Fórum dos Exóticos
DICAS PARA CRIAR GOULD´S Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
DICAS PARA CRIAR GOULD´S Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DICAS PARA CRIAR GOULD´S

4 participantes

Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Alexndre Mendes Qua 27 Mar 2013, 17:47

Boas pessoal.

sou novo nos exoticos, tenho goulds desde agosto e não consegui criar nada. as femeas nem sequer punham, mas não me preocupei muito pois não sabia a idade delas ao certo, mas assim sendo para a próxima época ja tem idade para criar.

sendo que crio apenas por amar aves e por hobbie, a minha pergunta é:

qual a melhor altura para criar goulds ? , não tendo preocupação de expor aves nem nada, ja vi que ha muitas opiniões, gostava da vossa ajuda para os preparar para a criação pois o meu gosto é muito e para ja não tenho tido sorte mas não desisto, pelo contrario amanha vou comprar mais dois casais, destes sei idade sei tudo Very Happy

CUMPTS
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  RC Qua 27 Mar 2013, 18:08

Bem vindo ao forum.
Quanto à criação de Goulds deverá ser na primavera/verão austral (Setembro-Fevereiro). Contudo, há quem os crie na nossa primavera/verão. Mas são opiniões e temos de respeitar. Cada criador e as próprias aves saberão qual a melhor altura. deverá ter em atenção em não colocar as aves em reprodução na época da muda.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Alexndre Mendes Qua 27 Mar 2013, 18:19

obrigado antes de mais, a época de muda é mais o menos quando?

então que diz se eu tiver sempre os casais juntos e com ninho exceto na época de muda, e eles quando quiserem criar estão a vontade,,,,?

tenho uma femea agora que está na muda penso eu( está sem algumas penas no pescoço), será melhor separa-la do macho então?

eu não tenho nem aquecimento nem luz artificial quando me aconselham a criar?
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qua 27 Mar 2013, 21:52

Olá Alexandre.

Para criar goulds, assim como todos os pequenos exóticos e animais no geral, temos primeiro que ter umas noções básicas sobre o comportamento da espécie em questão.
A partir dai há um conjunto de factores que temos forçosamente de ter em conta para obter bons resultados.

Alimentação, não é possível falarmos em alimentação de aves sem salientarmos primeiro a sua importância.
Um criador, ou candidato a criador deve ficar absolutamente convencido de que este factor vale quase tanto como o factor genético.
Se quisermos exprimir esta ideia numéricamente diria que, sob as mesmas condições, enquanto os genes (raça/linhagem) influem ou podem influir com 50% para o êxito da criação, a alimentação influi com 40% e as instalações com 10%.
Os factores genéticos do crescimento, do mesmo modo que os de postura ,de fecundidade e de saúde, nada podem em face de uma alimentação qualitativa ou quantitativamente inadequada.
Uma boa alimentação, equilibrada e balanceada é portanto , antes de tudo o resto, muito importante, crescer e reproduzir-se são fenómenos que dependem da energia e de transmutações materiais que só o alimento pode fornecer.

A condição, as aves devem sempre apresentar-se com a melhor condição possível, devemos ter em conta que apenas aves alegres, bem fisicamente, de boa saúde , serão capazes de se reproduzir com bons resultados.
Para que isto se torne possível , deve-se ter a máxima preocupação com o alojamento das mesmas.
De nada adianta ter n de casais , aves das melhores linhagens nacionais/internacionais se não reunirmos em nossa casa/passaríl um conjunto de factores que proporcionem as aves levarem uma existência alegre e plena de saúde.
Para isso é preciso haver um espaço bem ventilado, com espaço para as aves e para os arrúmos inerentes à criação, os viveiros devem ser práticos , facilmente laváveis e que não permitam as aves terem contacto com as suas fezes (isto nos goulds é muito importante).
Um lugar abrigado de correntes de ar e com luz solar pela manha era o ideal.
Poeiras também são prejudiciais as aves, um pavimento em tijoleira bom e bem melhor do que apenas cimento, e evita muito pó quando se barre o chão.

Dito isto, penso que se conhecermos o comportamento natural da espécie, fornecermos uma boa alimentação, e um local com as condições mínimas para as aves, é relativamente fácil obter bons resultados tanto na criação como na manutenção das mesmas.

pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qua 27 Mar 2013, 21:59

[quote="pedroribeiro-exoticos"]Olá Alexandre.

Para criar goulds, assim como todos os pequenos exóticos e animais no geral, temos primeiro que ter umas noções básicas sobre o comportamento da espécie em questão.
A partir dai há um conjunto de factores que temos forçosamente de ter em conta para obter bons resultados.

Alimentação, não é possível falarmos em alimentação de aves sem salientarmos primeiro a sua importância.
Um criador, ou candidato a criador deve ficar absolutamente convencido de que este factor vale quase tanto como o factor genético.
Se quisermos exprimir esta ideia numéricamente diria que, sob as mesmas condições, enquanto os genes (raça/linhagem) influem ou podem influir com 50% para o êxito da criação, a alimentação influi com 40% e as instalações com 10%.
Os factores genéticos do crescimento, do mesmo modo que os de postura ,de fecundidade e de saúde, nada podem em face de uma alimentação qualitativa ou quantitativamente inadequada.
Uma boa alimentação, equilibrada e balanceada é portanto , antes de tudo o resto, muito importante, crescer e reproduzir-se são fenómenos que dependem da energia e de transmutações materiais que só o alimento pode fornecer.

A condição, as aves devem sempre apresentar-se com a melhor condição possível, devemos ter em conta que apenas aves alegres, bem fisicamente, de boa saúde , serão capazes de se reproduzir com bons resultados.
Para que isto se torne possível , deve-se ter a máxima preocupação com o alojamento das mesmas.
De nada adianta ter n de casais , aves das melhores linhagens nacionais/internacionais se não reunirmos em nossa casa/passaríl um conjunto de factores que proporcionem as aves levarem uma existência alegre e plena de saúde.
Para isso é preciso haver um espaço bem ventilado, com espaço para as aves e para os arrúmos inerentes à criação, os viveiros devem ser práticos , facilmente laváveis e que não permitam as aves terem contacto com as suas fezes (isto nos goulds é muito importante).
Um lugar abrigado de correntes de ar e com luz solar pela manha era o ideal.
Poeiras também são prejudiciais as aves, um pavimento em tijoleira bom e bem melhor do que apenas cimento, e evita muito pó quando se barre o chão.

Dito isto, penso que se conhecermos o comportamento natural da espécie, fornecermos uma boa alimentação, e um local com as condições mínimas para as aves, é relativamente fácil obter bons resultados tanto na criação como na manutenção das mesmas.

eu não tenho nem aquecimento nem luz artificial quando me aconselham a criar?
[
/quote]
Eu aconcelho a que opte por tentar em Março (primavera), de outra maneira os progenitores terão poucas horas de luz para alimentar as crias, o que trará baixas e deficiências de ordem alimentar.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Alexndre Mendes Qua 27 Mar 2013, 22:14

muito obrigado,

alimentação penso estar a fornecer o correto, as aves estão reguilas, saudáveis, nisso não tem probema, nas instalações tambem estão bem, agora o sitio é que ca é um pouco frio, luz solar apanham a normal durante o dia pois tem janelas, correntes de ar não apanham, é um anexo pequeno mas com condiçoes, para começar o tamanho tambem chega, começar devagar e bem Very Happy

como devo preparar as aves para criar então em março?

nessa altura não estarão na muda?

cumpts
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  RC Seg 15 Abr 2013, 14:20

Alexndre Mendes escreveu: Como devo preparar as aves para criar então em março?
Nessa altura não estarão na muda?

Os meus estão em muda.
Os novos já quase terminaram, os reprodutores estão a mudar.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Alexndre Mendes Seg 15 Abr 2013, 20:45

pois e a altura deles mudarem deve ser toda a mesma certo?

então não da para criar agora certo?

cumpts
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  RC Seg 15 Abr 2013, 21:35

Alexndre Mendes escreveu:pois e a altura deles mudarem deve ser toda a mesma certo?

Os novos com menos de um ano (primeira muda) começam a mudar ligeiramente mais cedo que os restantes.
No presente momento eu não arriscava. Mas há quem lhes troque as voltas e os faça criar na primavera/verão. Mas quanto a isso não me pronuncio porque não tempo experiência em reprodução nesta época. Noutros tempo criava em qualquer altura em viveiro exterior coberto. Colocava os ninhos e deixava a natureza seguir o seu instinto.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Alexndre Mendes Ter 16 Abr 2013, 10:44

tambem ja pensei nisso, e tenho-os desde agosto com ninhos e nada, mas este ano vou modificar o sistema, vou fazer como me aconselham, criar de setembro para a frente, e vou colocar casais individuais.

pode-me esclarecer umas duvidas sf:

estou a acabar os viveiros de criação, depois ja posso por la os casais sem ninhos ou coloco em voadeira os machos separados das femeas e la para agosto junto-os?

um criador que me vendeu alguns diz que os tem sempre juntos, e que la para agosto poe os ninhos, e o certo é que so tem 2 casais e cria mesmo muitos.

cumpts
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  RC Ter 16 Abr 2013, 11:26

Alexndre Mendes escreveu:Estou a acabar os viveiros de criação, depois ja posso por la os casais sem ninhos ou coloco em voadeira os machos separados das fêmeas e la para Agosto junto-os?

Os Goulds vivem em bandos e aos casais. Apenas na época de reprodução (primavera Austral - Setembro a Fevereiro) é que os casais se afastam uns dos outros para nidificarem.
Se tiveres essa possibilidade deixa-os sempre juntos e coloca apenas o ninho nessa época de reprodução.
Tenta a criação direta e observa a natureza e o fenómeno da multiplicação.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Bruno Alexandre Ter 16 Abr 2013, 14:17

Olá!

Gostaria de deixar uma dica que considero importante.
Deve-se desparazitar as aves exteriormente e interiormente um mês antes do início das criações. Depois, antes de meter as caixas de ninho, deve-se ver se as aves têm exesso de gordura (exóticos gordos têm dificuldade em criar, as aves devem ter o peito cheio de músculo), se for o caso é conveniente emagrecê-los com colina por exemplo mais ou menos 7 dias. Depois de estarem em forma deve-se estimulá-los com vitamina E por exemplo mais ou menos 7 dias.
Quando o ninho estiver a ficar pronto deve-se fazer uma prevenção contra as salmonelas (FP 20 20).
Ter sempre á disposição grit e osso de choco, para a fêmea é muito importante.

Boas criações. cheers
Bruno Alexandre
Bruno Alexandre

Mensagens : 129
Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA CRIAR GOULD´S Empty Re: DICAS PARA CRIAR GOULD´S

Mensagem  Alexndre Mendes Qua 17 Abr 2013, 17:06

muito obrigado aos dois.

então mal o viveiro esteja acabado vou ja la colocar casal a casal.

sim vou tentar criar direto, uma prova disso é que so tenho 3 casais de bengalins mesmo so para uma necessidade, primeiro vou insistir com os goulds e tentar direto.

em relação a desparazitar faço sempre as minhas aves, isso de ver a gordura este ano é que vou começar a fazer , visto que é o primeiro ano que vou tentar mesmo criar..

cumpts aguardo mais dicas Very Happy
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos