Fórum dos Exóticos
Bengalins de Exposiçao Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bengalins de Exposiçao Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bengalins de Exposiçao

4 participantes

Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Bengalins de Exposiçao

Mensagem  João Martinho Dom 25 Nov 2012, 01:13

Sabendo que a maioria de todos nós criadores, possui bengalins (principalmente para servirem de amas devido aos gould e outras aves difíceis de tirar), gostava de saber se investem minimamente nos bengalins, isto é:

-se se preocupam em selecionar os casais a fim de tirar bons pássaros de criação ou juntam casais de bengalins ao calhas com cores descombinadas só para servirem de amas,
-se tentam apurar as linhas de bengalins,
-se participam com eles em exposições

Quero saber isto por 2 razões:

1-Estou curioso em saber se já que tanta gente cria uma espécie de ave, a cria apenas para termos práticos ou se gosta realmente dela e tem o mínimo gosto em melhorá-la e exibi-la

2- Encontrei um artigo na net sobre o standart das várias cores do Bengalin de exposição e fiquei espantadíssimo ao ver que é uma ave difícil de conseguir em termos de standart pois possui muitos defeitos possíveis de acontecerem, em parte devido aos tantos cruzamentos de cores a que sujeitámos os bengalins ao longo do tempo.(julgo eu)
Não é como algumas espécies exóticos que têm poucas mutações (1 ou 2 ou 3) e que basta 1 exemplar ter boa forma e postura e pronto, temos 1 prémio praticamente no papo..

Espero estar a fazer-me entender, já me aconteceu criar 1 casal de bengalins pretos /castanhos e sairem-me brancos, isto pa dizer que cada variedade de cor deve obedecer a cores de patas específicas, cor da mandíbula superior e inferior específica e padrão de cores específica e com o cruzamento descontrolado de cores que muitos criadores fazem (basta ver nas feiras e lojas, apercebemos que muita gente andou a criar bengalins sem preocupações de standart) e agora temos o que temos...aves com desenhos defeituosos mal marcados, régimes brancas em aves escuras que representa 1 defeito,patas de cor carne em bengalins negros quando deveriam ser de cor escura tbm..

O melhor seria cada um ler o artigo em questão mas penso que entenderam mais ou menos.
Também sei que existem criadores conscientes e que felizmente gostam e investem o seu tempo nesta bela ave que bem merece e fazem cruzamentos controlados.

Resumindo quero saber o que fazem vocês, têm bengalins de exposição ou têm apenas para servir de ama?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  luisclaudia Dom 25 Nov 2012, 11:10

eu tenho apenas bengalins de esposiçao e é muito bom trabalhar estes passaros isto é a minha opiniao e em portugal nao existe muitos criadores disto aserio eu tenho neste mometo 5 casais apenas de esposiçao
luisclaudia
luisclaudia

Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  João Martinho Dom 25 Nov 2012, 13:14

obrigado por dar o seu testemunho. Passado tantos anos em que conheci os bengalins só agora dei conta desse facto (de existir pouca gente a criar bengalins de exposição) e passei a respeitar os que o fazem porque apesar de ser uma ave fácil de criar é uma ave bastante difícil de apurar.
Cheguei á conclusão que os meus bengalins coitados são uns rafeiros lol

Fico feliz por haver pessoas a criar bengalins de exposição como você, gostaria de adquirir alguns casais mas é muito difícil encontrar aqui e você mora em vizela que é bastante longe..
Esse pássaro no seu avatar é muito bonito, é mesmo um bengalin de exposição...
Segundo o que parece a maior parte das pessoas tem bengalins apenas para desenrascar nas adopções, não apostando em desenvolver esta espécie talvez pelas 2 razões: de serem aves pouco atractivas e por serem difíceis de manter o standart.
Pessoalmente acho uma ave bastante bonita, eu sei que todos nós temos tendências para gostar de pássaros mais coloridos mas eu aprecio muitas aves com poucas cores como o bico de prata, bengalin, capuchinho de cabeça preta, domino, e muitos outros.

Gostava que viessem aqui pessoas admitir que têm bengalins mas não os expoem e explicar as suas razões, e já agora se têm preocupação em juntar aves da mesma cor ( castanhos com castanhos) , (brancos com brancos) ( pretos com pretos) ou se o que interessa é formar casais e isso nem conta...
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  luisclaudia Dom 25 Nov 2012, 13:40

pois é a maioria das pessoas cria e ten apenas por causa dos gould , eu por acaso tenho por que gosto da ave e ten muitas mutaçoes por ond o criador pode esplorar mas ten de saber o que ta a fazer para sair aves com boa qualidade e só te dou um conselho se quizeres comprar aves com qualidade nao compres en feiras é das piores coisas que podes fazer quem ten bons passaros nao percisa de ir para as feiras para o ano vais ouvir falar de mim no nacional e en outras exposiçoes de grand relevo en portugal mas este ano apenas vou partecipar en esposiçoes nao muito grandes e olha que me sai bem , mas para ja ainda ninguem me conhecem, mas um dia irei ir ao mundial e quem sabe tirar premios com estas lindas aves que sao os bengalins
luisclaudia
luisclaudia

Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  Miguel Silva Dom 25 Nov 2012, 18:56

luisclaudia escreveu: se quizeres comprar aves com qualidade nao compres en feiras é das piores coisas que podes fazer quem ten bons passaros nao percisa de ir para as feiras


Boas,
Luís permite me discordar desta tua frase.
Existem criadores bastante conhecidos em Portugal que vendem algumas aves em feiras!
O Sr. José Fernando (espero não me ter enganado no nome, se o tiver feito peço desculpa ao Sr. José) que na minha opinião é um dos melhores criadores de mandarins de exposição em portugal, já vendeu aves na feira do porto.
Nas feiras existem pássaros com qualidade e pássaros sem qualidade, basta saber escolher!


luisclaudia escreveu:para o ano vais ouvir falar de mim no nacional e en outras exposiçoes de grand relevo en portugal mas este ano apenas vou partecipar en esposiçoes nao muito grandes e olha que me sai bem , mas para ja ainda ninguem me conhecem, mas um dia irei ir ao mundial e quem sabe tirar premios com estas lindas aves que sao os bengalins


Lembra.te que não és o único criador de Bengalins de Exposição em Portugal Smile
http://cpbj.avespt.com/
Mas Boa Sorte.


Na minha opinião o Bengalim é uma ave muito bonita, mas la esta muita gente só os cria para servirem de amas Sad


Cumps
Miguel Silva
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  João Martinho Dom 25 Nov 2012, 19:14

sim eu percebi , quando o luis disse que as feiras não são boas para comprar é pk a maior parte é mesmo, claro que podemos ter a sorte de apanhar alguns bons criadores com aves anilhadas e tudo mas a maioria são criadores negociantes que criam as aves sem selecção, higiene e sem anilhas..

cabe cada um de nós saber escolher, e penso que todos sabemos felizmente
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  Miguel Silva Dom 25 Nov 2012, 23:30

João as aves anilhadas não quer dizer que a anilha seja oficial, quando digo oficial refiro.me a pessoa em questão não estar registada num clube ornitológico...
Existem feirantes que compram aves sem anilhas e dps compram anilhas abertas.. e colocam nas aves... (já vi um Sr. a fazer isso).

Não sei se era a isto que te referias Smile Mas decidi escrever a mesma Smile

Cumps
Miguel Silva
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  João Martinho Dom 25 Nov 2012, 23:50

sim miguel obrigado por acaso tb sabia disso
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  luisclaudia Seg 26 Nov 2012, 10:46

miguel sim pode aver pessoas com qualidade de aves e as venden nas feiras sim mas sao poucos os casos na minha opiniao e sim sei que nao sou o unico criador de bengalins mas estou com alguma confiança que vá tirar bons resultados para o ano nas provas mas isto só na altura se sabe mas tenho trabalhado para iso Very Happy
luisclaudia
luisclaudia

Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  eduardo_garcia Seg 26 Nov 2012, 10:52

Bom dia,
Eu, para além de criador de Goulds, também crio Bengalins.
Tenho bengalins, não com o intuito de servirem de amas, mas para tirar aves para exposição.
Os criadores belgas são exímios no que diz respeito a bengalins, para não falar de outras especies, mas penso com trabalho e dedicação, nós (portugueses) lá chegaremos, sem dúvida.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins de Exposiçao Empty Re: Bengalins de Exposiçao

Mensagem  luisclaudia Ter 27 Nov 2012, 09:17

~mas os holandeses tambem muito bons sao , masé cumno o carlos diz com muita dedicaçao e trabalhola chegaremos
luisclaudia
luisclaudia

Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos