Fórum dos Exóticos
Apresentação João Martinho Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Apresentação João Martinho Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação João Martinho

+3
Renato Palma
Luís Lourenço
João Martinho
7 participantes

Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Apresentação João Martinho

Mensagem  João Martinho Qui 22 Nov 2012, 23:58

Olá a todos chamo-me João Martinho tenho 23 anos. Moro em Almada.

Sou amante de os animais em especial de pássaros desde muito pequeno.
Foi algo que nasceu comigo não sei porquê nem sequer tive influências de familiares ou amigos.
O que é certo é que aos 7 anos lá arranjei o meu primeiro pássaro, 1 periquito azul maho que o pai de um colega de turma me deu pois era criador de periquitos.Depois uma amiga da minha avó que tambem criava deu-me uma femea.
Aos 8 chateei os meus pais até me comprarem 1 casal de mandarins pois tinha visto uns numa loja e adorei aqueles passarinhos pequeninos e irrequietos.
Nunca me esqueço desse casal, todos em casa nos enterneciamos quando os 2 à noite iam dormir para o ninho.
Depois decidi comprar 1 gaiola maior porque a gaiola onde estavam apesar de não ser das mais pequenas eles praticamente saltavam de poleiro em poleiro, e como havia várias gaiolas maiores á venda quis logo comprar 1 daquelas do tipo viveiro duplo para os ver voar.

Daí para a frente foi comprar mais 1 casal, mais 1, depois mais 1 gaiola até que fui preenchendo todo o espaço disponível: a varanda do meu quarto.

Comecei nos mandarins, depois tornei a ter periquitos, mais tarde rosicollis, rolas diamante,caturras, e apesar de não me lembrar muito bem como, cheguei aos bengalins.
Comprei 1 casal de bengalins pretos mas por acaso não me lembro onde nem porquê pois são pássaros com poucas cores, mas eu lá lhes achei graça.
Esse casal era bastante unido e carinhoso um para o outro, criou bastante bem, uma vez o meu irmão mais novo deixou a porta aberta e os pássaros fugiram com o ninho cheio de filhotes acabados de abrir os olhos à uns dias. Fui então para a escola bastante triste mas deixei a porta aberta porque reparei que eles andavam a voar na zona. Quando voltei da escola eles tinham voltado para dar de comer aos filhos lol.
A partir desse dia apaixonei-me ainda mais pelos bengalins (e a minha familia tambem) nunca mais me desfiz deles e aumetei o nº de casais.


Certo dia andava no 8º ano, conheci um amigo e passei-lhe o vício dos pássaros lol.
Saíamos da escola iamos passear pelas lojas de animais todas para ver pássaros.
O meu amigo equipou o seu quintal com uma data de gaiolas e viveiros e passou a ser um criador de mandarins porque gostou muito deles.Ele só tinha olhos para os mandarins. Gostava de todas as aves mas sempre que viamos numa loja um mandarim com uma mutação ou cor mais fora do normal, ele comprava-o.
Rapidamente chegou a ter uns 40.

Eu lembro-me que na altura ( espero não tar a dizer 1 disparate ) não havia praticamente mutações de mandarins. Já começavam a ser comuns os pasteis, e brancos mas quando surgiu o de faces negras foi uma verdadeira novidade. Não havida nada de peitos laranjas,e o resto.. muito menos de combinações..

Numa dessas lojas de animais, a senhora impressionada com o nosso gosto pelos pássaros disse para nos inscrevermos num clube que havia mas que nós desconheciamos. Havia e ainda há claro: o clube de ornitologia Almadense (COA).
Apresentou-nos a um senhor que era sócio e lá fomos nós inscrevermo-nos tinha uns 13 ou 14 anos.

Adquiri bastante conhecimento a partir daí e foi também nessa altura que mudei drasticamente o meu viveiro: comecei a criar canários. Isto por influência dos criadores do clube que na maioria quase totalidade mesmo, eram criadores de canários. Eles não me convenceram claro, fui eu que quis começar com os canários pois fiquei maravilhado quando visitei algumas instalações.

Comprei cerca de 7 casais de alta qualidade que me custaram um bom dinheiro no entanto o ano não correu nada bem e não tirei qualquer passarinho. Os casais até criavam mas uns punham ovos que não estavam galados, uns poucos nasciam e morriam logo passado uns dias, e até tinha uma fêmea que aos mandava os filhos para fora do ninho.

Apesar disso chegaram a nascer muitas crias mas todas morriam em poucos dias até que no fim da época, é que me apercebi da razão: o piolho vermelho. Foi uma pena ninguem me ter avisado, talvez por ser uma coisa tão simples mas eu desconhecia, de facto os canários são muito atacados por esse piolho que é mesmo irritante de eliminar. Era tarde demais e a época estava perdida.
Entretanto fui desmoralizando, e um conjunto de factores na minha vida como a prática de desporto, a adolescência e os amigos e namoradas...
não representam uma desculpa mas roubaram-me bastante tempo e aos poucos fui tempo menos pássaros até ficar só com 2 casalinhos de bengalins.

Agora aos 23 voltei de novo á passarada. Já tinha vontade de voltar há mais tempo (anos mesmo) mas como estou na universidade e muita coisa a fazer fui adiando até que este ano lá juntei uns trocos, construi 2 gaiolas e fui ver a exposição de pássaros na Trafaria decidido a comprar qualquer coisinha. Mas desta vez já sabia o que queria, estava decidido a voltar aos exóticos.
Comprei 2 casais de bicos de prata, 1 de mandarins e 1 de bengalins.
Pode ser que venha a comprar mais alguma coisa nos próximos tempos mas por enquanto é tudo.

Não detesto os canários pelo contrário são muito giros mas lembrei-me daquilo que passei com o piolho, e o espaço que tenho neste momento é bem mais adequado para pássaros mais pequenos além disso os canários são muito sensíveis e precisam de medicamentos e papas para isto e para aquilo..acho que os exóticos (a maior parte) não precisam do uso de tantas drogas como os canários.

Enfim peço desculpa pelo tamanho do texto. Espero ter inspirado muita gente.
O mundo dos pássaros é das coisas mais belas que existem.
Obrigado a todos


João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Re: Apresentação João Martinho

Mensagem  Luís Lourenço Sex 23 Nov 2012, 00:06

Olá João, bem vindo ao fórum.
Finalmente alguém de Almada que crie exóticos! Razz
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Re: Apresentação João Martinho

Mensagem  Renato Palma Sex 23 Nov 2012, 00:14

Boa noite João, seja bem vindo ao forum dos exóticos. Gostei muito da sua historia, bom regresso neste mundo da passarada. Cumprimentos Renato Jesus
Renato Palma
Renato Palma

Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Re: Apresentação João Martinho

Mensagem  Manuel Gonçalves Sex 23 Nov 2012, 12:39

Seja muito bem vindo Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Manuel Gonçalves
Manuel Gonçalves

Mensagens : 136
Data de inscrição : 27/05/2012
Localização : Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Re: Apresentação João Martinho

Mensagem  Miguel Silva Sáb 24 Nov 2012, 17:42

Bem Vindo!

Cumps
Miguel Silva
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Re: Apresentação João Martinho

Mensagem  luisbaleia Sáb 24 Nov 2012, 20:36

Bem vindo!!!! A tua história certamente daria 1 best seller Smile
Abraço e boa sorte com os exóticos!
Cumps
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação João Martinho Empty Re: Apresentação João Martinho

Mensagem  Luis M Seg 17 Dez 2012, 23:35

Bem vindo ao Fórum João !!

Cumps
Luís
Luis M
Luis M

Mensagens : 445
Data de inscrição : 08/08/2010
Localização : Mealhada-Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos