Fórum dos Exóticos
Criação de algumas  Aves Exóticas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de algumas  Aves Exóticas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de algumas Aves Exóticas

+3
Tiago André
Diogo Ribeiro
Ricardo Garção
7 participantes

Ir para baixo

Criação de Exóticos

Criação de algumas  Aves Exóticas Vote_lcap172%Criação de algumas  Aves Exóticas Vote_rcap1 72% 
[ 18 ]
Criação de algumas  Aves Exóticas Vote_lcap128%Criação de algumas  Aves Exóticas Vote_rcap1 28% 
[ 7 ]
Criação de algumas  Aves Exóticas Vote_lcap10%Criação de algumas  Aves Exóticas Vote_rcap1 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 25
 
 

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Ricardo Garção Qua 06 Jan 2010, 20:27

Boas pessoal,

Este tópico é para que vocês possam votar e dar a vossa opinião em relação á utilização de "Amas", Bengalins na criação de diversas aves exóticas, como por exemplo o Diamante Sparrow, Diamante Mascarado, Canário de Moçambique, Diamante Babete, Diamante de Gould, Diamante Bichenov, Diamante de Estrela, Diamante Papagaio, Diamante Modesto, Diamante Forbes, Emblema Picta, Cantor de Cuba, Bico de Chumbo, etc...
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 06 Jan 2010, 20:56

Boa noite Ricardo,

Excelente questão. Eu sou da opinião que sempre que o casal permita devemos deixar criar directo, ou pelo menos uma vez por época lhe dar essa hipótese. Quanto mais criadores o tentarem mais rapidamente vai ser possível deixar de ter a necessidade de recorrer a amas.

P.S: Canários de moçambique em bengalins? Não conheço ninguém que o faça, nem sabia ser possível.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Ricardo Garção Qua 06 Jan 2010, 22:32

Olá Diogo,

Realmente foi uma falta de atenção minha ao ter colocado os canários de Moçambique junto com os outros Exclamation Fui-me entusiasmando a escrever nomes de exóticos e coloquei esse sem tomar a devida atenção, aliás até penso que não vai estragar a intenção deste tópico Exclamation Shocked
Caso esteja a estragar a intenção do tópico ou a gerar confusão eu retiro os canários de moçambique do tópico.

A intenção é essa mesmo, de votar e de dar a sua opinião sobre este assunto Exclamation
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 06 Jan 2010, 22:35

Não Ricardo, confusão nenhuma. Só fiz um reparo pois não tinha conhecimento de ninguém que o fizesse, e também devido à diferente maneira de os canários de moçambique serem alimentados em relação aos demais exóticos que referiste, e fiquei curioso, apenas isso.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Tiago André Qua 06 Jan 2010, 22:56

Boa noite.

Boa iniciativa Ricardo Wink

Votei na primeira opção porque, mesmo que tivesse diamante de gould ou outra espécie menos fácil de criar sozinha, ia tentar com que ela consegui-se criar sozinha. Simplesmente é a minha opinião.
Tiago André
Tiago André

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/07/2009
Localização : Vila Nova de Famalicão
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 06 Jan 2010, 23:15

Boa Noite a todos,

Na minha opinião, acho este tópico excelente.
Penso que a 1ª opção é a mais correcta.
O uso de "amas" na minha opinião e pelo que em muitas situações me dá a entender, é para se tentar obter uma natalidade de crias a 100% aumentando a natalidade e o lucro que se possa obtar das aves nascidas.
Se uma fêmea Gould faz uma postura a cada 15 dias, e se é impossivel a mesma fêmea criar os que já pôs e ainda os que vêm, acaba por se gerar o uso de amas.
Penso que todas as aves tem capacidade de criar as suas crias. Acredito sim, que para um casal se tornar reprodutor com sucesso, só o consiga fazer após varias posturas perdidas. Para um criador de sucesso, acho que é um luxo ao qual não se podem dár, daí o uso de amas.

Caso esteja errado na minha opinião, que opinem.

Cumprimentos.
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Jorge Pinto Qua 06 Jan 2010, 23:26

Boas, pessoalmente concordo com o que disse o Gustavo, na maioria das vezes a vontade em tirar o maior número possível de aves opôem-se á vontade de tirar maior qualidade, porque eu não duvido que pelo simples facto de as aves serem criadas pelos pais têm outro tipo de desenvolvimento.
Só não concordo quando o Gustavo diz que um casal tem que perder várias posturas para se tornar um reprodutor de sucesso, penso que se for dado aos pássaros o tempo suficiente para amadurecerem, as probabilidades de sucesso aumentam muito.
Mesmo os mandarins por vezes perdem posturas, e o mandarim é uma ave que normalmente cria bem, mas cada caso é um caso, penso que com as condições adequadas e um pouco de paciência tudo se consegue.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Boa noite!

Mensagem  Nuno Teixeira Qui 07 Jan 2010, 00:06

Bom tópico Ricardo.
Eu pessoalmente concordo em pleno com a primeira opção,concordo com o sr.Jorje Pinto,eu tenho 10 casais de goulds mas por enquanto só 2 é que estão a criar directos,mas tomara eu que os outros também criassem.

Cumprimentos: Nuno Teixeira

Nuno Teixeira

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : Marco de Canaveses

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 07 Jan 2010, 00:13

Boas, Jorge
De uma certa maneira sempre achei que um casal para se tornar um bom reprodutor teria que tentar varias posturas até "atinarem" com a coisa.
Falei um pouco por experiência propria pois, tenho um casal que já vai na 3ª postura e só agora é que se estão a empenhar na sua criação. Os ovos estão todos galados, coisa que nas anteriores posturas não estavam e notasse no empenho do casal em questão.

E não estará muitas vezes implicita a utilização de amas, por não se dár tempo ás aves para amadurecerem na reprodução?Ou seja, neste caso, são utilizadas amas nos Goulds (ou outra especie) não porque os Goulds precisem mas, sim porque nós precisamos.
Acabamos, por comprometer o amadurecimento do proprio casal e como o Jorge disse muito bem, a qualidade das aves.
Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Jorge Pinto Qui 07 Jan 2010, 00:20

Boas Gustavo, assino por baixo, 100% de acordo, e é muito bom falar neste tema para ver se as pessoas começam a tomar consciência desta realidade, é que o uso de amas está tão vulgarizado que se calhar em 90% dos casos nem se dá a chance aos pais de tentarem criar os próprios filhotes, e pelo que tenho ouvido é mais fácil os exóticos criarem directo se já tiverem sido criados pelos pais e não por amas.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Diogo Ribeiro Qui 07 Jan 2010, 00:33

Boa noite a todos,

Sim Sr Jorge, por experiência própria aves criadas pelos próprios pais criam mais facilmente directo que aves criadas por amas.

Mas quanto às amas as coisas não são assim tão lineares como deixar o casal errar tantas vezes que vão acertar. Há casais que por mais que lhes sejam dadas oportunidades não chegam lá. Tenho um casal de goulds (linha azul/"prata") que já têm 4 anos, todas as épocas os deixo tentar criar directo e mal eles nascem são atirados fora do ninho e como vêm não é por uma questão de maturidade.

Há casais que se lhes forem dadas oportunidades podem lá chegar, outros não e nesses é obrigatório o uso de amas. Mas claro, para sabermos aqueles que podem lá chegar é preciso lhes dar oportunidades e não partir do princípio que eles não conseguem.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty criaçao de algumas aves exoticas

Mensagem  miguel moreira Qui 07 Jan 2010, 00:48

boa noite..
concordo com a primeira opiniao diretos,mas ha casais que nao vale a pena tentar eu nos tricolores isso acho que esta fora de hipotese tirar directos a passaros que sim outros penso que nao isto e a minha ideia.
tenho casais que consigo tipo bicos de chumbo nao uso amas criam igual as amas para que passar.
nos gould estou quase nos directos vou ver como corre .

abraço ..

miguel moreira
miguel moreira
miguel moreira

Mensagens : 183
Data de inscrição : 06/11/2009
Localização : marco de canaveses

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Diogo Ribeiro Qui 07 Jan 2010, 00:53

Boa noite Miguel.

Não concordo contigo em um ponto, vale sempre a pena tentar, aí pelo menos uma vez por época.

Quanto aos tricolores, eu sei de um ou outro criador que já os tira directo, assim como estrelas e são aves bastante "irrequietas".
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty criaçao de algumas aves exoticas

Mensagem  miguel moreira Qui 07 Jan 2010, 01:02

boa noite diogo.
mas acho muito dificil porque ja tentei e nem ao choco vao ja tive modesto a chocar bem ja tirei babetes directos eu tento sempre mas quando perco 2 ou 3 posturas a seguir vou passar ovos ,no ano a seguir tento outra vez ...
e tu que aves tiras diretas .

comprimentos
miguel
miguel moreira
miguel moreira

Mensagens : 183
Data de inscrição : 06/11/2009
Localização : marco de canaveses

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Diogo Ribeiro Qui 07 Jan 2010, 01:07

Sim tricolores não são aves fáceis, assim como os d.papagaio por exemplo.

Directo tiro d.gould e d.babete todos os anos. Já consegui tirar um ano d.mascarado.

Este ano vou dar oportunidade a todos os exóticos, como normalmente, mas os que me transmitem mais confiança são os d.estrelas e um casal de d.sparrow, fora os que já criam por si habitualmente.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty criaçao de algumas aves exoticas

Mensagem  miguel moreira Qui 07 Jan 2010, 01:13

sim os papagaios tambem nao consigo ..
este ano vou tentar nos sparow ja me chocaram mas deixavam morrer vou tentar com um casal de bichenov tambem ja chocou e babetes os goulds e modestos vamos ver como corre e canarios de mocambique porque os bengalins nao criam tens tirados muitos canarios moçambique ..

comprimentos
miguel moreira
miguel moreira

Mensagens : 183
Data de inscrição : 06/11/2009
Localização : marco de canaveses

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 07 Jan 2010, 17:33

Na minha opinião e tentando encontrar uma solução para os tais casais que simplesmente não acabam as posturas ou deixam morrer as crias, penso que a resposta é: as aves não são compativeis.

Se fosse no meio ambiente normal das aves e estas deixasem morrer cosntantemente as crias, a especie em poucos anos se extinguiria, não?
A natureza encotra sempre um caminho para evoluir.
Agora, quando se junta um casal, eles até fecundam os ovos mas, deixam morrer os pintos na minha opinião o casal não é compativel.
Sei que nesta questão existem dois contras: o de já haver um casal formado e separa-los, demorando mais tempo a formar outro ou numa questão de gestão, se fôr um casal bom no que toca ao resultado final das crias, é sempre preferivel salvar as crias e deixar o casal a pôr ovos, pondo estes nas amas.

Mais uma vez, falamos do recurso a amas, pois possivelmente as aves nem tiveram a oportunidade de escolher o seu par.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de algumas  Aves Exóticas Empty Re: Criação de algumas Aves Exóticas

Mensagem  Ricardo Garção Qua 13 Jan 2010, 17:10

Boa tarde,

Eu votei na segunda opção, criação de exóticos recorrendo à utilização de amas.
Votei nesta opção porque foi como iniciei a minha criação de Diamantes de Gould o ano passado e por partilha de experiencias de outros criadores na altura.
Posso dizer que o primeiro ano que criei Goulds, se não fossem os bengalins não tinha criado uma unica aves, talvez por serem novas, porque só tinham um ano.
Da primeira vez deixei as aves fazerem a sua primeira postura e chocar os ovos para ver o que acontecia.
Eles nasciam, e quando ia ver as aves, tratar delas todos os casais fizeram o mesmo, colocavam as crias fora do ninho.
Eu insistia em coloca-las novamente dentro dos ninhos, mas não valia de nada, pois no outro dia já estavam no fundo das gaiolas ou mesmo mortas dentro dos respectivos ninhos.
Este ano iniciei a minha criação de Goulds e coloco os ovos nos bengalins para chocar e criar as aves, mas nem sempre dá certo, porque também alguns bengalins são jovens e deixam morrer.
No final da época é que vou deixar os goulds fazerem a sua postura e ver se criam as aves Exclamation
Eu de momento prefiro o uso das amas Very Happy
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos