Fórum dos Exóticos
mandarim gigante vs normal Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
mandarim gigante vs normal Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mandarim gigante vs normal

+3
Jorge Vidal
roicordas
Antonio Pereira
7 participantes

Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty mandarim gigante vs normal

Mensagem  Convidado Ter 19 Out 2010, 19:59

Olá a todos
Alguem me pode explicar como funciona as classes dos mandarins nas exposiçoes( se há uma classe para gigantes ou para normais)?
Ambos podem participar nas exposissoes?
Estou a pensar adequerir um casal de gigantes, mas antes gostava que me explicassem se ha alguma diferença a nivel de alimentaçao, criaçao, ...
Desde ja obrigado

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Antonio Pereira Ter 19 Out 2010, 21:01

Boas Noites

Em 1º lugar digo-te que não há mandarins " gigantes " mas sim mandarins de exposição que correspondem uns mais que outros ao standart definido pela COM ( Confederação Ornitologica Mundial), todos os mandarins podem ir a exposição só que uns podem ter 84pts e outros 93 pts, existem várias classes, cinzentos, castanhos ,dorso claro....etc.
Os vulgo mandarins pequenos nunca correspondem ao standart exigido, pelo que assim deves começar com aves boas para que possas dentro de pouco tempo participar com sucesso nas exposições.

Cumprimentos

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  roicordas Ter 19 Out 2010, 22:41

Boas, tens a exposição da AOC ja no proximo fim de semana e podes lá tirar as tuas duvidas em relação aos mandarins.
Vou la estar a vender aves e tenho varias em exposição para poderes ver a diferença.
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty mandarim gigante vs normal

Mensagem  Jorge Vidal Qua 20 Out 2010, 08:27

Amigo Ricado também vai estar em Oliveira do Bairro?
Cumprimentos
Jorge Vidal
Jorge Vidal
Jorge Vidal

Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/07/2010
Localização : Macedo de Cavaleiros

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Ricardo Garção Qua 20 Out 2010, 13:06

Boa tarde Diogo,

Das respostas que foram dadas, a do António Magalhães foi a melhor de todas, pois tiram-te as dúvidas que tens em relação à tua questão.
Isto aqui é um local de entre-ajuda, pois a secção do comercio também se encontra aqui no fórum, na secção dos classificados.
Diogo, se tiveres mais alguma dúvida em relação há tua questão, após a resposta do António Magalhães, diz.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  ToManel Qua 20 Out 2010, 13:19

Concordo plenamente com o que é dito pelo Senhor Ricardo Garção.

É incrível como a procura desenfreada por fazer negócio leva as pessoas a aproveitarem todas as oportunidades.


Cumprimentos.
ToManel
ToManel

Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/03/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Jose Fernando Qua 20 Out 2010, 16:47

Ola amigos,
na minha opiniao o Ricardo Travassos só tentou ajudar dando a conhecer as aves dele em venda e em concurso, na minha opiniao nao tentou vender aves concretamente, mas só tentou mostrar diferença entre as aves ao vivo.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  roicordas Qua 20 Out 2010, 18:39

Jorge Vidal - sim vou estar tambem na exposição de Oliveira do Bairro.

Quem falou em tentar vender aves? Eu simplesmente disse que para ver a diferença entre os mandarins de exposição e os normais o melhor é ir ver uma exposição... e como lá vou estar ( numa banca )tenho todo o tempo e prazer de mostrar as diferenças entre eles, nada mais!
Por vezes não ha necessidade de fazer certos comentários...
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Ricardo Garção Qua 20 Out 2010, 18:43

Boas Fernando,

Não vou fazer mais nenhum comentário nem alongar mais sobre isso, pois não vale a pena e ia estragar um tópico sobre um pedido de ajuda. Cada um fica com a sua, e a minha é a que eu disse anteriormente!!

Diogo, após eu ter feito aqui uma pesquisa pelo fórum, encontrei um tópico já existente no fórum sobre esse assunto https://forumdosexoticos.forumeiro.com/aves-exoticas-f1/mandarins-gigantes-t213.htm

Se ainda surgir alguma dúvida, coloca para ver se te podemos ajudar!!
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Convidado Qua 20 Out 2010, 21:38

Obrigado a todos pelas resposta.
Rui em prencipio, vou a exposiçao da A.O.C, depois vejo se te encontro.
Se nao for pedir de mais, metam umas fotos, das vossas "melhores" aves, a comparar com o porte de outro mandarim.
Ricardo depois de ler o topico, que postaste, fiquei com umas duvidas pois o fernando postou um artigono qual dis que mesmo com um casal maior podem sair crias pequenas, há alguma tecnica para a seleçao dos progenitores ?
Desde ja obrigado

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Jorge Pinto Qua 20 Out 2010, 23:16

Boas Diogo. mesmo tendo boas aves, os filhotes nem sempre são bons, ou pelo menos não são todos.
A técnica é mesmo a selecção, das aves que vais criando vais escolhendo sempre as melhores para continuar a linhagem, os mais fracos não podem ser escolhidos. Aqui neste caso tens que ser firme nas tuas escolhas, não entres naquela de "ai este é bonitinho, vou ficar com ele", porque se fores a ver são todos "bonitinhos", cada um á sua maneira. Se queres criar mandarins de exposição tens que ser muito rigoroso nas escolhas que fazes.

Tenta visitar o maior número possível de exposições e de criadores, assim começas a perceber as diferenças entre o que é bom e o que não é.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Ricardo Garção Qui 21 Out 2010, 14:22

Boas,

Completamente de acordo com o que disse o Jorge Pinto.
Como já foi dito, termos um bom casal de mandarins, que até possa ter participado em expos e serem bem pontuados, não é sinal de que todos os filhos que possam dar sejam todos topo de gama.
Como já fez o Jorge, também te aconselho a visitares as expos que poderes e avaliares as aves que se encontram em concurso de modo a perceberes o que deve ser um bom mandarim.
Jorge Pinto escreveu:A técnica é mesmo a selecção, das aves que vais criando vais escolhendo sempre as melhores para continuar a linhagem, os mais fracos não podem ser escolhidos.
Os mais fracos não podem ser escolhidos mas isso não quer dizer que essa ave, bem acasalada não deia bons filhos, porque tem lá o gene dos pais e dos irmãos que eram bons.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  roicordas Qui 21 Out 2010, 17:48

Mesmo sendo uma ave mais pequena que os irmãos, o gene está lá.
Nem sempre um casal bom dá filhos bons e um casal mais fraco pode dar algumas surpresas!
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Jorge Pinto Qui 21 Out 2010, 22:16

Boas. Atenção a isso de dizer que o gene está lá, porque pode não estar. A genética nem sempre é assim tão linear, sabemos que os filhotes herdam um determinado património genético do pai e outro da mãe, vão haver pássaros que vão herdar todas as qualidades do pai e da mãe, esses são os que se devem sempre aproveitar, outros herdam algumas qualidades e alguns defeitos, e há aqueles que herdam todos os defeitos, quer do pai quer da mãe, esses nunca devem ser aproveitados, de facto o gene está lá, mas neste caso, os genes que lá estão são o "lixo" que não queremos. Quanto aos pássaros que herdaram algumas qualidades e também alguns defeitos, esses sim, se forem bem acasalados podem dar bons filhotes, mas nesse caso já tudo depende da perícia de cada criador em conseguir formar bons casais.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

mandarim gigante vs normal Empty Re: mandarim gigante vs normal

Mensagem  Convidado Sex 22 Out 2010, 12:52

Obrigado a todos pela ajuda.
Eu em precipio vou este sabado, a exposiçao da A.O.C e no proximo fim de semana, a de Oliveira do Bairro.
Ja agora podem-me dizer, quando e o horario de abertura ao publico?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos