Fórum dos Exóticos
FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES

5 participantes

Ir para baixo

FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Empty FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES

Mensagem  RC Sáb 07 Jul 2012, 17:20

Aproximando-se o maior período de férias do ano, onde muitos aproveitam para relaxar, por curiosidade, prendia saber qual a vossa forma de tratar dos pássaros, caso vão de férias.

1-8 dias (como procedem)
8-15 dias (como procedem)
15 dias ou mais (como procedem)

Vão de férias e deixam a passarada a cargo de alguém;
Têm algum sistema automático;
Não vão de férias e tratam deles como sempre;
Outros (quais).

OPINEM!
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Empty Re: FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES

Mensagem  Portus Sáb 07 Jul 2012, 19:59

Eu regra geral peço a alguem para me ficar a tomar conta deles Smile
Portus
Portus

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : Esmeriz - V.N. Famalicão
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Empty Re: FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES

Mensagem  Jose Fernando Sáb 07 Jul 2012, 20:28

Olá Ricardo Correia,
está um tópico interessante.
Eu pessoalmente não passo muito dias fora de casa, 5 a 6 dias no maximo.
Tendencialmente tenho o cuidado de preparar as ausencias longas com muito tempo de antecedência, 4 a 5 meses mesmo. Além de preparar psicologicamente as pessoas para o trabalho que vão ter, pois parece que não mas na minha opinião faz muita diferença, preparo também a logistica, hóteis ou outros.
No caso particular das aves tento sempre fazer isso nas alturas de defeso, e facilito ao maximo o trabalho de quem me vai ajudar colocando as aves em voadouras com muitos comedouros e mais um bebedouro extra, separando-as por sexos macho com machos e femeas com femeas.
Junto as aves com uns dias de antecedencia e vigio assim o seu comportamento, nestes anos só tive um casal de Goulds como baixa, infelizmente tinha um bebedouro que não é indicado para aves, nem sei para o quê!!!!!!!!! O tubo ficou encostado até ao fundo e a pessoa que me ajudou não se apercebeu, ou seja estava cheio de água mas as aves não conseguiram beber. Evito ao maximo deixar aves em gaiolas individuais a fim de evitar xatear muito quem lá vai.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Empty Re: FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES

Mensagem  CRodrigues Dom 08 Jul 2012, 19:52

No meu caso, por motivos profissionais há uns tempos tinha de me ausentar durante a semana inteira, isso durante quase 2 anos.
O que fazia era colocar os casais no maior espaço que tinha (juntava 2 gaiolas individuais). E as restantes ves no voador e em viveiros mais pequenos. Os comedouros eram em grande número e bastante grandes, de modo a permitir comida para uma semana. Os bebedouros a mesma coisa.
O meu maior receio era a água, pois não gosto de ter 5 dias a água nos bebedouros. No Sábado era limpar tudo, desinfectar os bebedouros com umas gotas de lixivia diluída em água, etc, etc.
Não foram 2 anos muito bons em número de aves criadas....mas foram sem dúvida 2 anos excelentes em criações directas. Wink O facto de estar ausente e não incomodar as aves (não só, mas também) teve esse efeito.

O que aconselho, para uma semana é, no dia antes de abalar, pela tardinha encher os bebedouros até ao máximo, os comedouros a 3/4, tudo em tamanho XXL. E claro, colocar grit e papas (neste caso secas ou semi-humidas) de modo a que não se suje e em maior quantidade.
Para mais dias, é aconselhável pedir a um amigo ou vizinho que dê uma vista de olhos e trate deles.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES Empty Re: FÉRIAS / TRATAMENTO DAS AVES

Mensagem  luisbaleia Dom 08 Jul 2012, 23:18

Boas... costumo ausentar algmas vezes... para ir ao Algarve de ferias ou quando vou viajar em familia... pelos menos 2 vezes ao ano! Durante a semana ou 2 semanas que fico fora peço sempre alguém que lá vá mudar a comida das 2 voadeiras todos os dias, de resto tenho bebedouros que aguentam 4 dias e comedouros que aguentam 1 semana ou mais só tenho de retirar a caixa debaixo para não encher a caixa de cascas, caíndo directamente para o chão... mas como a pessoa que vai lá todos os dias gosta de tratar bem deles miuda a água todos os dias e remexe a papa da criação... o que é muito trabalhoso já que são mais de 50 casais.. e prepara-te porque já sabes que te vão morrer algumas aves... é sempre assim então no meu caso ainda mais porque sempre que estou com eles tenho o rádio a tocar para eles curtirem o som como eu Smile e a pessoa que lá vai não o liga, logo aí os pássaros sabem que não é a mesma pessoa, podem-se rir mas é verdade... só para te dizer outra coisa, no ano passado fui de ferias para espanha e deixei o meu pai a tratar das aves, ele que não percebe nada disto... comida de australianos para uns , de africanos para outros etc tás a vêr ao fim de 2 a 3 dias já me estava a ligar que tinham morrido umas 3 aves...tenta arranjar alguém que perceba de aves... porque não é só chegar lá e dar comida e água, também têm que têr os olhos abertos para vêr se nenhuma cria morreu e não deixa-la lá para não virem as formigas etc...
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos