Fórum dos Exóticos
Tempo extra de choco. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Tempo extra de choco. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo extra de choco.

+3
Ricardo Garção
António Ferreira
Gustavo Figueiredo
7 participantes

Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Tempo extra de choco.

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 25 Jun 2010, 01:19

Ora boas a todos.

Estou com uma pequenina dúvida: quando se pôe os ovos de Goulds em Bengalins, se o choco fôr muito prolongado, estes não o abandonam?

Explico melhor: supondo que temos um casal de Bengalins que já vai com 13 dias de choco e de repente temos ovos de Goulds que temos a certeza que estão chocados mas, que vão com 4-5 dias. Procedemos á troca o que quer dizer que para os Bengalins, os ovos vão ter uma duração média de 25-27 dias para chocar. Se eles virem que demora muito tempo, podem abandonar o choco?

Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  António Ferreira Sex 25 Jun 2010, 20:31

Boa noite Gustavo.
Na maioria dos casos sim.
Um casal de bengalins leva exactamente 16 dias de choco e a partir do 10º dia já sentem os pintos dentro do ovo, se lhes tirares esses ovos e meteres ovos mesmo com 5 dias (já embriões) deixam de sentir os pintos levando a pensar que morreram na casca e abandonam.
Se for ao inverso também acontece o mesmo mas temos hipotese se salvar a maioria dos nascidos tirando todos os ovos que estejam goros ou que os embriões morreram na casca, se não os tirarmos vão deixando morrer os recém nascidos há fome há espera que nasçam os dos outros ovos porque para eles ainda não fizeram o tempo.
Resumindo, nunca fazer troca de ovos com mais de uma semana de choco.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  Ricardo Garção Sex 25 Jun 2010, 21:53

Boa Noite Amigo Ferreira,

Obrigado por ter respondido há dúvida colocada pelo Gustavo, pois eu também já andava com essa dúvida!
Assim, também já fico esclarecido sobre isso, pois este Ano fiz em alguns casos, exactamente o que o Gustavo colocou em dúvida.

Realmente eu pensava que com os bengalins, se forem casais de 2 machos, que não havia qualquer problema em colocar ovos de Diamante de Gould, mesmo que os bengalins já tivessem algum tempo de choco em ovos de plástico.

Sendo assim, o melhor a fazer é colocar só ovos de plástico nos bengalins, na altura em que cada casal de Goulds ou outra ave comece a colocar o primeiro ovo da postura.
Mas também pode acontecer que depois os bengalins nesse período de tempo, enquanto os Diamantes de Gould estão na postura, não agarrarem o choco, e assim pode-se perder uma postura de 6 ou 7 ovos.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  António Ferreira Sex 25 Jun 2010, 22:33

Boa noite Ricardo.
Ovos de plástico são para canários não para exóticos Twisted Evil Quanto muito em vez de mandares ovos de bengalim fora guarda-os e já tens ovos verdadeiros.
A maneira certa de se meter ovos a dois machos a viverem juntos é da seguinte maneira, temos que escolher bengalins que durmam nas caixas, a partir daí mete-se a postura completa na caixa mas há tardinha, assim eles vão para a caixa dormir e acabam por se agarrarem ao choco.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  F.Pereira Seg 28 Jun 2010, 18:54

Olá.

Agora por ovos de plástico, eu as poucas criações que fiz uso sempre ovos de plástico, mesmo que não utilize as amas. Quando vejo que os passaros acabaram realmente a postura ponho os ovos reais no ninho e retiro os de plástico, querendo com isto que os pintos saiam do ovo todos no mesmo dia, evitando assim as diferenças de tamanho ou reduzindo. Estou a agir mal?

Cumprimentos
F.Pereira
F.Pereira

Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  António Ferreira Seg 28 Jun 2010, 20:19

Boa noite.
Os Goulds não são canários, portanto embora estejam dentro do ninho não os chocam sem terem a postura completa, simplesmente os vão virando e arejando.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 01 Jan 2011, 23:05

Ora, retomo este tópico pois o assunto é semelhante.
Visto que os Bengalins podem abandonar o choco caso este demore muito tempo, se a troca de ovos fôr desfazada, será que inserir ovos num casal que está a fazer o ninho e ainda não tem ovos, estes vão reconhecer os ovos como seus?
E caso os reconheçam como seus se, por exemplo a postura durar muito menos que o previsto e as crias nascerem, irão alimentá-las como suas??
Deixo estas perguntas aos mais experientes e sabidos...


Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  Anatolio e Ana Martins Sáb 01 Jan 2011, 23:59

boa noite, eu na minha pouca experiência que tenho, acho que depende muito dos casais.´por exemplo, já tentei tirar posturas com 2 machos bengalins e não saiu nada. eram muito intermitentes para além de que demoraram muito a agarrar no choco. por outro lado, tenho um casal de bengalins que neste momento estão a criar um gold que assim que lhes coloquei o ninho com os ovos ao fim de 10 minutos a fêmea agarrou logo o choco. fiquei super espantado com a facilidade com que aceitou, uma vez que o ninho foi tirado aos gold e colocado nos bengalins. nem foram eles a contruir o ninho!neste momento o pinto já tem 8 dias...por isso é k acho que é tudo muito relativo.depende muito das aves
Anatolio e Ana Martins
Anatolio e Ana Martins

Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/10/2010
Localização : Alpalhão/Portalegre
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 02 Jan 2011, 02:28

Pronto, eu tenho estas duvidas porque não consigo fazer as criações dos bengalins coincidir com as dos Goulds. Quando os Goulds decidem pôr ovos já os pintos dos Bengalins nasceram.
Mesmo que eu efectue a troca, nem sei se os ovos dos Goulds estão galados como não sei se os Bengalins vão agarrar um choco que duplicou o tempo....


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  MárioSantos Dom 02 Jan 2011, 12:32

Boas

Eu no meu caso tenho um casal de Bengalins que pos ontem o ultimo ovo e hoje a gould começou a por , mesmo assim penso que vou trocar para esse casal de bengalins Rolling Eyes
MárioSantos
MárioSantos

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/06/2010
Localização : Penafiel

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo extra de choco. Empty Re: Tempo extra de choco.

Mensagem  wilson Dom 02 Jan 2011, 15:57

Para o Gustavo Figueiredo
Junta dois machos de bengalins e mete o ninho na gaiola(mete tu o material no ninho e faz-lhe os ninho ),depois no dia seguinte ou passado 2 dias eles devem começar a dormir no ninho,quando vires que eles ja dormem no ninho metes lá alguns ovos velhos(mete os ovos perto da noite) e normalmente eles pegam no choco
Ficas assim com uma maneira rapida de coicidir a posturo dos goulds com o choco dos bengalins

wilson

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos