Fórum dos Exóticos
Bengalins Duvidas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bengalins Duvidas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bengalins Duvidas

2 participantes

Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Bengalins Duvidas

Mensagem  fire47 Qua 24 Jul 2013, 00:18

Boa noite

Eu tenho dois bengalins numa gaiola, que "supostamente" são um casal. Ao observar reparo que não manifestão interesse um pelo o outro, apesar de lhe dar vitaminas ad3e e papa para criação, para alem de comida para exoticos e grit.
Já forneci o ninho assim como material para o fazer, mas não o fazem. Uma das aves tenho certeza que seja femea, pois apenas pia nada mais. Outra sinceramente não sei que pensar se será macho mas muito novo pois faz um barulho tipo um "amortecedor a ranger", não sei explicar de forma diferente, algumas vezes, mas baixo , não o faz como vejo em videos na internet que têm um canto cheio de vigor. Daí penso que seja femea também, pois já li que cantam mas nada de mais.

Gostava de uma opinião, uma vez que não sei se é realmente assim, ou se isso é mesmo um canto.

Cumprimentos
Pedro Lima

fire47

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  João Martinho Qua 24 Jul 2013, 09:52

assim é difícil perceber por essa descrição..
você queria que eles criassem não é.. há quanto tempo os tem?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  fire47 Qua 24 Jul 2013, 19:36

Boa tarde, sim a intenção é essa. Um tenho desde o dia 2 de julho que canta de vez em quando algo do género tic tictac depois no dia 6 comprei a fêmea pq apenas pia e coloquei na gaiola, o que já lá estava fez essa melodia. Mas eles não manifestam interesse um pelo outro e estão sempre parados. A gaiola tem uma divisória a meio e do outro lado tem diamantes sparrow não sei se tem alguma coisa a haver.

Muito obrigado, cumprimentos

fire47

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  João Martinho Qua 24 Jul 2013, 23:00

não, isso dos sparrows ao lado não tem nada a ver.
pelo que me descreve penso ser um casal sem sombra de dúvida.
se estão juntos desde 2 de julho não é assim tanto tempo, pode ser que o interesse em criar surja,
Mas não os vê entrar no ninho?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  fire47 Qui 25 Jul 2013, 04:54

Eu observo os pássaros apenas em cima do ninho quietos ou no poleiro, de vez em quando saltitam mas nada mais. Pode ser que o ninho não seja o que eles queiram, uma vez que não entraram lá. O ninho é de madeira, apenas com uma pequena entrada redonda. Já coloquei material para o ninho fora mas eles não o levaram para lá. Agora coloqueio dentro pode ser que eles entrem. De qualquer forma estou a pensar trocar por uns de plástico que se coloca fora e a entrada é maior. Mas nem os bengalins nem os sparrows entraram no ninho. Já li que por vezes á fêmeas que cantam, por isso não sei, uma vez que os vídeos que vejo, acho que são mais expressivos.

Cumprimentos

fire47

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  fire47 Qui 25 Jul 2013, 04:55

Para perceber melhor, o ninho não é o mesmo. São é 2 ninhos iguais.

Muito obrigado pela disponibilidade.

fire47

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  João Martinho Qui 25 Jul 2013, 13:34

ok, estou a ver. mas vamos por partes, em princípio pela descrição que me deu deve ser um casal, ou pelo menos tem um macho em principio, pois já o ouviu cantar varias vezes (tic tac..)
A outra ave como pia, e nunca a ouviu cantar em principio deve ser uma fêmea, mas certezas certezas só quando ela meter ovos é que não restam dúvidas pois com as aves deste género que apenas se distingue pelo canto, é assim mesmo porque podem não cantar semanas ou meses mas um dia de repente cantam e descobrimos que é um macho afinal. Mas pronto, em principio será um casal o que você tem.
Agora o problema é que eles não entram no ninho, provavelmente porque ainda não descobriram que aquilo é um ninho, isso acontece com ninhos com o orifício de entrada pequenos, as aves demoram muito tempo a aperceber-se que aquele buraco é um buraco de entrada e muitas vezes têm medo de lá entrar porque a visibilidade é pouca e está tudo escuro e eles não vêm o fundo...
tenho experiência de muitos anos nesse assunto, via constantemente as aves a aproximarem-se do buraco, a espreitarem lá para dentro e nunca chegavam a entrar...isto todos os dias.. raras eram aquelas que ao fim de uns dias ou semanas lá acabavam por entrar mas também havia exceções.
A solução é abrir um pouco mais a entrada do ninho, ou trocar de ninho mas penso que não vale a pena agora, alargue a entrada do ninho e espere pelos resultados.
Quando o ninho for do agrado dos bengalins rapidamente entraram lá para dentro e se for preciso passam lá a maior parte do dia, pois é assim que se costumam comportar além disso é uma espécie que gosta de dormir sempre dentro do ninho mesmo quando não estão a criar.
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  João Martinho Qui 25 Jul 2013, 13:44

outro truque que por vezes funcionava era deixar material de ninho no chão e no interior do ninho com alguns raminhos a sair para fora do buraco. nesses casos os pássaros viam ali o material do ninho a sair para fora pelo buraco e já se aproximavam com muito mais curiosidade e às tantas lá entendiam que aquilo era um ninho e acabavam por entrar.
Já agora, os bengalins aceitam qualquer ninho: ninho em taça para canários, ninho em tubo, caixa de ninho..qualquer coisa.
resta-nos a nós escolher o melhor em termos de uso prático , que é o ninho em caixa porque o ninho em tubo dificulta demasiado a observação e manuseamento das crias e dos ovos quando for preciso para além de que as aves ao entrar e sair do ninho podem fazer com que ovos ou crias caem ao chão.
os ninhos de taça dos canários por vezes não dão jeito pois como são muito descobertos as aves não se sentem tão protegidas (nos bengalins nem acontece muito mas nos mandarins acontece mais) e por isso quando alguém se aproxima da gaiola, eles saem do ninho só voltando novamente quando sentem que o perigo passou, isso faz com que saiam tantas vezes do ninho que o choco é interrompido muitas vezes e as crias podem não nascer, aconteceu-me este ano com um casal de mandarins.
O ninho tipo caixa é o mais prático e com mais resultados até porque tem a porta para servir de inspecção..
Já se informou sobre os ninhos 2Gr? são ninhos muito bons que dão excelentes resultados em muitas espécies e são de plástico podendo por isso ser lavados em água quente sempre que o casal acaba uma criação e ficam de novo limpos como novos. Para além dos 2Gr existem muitos ninhos do mesmo género e de plástico, basta procurar e informar-se na net..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  fire47 Qui 25 Jul 2013, 22:22

Antes de mais obrigado pelas respostas. Sim eu estive a ver em lojas on line, mas acontece que já tinha comprado.
Segui o seu conselho e dediquei me a bricolage, lol, abri o ninho da parte da frente assim em vez de ser apenas o furo que tinha tem uma entrada ampla, mas deixei cerca de 3 a 4cm na frente para não cair o que estiver lá dentro ou assim. Também coloquei material do ninho la dentro para eles verem e agora vou colocando um bocado por dia para ver se o interesse aumenta.
Eu vou actualizando aqui o texto, com o que se for passando. Amanha vou adquirir a um senhor mais bengalins que já criaram e assim sei que é certo e vou me habituando.
O meu interesse é começar com bengalins e se for sucedido ir adquirindo outras espécies.
Muito obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos

fire47

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  fire47 Ter 30 Jul 2013, 00:38

Muito boa noite

Depois de ter efectuado a alteração aos ninhos, os bengalins efectuaram o ninho. Tenho ouvido e visto o macho a fazer o tal ritual e galar a femea. Apenas vou lá para efetuar a manutenção da gaiola diariamente.
No ninho ainda não encontrei nenhum ovo, que praticamente abro dia sim dia não.
Gostava de saber qual o tempo que é costume demorar, ou se devo dar algo para além do que já dou.
Apenas um canta logo tenho um casal.

Cumprimentos

fire47

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins Duvidas Empty Re: Bengalins Duvidas

Mensagem  João Martinho Sáb 03 Ago 2013, 09:48

óptimas noticias, ainda bem que já começaram a construir o ninho.
nesta altura já tem algum ovo?
eu diria que depois de construírem o ninho e como você viu o macho a galar com frequência, demorem entre 1 semana a 2 semanas para porem o primeiro ovo.
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos