Fórum dos Exóticos
coccidiose duvidas.... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
coccidiose duvidas.... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

coccidiose duvidas....

2 participantes

Ir para baixo

coccidiose duvidas.... Empty coccidiose duvidas....

Mensagem  soulsurf3r Sáb 28 Jul 2012, 19:40

Boas a todos...

Gostava de saber se uma ave afectada com coccidiose poderá ficar saudável/reproduzir etc...
Pelo que li e uma doença que fica para sempre nas aves e como penso que seja isso que tenha atingido uma das minhas ninhadas de goulds dos quis morreram dois e as sobreviventes estão a recuperar lentamente... Mas ja li que é uma doença que vai estar sempre a despertar na ave :S
Tenho receio de que se elas recuperarem totalmente e ao misturar com os outros goulds juvenis fiquem todos afectados com os esporos das fezes...

Ñ queria ter de me livrar das aves.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

coccidiose duvidas.... Empty Re: coccidiose duvidas....

Mensagem  gimbras Sáb 28 Jul 2012, 20:25

soulsurf3r escreveu:Boas a todos...

Gostava de saber se uma ave afectada com coccidiose poderá ficar saudável/reproduzir etc...
Pelo que li e uma doença que fica para sempre nas aves e como penso que seja isso que tenha atingido uma das minhas ninhadas de goulds dos quis morreram dois e as sobreviventes estão a recuperar lentamente... Mas ja li que é uma doença que vai estar sempre a despertar na ave :S
Tenho receio de que se elas recuperarem totalmente e ao misturar com os outros goulds juvenis fiquem todos afectados com os esporos das fezes...

boas,
a Eimeria, que causa a coccidiose, e a Isospora, que causa a isosporose (são infecções que se confundem facilmente), são parasitas do epitélio intestinal, que têm o seu papel, importante, no controlo de outros parasitas.
o problema é que quando combatemos um parasita específico, abrimos espaço para outros, possibilitando outras infecções. assim, se o tratamento for fraco demais, possibilitamos a reinfecção, e, se o tratamento for forte demais, possibilitamos outras infecções distintas, mas que podem ter sintomas muito semelhantes.
o ideal é um tratamento mais generalista, que baixe o nivel de todos os parasitas simultaneamente, mas isso ás vezes não é eficaz, e precisamos de um medicamento mais específico.
objectivamente, as aves podem recuperar e ter uma vida normal e podem ter infecções recorrentes; só o tempo o dirá.
a melhor forma de evitar estas recorrências, em aves que já foram tratadas, é manter níveis de higienização elevados, para que não existam oócitos (neste caso não são esporos) depositados.
não sei se fui suficientemente claro.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

coccidiose duvidas.... Empty Re: coccidiose duvidas....

Mensagem  soulsurf3r Sáb 28 Jul 2012, 21:26

Clarissimo...

Eu só me apercebi que tinham alguma doença depois da segunda morte, pois o que me estava a querer parecer era que os bengalins tinham deixado de alimentar os goulds mal estes saíram do ninho e como estava a fazer mais de 10 horas de trabalho não consegui aperceber-me de sinais...

Depois reparei que as sobreviventes estavam a apresentar as penas a volta da cloaca sujas de fezes amareladas e o ventre um pouco inchado, desconfiei que fosse alguma salmonela ou colibacilose pois so apresentavam esses sinais....
Fiz um tratamento com corizpex ao qual as aves pouco responderam e ao que passei a dar Biozerine de 12 em 12 horas em conjunto...
Nesse espaço as aves melhoraram um pouco pelo menos ao ponto de começarem a comer por elas, mas passado uns dias ficaram de novo quase na morte foi quando reparei que no ventre inchado apareceu o que suponho ser o intestino grosso muito escuro, ai suspeitei logo da coccidiose, deixei as aves recuperar um pouco com complexo b e comecei um tratamento com coccimir aliado com biozerine ao qual as aves responderam muito melhor do que ate então tinha sido feito, em duas aves a marca escura do intestino desapareceu noutra anda se nota mas num tom vermelho claro quase rosa... ganharam peso deixarem de estar "enfacados" mas noto que ainda não estão bem pois estão sempre a comer e dormem muito...
De momento esta no período de 3 dias de pausa do coccimir ao qual retomo na segunda feira mais 3 dias de tratamento...

O que me levou a combinar antibiótico com os tratamentos foi por ter lido que a coccidiose na maior parte das vezes abre portas a outras infecçoes oportunistas e sabendo que no estado que as aves estavam a morte era certa... então resolvi dar a "bomba"...
Pelo que deduzo das suas palavras creio não ter feito má escolha dentro dos produtos que tinha em casa...
Agora n sei é identificar diferença entre coccidiose e isosporose... mas vou pesquisar sobre isso.
Cumprimentos.
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

coccidiose duvidas.... Empty Re: coccidiose duvidas....

Mensagem  gimbras Dom 29 Jul 2012, 11:01

boas,
a teoria é sempre mais fácil. quando se está numa emergência, tem que se improvisar e usar o que está à mão.
se está a resultar, há que levar o tratamento até ao fim.
as penas da cloaca amareladas, significa que a ave estava a consumir a sua própria gordura, e daí o "enfacar".
essa linha escura no ventre, se for vertical (aproximadamente da zona sobrecloacal para a zona do fígado), é a veia que traz o sangue dos orgãos abdominais para o coração. significa que, o parasita invadiu a corrente sanguínea, causando um processo inflamatório na veia e, eventualmente, noutros orgãos. é um processo bastante comum nestes casos de parasitoses graves.
as aves comerem muito, deve-se ao processo fisiológico de recuperação física (se depois de recuperarem a forma, continuarem a comer demais é que já pode ser uma infecção secundária). dormirem muito, é porque estão fracas, devido aos medicamentos. após o tratamento, precisam de um bom período de recuperação.
a coccidiose e a isosporose só se distinguem em laboratório; todos os sintomas são iguais e o tratamento também. por isso, não é importante distingui-las, a este nível. só em casos de multiplas recorrências, em que se presume que os parasitas já estão num estado de multi-resistência, é que se recorre a análises para identificar qual é, e poder aplicar um antibiótico de geração mais recente e mais específico.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

coccidiose duvidas.... Empty Re: coccidiose duvidas....

Mensagem  soulsurf3r Seg 30 Jul 2012, 21:35

Antes demais Jorge o meu mto obrigado pelos esclarecimentos.

gimbras escreveu:boas,
essa linha escura no ventre, se for vertical (aproximadamente da zona sobrecloacal para a zona do fígado), é a veia que traz o sangue dos orgãos abdominais para o coração. significa que, o parasita invadiu a corrente sanguínea, causando um processo inflamatório na veia e, eventualmente, noutros orgãos. é um processo bastante comum nestes casos de parasitoses graves.
cumprimentos,

Sim a linha escura era exactamente essa vertical... trata-se então de uma veia... suponho que os intestinos sejam o que eu via a um tom mais rosa com ar de "inflamado" também.

Para evitar recorrências, além de cuidados extra na limpeza existe algum tipo de alimentação ou suplementos que ajudem a manter os níveis de oócitos baixos? ( papas... pré ou pro bioticos)... sei la... dessas coisas...

cumprimentos..
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

coccidiose duvidas.... Empty Re: coccidiose duvidas....

Mensagem  gimbras Ter 31 Jul 2012, 06:49

boas,
suplementação específica, se existe eu não conheço.
quanto à alimentação, convém evitar excessos (verduras, ovo e alimentação gorda), que possam provocar alguns desarranjos intestinais.
sobretudo, é preciso ficar atento a qualquer sinal, para actuar numa fase inicial, se for necessário.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos