Fórum dos Exóticos
Crias mortas no ninho Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Crias mortas no ninho Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crias mortas no ninho

+3
eduardo_garcia
João Martinho
NFF
7 participantes

Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Crias mortas no ninho

Mensagem  NFF Sáb 08 Dez 2012, 16:55

Boa tarde
Vou expor uma situação para ver se consigo alguma ajuda.
Esta época já me morreram 11 crias no ninho.
Do casal de bengalins, em 2 posturas morreram as 8 (4 em cada postura), de um casal de goulds morreram 2 em 3 e de um casal de modestos morreu-me mais uma.
Morreram todas pela mesma altura, já anilhados e com penas, não morrendo magros e alguns até com comida no papo.
Da 1ª vez, dei com 1 bengalim morto no ninho e no outro dia de manhã estavam os restantes 3.
Nessa altura dei enroflaxina (acho que é assim que se escreve) e pareceu-me ver as aves mais "vivas", mas passado cerca de um mês voltou a aparecer-me aves mortas.
A semana passada dei-lhes sulfaprime e hoje deparei-me com os bengalins todos mortos no ninho. Alguns deles já estavam mortos há mais dias, mas como o ninho não é de facil acesso eu só via os de cima.
Algumas das aves adultas têm a cloaca um pouco suja de amarela, mas nem me parecem apáticas.
Depois tenho outros casais, no mesmo viveiro que têm as crias impecáveis.
Como disse as aves estão num viveiro comunitário.
Ainda pensei em dar zoo dimetoxim, a pensar que será algum problema de tricomonas ou assim, mas na bula diz que se deve dar metade da dose habitual aos exoticos, principalmente australianos porque pode dar alguns sintomas de toxicidade.
Ainda não o fiz, por ter terminado há pouco o sulfaprime, ter medo de eventuais sintomas de toxicidade no d. australianos e por pensar que se só der metade da dose possa criar bactérias mais resistentes nas outras aves não australianas...
Se alguém tiver alguma opinião que possa ajudar...agradecia.
Cumprimentos e bom fim de semana.

NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  João Martinho Sáb 08 Dez 2012, 17:44

que pena Sad

espero que consigas resolver esse problema realmente muito estranho. Existem muitas pessoas experientes no forum e que decerto te ajudarão, espera só mais um pouco por respostas..
Isso é muito estranho porque foram as crias de vários casais, e no entanto existem outros casais a criar com sucesso e as crias não morrem como tu dizes..
Já me aconteceu a mesma coisa com um casal de bengalins, as crias morriam todas nessa altura já anilhadas e com penas, morriam no ninho mas eu sei do que tratava, era o casal que as deixava de alimentar principalmente a fêmea que se mostrava bastante desinteressada pelos filhos.
eu sei que é bastante raro os bengalins serem maus pais mas enfim tive azar nesse casal, até porque o pai podia alimentar os filhos sozinho como outros fazem mas este parecia ir atras da femea irresponsavel..
A fêmea fez 3 posturas e em todas aconteceu isso.
Tenta ver realmente se não é uma coincidência e se todos esses casais em que morreram as crias alimentam mesmo as crias...
Espero que tenhas sorte
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  eduardo_garcia Sáb 08 Dez 2012, 18:23

Boa noite,
É sempre complicado fazer diagnósticos sem ver as aves, no entanto pelo sintomas que descreveu, poderá ser coccidiose ou salmonelas, mas como disse é sempre muito complicado fazer diagnóstico sem ver as aves...

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 08 Dez 2012, 23:01

Boas, sr Normando

Apesar de drástico, aconselho o seguinte: parar as criações.
Os outros casais, podem não apresentar sintomas mas, visto que tem tudo junto as probabilidades de apanharem o mesmo.
Se os bengalins morrem, e que normalmente aguentam de tudo, então o que aí pode ter, pode ser algo mais complicado.
Penso que tem as aves num viveiro na rua, não? Se sim, mais isso e com o frio que tem feito, pode ter baixado a imunidade de algumas aves e o surto de algo, pode se ter revelado.
O quê concretamente, é que não lhe sei dizer.
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  Rui Vicente Dom 09 Dez 2012, 00:36

Olá Companheiros

Normando, o que relatas-te foi algo que já aconteceu com as minhas aves, na altura e depois de umas conversas com alguns membros do fórum fui aconsellhado a fazer um tratamento com TKK.
T-K-K Backs é um preparado combinado de triplaacção para a prevenção de T = Tricomoníase; K = Coccídiose e K = Inflamação da membrana mucosa do papo das aves.
Uns dizem que é forte outros dizem para não fornecer a pequenas aves, fiz o tratamento igual ao que vem no follheto sem medos nem receios, é verdade que marca um pouco a plumagem das aves juvenis mas depois na muda limpa.

Agora espera por outras respostas e tira as tua conclusões


Abraço
Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 354
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  hilario aves Dom 09 Dez 2012, 01:24

infelizmente estou com o mesmo problema, mas no meu caso as aves não estão juntas ja la vão 3 ninhadas de golds a vida! ja não sei o que fazer morrem com o papo completamente cheio se alguem poder ajudar agredecia
hilario aves
hilario aves

Mensagens : 135
Data de inscrição : 08/07/2011
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  NFF Dom 09 Dez 2012, 07:21

Obrigaeo pela a ajuda.
O TKK conheço da columbofilia, é muito bom.
1 abraço
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  eduardo_garcia Dom 09 Dez 2012, 15:35

NFF escreveu:Obrigaeo pela a ajuda.
O TKK conheço da columbofilia, é muito bom.
1 abraço
Boa tarde,
Grande parte dos produtos bons para ornitologia são criados com base nos produtos para columbofilia.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  AvilandiaPT Dom 09 Dez 2012, 17:50

Olá,

Uns dizem que é forte outros dizem para não fornecer a pequenas aves

A nível de medicamentos, um produto bom será bom para pombos ou para aves pequenas ou para avestruzes...
Os medicamentos não são "fortes" ou "fracos" se forem usados nas dosagens correctas. O que acontece é que por vezes algumas das dosagens são feitas sem ter em atenção as diferenças de peso/consumo entre vários tipos de animais.

Normando, tens ai o problema acrescido de as aves estarem todas juntas, logo a tratar deverias tratar tudo. Podes tentar separar o casal e tratar em separado mas é provável que outras aves acabem por ser afectadas, mesmo que de forma não sintomática. Pela descrição parece mais algo bacteriano mas como já te disse algumas vezes isto é dar tiros no escuro.

O Dimetoxin tem uma margem de segurança algo reduzida e é por isso que por vezes cria problemas em aves mais pequenas. Não se trata de ser forte ou fraco, ou mais "potente" simplesmente a dosagem terapêutica fica muito próxima da dosagem em que pode criar problemas. Mas tens o mesmo principio noutros produtos doseados de forma diferente e que pode estarem em combinação permitem usar dosagens parciais inferiores com menor risco de toxicidade.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Crias mortas no ninho Empty Re: Crias mortas no ninho

Mensagem  NFF Dom 09 Dez 2012, 17:55

Mais uma vez obrigado.
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos