Fórum dos Exóticos
Mandarim EUMO Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarim EUMO Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarim EUMO

5 participantes

Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Mandarim EUMO

Mensagem  Nuno M. G. Silva Seg 11 maio 2009, 20:40

Aqui estão algumas fotos de um dos meus Mandarins EUMO

Mandarim EUMO Silva32

Mandarim EUMO Silva31

Mandarim EUMO Silva30

Cumprimentos
Nuno Silva
Nuno M. G. Silva
Nuno M. G. Silva

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/01/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Jorge Pinto Qua 15 Jul 2009, 18:06

Olá Nuno, parabéns pelo passarinho, está muito bonito.
Só por curiosidade, onde é que conseguiste arranjar a mutação eumo?
Que outras mutações é que tens?

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Nuno M. G. Silva Qui 16 Jul 2009, 18:11

Ola Jorge, a mutação dos eumos ja a tenho na minha casa á dois anos, adquiri um mandarin cinzento a um senhor de Madrid (Aberto Mata), quando o comprei desconhecia que era portador de eumo e a pessoa que o vendeu tambem.
Quando comecei a criar achei muito raro numa postura de 5 passaros 2 eram mais escuros, ao principio não gostei muito porque quando adquiri o macho foi para criar cinzentos.
Nessa altura infelismente o Clube de Marvão não tinha este forum, onde poderia esclarecer as minhas duvidas, então contactei dois grandes amigos (Miguel Sanfelix e Magalhães Pereira), os quais ja teriam visto esta mutação no estrangeiro.
Este ano (2008) não tirei nenhum eumo mas sim portadores para a ano espero ja criar alguns.
Na minha casa é a unica mutação de mandarins que possuo, tenho sim algum casais de mandarins cinzentos e alguns casais de diamantes de gould classicos.

Nuno M. G. Silva
Nuno M. G. Silva
Nuno M. G. Silva

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/01/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Mutaçao Eumo

Mensagem  Jose Fernando Qui 16 Jul 2009, 18:19

Saudaçoes Ornitológicas,
Parabens pelos Eumos, infelizmente tambem comprei gato por lebre mas para mal dos meus pecados nao sairam Eumos os filhos mas bochechas negras, face negras e malhados(pintos) eheheheheheheheh.
Vá se lá entender as pessoas que os vendem.
Parabéns mais uma vez e boas criaçoes.

José Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Leandro Alexandre Qui 16 Jul 2009, 20:40

Boas amigos
é a primeira vez que vejo mandarins Eumos
desconhecia totalmente
e penso que seja mutações muito raras ????
Leandro Alexandre
Leandro Alexandre

Mensagens : 148
Data de inscrição : 25/11/2008
Localização : resende viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Jorge Pinto Qui 16 Jul 2009, 22:13

Boas. Começando por falar para o Zé Fernando é assim: acho que nestas situações devemos começar por dar o beneficio da dúvida, muitas vezes vendem-se pássaros sem sequer se saber que são portadores disto ou daquilo, também há aquelas situações em que as pessoas sabem e fazem de conta, querem é vender, essas situações são de lamentar. Faço um apelo aos meus colegas criadores para evitarem estas situações, na hora de vender sejam honestos, ninguém vai ficar rico com isto e não.

Respondendo ao Leandro:sim, é uma mutação bastante rara, aliás não tenho conhecimento de mais ninguém em Portugal que os tenha além do Nuno.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Jorge Pinto Qui 16 Jul 2009, 22:27

Nuno, agora nós. Há uma coisa que me está a fazer confusão. Se eu percebi bem, tu compraste um macho cinzento portador de eumo, esse macho logo na primeira geração deu-te 2 eumos, correcto? E quanto á fêmea(mãe dos eumos), qual é a origem dela? Porque é assim, tanto quanto o que tenho lido, a mutação eumo é recessiva, nesse caso, para tu teres um casal de cinzentos normais a dar-te eumos não basta o macho ser portador, a fêmea teria que o ser também, porque se a fêmea não fosse portadora, todos os filhotes seriam cinzentos normais,sendo alguns deles portadores de eumo, mas esse casal nunca daria eumos puros.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Nuno M. G. Silva Qui 23 Jul 2009, 07:10

Bom dia a todos,
Amigo Jorge, não respondi de imediato, porque eu não tenho Internet, mas quando o amigo Ricardo vai a minha casa tento responder a todas as questões que me são colocados no Fórum.
Respondendo a tua questão que me foi colocada sobre os eumos, estou de acordo Jorge o macho que eu adquiri era portador de eumo, a fêmea teria de ser também portadora de eumo, mas eu desconhecia, adequiri em Espanha ao Miguel Sanfelix (Merida), possivelmente seria da mesma linha e sem o Miguel saber essa fêmea seria também portadora de eumo, dai eu no primeiro ano criar 3 eumos todos machos.

No meio de todas as compras tive muita sorte,

Um abraço,
Nuno M. G. Silva
Nuno M. G. Silva
Nuno M. G. Silva

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/01/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Jorge Pinto Qui 23 Jul 2009, 15:46

Boas Nuno, agora já percebi, é que se a fêmea por acaso fosse das tuas podíamos ter aqui um valente pontapé na genética, mas sendo assim tá tudo tranquilo.

Fico feliz por teres tido essa sorte, espero ver desses teus passarinhos nas exposições, é sempre bom ver coisas novas.


Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Antonio Pereira Qua 29 Jul 2009, 16:22

Boas Tardes

Realmente um dos maiores problemas para quem cria mandarins é o que eles podem portar por vezes por diversas gerações, o Nuno teve uma alegre surpresa eu também já tenho tido algumas, vou relatar uma boa em 2007 nasceu de uma cinzenta normal e de um face negra ( medalha de prata no mundial de hasselt 2008) um face negra bochecha negra ( medalha de ouro no mundial de Vicenza 2009) e mais duas fêmeas FNBN, 3 muito boas aves, o curioso disto tudo é que os progenitores provém ambos das minhas criações eos pais deles também e nenhum deles foi cruzado com bochechas negras, as bochechas negras eram portadas á muitas gerações 4 ou bem mais.
Este ano tive apenas uma surpresa de um casal macho Cinzento portador de peito branco x cinzenta peito branco o macho e a fêmea são ambos de 2ª geração em minha casa resultado: peito branco isabel cinzento.
Jorge tens razão quando à venda de aves serem ou não portadores, eu tenho muitissimo cuidado com isso mas não quer dizer que algo não corra bem,tenho muitos cinzentos nas minhas voadeiras para venda puros são poucos a maior parte são portadores que para mim é o ideal para as mutações recessivas.

Cumprimentos

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Jorge Pinto Qua 29 Jul 2009, 23:06

Boas. De facto as surpresas acontecem, e por vezes surgem de uma forma que nos deixam a pensar, como é possível? Mas acho que são estas coisas entre outras que nos entusiasmam e que nos fazem ter mais vontade de criar passarinhos.

Quanto a trabalhar mutações recessivas com portadores, de facto não poderia estar mais de acordo, eu até tenho a seguinte opinião, penso que para trabalhar os recessivos se devia alternar, ou seja, num ano cruzar portador com puro, por uma questão de manter o tamanho e a forma, e no ano seguinte cruzar puro com puro para não perder qualidade na côr e nas marcações, mas principalmente na côr. Pelo menos nos peito laranja e suas combinações isto acontece, normalmente os filhos de portadores apresentam melhor tamanho, mas a côr, essa foge ao desejado.
Mas gostava de ouvir a opinião do sr Pereira.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Antonio Pereira Qui 30 Jul 2009, 00:19

Boas
Concordo inteiramente contigo, existem mutações em que se pode trabalhar 3 gerações mas penso ser o limite, mas é claro tudo depende das aves pois a cor com os portadores pode perder mas melhora o porte, tira de um lado põe do outro é o que mais fascina nas criações.

Cumprimentos
António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim EUMO Empty Re: Mandarim EUMO

Mensagem  Jorge Pinto Qui 30 Jul 2009, 07:16

Boas.
De facto é isso mesmo que tem piada, é vermos até que ponto temos capacidade de "produzir" pássaros equilibrados, ano após ano, dar a volta ás dificuldades que vão aparecendo.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos