Fórum dos Exóticos
Direitos de Autor Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Direitos de Autor Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direitos de Autor

2 participantes

Ir para baixo

Direitos de Autor Empty Direitos de Autor

Mensagem  Jose Fernando Qua 17 Fev 2010, 23:30

Caros amigos,
é com alguma tristeza que constacto que algumas das minhas imagens sao utilizadas noutros sitíos da internet como blog´s ou Sites.
Todas as Fotografias feitas por mim ou colocadas por mim eu informo de onde é a sua origem.
Aquando da construçao do meu Blog pedi autorizaçao através de um email enviado a um dos 2 responsáveis Zebra Finch Society, com o objectivo de copiar e usar no meu Blog a imagem standard de um casal de Mandarins onde tentaria mostrar a sua forma, estrutura e desenho (essencialmente).
Esse pedido foi aceite mas nas seguintes condiçoes:~
-Poderia usar e traduzir todos os textos, desde que assina.se a sua autoria.
-A imagem do Standard nao autorizam, por receberam ordens restritas do seu criador para nao cederem as imagens, sugeitando assim entao os prevaricadores ás sançoes vigentes na Lei sobre os Direitos de Autor.
Compreendo o ponto de vista deles, assim como me reservo no direito de proibir que sejam utilizadas imagens ou qualquer texto por mim publicado sem o meu consentimento.
Para tentar evitar esta situaçao vou começar a colocar o nome nas fotografias por mim tiradas.
Espero que compreendam, mas a isso me obrigam uma vez que nao custava nada pedirem a mim, como eu peço a outros.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos de Autor Empty Re: Direitos de Autor

Mensagem  Fernando Domingues Qui 18 Fev 2010, 09:20

Olá José,

Realmente é uma situação incómoda, mas não basta a advertência. Se realmente queremos proteger a nossa imagem e o nosso trabalho, devemos proceder ao registo de marca. Direitos de copyright e a "simulação" daquele "c" pequenino de nada valem se não estiverem devidamente registados, ou seja, os direitos nunca estarão salvaguardados sem este registo. Não é caro, mas penso que seja conveniente assim que as nossas plataformas atingem elevados valores de notoriedade, ou simplesmente para proteger as fotografias se estas realmente forem únicas e de uma qualidade imensurável. Nós que tiramos fotografias, se estas atingirem um padrão editorial, podem ser facilmente usadas para a visibilidade de outros.
Cuidado onde metes o nome, porque pode-se cortar sem grande esforço. Eu ainda não optei por esta forma, mas o ideal será o teu nome com transparência no meio da foto, de modo a não estragar a foto original e a salvaguardar o teu nome.

Segue-se um pequeno excerto do site da DECO, relativo à protecção de dados na internet.

Protecção na Net

* Quem tira uma foto ou escreve um texto e o apresenta na Net não é diferente de quem publica, por exemplo, em livro. Espera reconhecimento e pode impedir os abusos de terceiros.
* Os direitos de autor incluem os direitos morais. Haja ou não rendimentos, o autor pode reivindicar a paternidade da obra e, inclusive, fazer um registo junto da Inspecção-Geral das Actividades Culturais. Os sítios ou blogues com notícias, comentários ou fóruns de discussão não são abrangidos pelos direitos de autor.
* Toda a obra pode ser reproduzida, desde que o autor consinta. Quem tem um sítio ou blogue e pretende publicar conteúdos de terceiros deve certificar-se de que respeita os direitos de autor.
* Algumas situações não precisam de autorização. Exemplo: os estudantes estão dispensados quando precisam de inserir resumos de obras alheias nos seus trabalhos. Outra possibilidade é a inserção de artigos, som ou vídeo sobre temas actuais, que suscitem debate, excepto se o material for reservado.
* Quando expiram os direitos de autor, a obra cai no domínio público. Mas, sempre que possível, a livre utilização deve trazer o nome do autor e editor, título e outros dados que identifiquem a obra.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos