Fórum dos Exóticos
Temperatura Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Temperatura Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Temperatura

+2
valtervaz
Jucas
6 participantes

Ir para baixo

Temperatura Empty Temperatura

Mensagem  Jucas Dom 06 Jan 2013, 17:57

Boa tarde e bom 2013 a todos os criadores Very Happy
Tenho 3 casais de mandarins de exposição e 2 de bengalins num anexo que cá tenho em casa, a porta deste é feita em rede e tem uma janela pequena por onde entre sol todas as manhãs. Gostaria de saber qual a temperatura mínima que estas aves conseguem suportar.
Agradeço toda a ajuda.
Cumps
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  valtervaz Dom 06 Jan 2013, 18:08

olá, mandarins e bengalins suportam -5 na boa
valtervaz
valtervaz

Mensagens : 15
Data de inscrição : 21/03/2010
Localização : aljustrel-beja

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Temperatura

Mensagem  Jucas Dom 06 Jan 2013, 18:13

5 graus negativos?! Surprised sao resistentes... Eles de noite têm varios ninhos à disposição. Obrigado
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  João Martinho Dom 06 Jan 2013, 21:15

ainda por cima, com ninhos ó meu amigo..
eu sou até contra as pessoas que aquecem o ambiente, pois as aves devem se habituar ao nosso clima, aliás elas já se encontram bem ambientadas comparativamente ás primeiras que chegaram ao nosso país..
repare porque é que são considerados mais resistentes os mandarins e bengalins e periquitos, etc, do que outras aves como os goulds? porque os gould são uma espécie mais recentemente ambientada enquanto os outros já são criados á decadas no nosso país.
no futuro os gould serão tambem tao resistentes quanto esses, mas tambem temos de ajudar e parar com a paranóia de que eles só se sentem bem com 25 graus lol. se não paramos de manter o ambiente onde os temos sempre aquecido então nunca se irão adaptar, ou seja evoluir para serem mais resistentes ao frio.
Aliás, até na Austrália que é de onde são originários, duvido que não faça frio á noite, faz muito calor de dia e muito frio á noite no deserto e clima seco australiano..são 2 extremos de condições..

pelo que percebi você tem os passaros num anexó, só isso já é bom o suficiente, ainda por cima tem ninhos, não aqueça o ambiente deixe tar como está.
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  RC Dom 06 Jan 2013, 22:12

Quando criava exóticos num viveiro comunitário exterior (30.00 M2), que eu me tenha apercebido, nunca me morreu nenhum por causa do frio.
O viveiro era coberto numa parte e descoberto noutra. No inverno cobria com manta de plástico a parte descoberta por causa da chuva e dos ventos mais fortes. Contudo, a temperatura estava lá, era a que fazia no momento.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  RicardoJSG Seg 07 Jan 2013, 14:57

Boas

eu tenho mandarins, bengalins, javas e até canários num viveiro exterior e até hoje não tive qualquer problema.

E como disse o João e bem, se tem ninhos, eles procuram abrigo!!

POsso dizer que esta noite na minha zona de noite deve ter ido a uns -3 ha vontade e de manhã estava tudo bem branquinho....mas com o raiar do sol...lá estavam as aves a cantar....

Abraço
Boas criações!!
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Temperatura

Mensagem  Jucas Sáb 12 Jan 2013, 13:14

Bom dia!
Peço desculpa pela demora da resposta pois a minha vida escolar não tem permitido a minha vinda ao computador... Muito obrigado pela ajuda! Ainda não tive nenhum problema, até acho que as aves se sentem mais vivos no meio que estão. Agora é só esperar que apareçam os primeiros ovos se tudo correr bem.
Mais uma pergunta, estou a pensar arranjar mais uma espécie de exóticos para por no viveiro dos mandarins, não no dos bengalins pois estes iriam roubar os ninhos, estava a pensar em bichenovs, diamante estrela ou diamante bavete, qual destas será a mais adequada para ficar junto com os mandarins, sem causar disturbios na criaçãp tanto a uns como a outros?
Cumps Jucas Very Happy
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  João Martinho Sáb 12 Jan 2013, 13:58

nunca tive essas espécies de que fala, mas tenho aqui um livro que diz que os bichenovs são pacificos entre si fora da época de criação e quando estão a criar tornam-se territoriais.
tambem diz que os bavetes podem ser mantidos com passaros maiores pois têm tendencia em "abusar" de aves mais pequenas na criação pois tambem são territoriais, e diz que não devem ser mantidos mais que 1 casal junto pois são extremamente territoriais uns para os outros.
claro que penso que isso tambem depende do espaço, e quantidade de aves, de qualquer forma fica aqui a informação.
se tiver 2 casais de bavetes num viveiro enorme penso que já é mais dificil haver confrontos mas nunca se sabe..contudo de certeza que não podem ser postos ás carradas juntos como os mandarins e bengalins.
(atenção que os mandarins podem hibridar com os bavetes e bichenovs)
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Temperatura

Mensagem  Jucas Sáb 12 Jan 2013, 14:03

Sim, já tomei conhecimento de que pode haver hibridação com essas espécies. O viveiro tem uns 2 e meio de altura, de fundo tem 1 metro e meio, lá dentro estao apenas 3 casais de mandarins de exposição.
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  João Martinho Sáb 12 Jan 2013, 14:24

sim amigo, eu compreendo, pode até meter mais alguma coisinha aí..
eu compreendo a malta que gosta dos viveiros...eu se tivesse oportunidade também teria, mas uma coisa é certa não dispensaria a criação nas gaiolas por casa. acho que arranjaria uma maneira de conciliar as 2 coisas como por exemplo colocar os casais nas gaiolas a criar durante a criação mas todo o resto do ano tê-los num viveiro assim como as crias jovens que iriam nascendo funcionando o viveiro como voadeira para a muda, etc..
um viveiro torna-se muito bonito pois podemos ter um maior numero de aves juntas com plantas no interior, podemos ver as aves a voar,..é um cantinho maravilhoso um viveiro.
mas tem tambem desvantagens como, não controlar os acasalamentos que queremos, casos em que casais fazem posturas em mais do que 1 ninho, casos em que casais formam colónias e dormem todos num ninho com ovos e crias e matam-nas por sufocamento ou partem os ovos sem querer, brigas, etc..
Caro amigo se tem em duvida se o espaço é suficiente ou não para os passaros que está a pensar meter faça o seguinte vai introduzindo mais passaros no viveiro.
você notará quando o numero é exagerado pois eles mudam de comportamento começam a ficar menos tolerantes uns para os outros,..começa a haver uma ou outra escaramuça de vez em quando mas nada de grave.. quando notar isto, retire os passaros que colocou a mais até voltarem ao normal.
por exemplo aconteceu-me isso numa voadeira que tenho pequenina, tinha 4 casais de passaros que se davam lindamente quando lá juntei o 5º casal, começaram todos ao murro. percebi logo qual o limite para aquela gaiola..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Re: Temperatura

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 12 Jan 2013, 18:18

Jucas escreveu:Mais uma pergunta, estou a pensar arranjar mais uma espécie de exóticos para por no viveiro dos mandarins, não no dos bengalins pois estes iriam roubar os ninhos, estava a pensar em bichenovs, diamante estrela ou diamante bavete, qual destas será a mais adequada para ficar junto com os mandarins, sem causar disturbios na criação tanto a uns como a outros?

Boa tarde,

Na minha opinião os mandarins são bastante piores que os bengalins no que toca a roubar ninhos e incomodar as outras aves.

Dessas 3 espécies os bichenovs e estrelas são os mais adequados para viveiros mistos, mas como é para juntar com mandarins, se fosse eu, escolhia os babetes pois têm um nível de agressividade semelhante aos mandarins.

João Martinho escreveu:(atenção que os mandarins podem hibridar com os bavetes e bichenovs)

João eles hibridam com os mandarins (até os estrelas), mas só se o criador assim o quiser, em viveiros mistos estas espécies não acasalam entre si.

Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura Empty Temperatura

Mensagem  Jucas Seg 14 Jan 2013, 14:26

Por acaso nunca pensei nesse pormenor, a escolha dos casais. Este fim de semana notei que um dos casais de mandarins que aqui tenho se tornou bastante territorial, tomou por assim dizer "posse" do comedouro económico e quando ia lá um mandarim comer, o macho mandava-se logo para cima dele, ontem à noite fui verificar se estava tudo em ordem e vi que um casal, o mais "massacrado" por assim dizer dormia fora do ninho. Em relação às aves terem tendência de formar colónias e dormiram todas num ninho só, verificou-se nos bengalins, tinha dois ovos nesse mesmo e à pouco vi que estavam os dois partidos...
A hibridação não será um problema pois eu não tenho intenções de criar híbridos, mas sim conseguir bons mandarins. Sou é um pouco "à esquerda" na genética, mas vou pesquisar no tópico adequado.
Jucas
Jucas

Mensagens : 250
Data de inscrição : 02/09/2012
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos