Fórum dos Exóticos
Bengalins - Sexagem e comportamentos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bengalins - Sexagem e comportamentos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bengalins - Sexagem e comportamentos

+4
MIGUELSANTOS1
roicordas
slytherin
Gustavo Figueiredo
8 participantes

Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 03 Abr 2010, 23:23

Olá a todos

Bom, lá acabei por me render á evidência e para prevenir males maiores, fiz a pequena loucura de arranjar uns quantos Bengalins.
Estou espantado com o seu comportamento pois são aves muito curiosas: são sempre os primeiros a tomar banho; outro dia contei 6 dentro de uma banheirinha de 10 cm, dormem todos colados uns aos outros que nem consigo perceber onde começa um e acaba o outro.
No entanto conseguiram despertar a curiosidade dos Goulds e os mesmos fazem coisas que não faziam, só porque vêem os bengalins fazer.
No entanto, os que arranjei foi em avulso ou seja, não faço a minima ideia os que são machos e os que são fêmeas.
As unicas maneiras, pelo que percebi, é plo canto ou separa-los em casais e ver quem põem ovos e quem canta. Mas, de momento a segunda opção para mim é invalida e lá terei que os distinguir pelo canto.
Mas, para quem nunca ouviu um bengalin cantar, está um pouco dificil perceber quem é o quê.
Tentei em alguns sites perceber o tipo de canto do Lonchura Doméstica mas, pouca informação há.
Eles chilreiam, piam, trinam mas, o dito canto caracteristico acho que ainda não apanhei... Ou já?
Se alguem tiver algum video de um a cantar, agradecia. Assim já conseguia fazer uma comparação mais concreta.


Cumprimentos
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  slytherin Sáb 03 Abr 2010, 23:34

Boa noite.

No video que aqui deixo poderás ver um bengalim macho a cantar.
Como o do video todos os machos normalmente se "esticam" assim como o do video quando estao a cantar.

espero ter ajudado.

slytherin
slytherin

Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/02/2010
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  roicordas Dom 04 Abr 2010, 13:12

Boas.Na realidade o bengalim é uma ave ideal para tudo, ate mesmo para ajudar outras a perder o medo e ensina-las , como foi o caso.
Para sexar bengalins.
Por experiencia eu coloco alguns numa gaiola e vou observando, pois o macho dominante começa a cantar, existe sempre um macho dominante que enquanto nao for retirado da gaiola os outros, se existirem, não cantam.Assim que detectares um tira-o da gaiola e vais observando os restantes. Quando ao fim de algum tempo não vires nenhum a cantar, pegas numa femea e mete-la na gaiola, pois se houver algum macho ele vai-se fazer logo a ela.
Pela experiencia vai-se reconhecendo alguns sinais, entre eles este:
http://avesdoricardo2.blogspot.com/search/label/Distin%C3%A7%C3%A3o%20de%20sexo
em que separo logo para duas gaiolas as aves que tenham estas diferenças.
Espero ter ajudado
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  MIGUELSANTOS1 Qui 15 Abr 2010, 08:51

Boas,posso dar uma ajudinha com esta foto que para o meu caso me oriento e em 90% das aves (begalins) não falha.
Espero ter ajudado
Macho atrás e fêmea à frente.
Bengalins - Sexagem e comportamentos Bengalinsmf


Última edição por MIGUELSANTOS1 em Qui 15 Abr 2010, 13:14, editado 1 vez(es)
MIGUELSANTOS1
MIGUELSANTOS1

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/01/2010
Localização : LEIRIA

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 15 Abr 2010, 11:04

Pois...
A foto é que não dá para ver...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  MINERJU Qui 15 Abr 2010, 11:21

Amigos, eu fiz varias experiencias com bengalins e acabei por concluir que a melhor maneira de descobrir o sexo deles é este método de colocar bandos em gaiolas e ir observando e separando um a um, pelo menus os que cantam é 99% seguro q é macho, eu só faço desta maneira.
Abraços....
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/01/2010
Localização : Potirendaba/SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 15 Abr 2010, 11:47

Sim, eu até ao momento tenho 2 machos confirmados.
Agarra-los e pôr-lhes uma anilha de cor é que vai ser complicado: sao muito pequenos e fogem que se fartam... Suspect



Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  Ricardo Garção Qui 15 Abr 2010, 18:51

Hoje estive a ver os meus bengalins que tenho como amas, para ver se as diferenças que são mostradas na fotografia se aplicavam aos meus.

Tenho os machos separados das fêmeas e sei que estão correctamente sexados, mas nenhuma das fêmeas se verifica como a que é mostrada na fotografia mas sim todas com as características identificadas nesse suposto macho.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  MIGUELSANTOS1 Qui 15 Abr 2010, 20:43

Posso garantir que 90% dos meus bengalins são sexados desta forma.
Será que há varios tipos de bengalins............?
Claro que não. Observe com mais atenção alguns dos seu bengalins.
Ob


Última edição por MIGUELSANTOS1 em Qui 15 Abr 2010, 21:23, editado 1 vez(es)
MIGUELSANTOS1
MIGUELSANTOS1

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/01/2010
Localização : LEIRIA

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 15 Abr 2010, 21:20

Já consigo ver a foto mas, peço desculpa pela pergunta que vou fazer:
Qual é a diferença?
A distancia do olho á mandibula inferiror? É isso?


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  MIGUELSANTOS1 Qui 15 Abr 2010, 21:27

Repara na parte inicial do bico,no macho vai mais atras e alinhado ao meio do olho , na femea a parte inicial do bico não chega ao meio do olho.
MIGUELSANTOS1
MIGUELSANTOS1

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/01/2010
Localização : LEIRIA

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 15 Abr 2010, 21:32

Opá, então estou "lixado".
Os bengalins não param quietos para alem que para um olho destreinado como o meu, são todos iguais, são todos diferentes.
Neste momento, dos 10, tenho 3 distinguidos, pois já os vi cantar. Aos poucos e poucos lá vai.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  MIGUELSANTOS1 Qui 15 Abr 2010, 21:41

Simples amigo agarra um dos distinguidos e outro não distinguido e resolves o problema.Não te esqueças de os anilhar para formar logo o casal.
MIGUELSANTOS1
MIGUELSANTOS1

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/01/2010
Localização : LEIRIA

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  António Ferreira Sex 16 Abr 2010, 11:20

Bom dia.
Não há duvida que é um casal, alem do que foi dito reparem na curvatura dos bicos, o macho tem uma curva desde o topo da cabeça até há ponta do bico enquanto a fêmea o bico é práticamente a direito e um pouco mais baixo.
Alem disso, a base do bico (inicio)é muito mais largo que o da fêmea.
Mas atenção, só vão ver esses diferenças desde que sejam da mesma raça ou do mesmo tamanho, caso contrário não se consegue ver e deduz em erro, por exemplo um casal em que o macho é desses pequeninos e a fêmea ser moca.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty sexagem bengalins

Mensagem  romao Sáb 17 Abr 2010, 20:39

Em caso de duvida utiliza o metodo infalivel.
Separa um bengalim por gaiola e ao fim de uma semana agarra num bengalim qualquer e introduz dentro dessas gaiolas e se lá estavam machos manifestam-se pois as femeas ficam quietas por norma.

romao

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Arraiolos

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Sexagem e comportamentos Empty Re: Bengalins - Sexagem e comportamentos

Mensagem  António Ferreira Sáb 17 Abr 2010, 21:44

Boa noite Romão.
Se não for GAY como acontece com muitos lol!

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos