Fórum dos Exóticos
Megabacterias Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Megabacterias Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Megabacterias

2 participantes

Ir para baixo

Megabacterias Empty Megabacterias

Mensagem  dukem Ter 16 Out 2012, 14:18

Boas,

Qual é o tratamento que devo fazer para uma ave infectada com megabacterias, já andei á procura de um medicamento e só encontrei um que é usado para pombos o Hexaplus.
Tenho aqui em casa o Tricobacter da zoopan mas estive a ver as indicações e não me parece ser para isto.
Tenho um casal de aves em que elas alimentam as crias e a crias morrem sempre com o papo cheio ao fim de 3 a 5 dias e mal morrem começam a cheirar mal e a decomposição é muito rápida. Um amigo meu disse-me que era sinal que as aves estavam infectadas com megabacterias quase de certeza.
Se alguem já teve o mesmo problema podia me dizer o medicamento que usou ?

Cumps
Luis
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Megabacterias Empty Re: Megabacterias

Mensagem  AvilandiaPT Ter 16 Out 2012, 19:17

Olá Luis,

Se por norma identificar o problema a partir de sintomas não é fácil, no caso de Megabacteria a coisa é muito complicada.
Podes ter aves que morrem de repente, que duram meses, que nunca têm sintomas... E mesmo a identificação por exame só é fiável em 70-80% dos casos, sendo que em alguns mesmo sendo indentificado não aparece directamente associado a patologias.
Pela descrição desses sintomas podem ser milhentas coisas, mas apontava mais para uma bactéria qualquer.
Tens algumas aves que passem sementes não digeridas, vómitos, fezes alteradas com poucos uratos, e que vão emagrecendo?

A megabacteria é um problema mas muitas vezes mal identificado porque "se ouviu falar" sem saber muito bem o que é.

De qualquer forma, o tratamento de Megabacteria é feito com anti-fúngicos (nistatina, fluconazol, anfotericina B) e/ou com clorexidina. Mas a resposta é muito variável.
A acidificação da água pode ajudar a recuperar alguma capacidade digestiva, já que a subida do pH digestivo é um dos problemas que causa e mais afecta a digestão.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Megabacterias Empty Re: Megabacterias

Mensagem  dukem Ter 16 Out 2012, 19:36

AvilandiaPT escreveu:Olá Luis,

Se por norma identificar o problema a partir de sintomas não é fácil, no caso de Megabacteria a coisa é muito complicada.
Podes ter aves que morrem de repente, que duram meses, que nunca têm sintomas... E mesmo a identificação por exame só é fiável em 70-80% dos casos, sendo que em alguns mesmo sendo indentificado não aparece directamente associado a patologias.
Pela descrição desses sintomas podem ser milhentas coisas, mas apontava mais para uma bactéria qualquer.
Tens algumas aves que passem sementes não digeridas, vómitos, fezes alteradas com poucos uratos, e que vão emagrecendo?

A megabacteria é um problema mas muitas vezes mal identificado porque "se ouviu falar" sem saber muito bem o que é.

De qualquer forma, o tratamento de Megabacteria é feito com anti-fúngicos (nistatina, fluconazol, anfotericina B) e/ou com clorexidina. Mas a resposta é muito variável.
A acidificação da água pode ajudar a recuperar alguma capacidade digestiva, já que a subida do pH digestivo é um dos problemas que causa e mais afecta a digestão.

Cumps.

Olá,

Os pais aparentemente parecem saudaveis não noto quais queres sintomas, as fezes são normais também examinei ambas as aves não apresentam perda de peso. O unico problema é que não consigo criar com eles chocam bem quando nascem as crias elas tem o papo cheio e ao fim de 3 a 5 dias começam a morrer. As crias que morrem apresentam uma cor estranha na região abdominal. E passado pouco tempo depois de morrerem já cheiram e estam já a meio caminho do processo de decomposição.
O meu amigo disse para eu usar Fungizone mas não sei se encontro isto em Portugal.

Cumps
Luis
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Megabacterias Empty Re: Megabacterias

Mensagem  AvilandiaPT Ter 16 Out 2012, 20:42

Olá Luis,

Usar o fungizone é "moda"...
Por um lado porque é "cool" usar coisas que não se vendem por cá e têm que se trazer do estrangeiro e tudo... É muito à frente!
Por outro porque aquilo geralmente até funciona mesmo que não sendo nada a ver com Megabacteria. Não te sei dizer porquê uma vez que na maioria das bactérias não seria de esperar que actue e a absorção por via oral é nenhuma. Mas sendo um problema qualquer por fungos tipo candida, funciona bem.
Essa decomposição rápida que falas é capaz de ser bacteriana, mas para confirmar só com análise (pronto eu admito que a Microbiologia se está a tornar a minha mais recente paixão).

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos