Fórum dos Exóticos
Duvida sobre fp 20 20 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Duvida sobre fp 20 20 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre fp 20 20

4 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  Sergio Correia Sáb 08 Set 2012, 19:57

Boa noite

Gostaria de saber se posso administrar o fp 20 20 durante a postura,
A minha femea diamante de gould iniciou a postura ha 2 dias foi mais rapida do que pensei era para começar a administrar o fp 20 20 quando eles acabassem de construir o ninho mas quando la cheguei ele ja tinha iniciado a postura,agora queria saber se posso dar o fp 20 20 ja com a postura iniciada.


Última edição por Sergio Correia em Sáb 08 Set 2012, 22:16, editado 1 vez(es)
Sergio Correia
Sergio Correia

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/09/2012
Localização : Bemposta-Abrantes
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  gimbras Sáb 08 Set 2012, 21:01

boas,
não deve.
se a intenção é fazer uma desparasitação interna, preventiva, esta deveria ter sido feita entre 6 e 4 semanas antes do acasalamento. isto porque, este processo causa desgaste e algum mau-estar nas aves, que nesta altura poderiam interromper as posturas.
se é por outro motivo, terá que se ver qual e medir os prós e contras do uso do medicamento.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  Sergio Correia Sáb 08 Set 2012, 22:18

Boa noite

Era por prevenção,
sendo assim ja não vou dar.
Sergio Correia
Sergio Correia

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/09/2012
Localização : Bemposta-Abrantes
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  joliveira Sáb 08 Set 2012, 22:30

gimbras escreveu:boas,
não deve.
se a intenção é fazer uma desparasitação interna, preventiva, esta deveria ter sido feita entre 6 e 4 semanas antes do acasalamento. isto porque, este processo causa desgaste e algum mau-estar nas aves, que nesta altura poderiam interromper as posturas.
se é por outro motivo, terá que se ver qual e medir os prós e contras do uso do medicamento.
cumprimentos,
Peço desculpa pela minha dúvida mas desparasitação interna com fp 20/20 ?????

joliveira

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/01/2011
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  gimbras Dom 09 Set 2012, 20:33

joliveira escreveu:
gimbras escreveu:boas,
não deve.
se a intenção é fazer uma desparasitação interna, preventiva, esta deveria ter sido feita entre 6 e 4 semanas antes do acasalamento. isto porque, este processo causa desgaste e algum mau-estar nas aves, que nesta altura poderiam interromper as posturas.
se é por outro motivo, terá que se ver qual e medir os prós e contras do uso do medicamento.
cumprimentos,
Peço desculpa pela minha dúvida mas desparasitação interna com fp 20/20 ?????

boas,
sim, foi isso que eu escrevi.
o fp20-20 tem uma acção antibiótica eficaz na maioria das estirpes de salmonelas e e-colis.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  joliveira Dom 09 Set 2012, 22:09

ok, obrigado por ter respondido,,mas surge-me uma outra questão, deverá o fp 20/20 ser utilizado como unico desparasitante interno ou deverá ser utilizado simplesmente como preventivo de estirpes de salmonelas e coccidiose e deveremos utilizar outro tipo de desparasitante interno???

joliveira

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/01/2011
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  Sergio Correia Dom 09 Set 2012, 22:45

Boa noite

ja agora levanto outra questão,
entre posturas poderei dar o fp 20-20?,
ou seja acabada esta postura coloco os ovos nos bengalins tiro o ninho aos gouls e aplico o fp 20-20 ,
fazendo o mesmo aos bengalins de seguida, sendo que os bengalins estaram no choco ai n sei se interfere com alguma coisa ou nao.
Sergio Correia
Sergio Correia

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/09/2012
Localização : Bemposta-Abrantes
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 07:19

joliveira escreveu: deverá o fp 20/20 ser utilizado como unico desparasitante interno ou deverá ser utilizado simplesmente como preventivo de estirpes de salmonelas e coccidiose e deveremos utilizar outro tipo de desparasitante interno???

boas,
não se pode estabelecer uma regra geral, que se aplique a todos os casos. dependerá sempre da opção de cada criador e, fundamentalmente, do historial de saúde de cada ave.
pessoalmente, entendo que os principais agentes que afectam os ovos e as crias, e, em menor grau, os pais, são as salmonelas (salmoneloses) e os e-coli (colibaciloses). é por isso que, só uso o fp20-20.
contudo, existem outros produtos que têm a mesma finalidade, bem como outros que são mais efectivos em determinadas patologias.
e também há quem não faça tratamentos preventivos e não deixe de ter bons resultados.
o que não podemos esperar, é conseguir prevenir tudo. isso é impossível, dada a variedade de agentes que podem aparecer.
cumprimentos,

gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 07:33

Sergio Correia escreveu:entre posturas poderei dar o fp 20-20?,
ou seja acabada esta postura coloco os ovos nos bengalins tiro o ninho aos gouls e aplico o fp 20-20 ,
fazendo o mesmo aos bengalins de seguida, sendo que os bengalins estaram no choco ai n sei se interfere com alguma coisa ou nao.

boas,
também não deve.
qualquer agente com acção antibiótica tem efeitos colaterais. no caso do fp20-20, desejamos eliminar salmonelas e e-colis, mas vamos eliminar, colateralmente, muitos seres vivos que existem no sistema digestivo da ave, que ajudam no processamento dos alimentos. é por isso que as aves ficam indispostas e debilitadas.
é sempre preferível fazer os tratamentos preventivos no período de descanso, dando tempo para que se recomponham, antes de entrarem nos períodos mais activos.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  joliveira Seg 10 Set 2012, 21:54

Mais uma vez agradeço o seu esclareçimento , e sem querer tornar o assunto chato passo a explicar o porque da minha duvida , é que eu para desparazitar costumo usar o tabernil vermicida e posteriormente faço a prevenção das salmonelas e coccidiose antes de iniciar as criações, a duvida que me surgiu é se deverei continuar a fazer as duas ou se usando o fp 20/20 basta como unico desparasitante?

joliveira

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/01/2011
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  gimbras Seg 10 Set 2012, 22:11

joliveira escreveu:Mais uma vez agradeço o seu esclareçimento , e sem querer tornar o assunto chato passo a explicar o porque da minha duvida , é que eu para desparazitar costumo usar o tabernil vermicida e posteriormente faço a prevenção das salmonelas e coccidiose antes de iniciar as criações, a duvida que me surgiu é se deverei continuar a fazer as duas ou se usando o fp 20/20 basta como unico desparasitante?

boas,
como eu disse, depende da percepção de cada criador e do histórico de saúde das aves.
se eu tivesse algumas aves com histórico de vermioses, consideraria o uso preventivo do vermicida. como não é o caso, não uso.
a questão aqui põe-se, também, no uso excessivo de medicamentos que, para além dos efeitos secundários, também levam a que os agentes patogénicos ganhem resistência.
eu tenho para mim que, excesso de prevenção pode ser prejudicial e prefiro seleccionar as ameaças, em função do seu grau de patogeneidade.
mas isto é só uma opinião, discutível.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  AvilandiaPT Ter 11 Set 2012, 09:19

Olá,

São coisas diferentes e por isso é que não gosto nada que se fale de "desparasitações" preventivas.
Os vermicidas seja de que tipo forem, são para eliminar parasitas, geralmente intestinais, mas não só. Portanto matam aquilo a que chamamos para se perceber "lombrigas e afins". Nas aves existem alguns que podem estar presentes, mas que causem problemas sérios, sobretudo em aves mantidas em gaiolas não serão muitos.
Portanto, esse tipo de tratamento é uma coisa.
Outra coisa são os anti-infecciosos, em que se incluem antibióticos cujo objectivo é eliminar bactérias, anti-fúngicos para eliminar fungos ou outros produtos para eliminar outros agentes como protozoários, por exemplo.
Alguns destes produtos conseguem até apanhar mais que um tipo de agente (exemplo tipico as sulfas que atingem bactérias e protozoários ou a ivermectina a nivel de parasitas). Também podem funcionar de formas muito diferentes sobre esses agentes. Há tratamentos que até podem fazer sentido de forma "preventiva" e outros que são um perfeito disparate e perda de tempo/dinheiro/saúde usados desta forma.

Por isso não há um tratamento para tudo e vai depender muito, como foi dito, da situação do historial, das condições, etc...
É completamente diferente pensar em fazer tratamentos "preventivos" num efectivo estável, controlado, em que não existem problemas recorrentes, ou num caso em que todas as semanas se comprem passarinhos na feira, não exista controlo sanitário minimo, etc... Outra questão é que para se fazer prevenção de qualquer tipo é preciso saber "contra o quê" e não apenas contra o que se "acha que".

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre fp 20 20 Empty Re: Duvida sobre fp 20 20

Mensagem  gimbras Ter 11 Set 2012, 11:55

boas,
o termo "desparasitação", que eu usei incorrectamente e de modo meio popularucho, é que gerou estas dúvidas.
tentarei ser mais preciso.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos