Fórum dos Exóticos
Ninhos para época 13/14 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ninhos para época 13/14 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ninhos para época 13/14

+6
Longo
joao_z
João Martinho
Luís Lourenço
brunogomes
Renato Palma
10 participantes

Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Ninhos para época 13/14

Mensagem  Renato Palma Qua 07 Ago 2013, 00:37

Ninhos para época 13/14 Ninho_sisal_zps24b5f007


Ola Boa Noite pessoal, esta época estou a pensar em utilizar estes ninhos nos exóticos e depois por cima é só meter o material próprio deles e assim pode ser que eles desmanchem menos os ninhos, só coloco aqui a duvida é se os Gould´s se habituaram ou se nem tento experimentar ?
Renato Palma
Renato Palma

Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  brunogomes Qua 07 Ago 2013, 08:37

Boas Renato acho que só vais complicar o que não é complicado , ninhos de caixa tens varios feitios e formas bem melhores que esses de sisal e certamente a melhor opção para os Gold , se vais querer criar com esses ninhos vais ter muito trabalho pela frente em limpezas ....
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  Luís Lourenço Qua 07 Ago 2013, 09:39

brunogomes escreveu:Boas Renato acho que só vais complicar o que não é complicado , ninhos de caixa tens varios feitios e formas bem melhores que esses de sisal e certamente a melhor opção para os Gold , se vais querer criar com esses ninhos vais ter muito trabalho pela frente em limpezas ....

Concordo com o Bruno, os goulds não são canários, fazem ninhos em buracos e como tal os ninhos para eles são os de caixa.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  João Martinho Qua 07 Ago 2013, 10:11

concordo com o bruno e o luís, eu já passei por muitas más experiências com esses ninhos nos exóticos.
ao longo de vários tópicos deixei alguns comentários a esse respeito.
As desvantagens desses ninhos são:
- as crias e ovos caem mais facilmente para o chão.
- as crias quando ficam maiorzinhas e eu ponho a mão dentro da gaiola ou me aproxima para tratar deles, as crias têm a tendência a saltar cá para fora, e isso é muito chato porque mesmo que as coloque de novo no ninho, elas mais tarde ou mais cedo saltam de novo para o chão pois já o fizeram uma vez...
(a maior parte das crias são assim, mesmo que não estejam no tempo de sair do ninho, saindo uma vez, já não querem estar mais no ninho)
Penso que elas têm tendência a saltar porque sentem medo quando me aproximo, e como esse ninho é muito desprotegido (mesmo que o casal forre o ninho á volta com material), eles com medo tentam fugir e vêm parar ao chão. nos ninhos de caixa eles recolhem-se e escondem-se e como não entram em pânico não caem.
- esses ninhos sujam-se muito facilmente e uma vez sujos por mais que o limpemos nunca ficam tão limpos como novos, e o que acontece é que vale mais comprar um novo.

Sei disto tudo por experiência própria. Aconselho-te a usares os ninhos de caixa, de preferência um que se possa limpar com facilidade. compreendo que talvez possas ter visto algum amigo ou criador com esses ninhos e as aves elaboraram o topo e o resto á volta do ninho com material, e fica engraçado mas não é o melhor. também tenho um amigo que usou estes ninhos e até se safou e tirou umas crias mas também lhe aconteceu um ou dois azares
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  brunogomes Qua 07 Ago 2013, 10:18

Pois se fosse em colonia num viveiro em que cada se orienta ainda era uma coisa agora criar especificamente exoticos não... Para canarios sim serve ...
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  joao_z Qua 07 Ago 2013, 10:24

Boas,

Concordo com tudo o que foi dito, eu pessoalmente coloco ninhos desses dentro dos ninhos plásticos da 2GR pelo simples facto de ter alguns casais que mal fazem ninho, tendo um de sisal lá dentro evita que coloquem os ovos quase directamente no plástico.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  Luís Lourenço Qua 07 Ago 2013, 10:33

João Martinho escreveu:concordo com o bruno e o luís, eu já passei por muitas más experiências com esses ninhos nos exóticos.
ao longo de vários tópicos deixei alguns comentários a esse respeito.
As desvantagens desses ninhos são:
- as crias e ovos caem mais facilmente para o chão.
- as crias quando ficam maiorzinhas e eu ponho a mão dentro da gaiola ou me aproxima para tratar deles, as crias têm a tendência a saltar cá para fora, e isso é muito chato porque mesmo que as coloque de novo no ninho, elas mais tarde ou mais cedo saltam de novo para o chão pois já o fizeram uma vez...
(a maior parte das crias são assim, mesmo que não estejam no tempo de sair do ninho, saindo uma vez, já não querem estar mais no ninho)
Penso que elas têm tendência a saltar porque sentem medo quando me aproximo, e como esse ninho é muito desprotegido (mesmo que o casal forre o ninho á volta com material), eles com medo tentam fugir e vêm parar ao chão. nos ninhos de caixa eles recolhem-se e escondem-se e como não entram em pânico não caem.
- esses ninhos sujam-se muito facilmente e uma vez sujos por mais que o limpemos nunca ficam tão limpos como novos, e o que acontece é que vale mais comprar um novo.

Sei disto tudo por experiência própria. Aconselho-te a usares os ninhos de caixa, de preferência um que se possa limpar com facilidade. compreendo que talvez possas ter visto algum amigo ou criador com esses ninhos e as aves elaboraram o topo e o resto á volta do ninho com material, e fica engraçado mas não é o melhor. também tenho um amigo que usou estes ninhos e até se safou e tirou umas crias mas também lhe aconteceu um ou dois azares

João isso acontece em aves que não nidificam em cavidades necessáriamente, tipo mandarins e bengalins por exemplo, agora para goulds não resulta mesmo.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  João Martinho Qua 07 Ago 2013, 10:34

pois é Luís, foi mesmo nessas espécies que eu usei: mandarins e bengalins.
Nos gould nem pensar
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  Renato Palma Qua 07 Ago 2013, 13:16

Peço desculpa mas eu expliquei-me mal. O que eu queria fazer com esses ninhos em sisal é que os metia dentro dos ninhos 2GR e daqueles de madeira que dizem ser mesmo próprios para os Gould´s, tenho essas duas qualidades de ninhos, e depois para tapar os ninhos de sisal, metia a fibra de coco. Porque ao longo de quase três anos principalmente os Gould´s, desmancham-me sempre os ninhos todos, eu faço-lhes os ninhos todos bonitos, e assim que eles começam de volta do ninho, começam a meter tudo para fora do ninho, e fica quase o ninho sem nada, por isso é que pensei nesta possibilidade, assim é mais dificil de eles desmancharem.

Obrigado a todos
Renato Palma
Renato Palma

Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  brunogomes Qua 07 Ago 2013, 13:39

Isso já é outra conversa , o João Z referiu que faz o mesmo . Quanto eles desfazerem o ninho é natural pois não deve ficar ao jeito deles e depois varia de ave para ave , uns fazem com fartura de material outros nem por isso , uns são bons contrutores outros nem uma fibra metem
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  Renato Palma Qua 07 Ago 2013, 15:08

É isso mesmo Sr.º bruno, eu é que me esqueci de referir que era para isso. É que com as experiências que tenho tido eles nem arranjam os ninhos ao seu gosto, eles tiram cá para fora e nem pegam na fibra para o arranjar e muitas vezes ficam quase os ovos no plástico do ninho, e já me aconteceu os ovos escorregaram para o canto do ninho e eles depois não chocarem esse ovo, por isso é que vou experimentar fazer assim.
Renato Palma
Renato Palma

Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  Longo Ter 10 Set 2013, 09:28

Bom dia Srs,eu pessoalmente coloco esse ninho de canarios dentro do ninho de 2Grs e nao tenho tido muitos problemas,ha sempre um ou outro caso,mas nada de relevante.Vi isso num criador com varios premios e ele disse-me que esse ninho ajudava e incentivava as aves a fazer ninho!Tenho feito isso e tenho tido bons resultados,com gouds,bavettes,bichenov,bengalins e mandarins.Temos que ir tentando coisas novas,se correr bem,melhor para nos,caso contrario voltamos para o tradicional!

Boa sorte e boas criacoes
Longo
Longo

Mensagens : 198
Data de inscrição : 28/01/2012
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  Pedro.Filipe Ter 10 Set 2013, 11:47

Bem, eu foi o ultimo ano que criei exôticos. Mas criei goulds, a época passada com 120 crias, bichenovs, babetes, estrelas e os bengalins, como é obvio. Utilizava os ninhos 2 gr(a caixinha quadrada) metia feno (daqueles sacos que se compra para dar aos coelhos) no fundo do ninho e a seguir metia o ninho de canários, mas não de sisal, são uns num material castanho escuro. O feno é pouco e tem mais a funcão de prenncher os cantos e segurar o ninho. Os resultados foram bons em comparação do tempo que eles faziam os ninhos, pois muitas das vezes os ovos iam para os cantos e acabavam por perder-se. Cheguei a utilizar os ninhos cerca de 8 ou mais vezes, depois de uma criação ficavam 1 dia de moho e no dia seguinte a máquina de alta pressão entrava em ação, mas mesmo que mandasse para o lixo compensava em termos de números de crias e até de baixas. Na época passada apenas me morreu dois diamantes papagaio que os pais mataram depois de meter as anilhas. Também devo alertar que os ninhos de sisal são de um material duro e não é muito confortável e vão aparecer ovos partidos, sei porque inicialmente experimentei com ninhos de sisal, apenas 3 e nos bengalins e vi logo que era má ideia. Outro alerta que devo fazer, a partir da altura que as crias saem do ninho, devem tirar os ninhos e deixar só o ninho com feno, pois torna-se apertado para as crias e para os pais pernoitarem.
Boas criações
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  João Martinho Ter 10 Set 2013, 12:18

obrigado pelas dicas pedro filipe. certamente todos os foristas agradecem
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  paulinho88 Ter 10 Set 2013, 12:51

Boas. Eu uso todos mas ara os gould, sempre li quee teem de ser fechados, pois o engate e feito no poleiro mas a galadela e dentro do ninho (sao timidos).
o que eu uso para encher é simples desfiz uma almofada, daquelas cheias de fibra sintetica tipo algodão, só de maneira a tapar o fundo, tapo os respiradoros do fundo com fita cola, dou uma boa dose de caniaves dentro por causa da bicharada, e depois em alguns faço uma rodinha com o material que ponho no fundo da gaiola para eles construirem o ninho (sisal,fibra de coco, etc...) agora até tenho apanhado umas ramas de umas avores que não sei o nome mas tem fagulhas tipo a dos pinheiros e é de borla, é uma arvore que há por todo o lado tem umas pinhas muito pequeninas.
Já agora podes por também 1 moeda de 1 centimo em cada ninho "dizem que dá sorte e ajuda nas truvoadas"
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  borllock Ter 10 Set 2013, 14:55

Essa cena da moeda é engraçada, para dar mais sorte coloca-se de 2€Laughing 
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  VitorSousa22 Ter 10 Set 2013, 18:48

João Martinho escreveu:pois é Luís, foi mesmo nessas espécies que eu usei: mandarins e bengalins.
Nos gould nem pensar

João eu tenho um ninho sisal de canário nos meus mandarins como não tenho experiência nenhuma gostava de saber se é o mais indicado ou se há algum problema em ter esses ninhos.
VitorSousa22
VitorSousa22

Mensagens : 135
Data de inscrição : 09/09/2013
Localização : Mangualde
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  paulinho88 Ter 10 Set 2013, 19:13

borllock escreveu:Essa cena da moeda é engraçada, para dar mais sorte coloca-se de 2€Laughing 
Engraçado dar sorte Smile mas a sabedoria antiga aconselha por metal no ninho para proteger os ovos em caso de trovoada, e pode ser um arame ou uma moeda, e há muito criador a faze-lo, assim como o uso do eucaliptro.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhos para época 13/14 Empty Re: Ninhos para época 13/14

Mensagem  borllock Ter 10 Set 2013, 21:12

Mas a trovoada em si não faz nada, assusta é as aves de noite e estas não conseguem voltar para o ninho e os ovos ficam frios. Tá explicado o mistério.Razz
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos