Fórum dos Exóticos
Criação de Goulds através de Bengalins. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de Goulds através de Bengalins. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Goulds através de Bengalins.

+2
NFF
João Domingues
6 participantes

Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  João Domingues Qui 11 Out 2012, 09:12

Bom dia,

Estou a iniciar a criação de exoticos, e gostaria de tirar uma duvida.
Tenho dois casais de bengalins que já efectuaram o ninho, passam o dia praticamente dentro do mesmo, mesmo de noite, no entanto ainda não teem ovos.
E tenho um casal de Goulds, já com ovos.
Gostaria de saber se posso passar já os ovos para os bengalins de imediato, ou se tenho de aguardar que estes tenham já alguns ovos.

Cumprimentos,
João Domingues.
João Domingues
João Domingues

Mensagens : 87
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Pinhal Novo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  NFF Qui 11 Out 2012, 09:23

Bom dia
E porque não deixar nos gould?
Se por ventura abandonarem os ovos, então aí passa para os bengalins!
De qualquer forma em resposta, existem casais de bengalins que assim que lá põe os ovos agarram logo ao choco, outros nem por isso! Pode comprar ovos de plástico, de forma a que se eles os enjeitarem, não partirem os dos gould!
Nisto das aves não há certezas absolutas!
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  João Domingues Qui 11 Out 2012, 09:30

Bom dia,

Como gostaria de aumentar o meu plantel, por agora vou apostar nos Bengalins de modo a não ter dissabores, apesar de também não ser certo.
Mais tarde, apostaria na criação directa através dos Goulds.
De qualquer maneira obrigado pela dica.

Cumprimentos,
João Domingues.
João Domingues
João Domingues

Mensagens : 87
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Pinhal Novo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  eduardo_garcia Qui 11 Out 2012, 09:57

Bom dia,
A esolha é do criador, se quer criar os goulds com amas (bengalins) ou se quer fazer criação direta.
Quando um criador de exóticos, parte para a criação direta, tem que estar mentalizado que não tira tantas crias como se fosse com amas e também, que com os goulds a criação as próprias crias, tudo é possivel, mas ai é que está, porque se fosse fácil, todos o faziam... Razz

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  João Domingues Qui 11 Out 2012, 12:31

Por agora vou mesmo apostar através de amas, até porque os Goulds que tenho são de Janeiro de 2012..
Vou comprar os ovos de plástico, e ver qual a reacção dos bengalins, caso os aceitem, coloco então os ovos dos Goulds.
Como a criação de Goulds é nova para mim, estou ainda na fase de experimentação.. Smile

Cumprimentos.

João Domingues
João Domingues
João Domingues

Mensagens : 87
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Pinhal Novo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  NFF Qui 11 Out 2012, 13:00

Boa tarde
Na época passada com um casal de goulds de 2011 (ou seja com no maximo 1 ano) tirei 21 aves criação direta (4 posturas) e aproveitei 3 ovos (porque abandonaram a postura a meio) que acabei por pôr num casal de bengalins que só conseguiu criar 2, deixando morrer o outro.
Quanto a tirar mais crias, existe um tópico sobre esse assunto, em que o Ricardo (Avilandia) apresenta dados muito interessantes sobre isso!!
Este ano cedi uma casal a um primo, uma fêmea da epoca 2010/2011 e 1 macho desta última(2011/2012) e passado cerca de 2 meses de lá estarem em casa já anilhou 3 crias!!!
No meu ver os gould não criam, basicamente porque não os deixam...
O valor dos gould, ao ser muito superior ao dos bengalins "normais" incentiva a explorar os casais a pôr ovos quase continuamente a a colocar em amas!
Mas isto é a minha opinião!
O papel das amas é importantíssimo, mas no meu ver, como situação de recurso, não como regra!
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  RC Qui 11 Out 2012, 14:42

NFF escreveu:(...) O valor dos gould, ao ser muito superior ao dos bengalins "normais" incentiva a explorar os casais a pôr ovos quase continuamente a a colocar em amas!
O papel das amas é importantíssimo, mas no meu ver, como situação de recurso, não como regra! (...)

Nem mais. Isso é exactamente o que eu penso.
De qualquer forma continuo a ser adepto da criação direta.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  AvilandiaPT Qui 11 Out 2012, 15:15

Olá,

Estou a iniciar a criação de exoticos, e gostaria de tirar uma duvida.
Tenho dois casais de bengalins que já efectuaram o ninho, passam o dia praticamente dentro do mesmo, mesmo de noite, no entanto ainda não teem ovos.
E tenho um casal de Goulds, já com ovos.
Gostaria de saber se posso passar já os ovos para os bengalins de imediato, ou se tenho de aguardar que estes tenham já alguns ovos.

Apesar de podermos sempre discutir o uso ou não uso de amas, o tópico não era esse. E como já disseram, é uma opção de cada criador.
Podes tentar colocar os ovos directos nos bengalins mesmo sem ovos e ver o que acontece. Alguns casais pegam, outros não. Os bengalins usam ninho mesmo sem ser para criar só porque lhes apetece...
Os ovos de plástico têm vários problemas. A temperatura é diferente, o peso é diferente, a textura é diferente... Algumas aves não os aceitam bem, mas é o que temos e às vezes tem de ser! Se pegarem pode correr bem. Se não pegarem o resultado é o mesmo que deixares nos goulds e correr mal.
Com o tempo podes começar a fazer os teus ovos com ovos velhos, se quiseres etc...

Agora se o casal de goulds é de Janeiro, eu não tentaria criar directo (sobretudo no inverno) com eles apenas por uma questão de idade, nada mais. Criar já criam mas...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 11 Out 2012, 19:05

Olá,
O valor dos gould, ao ser muito superior ao dos bengalins "normais" incentiva a explorar os casais a pôr ovos quase continuamente a a colocar em amas!
Mas isto é a minha opinião!
O papel das amas é importantíssimo, mas no meu ver, como situação de recurso, não como regra!
Cumprimentos

De todas as vantagens que as amas trazem a criação de goulds, o facto de tirar "quantidade" é o que menos peso têm.
Na minha opinião, criar directo faz mais sentido se o objectivo for desfrutar do comportamento da espécie , em um viveiro comunitário é sem duvida interessante e mesmo individualmente.
Mas num patamar mais competitivo, usar bengalins permite melhores resultados a quase todos os niveis, menor desgaste dos reprodutores, melhores resultados na dieta que pretendemos fornecer ás crias (germinados...), permite ganhar tempo na criação em beneficio dos juvenis...etc , a única desvantagem que me ocorre é em termos de espaço, que ocupa mais, e algum trabalho extra.
Em relação ao desenvolvimento e performance das crias, é grande tanga que as aves criadas pelos própios pais saem mais fortes, são maiores, mais resistentes.... é igual , tudo depende do desempenho dos progenitores , sejam estes amas ou goulds.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  AvilandiaPT Qui 11 Out 2012, 19:42

Olá,

tudo depende do desempenho dos progenitores , sejam estes amas ou goulds.

Eu não vou voltar a discutir o assunto das amas porque respeito que cada criador siga a opção que entender. Mas para mim, uma das questões que fazem a diferença é que é mais fácil arrancar um "bom desempenho" dos bengalins do que de algumas espécies. Limpar e alimentar mais meia dúzia de gaiolas são mais meia dúzia de gaiolas. Ter de perceber dietas, ciclos, respostas reprodutivas, estimulos-chave e os tais comportamentos naturais das espécies, dá trabalho.
E os bengalins (para o bem e para o mal) evitam esse trabalho.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 11 Out 2012, 20:15

Olá,

Eu não vou voltar a discutir o assunto das amas porque respeito que cada criador siga a opção que entender.

Eu também respeito, só não concordo com a ideia que, quem usa amas o faz apenas porque quer tirar muitos, ou que "ganha mais" , porque não é verdade , felizmente a maioria dos criadores ainda anda nisto por gosto.
Usam amas porque é mais vantajoso no sucesso reprodutivo, se assim se pode chamar.

Ter de perceber dietas, ciclos, respostas reprodutivas, estimulos-chave e os tais comportamentos naturais das espécies, dá trabalho.

Eu acho que tudo isso tem que ser estudado por parte do criador, e estar presente na criação mesmo com o uso de amas, aliás o sucesso de criar a espécie, esta ou outra qualquer depende de perceber-mos tudo isto , isso vem com os anos e com a prática.
Usar amas e não dominar o resto é perder tempo, criar directo e não dominar o resto pode ser trágico.


E os bengalins (para o bem e para o mal) evitam esse trabalho.

É como digo Ricardo , na minha opinião não o devem evitar , funcionam mais como uma preciosa ajuda na criação.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  João Domingues Sáb 13 Out 2012, 08:27

Bom dia,

Já passei os ovos para as amas, e até agora parece-me que as mesmas estão a aceitar os ovos.
Aproveito para fazer a seguinte questão, o que fazer agora ao ninho dos Goulds, se o deixo feito cm está, ou se devo desfazer e dar-lhes novamente material para construir o mesmo.
Obrigado a todos os que ajudaram.
Cumprimentos.

João Domingues
João Domingues
João Domingues

Mensagens : 87
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Pinhal Novo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  RC Sáb 13 Out 2012, 18:57

João Domingues escreveu:(...) O que fazer agora ao ninho dos Goulds, se o deixo feito cm está, ou se devo desfazer e dar-lhes novamente material para construir o mesmo. (...)

Deixa ficar. Podes só colocar mais um bocadito de material para incentivar, depois a natureza fazer o resto.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Goulds através de Bengalins. Empty Re: Criação de Goulds através de Bengalins.

Mensagem  João Domingues Dom 14 Out 2012, 21:02

Pormenores que as vezes fazem toda a diferença =) ..
Obrigado Wink
João Domingues
João Domingues

Mensagens : 87
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Pinhal Novo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos