Fórum dos Exóticos
Bico de Lacre vs Bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bico de Lacre vs Bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bico de Lacre vs Bengalins

5 participantes

Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Qui 13 Set 2012, 22:49

Boa noite,
Eu tenho um casal de mandarins e dois bengalins (penso que ambos são machos) e optei, depois de fazer um viveiro, por separá-los. Coloquei, os bengalins, numa das "divisórias " que com o separador fica com apenas 37cm X 30cm. Deixando os mandarins onde estavam; numa gaiola aberta com as seguintes dimensões; 50cm comp X 27cm prof. X 60cm alt, optei por deixá-los nesta por me parecerem completamente adapatdos ao espaço, tendo apenas dúvidas pelo facto da gaiola ser aberta e por isso poder afectar a criação.
A minha dúvida, quanto aos bengalins é; poderei, uma vez que no compartimento imediatamente ao lado está um casal de bico de lacre, retirar o separador? Desta forma ganhariam todos mais espaço... Receio, pelo simples facto de estarem a partilhar o habitat com os bico de lacre, que não tenham o mesmo desempenho relativamente a chocarem os ovos e consequentemente ajudarem as crias a "vingarem"...

Desculpem a confusão, espero ter conseguido fazêr-me explicar Rolling Eyes

agradeço desde já a vossa disponibilidade
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Selenio Qui 13 Set 2012, 23:08

Boa noite...

Não ha ciencias exatas, mas pelo que tenho experimentado o ideal é deixares estar os bicos de lacre sossegaditos sozinhos. Não te incomodes com os bengalins, pois eles criam em qualquer «canto». Para teres uma ideia já vi malta a criar bengalins em gaiolas de exposição com o ninho pendurado do lado de fora..... Shocked
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  André Branco Qui 13 Set 2012, 23:22

Selenio escreveu: Para teres uma ideia já vi malta a criar bengalins em gaiolas de exposição com o ninho pendurado do lado de fora..... Shocked


A sério?! affraid
André Branco
André Branco

Mensagens : 43
Data de inscrição : 05/07/2012
Localização : S. miguel, Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Pedro.Filipe Sex 14 Set 2012, 11:27

Eu se não visse não acreditava que há pessoas a criar com gaiolas de exposição, embora não aprove. E não criam só bengalins, criam outros exôticos como goulds, babetes, bichenovs...curiosamente não tinham sparows, suponho eu que os ovos não seriam galados e engordavam muito devido ao espaço reduzido. Para criar com essas condições , antes não criar, mas esta é a minha opinião. A esses criadores eu não compro aves, pois condidero-os criadeiros.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Selenio Sex 14 Set 2012, 12:07

A sério André... Eu nessas questões não gosto muito de opinar porque o «vicio» supera sempre o espaço que temos disponivel. Mas chegar ao ponto de usar as gaiolas de exposição já é ultrapassar o razoável. Mas é como diz o Pedro Filipe, cabe depois a cada pessoa compactuar com essas práticas.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  André Branco Sex 14 Set 2012, 12:40

Eu não sabia que conseguiam criar nessas condições.
Mas quem faz isso não tem gosto em criar e ter aves, têm é gosto em ganhar dinheiro.
André Branco
André Branco

Mensagens : 43
Data de inscrição : 05/07/2012
Localização : S. miguel, Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  AvilandiaPT Sex 14 Set 2012, 13:50

Olá,

A questão não pode ser resumida de forma tão simples. Claro que não faz sentido e também não gosto. Já tive gaiolas pequenas, gaiolas médias, gaiolas grandes e viveiros de rua... Se para algumas espécies ter 30cm ou 3m é o mesmo, também há algumas que estão melhor em espaços mais pequenos.
Um exemplo tipico são os papagaios cinzentos que em termos de reprodução se dão muito melhor em gaiolas relativamente pequenas em espaços fechados do que em viveiros enormes.
Mas isso não significa que criar em gaiolas de exposição seja aceitável.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Sex 14 Set 2012, 17:31

Boa tarde,
Obrigado a todos os que responderam...
Mas continuo com a mesma duvida, querendo apenas que os bengalins criem, uma vez que os bico de lacre são muito dificeis, não seria preferível retirar o separador e proporcionar-lhes um pouco mais de espaço, sem que isso prejudicasse os bengalins e respectivas crias?
Conseguirão (bengalins) criar na companhia de bicos de lacre?

Obrigado mais uma vez

jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Selenio Sex 14 Set 2012, 21:05

Ok Jorge, tens razão. Divagamos muito e a tua questão ficou para segundo plano. Ora bem, se fosse para criares os bicos de lacre dizia-te que todo o espaço era pouco. Agora relativamente aos bengalins não ha stress em estarem em meia gaiola. Mas se tiveres onde «arrumar» os bicos de lacre era melhor proporcionares mais espaço aos bengalins. Agora juntar os 2 casais acho que não será a melhor opção. Apesar de serem duas especies muito pacificas é sempre melhor estarem sossegados os casais reprodutores.

Espero ter ajudado....
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Sex 14 Set 2012, 21:23

Selenio escreveu: Ok Jorge, tens razão. Divagamos muito e a tua questão ficou para segundo plano. Ora bem, se fosse para criares os bicos de lacre dizia-te que todo o espaço era pouco. Agora relativamente aos bengalins não ha stress em estarem em meia gaiola. Mas se tiveres onde «arrumar» os bicos de lacre era melhor proporcionares mais espaço aos bengalins. Agora juntar os 2 casais acho que não será a melhor opção. Apesar de serem duas especies muito pacificas é sempre melhor estarem sossegados os casais reprodutores.

Espero ter ajudado....

Boas, claro que ajudas-te.
Vou deixar como está, pois não tenho onde os por, a não ser numa daquelas gaiolas redondas altitas, mas penso que essa será má opção...

Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Selenio Sex 14 Set 2012, 21:29

Se a gaiola redondita não for muito pequena... Os bicos de lacre não são muito esquesitos e até não desgostam quando o viveiro é mais alto do que largo. Por exemplo a gaiola onde eu criei este ano os bicos de lacre tem mais do dobro da altura relativamente á largura.

Boa sorte com o casalito e vai dando noticias de como tá a correr o processo criativo. lol!
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Sex 14 Set 2012, 21:41

As dimenções são: diametro: 32cm X alt 44cm o que me dizes? e o facto de ser de grades a toda a volta não há problema?
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Sex 14 Set 2012, 21:45

já tou, se me disseres que a redonda serve para os bicos de lacre, com ideia de colocar lá um casal de diamantes gould. Essas dimenções chegariam? Rolling Eyes
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Selenio Sex 14 Set 2012, 22:52

lol!

Como diz o povão: não te estiques assim tanto.

Serve para teres lá estacionado o casal de lacres, agora eu não criaria aí nada. Quer-se dizer, um casalito de bengalins era capaz de não estranhar muito e arrumar-se bem aí. scratch

Mas atenção, isto é tudo muito relativo. Volto a referir, ha pessoal que não consegue criar bengalins em viveiros com 3 ou mais metros quadrados e ha quem os tire em gaiolas de exposição. . . . . . .

Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Sáb 15 Set 2012, 15:48

oki, obrigado.
Se não é aconcelhado, não o farei, pensei que os goulds fossem tipo os bengalins ou os mandarins...
Mas relativamente aos bicos de lacre, é melhor mudá-los? A gaiola redonda de facto é mais alta, tem é o senão de ser aberta por todo...
obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  Selenio Sáb 15 Set 2012, 21:03

Eles são rijos.....

Experimenta e vez como se adaptam ás novas instalações.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de Lacre vs Bengalins Empty Re: Bico de Lacre vs Bengalins

Mensagem  jorge_msousa Dom 16 Set 2012, 21:51

Oki, vou então mal possa pô-los lá....

obrigado pela ajuda Smile
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos