Fórum dos Exóticos
arbustus em viveiros Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
arbustus em viveiros Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

arbustus em viveiros

2 participantes

Ir para baixo

arbustus em viveiros Empty arbustus em viveiros

Mensagem  RicardoJSG Sex 13 Jul 2012, 11:54

Boas pessoal,

tenho aqui uma dúvida que era saber que arbustus a que aconselham a colocar num viveiros exterior.

No viveiro encontram-se canários, javas e mandarins, para já.

Agradecia também algumas ideias vossas.

Obrigado
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

arbustus em viveiros Empty Re: arbustus em viveiros

Mensagem  Bruno Raposo Sex 18 Jan 2013, 13:36

Boas!

Por esta altura já deve ter encontrado algumas plantas e colocado no viveiro. Contudo aqui fica a minha opinião: No meu viveiro optei pelas trepadeiras uma delas é a conhecida hera e que faz uma boa cobertura outra é uma espécie de chá cujo nome desconheço. Depois coloquei também uma planta de folha grande e bastante resistente (semelhante à arvore da borracha) e para completar tenho alguns jarros. Não quer dizer que sejam as únicas plantas que se possam colocar num viveiro mas até agora têm sido excelentes. Assim que poder partilho algumas fotos das plantas para que possa ficar com uma ideia mais clara! Wink

Cumprimentos!
Bruno Raposo
Bruno Raposo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/01/2013
Localização : Barreiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

arbustus em viveiros Empty Re: arbustus em viveiros

Mensagem  RicardoJSG Sáb 19 Jan 2013, 00:24

Boa noite

Sr Bruno, desde já agradeço a atenção prestada bem como a resposta. Sim já coloquei alguns arbustus de jardim vivos (sebes) e plantei uma era, mas esta não foi avante.

Agradecia então as fotos e se me poder indicar os nomes das plantas tanto melhor.

Cumps
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

arbustus em viveiros Empty Re: arbustus em viveiros

Mensagem  Bruno Raposo Dom 20 Jan 2013, 00:25

Olá mais uma vez! Smile

Mando os nome comum e científico, para que, no caso de ficar interessado, lhe seja mais fácil adquirir junto de uma florista Wink

Posso, no entanto, começar por dizer que todas as plantas e árvores de frutos são adequadas para um viveiro de aves. O mesmo se pode dizer das coníferas (árvores de forma cónica como o pinheiro). Tudo vai depender das aves que queremos alojar e do espaço e condições de que dispomos.



Vejamos para já estes exemplos:


->Num viveiro que seja para pequenos exóticos será mais importante termos arbustos o trepadeiras que façam uma pequena “moita” relativamente densa, uma vez que eles gostam de fazer os seus ninho no meio de vegetação.

->Para Fauna europeia de pequeno porte (Lugres, Pintassilgos, Tentilhões) será mais adequado utilizar arbustos da nossa flora.

->Para Fauna europeia de medio porte o melhor serão as árvores de fruta ou árvores da nossa flora.

->Para um viveiro em que tenhamos aves de chão como as codornizes, é aconselhável dispormos de arbustos rasteiros.



Posto isto, fica uma lista de sugestões:


->Árvores:

- Sorveira-brava (Sorbus aucuparia)
- Sabugueiro (Sambucus nigra)
- Árvore da Borracha (Ficus elastica)
- Pinheiros (Pinus …..)

No que respeita às árvores aconselho a que sejam colocadas em vasos grandes uma vez que permitem uma melhor manutenção do viveiro. Mesmo que enterremos os vazos (no caso de viveiros com chão de terra) para que fiquemos com um solo uniforme. Mas caso queiramos retirar aquela arvore basta desenterrar o vaso ao invés de andar a arrancar uma arvore do solo (que é uma tarefa mais demorada) o que será mais perturbador para o sossego das aves.


->Arbustos:

- Zimbro (Juniperus communis)
- Espinheiro (Crataegus monogyna)
- *Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- *Alfazema (Lavandula officinalis)

Quanto aos arbustos podemos fazer o mesmo que nas árvores. No entanto se os colocarmos diretamente no solo, não são tão difíceis de retirar como uma árvore.


->Trepadeiras:

- *Hera (Hedera hélix)
- *Cidreira-Brava ou Cidreira de Arbusto (Lippia alba)
- Parreira (Vitis vinifera)

Para as trepadeiras, prefiro sem dúvida ter em vasos porque estas plantas são peritas em propagar-se e como tal o vaso vai impedir que tal aconteça.


->Outras Plantas:

- *Jarros (Zantedeschia aethiopica)
- *Roseira (rosa chinensis)
- *Mal-me-quer (Argyranthemum pinnatifidum)

Estas plantas de flor sem qualquer problema podem ser colocadas diretamente no solo uma vez que as suas raízes não tendem a estender-se muito.

As plantas que têm um (*) são as que tenho ou já tive no meu viveiro.

Quanto às fotos, tentarei publica-las amanhã. Em especial a foto da planta que falei (que tem uma folha rija semelhante à arvore da borracha) porque não consegui encontrar nada sobre essa planta. Não sei nem o nome comum nem o cientifico.


Bem, espero ter ajudado! Very Happy
Bruno Raposo
Bruno Raposo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/01/2013
Localização : Barreiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

arbustus em viveiros Empty Re: arbustus em viveiros

Mensagem  RicardoJSG Qua 23 Jan 2013, 15:00

Boa tarde,

amigo Bruno, assim sendo apenas posso agradecer a amabilidade que teve em responder a este tópico e de forma tão exaustiva, pelo que e uma vez mais, OBRIGADA!

Na primavera já vou fazer algum trabalho de plantação e vou ter em atenção as dicas que me deu.

Abraço!!!
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos