Fórum dos Exóticos
OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

+2
Rui P Azevedo
macedo
6 participantes

Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  macedo Sex 05 Mar 2010, 10:59

Saudações a todos. Venho aqui pedir ajuda e informação a quem esteja disponivel para o fazer. Iniciei-me na criação de Goulds acerca de meio ano como tal sou leigo no assunto. Tenho 7 casais e acontece que so 4 fizeram posturas sendo que 3 casais ja vão na terceira postura consecutiva e outro na segunda. Apos 20 dias (eu sei que são so 16)de choco nos bengalins quando eu pensava que ja tinha crias tive a decepção de nem uma ter nascido. Peguei nos ovos 1 a 1 e encostei-os a 1 lampada e foi quando vi que todos eles estavam transparentes ou seja vazios como tal não galados. Nos 6 ovos de 1 casal todos eles estavam negros mas tambem nenhum nasceu e nestes apos eu abrir os ovos vi que todos tinham feto dentro mas mortos e ja com 19 dias de choco. Assim sendo eis as minhas questões: EFEITO DO MAU TEMPO QUE TEM ESTADO? DEVERIA EU TER DADO ALGUM ESTIMULANTE AS AVES? OS MACHOS SÃO NOVOS AINDA PARA GALAR? HAVERA ALGO QUE EU DEVERIA TER FEITO E NÃO O FIZ? Desde ja o meu muito obrigado a todos os que me possam dar respostas sobre o assunto. Bem hajam. MACEDO
macedo
macedo

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/12/2009
Localização : vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  Rui P Azevedo Sex 05 Mar 2010, 15:48

Boas caro amigo Macedo
Bem, há muitas teorias quanto à não eclosão dos ovos, e penso que a maior parte o senhor já mencionou. Vou então dizer a minha teoria quanto aos ovos não galados, pois eu baseio me no que vejo e aprendo com os goulds...
Talvez o mal seja tanto da fêmea (não deixou o macho galar) ou do macho (ser pouco hábil na reprodução), porém, também pode ter ocorrido a possibilidade de o casal não ''se dar bem'' e por isso a tal quimera de a fêmea não deixar galar. Experimente mudar o macho ou a fêmea (atenção, só no caso de não se estiverem a dar bem).
Em relação aos ovos gorados (a cria morre dentro do ovo), o que o senhor mencionou foi quanto ao ''efeito do mau tempo que tem estado''. Sinceramente, essa teoria comigo não funciona, pois tenho verificado que quer esteja bom ou mau tempo, as crias se tiverem que nascer, nascem sem qualquer problema, é isto que me limito a observar nas minhas aves.
No que toca aos suplementos estimulantes, é sempre bom administrar, é verdade, e por vezes isso facilita muito o sucesso na criação. Administre vitamina E aos seus goulds, pode ser que consiga melhores resultados cheers

Já agora, está a recorrer aos bengalins para criar os goulds?

Cumprimentos e espero ter ajudado

um abraço
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  Skazi Sex 05 Mar 2010, 15:53

boas caro amigo, aconselho-te a fazer um tratamento as salmonelas, e a dar 2 ou 3 dias de VITAMINA E aos passaros! que é a vitamina da fertelização!
Eu ja tive 1 ano salmonelas e aconteceu me isso, as aves punham eu metia nos bengalins e os ovos morria o embriao, e poukos eram galados, ou eram galados e o embriao nao se desenvolvia, é um sintoma provocado pelas salmonelas!
Pára a criaçao dos golds para nao os cansares mais com pusturas! Faz o tratamento as salmonelas e a vitamina E, e depois volta a meter os ninhos, mas nao faças muitas mais pusturas com os golds este ano, pois ja fizeste algumas e depois acabas por cansar as femeas.
Faz o tratamento e depois tira tipo 2 pusturas de cada casal aconselho a nao tirares mais, e volto a repetir - pa nao esgotares as femeas visto k algumas ja fizeram 2 e 3 pusturas!
Quanto ao tempo sim tambem nao ajuda, ja perdi 2 pusturas de bicos de chumbo, 3 de diamante estrela 1 de degolados e uma data de bengalins e mandarins á pala da trovoada!
Quanto a isso é rezar ao São Pedro pa que a trovoada pare!
Espero ter-te ajudado!
1 abraço

_____________________________________________________________

Ricardo Magalhães
Skazi
Skazi

Mensagens : 56
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty OVOS NÃO GALADOS

Mensagem  macedo Sex 05 Mar 2010, 18:52

BOA TARDE PAULO AZEVEDO. AGRADEÇO A SUA DISPONIBILIDADE. PELO QUE TENHO VISTO TODOS OS CASAIS SE DÃO BEM ATÉ PORQUE DORMEM JUNTOS NO MESMO POLEIRO E JA VI OS 2 A ENTRAREM NO NINHO ALGUMAS VEZES. SE ME PUDER INDICAR PF O QUE LHES DEVO DAR PARA AS SALMONELAS EU AGRADEÇO. QUANTO A EU USAR BENGALINS SIM É VERDADE POIS EM TODAS AS POSTURAS NUNCA VI OS CASAIS NO NINHO DEPOIS DE TEREM TERMINADO A POSTURA.QUANTO A VITAMINA E EU DEI SIM MAS NÃO SEI SE DEI NA ALTURA CERTA NEM AS VEZES CONVENIENTES. OBRIGADO PELA SUA AJUDA. CUMPRIMENTOS. MACEDO
macedo
macedo

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/12/2009
Localização : vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty OVOS NÃO GALADOS

Mensagem  macedo Sex 05 Mar 2010, 19:00

BOA TARDE RICARDO. OBRIGADO PELA TUA AJUDA. TANTO TU COMO O PAULO AZEVEDO JA AJUDARAM MUITO. SE ME PUDERES DAR A INDICAÇÃO DE QUANDO DEVO JUNTAR OS CASAIS NOVAMENTE (VOU SEPARA-LOS) E QUAL O TRATAMENTO ADQUADO QUE LHES DEVO DAR DESDE O INICIO EU FICO GRATO. BEM HAJA AOS 2. CUMPRIMENTOS
macedo
macedo

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/12/2009
Localização : vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  Rui P Azevedo Sex 05 Mar 2010, 19:24

Boas
Bem, normalmente antes da criação convem sempre desparasitar as aves, tanto interna como exteriormente. Seguida da desparasitação eu administro, antes de colocar o ninho, vitamina E durante 1 a 2 semanas.

Espero ter ajudado

ahh já agora, não me leve a mal, mas o meu nome é Rui Pedro Azevedo e não Paulo. Só estou a dizer isto pois o erro até foi meu de não ter completado o nome. Cool

um abraço
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  Skazi Sex 05 Mar 2010, 20:23

boas amigo, o produto bom pás salmonelas é o theraprim da verselaga!
faz o tratamento e dps do tratamento a dita vitamina E, depois volta a juntar e por os ninhos nos golds!
Wink
1 abraço
_____________________________________________

Ricardo Magalhães
Skazi
Skazi

Mensagens : 56
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  eduardo_garcia Sex 05 Mar 2010, 21:22

Boa noite;
Os ovos não estarem galados,poderá ser de vários factores,para além dos que foram mencionados,tais como podeiros mal posicionados,aves muito novas,alimentação deficiente(incompleta),etc,etc..agora saber de onde é... Rolling Eyes

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  António Ferreira Sáb 06 Mar 2010, 22:37

Boa noite a todos.
Aqui vai a resposta do velho arrogante lol! mas que ensina, em relação ao problema do amigo Macedo e que serve para todos voz, quem quiser mais que vá ao meu fórum Very Happy
OVOS NÃO GALADOS,as causas são três.

1ª- Má condição fisica,que tem a ver com uma alimentação base não adequada aos Goulds, a alimetação dos Goulds deve ser há base de milhos alvo ( por esta ordem,amarelo, branco e vermelho) e não de milhos painço, portanto quando forem a uma loja comprarem comer peçam sempre mistura para exóticos há base de milho alvo e não comer para Goulds, uma vez que os logistas não são criadores de pássaros e muito menos de Goulds, por isso normalmente a mistura que têm para exóticos é há base de milho painço que dá para muitas espécies de exóticos mas não para Goulds criarem.
Durante a época de criações devem ter sempre um comedouro com uma boa papa, (mais para granulada que em pó e que seja humida (exemplo Witte Molen, saca azul). Dar 5 dias seguidos por mês 5 gotas de Complexo-B por cada 100ml de água para desanuviarem o figado (orgão principal nas aves) de sementes gordas/rançosas.
Excesso de gordura nos machos e fêmeas, quando estão em gaiolas pequenas (falta de exercício) e como a alimentação é gorda engordam com muita facilidade, para se combater isso e fazerem o arranque de quecas Very Happy deve-se dar durante 15 dias com um intervalo a meio de 2 dias Colina (a marca não interessa).
Doenças crónicas nos Goulds e em especial nos BENGALINS, pois é Exclamation Exclamation
Na maioria das vezes os Goulds e em especial os Bengalins são portadores de doenças crónicas (não apresentam sintomas mas transmitem-nas através dos ovos) em especial devido a bactérias, (salmonelas, coccidiosis entre outras) embora haja uma grande quantidade de criadores que dizem que não dão nada (MENTIRAAAA Razz ) vão por mim, dêm medicamentos preventivos e não curativos mas mais ainda aos Bengalins, pois são eles que chocam os ovos, como os ovos são porosos os Bengalins transmitem as bactérias que por sua vez matam os embriões, outra coisa que não se deve fazer é agarrar com os nossos dedos os ovos tanto para os passar-mos para os ninhos dos Bengalins como para os verificar-mos ao 4º dia se estão galados, utilizem sempre uma colher das de café para manusearem os ovos, pois o nosso suor mata os embriões.
Não esquecer que quando se dá medicamentos preventivos ou curativos que não vitamínicos,a seguir deve-se dar sempre Complexo-B devido ao figado ficar sob carregado.
Não esquecer que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias e não podem apanhar Sol, pois estes produto estão feitos para aguentarem no máximo 24 horas

2ª- caixa ninho pequena, ao contrário do que o amigo Eduardo Garcia explicou, os Goulds não se galam nos poleiros mas sim no recato das caixas ninho, ora se a caixa for pequena pelo menos na altura o macho mesmo que queira não consegue pular para as costas da fêmea para dar a queca. Outra causa mesmo com caixas grandes é terem muitos materiais dentro (ninho) se nós não controlar-mos os materiais que metemos eles tudo o metermos na gaiola carregam tudo para dentro e em especial que forem Goulds novos, portanto temos que lhes arranjar caixas que tenham de medidas minimas interiores 15x10x10cm e vamos metendo os materiais para fazerem o ninho ao poucos, quando verificar-mos que o fundo tem uma ligeira camada mas a parte de cima tapada ou quase, está bom.

3ª- Incompatibilidades, os Goulds só são adultos sexualmente aos 2 anos, no entanto com 8 meses desde que tenham a plumagem de adultos os machos já galam e as fêmeas já pôem ovos tal como nos humanos os rapazinhos e meninas com 12 anos já procriam mas depois não sabem o que fazer com os filhos lol!
Na Austrália (país de origem dos Goulds) o que faz qualquer ave procriar não é as estações do ano mas sim a chuva sinal de alimento com abundância para criarem a prol, se na época normal de criação (Setembro a Fevereiro) não chover não criam, nem que esteja 5 anos sem chover, ora em cativeiro como têm alimento sempre há disposição criam o ano inteiro desde que arranquem dentro do normal, acontece e ainda não cheguei a perceber o porquê há muitos criadores que os metem a criar a partir de Fevereiro até junho/Julho, ora se juntarmos um macho nascido entre Setembro/Fevereiro (ciclo normal) com uma fêmea nascida entre Fevereiro/Junho (ciclo anormal) nunca vão procriar precisamente por terem os ciclos desencontrados. qualquer dod casos apresentados os machos fazem o ninho só que no ultimo caso não galam.
A unica coisa viável para se saber se o casal é compativel e do mesmo ciclo (ovos galados) é ver-se se o macho faz a dança caracteristica e se a fêmea responde da mesma forma mas a dança é feita abanando o rabo e metendo a cabeça a baixo do nivel do poleiro, para se ver isso faz-se da seguinte maneira, é a fêmea que escolhe o macho e não ao contrário, portanto metem a fêmea na gaiola onde vai criar e ao fim de uma semana metem um macho, a maioria dos machos quando estão em plena forma fisica começam logo a bailar e há outros só passado umas horas ou até dias é que dançam, se a fêmea corresponder têm gouldinhos com fartura, se a fêmea não corresponder, troquem o macho até acertarem.
UMA COISA MUITO IMPORTANTE, os Goulds têm sentimentos e formam par para a vida toda, portanto na época de descanço nada de separarem o casal, O CASAL DEVE FICAR SEMPRE NA RESPECTIVA GAIOLA, quem costuma fazer isso, GOSTAVAM QUE FOSSEM SEPARADOS HÁ FORÇA DA VOSSA AMADA Question Twisted Evil
Outro caso de ovos goros (não galados) já foi explicado em cima, devido a doenças.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  Ricardo Garção Dom 07 Mar 2010, 00:01

Boa Noite, Sr. António Ferreira Smile

Grande explicação, sim senhor!!
O Sr. António é das poucas pessoas que gosta de partilhar os seus conhecimentos, pelo menos quase todos os seus conhecimentos lol!

Diga-me uma coisa, quando é para se terminar as criações e as aves(GOULDS) entrerem no defeso, muda, etc, é aconselhável deixar á mesma os casais reprodutores juntos na sua respectiva gaiola ou ai já se colocam todos, machos separados das fêmeas em voadoras para poderem fazer uma boa muda, para esticarem as asas e para ficarem em boa forma.

Pergunto porque não percebi quando diz "portanto na época de descanço nada de separarem o casal, O CASAL DEVE FICAR SEMPRE NA RESPECTIVA GAIOLA", refere-se ao tempo de fazer um intervalo para tratamento ou já na altura da muda, etc?
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  António Ferreira Dom 07 Mar 2010, 11:06

Bom dia Ricardo Very Happy
A partir do momento que se forma casal e sejam compativeis o casal deve estar sempre junto na mesma gaiola, quer seja para criar quer seja para descanço e muda, como disse os Goulds têm sentimentos, portanto são como nós, CASAMENTO APARTAMENTO Very Happy . Não esquecer que logo assim que virem as primeiras penas a cairem deve-se dar Aminovit-L ou outro para aves de companhia de pequeno porte que contenham aminoácidos.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty OVOS DE GOUL NÃO GALADOS

Mensagem  macedo Seg 08 Mar 2010, 10:51

Bom dia a todos. Para começar em 1 de tudo peço desculpa a quem me deu informação por so agora vos agradecer mas estava na Belgica em trabalho (sou motorista e na minha ausencia é a minha esposa que trata das aves e muito bem e com total dedicação) e nem sempre tenho net.Realmente isto de criar goulds tem muito que se lhe diga mas agora compreendo as razões deste forum porque as duvidas existem aos milhares e as informações nem sempre abundam. De qualquer forma toda a ajuda é bem vinda seja ela qual for e com todos os que me responderam ja aprendi algumas coisas mas sem querer ferir suscetibilidades a ninguem (estou a ser sincero) vou ter que tirar o chapeu ao Sr Ferreira porque o amigo realmente é 1 expert na materia e as suas explicações são bastante elucidativas. Ja visitei o seu site e tentei me resgistar nele mas não sei porque não consegui fazer o resgisto. Vou tentar de novo. Vou põr em practica as vossas informações e depois vou informando os resultados bem como em breve colocarei aqui fotos das minhas aves e das instalações. Particularmente ao RUI P. AZEVEDO dirijo as minhas desculpas por lhe ter trocado o nome mas penso que o fiz por mera distração. Sem mais de momento o meu sincero obrigado aos que responderam ao meu pedido. Para todos desejo boa sorte. Cumprimentos MACEDO
macedo
macedo

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/12/2009
Localização : vila nova de gaia

Ir para o topo Ir para baixo

OVOS DE GOULD NÃO GALADOS Empty Re: OVOS DE GOULD NÃO GALADOS

Mensagem  Rui P Azevedo Seg 08 Mar 2010, 13:49

Boas sr Macedo
Ora essa, não tem que pedir desculpas, foi um insignificante erro e eu compreendi perfeitamente Very Happy

Um abraço e muito sucesso nas criações! Smile
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos