Fórum dos Exóticos
Mandarins criaçao em colonia Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarins criaçao em colonia Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarins criaçao em colonia

+3
brunogomes
AvilandiaPT
M exoticos
7 participantes

Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  M exoticos Dom 07 Abr 2013, 21:22

Boas
Crio mandarins em colonia, sei que os mandarins fazem mais ou menos 6 posturas por ano, mas so se deve deixar fazerem 3 ou 4 ,como faço para que eles parem de criar, e que eles nao acabam de criar uns e ja tem ovos dentro do ninho. A unica forma que vejo e retirarlhes os ovos, havera outra maneira?
M exoticos
M exoticos

Mensagens : 53
Data de inscrição : 05/02/2013
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  AvilandiaPT Dom 07 Abr 2013, 22:03

Olá,

A criar em colónia, com boas condições e uma boa alimentação eles páram quando entendem. Agora isso depende, obviamente, das condições em que estão e de como são tratados.
Estares a tirar ovos não vai resolver grande coisa, apenas aumentar o número e frequência de posturas.
Se queres mesmo que parem de criar, separas machos e fêmeas.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  M exoticos Seg 08 Abr 2013, 18:07

BOAS, desde ja obrigado Very Happy
A minha intensao era que eles paracem um pouco para nao desgasatar muitos casais,nao era que eles paracem de criar defenitivamente , mas disse que eles param quando lhes apetecer, entao posso deixar ficar tudo normalmente que eles param quando lhes apetecer certo, nao os leva a exaustao?
M exoticos
M exoticos

Mensagens : 53
Data de inscrição : 05/02/2013
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  brunogomes Ter 09 Abr 2013, 12:02

Se queres forçar mesmo a paragem o melhor seria retirar todos os ninhos dos viveiro.
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Hmmm... não sei não!

Mensagem  VRijo Ter 09 Abr 2013, 13:06

quero dizer que a remoção dos ninhos é importante para a desmotivação mas, comigo aconteceu que mesmo sem ninhos as femeas continuam a por ovos, só que agora «mandam-nos» dos poleiros para o chão... confused
VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  joao_z Ter 09 Abr 2013, 17:50

Retirar os ninhos não vai resolver nada pois vão continuar a por ovos terá de dar uma alimentação menos "rica" pois à semelhança do que acontece na natureza o mandarim só cria quando as condições são favoráveis.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  João Martinho Ter 09 Abr 2013, 22:20

pois é, os meus mesmo sem ninho já fizeram muitas posturas e chocam-nos mesmo no chão.
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  AvilandiaPT Qua 10 Abr 2013, 07:29

Olá,

Para controlares a reprodução o mais simples é separar machos e fêmeas. Mesmo assim podes ter fêmeas a meter ovos no chão e machos à guerra. Tirar o ninho reduz as posturas mas em colónia algumas fêmeas continuam e pode aumentar a agressividade entre casais.
Controlar a alimentação é outra forma de útil de parar a reprodução, mas já é preciso alguma experiência com mandarins para perceber até onde ir e como o fazer. De uma forma muto resumida implica sempre controlar a quantidade de alimento e baixar a densidade calórica pois os mandarins são aves desérticas/semi-desérticas. Mesmo com sementes secas, se tiverem muita comida disponível, incluindo de baixo valor nutricional, tentam criar na mesma.

Em colónia, se forem bem alimentados e em boas condições (sei que me estou a repetir mas é o ponto chave) fazem as posturas que querem. Quando baixam a condição corporal param umas semanas para recuperar e depois voltam a arrancar. Dependendo dos casais podem ser 3, 4, 6 ou 10.
A questão de "desgastar" as aves é meramente teórica. Exaustão é um termo complexo de definir quando se fala deste tipo de aves. Não são espécies de "produção", como tal mesmo quando nos parece que criam muito não estão nos seus limites biológicos. Mesmo ai, o nivel de desgaste depende directamente do nível de nutrição e das condições. A estratégia reprodutiva destas espécies é essa pelo que não se podem comparar directamente com espécies sazonais como os canários. Havendo condições o único objectivo é criar o máximo possível. Como têm um tempo de vida curto, criar "muito" e depressa permite aumentar a possibilidades de passarem o seus genes.
Em gaiola e quando se cria para exposição a situação é diferente. Estamos a falar de aves diferente, seleccionadas, com outras caracteristicas. Quando o objectivo é criar por criar, especialmente em colónia, na minha opinião não vale a pena estar a complicar.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  João Martinho Qua 10 Abr 2013, 11:44

aproveito este tópico para tirar uma dúvida, isto de mudar a alimentação na época de criação é uma estratégia na maioria dos exóticos?
Eu tenho bicos de chumbo africanos que não consigo dar-lhes o clique que falta para começarem a criar, estão separados desde final de Fevereiro, tirando 1 casal que já fez 2 posturas mas com ovos brancos, os outros 3 casais não criam, as fêmeas já meteram alguns ovos mas não chegam a ser posturas.

Esta estratégia da alimentação é simplesmente aumemtar a quantidade de comida?
Por acaso eu tenho um comedouro pequenino das gaiolas que tem pouca quantidade de comida e tem de ser enchido todos os dias senão acaba logo a comida, será esse um dos factores, e tenho de arranjar um ou 2 comedouros maiores para haver comida com muita fartura?

Penso também que este tempo não ajuda nada, ora faz frio ora faz um tempo ameno, já não falo da chuva.. até tenho um casal de bengalins da índia e o macho há uns tempos já estava a adquirir a plumagem de criação (a ficar todo vermelho) quando há umas semanas o tempo estava a aquecer mas agora com estes dias mais frios parou completamente de fazer a muda da plumagem..
este tempo deve estar a baralhar os pássaros completamente (os que estão no exterior) e pode até estar a provocar-lhes algum stress.
estou a pensar retirar os ninhos e meter mais tarde nem que seja no verão
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  brunogomes Qua 10 Abr 2013, 12:22

João acho que não é mais quantidade mas sim a nivel de sementes mais gordas talvez por serem mais ricas em proteina(tipo milho alvo branco) acho que foi isto que percebi e por sua vez na altura da muda para as aves não terem tendencia a engordar reduzir a proteina nesse caso sementes menos gordas como a alpista e milho alvo amarelo e retirar as papas ,isto é se eu percebi bem e que me corrijam os mais entendidos nesta materia Very Happy
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  joao_z Qua 10 Abr 2013, 13:08

Boas,

Não interessa se tem um dois ou três comedouros interessa sim o valor nutricional da alimentação que estas a fornecer, pelo que li os africanos são mais exigentes que os diamantes quanto à proteína necessária fornecer por isso o que tens de ter em atenção é a qualidade/valor nutricional da alimentação que estás a fornecer e não a quantidade.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  M exoticos Qua 10 Abr 2013, 14:13

Boas
Desde ja muito obrigado a todos os que responderam. Ja me decidi vou deixar eles criar neste tempo quente o que lhes apetecer e quando chegar o inverno vou lhes tirar o ninho
M exoticos
M exoticos

Mensagens : 53
Data de inscrição : 05/02/2013
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  João Martinho Qua 10 Abr 2013, 15:40

muito obrigado pela ajuda bruno gomes e joao_z
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  AvilandiaPT Qua 10 Abr 2013, 15:55

Olá,

Aproveitar para dar um saltinho rápido ao fórum porque se apanho mais placas e lâminas para ver dá-me acho que ma dá uma coisa... Estou a precisar de arejar ideias!!

João_Z, não me esqueci, ligo-te quando sair Very Happy

Bruno,

Mexer no nivel de sementes gordas é um "mau "exemplo de gestão alimentar. Serem gordas significa que são sobretudo mais ricas em energia. É verdade que na maioria dos casos também têm mais proteina, mas a relação entre ambas pesa mais para o lado da energia do que da proteina. Es e a dieta já for sobretudo energética (como na maioria dos casos), isso vai agravar ainda mais essa situação. Essa tradição vem do tempo dos criadores de canários em que se usava uma dieta mais "gorda" para "encher" as aves. O efeito é favorável até certo ponto, mas tem vários problemas. A variação para estimular a reprodução deve ser feita ao nivel da energia mas também pela proteina. E como o João disse depende muito das espécies em causa. Nem todos os exóticos são iguais. Mandarins, por exemplo, respondem em grande parte a quantidade de comida de forma directa e facilmente criam com dietas relativamente pobres. Outras espécies nem pensam em criar a não se que a dieta melhore radicalmente.

talvez por serem mais ricas em proteina(tipo milho alvo branco)

O milho alvo branco é das menos ricas em proteina. Aliás, é a semente tipica de energia não lipidica (hidratos de carbono) para exóticas. Tem a vantagem de ser bastante digestivel mas, no geral, não é uma semente proteica. O milho alvo japonês dentro destas sementes (sem entrar em leguminosas) é das mais proteicas.

por sua vez na altura da muda para as aves não terem tendencia a engordar reduzir a proteina

Não... Reduzir energia. Na fase de muda existe alguma necessidade de proteina, embora não tanto como em reprodução. Aliás, em reprodução a necessidade acrescida nem é tanto dos reprodutores mas sim do facto de terem de alimentar as crias. Isso é uma exigiência particular destas aves em termos de nutrição e que as afasta um pouco da interpretação normal sobre as necessidades nutricionais em aves.

Se o objetivo é reduzir a densidade calórica, então o melhor é usar sementes de menor digestibilidade ou maior nivel fibroso como aveia, milho alvo amarelo. Retirar totalmente as papas é um contra-senso e normalmente tem o efeito inverso, engorda as aves. Uma papa equilibrada não é muito diferente das sementes em termos nutricionais. Mas acho que já falámos disso mais a fundo em alguns tópicos.

João,

isto de mudar a alimentação na época de criação é uma estratégia na maioria dos exóticos?

Sim, no geral. Algumas espécies mais que outras. No caso de bicos de chumbo consegues controlar o ciclo facilmente mas é um processo gradual. Só consegues começar a controlar quando tens hipótese de o fazer por um periodo longo. No caso destas aves que, no fundo, são recentes, muito dificilmente consegues ter uma dieta estabilizada para introduzir variações.
Além disso, na minha opinião, bicos de chumbo (L.malabarica) respondem relativamente bem à humidade, enquanto que bicos de prata (L.cantans) criam realmente melhor em tempo quente. Desculpem lá o itálico mas com estas trocas de nomes prefiro não deixar dúvidas. Esse processo só faz sentido de forma gradual e continua, caso contrário dificlmente consegues mexer no ciclo pelo lado do maneio alimentar. A fartura interessa mas é relativa e fica sempre condicionada ao valor nutricional. Pensa assim, se eu te desse sempre 10kg de pão por dia para comer tinhas mais do que aquilo que conseguias ingerir, mas não era grande dieta...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  marco rafael Qua 10 Abr 2013, 20:24

boas..aproveito este topico para colocar uma duvida eu tb tenho os meus exoticos num viveiro todos juntos.
é o primeiro ano k estou a criar diamantes de goud (apenas 1 casal) e eles nao param de criar sairam a semana passada do ninho as ultimas crias e hoje fui para tirar o ninho pois ja é altura de parar visto ja terem feito 5 posturas e ja la tinha 2 ovos.. Rolling Eyes deixo fazer mais esta postura ou tiro os ovos? e o k devo dazer para parar de criarem basta tirar o ninho. Question
marco rafael
marco rafael

Mensagens : 45
Data de inscrição : 12/06/2012
Localização : aveiro
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  brunogomes Qua 10 Abr 2013, 23:17

Boas Ricardo obrigado por ser tão esclarecedor , ja li tanta coisa que ando todo baralhado e é certo que venho do mundo dos canarios.
Exoticos apenas criei em colonia e sem grandes preocupações com eles , este ano decidi que era o ano de mudar e os exoticos ganharam o seu cantinho que ha muito já era um desejo.
brunogomes
brunogomes

Mensagens : 294
Data de inscrição : 16/01/2013
Localização : Feijo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  AvilandiaPT Qui 11 Abr 2013, 07:50

Olá,

Marco,

Os teus goulds estão a criar por eles ou tiras os ovos? Se estão em viveiro é complicado que parem de criar se não quiserem, especialmente se tiverem outros ninhos. É capaz de os demorar um pouco mais mas acabavam por is escolher outro. De qualquer forma, os goulds são mais sazonais que os mandarins.

Bruno,

Dentro dos exóticos há muita coisa. Os principios são mais ou menos os mesmos que nos canários mas depois haverá sempre alguns aspectos de maneio diferentes que têm de se ir apanhando com o tempo. Eu criei algumas coisas mais esquisitas de exóticas e nunca tive grande jeito para canários Laughing

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins criaçao em colonia Empty Re: Mandarins criaçao em colonia

Mensagem  marco rafael Qui 11 Abr 2013, 22:00

os meus goulds estao a criar sozinhos apenas nesta ultima postura tirei 3 dos 5 ovos k puseram e coloquei nos mandarins pois na postura anterior os goulds tiraram 4 crias e deixaram morrer todas entao desta vez nao quis arriscar mas os dois ovos k deixei nos goulds nasceram e criaram bem inclusive ja sairam do ninho mas ja la tem mais 4 ovos e nem seker limpei o ninho.. Rolling Eyes deixo os criar a vontade ou sera melhor parar.. Question
marco rafael
marco rafael

Mensagens : 45
Data de inscrição : 12/06/2012
Localização : aveiro
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos