Fórum dos Exóticos
MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

+3
RC
Gustavo Figueiredo
jorge_msousa
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Qua 07 Nov 2012, 20:34

Boa noite ontem vi que um dos meus casais de Goulds está a criar direto, tendo já crias. Fiquei todo contente, mas hoje ao chegar do trabalho fui espreitar e vi o macho num canto encostado sem reação, não tenta voar nem nada... Está muito apático.
O que eu fiz de diferente foi apenas por complexo b, será que tem a vêr com isso?
Coloquei-o numa gaiola à parte, por ter medo que esteja doente e transmita ás crias... Mas tenho medo da reação da fêmea ao vêr-se sozinha e ao ter que se vir alimentar as crias ficam ao frio...
O que faço?
Por favor ajudem!!!
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Qua 07 Nov 2012, 22:11

Infelizmente o pássaro morreu.
Neste momento a questão está em agir de forma a minimizar nas crias e na fêmea esta perda.
O que é aconcelhável nestas situações?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 07 Nov 2012, 22:33

Na minha opinião, pouco ou nada.
A fêmea irá perder o instinto de criação, visto encontrar-se sozinha e deixará de alimentar as crias.
Talvez com um golpe de sorte, as crie até ao fim e terá uma femea que vale ouro.
Caso queira continuar com essa fêmea, aconselho-o a deixá-la sozinha e juntar um macho só no proximo ano. Se as crias tiverem já penas, talvez se aguentem sem o calor da mãe e as possa alimentar.
Talvez fosse melhor, deixa-la o mas sossegada possivel para ver se acaba criação.


Cumps
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Qui 08 Nov 2012, 22:20

Gustavo Figueiredo escreveu:Na minha opinião, pouco ou nada.
A fêmea irá perder o instinto de criação, visto encontrar-se sozinha e deixará de alimentar as crias.
Talvez com um golpe de sorte, as crie até ao fim e terá uma femea que vale ouro.
Caso queira continuar com essa fêmea, aconselho-o a deixá-la sozinha e juntar um macho só no proximo ano. Se as crias tiverem já penas, talvez se aguentem sem o calor da mãe e as possa alimentar.
Talvez fosse melhor, deixa-la o mas sossegada possivel para ver se acaba criação.


Cumps

Boas, hoje reparei que havia uma cria morta na entrada do ninho, mas não parecia ter mais do que um dia. Não sei como terá ido lá parar, visto ter um degrau... O que se terá passado?
A fêmea continua a aquecer as crias, quero acreditar que aquela morte foi um acidente, pois senão não estaria no ninho em cima das crias...
Hoje é já o 3º ou 4º dia. Será que a fêmea ainda se pode passar e abandonar as crias? E se o fizer e eu detectar a tempo posso colocá-las nos bengalins e estes cuidarão delas?
Gostava de anilhar as crias, como devo fazê-lo dadas as circunstâncias?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 08 Nov 2012, 22:31

Se tiver bengalins, penso que seria melhor pôr lá.
E deixar essa femea repousar e juntar um macho para o ano.
Anilhar é só ao 6º dia de vida.
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  RC Qui 08 Nov 2012, 22:33

jorge_msousa escreveu: E se o fizer e eu detectar a tempo posso colocá-las nos bengalins e estes cuidarão delas?
Gostava de anilhar as crias, como devo fazê-lo dadas as circunstâncias?

Claro que podes passar para os bengalins, desde que estejam em situação similar. Quanto ao anilhar quando a fêmea estiver fora do ninho por volta do 7/8 dia, dependendo das anilhas, podes anilhar.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Qui 08 Nov 2012, 22:40

O problema é que tenho bengalins a chocar uns ovos de outro casal gould que puseram os ovos e depois andavam sempre cá fora e eu peguei e coloquei-os nos bengalins que estão a chocar e ainda nada, penso que até nem estejam galados... Só se tirasse os ovos e colocá-se lá as crias...
Será que assim dava?
E a fêmea não ia entrar em stress?
É que parece que está empenhada...
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Qui 08 Nov 2012, 22:44

RC escreveu:
jorge_msousa escreveu: E se o fizer e eu detectar a tempo posso colocá-las nos bengalins e estes cuidarão delas?
Gostava de anilhar as crias, como devo fazê-lo dadas as circunstâncias?

Claro que podes passar para os bengalins, desde que estejam em situação similar. Quanto ao anilhar quando a fêmea estiver fora do ninho por volta do 7/8 dia, dependendo das anilhas, podes anilhar.
E se não a conseguir ver cá fora de livre vontade, retiro-a eu? É que tenho medo que passem os dias para anilhar, eu quando saio de manhã está no ninho e quando chego também...
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 08 Nov 2012, 22:59

Sim, tem que a tirar. Nenhuma progenitora abandona de livre vontade as crias e ainda mais bengalins.
Tira uma cá pra fora, anilha e volta a pôr e assim sucessivamente.

Como já lhe disse, essa femea gould já perdeu o macho seria muita sorte criar até ao fim, sozinha.
Agora fica ao seu critério, salvar as crias e pôr nos bengalins ou deixar tudo como está.

Cumps
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sex 09 Nov 2012, 08:26

Gustavo Figueiredo escreveu:Sim, tem que a tirar. Nenhuma progenitora abandona de livre vontade as crias e ainda mais bengalins.
Tira uma cá pra fora, anilha e volta a pôr e assim sucessivamente.

Como já lhe disse, essa femea gould já perdeu o macho seria muita sorte criar até ao fim, sozinha.
Agora fica ao seu critério, salvar as crias e pôr nos bengalins ou deixar tudo como está.

Cumps

Bom dia,
Hoje de manhã vi a fêmea a comer e fui espreitar apenas tinha duas crias. A fêmea veio comer e voltou para o ninho, valerá a pena retirar mesmo as crias?
No ninho dos bengalins parece-me que afinal há crias, pelo que seria mais fácil colocá-las lá...
Obrigado!
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  joao_z Sex 09 Nov 2012, 09:44

Penso que a melhor opção seja colocar os pequenitos nos bengalins embora a gould possa ter bons instintos para criar tem mais opção de sobreviver se estiverem nas amas.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sex 09 Nov 2012, 13:01

joao_z escreveu:Penso que a melhor opção seja colocar os pequenitos nos bengalins embora a gould possa ter bons instintos para criar tem mais opção de sobreviver se estiverem nas amas.

Obrigado pela ajuda,
Confesso que estou como um tolo no meio da ponte, vou ver se me decido até chegar a casa, logo ao fim da tarde...
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  RC Sex 09 Nov 2012, 13:45

jorge_msousa escreveu: Confesso que estou como um tolo no meio da ponte, vou ver se me decido até chegar a casa, logo ao fim da tarde...

Deixa ficar com a mãe. Caso contrário nunca vais saber se realmente ela criaria os filhotes. Contudo, caso ela não os crie também há mais ninhadas para tirar, com ou sem esse macho falecido. A não ser que fosse um exemplar único e não querias por motivo algum perder os filhos.

Por vezes os pássaros não criam porque não os deixam criar!
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  NFF Sex 09 Nov 2012, 19:11

No meu ver deveria vigiar as crias para ver se têm comida.
Duas crias a fêmea consegue criar sozinha.
No fim de semana esteja atento e se passarem fome troque para os bengalins.
Não se esqueça que também pô-los nos bengalins não é garantido.
Boa sorte
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  joaooliveira13 Sex 09 Nov 2012, 19:26

Boas,
na minha opinião deverias deixar estar as crias com a fêmea, quando foste ver se ainda estavam vivas deverias ter visto se estavam alimentadas... Pois se ela as continua a aquecer deve saber o que lá está a fazer... E as crias ficarem sem calor enquanto se alimenta não há problema pois não vão morrer por estarem 5 ou 10 minutos sem ninguém. E quanto à opinião do Gustavo de juntar um novo macho só para o proximo ano não concordo... Qual o problema? Eu nos meus se tudo correr na normalidade quando tiver uma ou duas posturas vou fazer umas trocas nos meus casais...

cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sex 09 Nov 2012, 19:53

Boa tarde,
Obrigado a todos os que me estão a ajudar nestas difíceis decisões...
Cheguei a casa e por sorte enquando estava a trocar a água a fêmea veio comer, eu de imediato dei uma espreitadela no ninho e os ovos, que não estavam chocados, tinham desaparecido. Posteriormente vi que havia um partido, no chão.
As crias, para minha enorme alegria, continuam bem e estavam com o papo cheiinho Very Happy pelo que óbviamente deixarei as crias com a mamã, que se está a revelar uma excelente progenitora. (já vi humanos fazerem bem menos pelos filhos, hehe)
Estou com medo de os anilhar, pois não sei se a fêmea vai reagir bem quando o voltar a colocar no ninho. (nem sei muito bem como pegar neles, são tão pequenitos...
Como retirar e voltar a pôr no ninho sem lhes por em causa a "integridade física"? Vou anilhar ao 7º ou 8º dia já que as anilhas que tenho são 2.7, penso que não haverá problema e assim evito mexer neles mais cedo!
Obrigado a todos! É bom ter quem ajude nestas alturas, pois para quem está a iniciar, estes imprevistos podem ser bastante penosos...
cheers
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  NFF Sex 09 Nov 2012, 20:00

A maior parte dos goulds não são bons a criar, porque...não lhes dão oportunidade!
Ainda bem que têm comida, vais ver que a fêmea os cria como deve ser.
Depois só tens que arranjar um macho e ainda esta época vais ter meio-irmãos desses pequenos.
Boa sorte.
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 09 Nov 2012, 20:47

joaooliveira13 escreveu:Boas,
na minha opinião deverias deixar estar as crias com a fêmea, quando foste ver se ainda estavam vivas deverias ter visto se estavam alimentadas... Pois se ela as continua a aquecer deve saber o que lá está a fazer... E as crias ficarem sem calor enquanto se alimenta não há problema pois não vão morrer por estarem 5 ou 10 minutos sem ninguém. E quanto à opinião do Gustavo de juntar um novo macho só para o proximo ano não concordo... Qual o problema? Eu nos meus se tudo correr na normalidade quando tiver uma ou duas posturas vou fazer umas trocas nos meus casais...

cumps.

O problema é que não sei se é bem como o João pensa.
Se for um casal em que lhe "impingimos" um parceiro, se houver uma troca, até acredito que acasale outra vez. Num casal em que os dois se escolhem e criam uma relação, posso lhe dizer que se um morrer, terá alguma dificuldade em acasalar com outra ave. A titulo de curiosidade um dos priemiros machos que adquiri em 2008 ainda o tenho comigo. Em 2009 acasalou com uma femea azul onde deram á luz uma ninhada de "pratas" diretos. Na terceira postura desse ano a femea morreu e só á coisa de um mês consegui fazer com que esse macho volta-se a acasalar, justamente com uma fêmea igualzinha á sua antiga parceira. Mais uma nota, todas as outras aves que tive em que um parceiro morreu, nunca mais consegui aranjar parceiro/a para os mesmos...


Cumps
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sáb 10 Nov 2012, 00:38

NFF escreveu:A maior parte dos goulds não são bons a criar, porque...não lhes dão oportunidade!
Ainda bem que têm comida, vais ver que a fêmea os cria como deve ser.
Depois só tens que arranjar um macho e ainda esta época vais ter meio-irmãos desses pequenos.
Boa sorte.
Tomara que sim Smile
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sáb 10 Nov 2012, 00:39

Gustavo Figueiredo escreveu:
joaooliveira13 escreveu:Boas,
na minha opinião deverias deixar estar as crias com a fêmea, quando foste ver se ainda estavam vivas deverias ter visto se estavam alimentadas... Pois se ela as continua a aquecer deve saber o que lá está a fazer... E as crias ficarem sem calor enquanto se alimenta não há problema pois não vão morrer por estarem 5 ou 10 minutos sem ninguém. E quanto à opinião do Gustavo de juntar um novo macho só para o proximo ano não concordo... Qual o problema? Eu nos meus se tudo correr na normalidade quando tiver uma ou duas posturas vou fazer umas trocas nos meus casais...

cumps.

O problema é que não sei se é bem como o João pensa.
Se for um casal em que lhe "impingimos" um parceiro, se houver uma troca, até acredito que acasale outra vez. Num casal em que os dois se escolhem e criam uma relação, posso lhe dizer que se um morrer, terá alguma dificuldade em acasalar com outra ave. A titulo de curiosidade um dos priemiros machos que adquiri em 2008 ainda o tenho comigo. Em 2009 acasalou com uma femea azul onde deram á luz uma ninhada de "pratas" diretos. Na terceira postura desse ano a femea morreu e só á coisa de um mês consegui fazer com que esse macho volta-se a acasalar, justamente com uma fêmea igualzinha á sua antiga parceira. Mais uma nota, todas as outras aves que tive em que um parceiro morreu, nunca mais consegui aranjar parceiro/a para os mesmos...

Eram os dois peitos brancos, aconcelhas então a tentar arranjar um macho o mais parecido possível, correto?



Cumps
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  joaooliveira13 Sáb 10 Nov 2012, 07:15

Boas,

juntar 2 peito branco não é aconselhado...

cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sáb 10 Nov 2012, 18:16

joaooliveira13 escreveu:Boas,

juntar 2 peito branco não é aconselhado...

cumps.

Relativamente a isso também tinha receio, mas disseram-me que se não o fizesse continuamente não haveria problemas...
Mas uma vez que infelizmente o macho morreu, quando escolher outro, terei o cuidado para que esse não tenha o peito branco.
obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Sáb 10 Nov 2012, 18:28

Uma foto dos dois pequenotes
MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Pb100008q

A super mamã
MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Pb100012



Nas amas, de cinco ovos, estão lá apenas três crias tendo desaparecido os outros dois ovos.
Reparei que as crias não estavam com o papo cheio mas um dos bengalins voltou a pôr-se em cima das crias e não consegui fazer mais nada, ainda levei uma bicada affraid
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  jorge_msousa Dom 11 Nov 2012, 12:25

Eu todo contente e...
MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Pb110039z

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Pb110038


O que será? Não há nada que se possa fazer?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho  Empty Re: MUITO URGENTE!!! Gould abandona o ninho

Mensagem  Luís Grilo Dom 11 Nov 2012, 13:03

Não creio que estejam a ser alimentados, parece-me que estão cheiosde ar no papo. Retira com uma seringa com cuidado e se calhar passa-os para os bengalins...
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos