhecem e não percebem. Não fazem ideia da dimensão de alguns criadores, não fazem ideia da dimensão da actividade em si... Mas isso é apenas em parte culpa deles, em (grande) parte é culpa nossa e das nossas entidades porque nem elas próprias o sabem e portanto não têm poder de negociação.
Começava por sermos capazes de dizer: "Desculpem la mas ainda este ano os nossos criadores oficiais criaram uns milhares desta espécie... Acham mesmo que nos interessa importar aves selvagens de forma significativa??"
E não se esqueçam que muitas das pessoas que "decidem" a nivel de decisão politica/estrutural estão-se nas tintas para se gostamos de criar passarinhos ou não, assim como as que escrevem as propostas de lei e regulamentos que aprovam.

eu possa doar todas as aves que nao me interessam para competição para tentarem restaurar os numeros destas aves por lá!

A questão nunca foi essa. Aliás a reintrodução de exemplares de cativeiro, além de complicada, levanta muitos outros problemas e iam surgir logo centenas de opiniões contra devido ao impacto no fundo genético das populações selvagens (e com razão).

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos