Fórum dos Exóticos
Alimento vivo Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Alimento vivo Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimento vivo

+3
AvilandiaPT
cristiano
PauloLutino
7 participantes

Ir para baixo

Alimento vivo Empty Alimento vivo

Mensagem  PauloLutino Dom 24 Jun 2012, 19:50

Bons dias...

Tenho 4 casais de bicos-de-lacre e eu não tinha intenção de fazer criação mas já que eles contruiram os ninhos entre os arbustos das gaiolas eu resolvi colocar ninhos pelo viveiro.Eles têm bastante espaço e estão juntos com caturras, periquitos, mandarins e bengalins.Eu tenho apenas 1 viveiro mas nesses viveiro tenho uma divisória que vai dar a outro viveiro onde se encontra os exoticos separados dos psitacideos.E os exoticos têm a sorte de ter mais espaço visto terem os 2 viveiros disponiveis.

Durante a construção do ninho, reparava que os bicos-de-lacre andavam no fundo dos viveiros á procura de alimentos (vivo) penso eu.Eu gostaria de proporciona-los mas sem gastar muito dinheiro e seria expectacular se me dessem nomes de bichos que possa procurar e dar-los.



Só 1 pergunta: Posso por formigas no fundo do viveiro?Posso escavar formigueiros e colocar ovos de formigas no viveiro?

Cumprimentos,
Paulo Pereira
PauloLutino
PauloLutino

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Alimento vivo

Mensagem  cristiano Dom 24 Jun 2012, 21:07

boas Paulo

Os passáros em geral necessitam em sua dieta uma fonte rica em proteinas, que por sua vez a fonte que ultilizo são (O TENÉBRIO), ou popular bicho do trigo etc...
À quem use MOSCAS DA FRUTA, e outros que não me recordo, mas o tenebrio é bem visto pelos criadores e muito apreciado pelas aves, quanto as formigas (ovos), há de ser um tanto trabalhoso escavar e lá retirar as larvas! não?

Dizes que lá os bicos de lacre estão com Caturras e Periquitos?
Cuidado que dai pode ser contraditório as espécies, a relatos (inclusive eu), de richas brutais entre psitacidios e exóticos, chegando desde a perda de membros do corpo, a Morte de aves.
cristiano
cristiano

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : indaiatuba Sp
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  AvilandiaPT Seg 25 Jun 2012, 09:05

Olá,

O mais barato é mesmo montares umas colónias de moscas da fruta. Para esse tipo de aves em viveiro é das melhores coisas.
Tenébrio tens um pouco mais de trabalho para ver se consegues montar uma cultura mas só custa a começar e depois não gastas nada com isso.
As larvas de formiga são dos melhores alimento que podes dar a aves pequenas, mas dão trabalho e nem sempre se encontram com facilidade. Podes usar à vontade se encontrares.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  PauloLutino Seg 25 Jun 2012, 10:45

cristiano escreveu:boas Paulo

Os passáros em geral necessitam em sua dieta uma fonte rica em proteinas, que por sua vez a fonte que ultilizo são (O TENÉBRIO), ou popular bicho do trigo etc...
À quem use MOSCAS DA FRUTA, e outros que não me recordo, mas o tenebrio é bem visto pelos criadores e muito apreciado pelas aves, quanto as formigas (ovos), há de ser um tanto trabalhoso escavar e lá retirar as larvas! não?

Dizes que lá os bicos de lacre estão com Caturras e Periquitos?
Cuidado que dai pode ser contraditório as espécies, a relatos (inclusive eu), de richas brutais entre psitacidios e exóticos, chegando desde a perda de membros do corpo, a Morte de aves.

As aves estão juntas e ao mesmo tempo separadas...é confuso Neutral é assim o viveiro dos exoticos que vai dar ao viveiro dos psitacideos está separado por uns tubinhos onde apenas os exoticos conseguem passar!Assim os exoticos têm a vantagem de andarem pelos 2 viveiros.

AvilandiaPT escreveu:Olá,

O mais barato é mesmo montares umas colónias de moscas da fruta. Para esse tipo de aves em viveiro é das melhores coisas.
Tenébrio tens um pouco mais de trabalho para ver se consegues montar uma cultura mas só custa a começar e depois não gastas nada com isso.
As larvas de formiga são dos melhores alimento que podes dar a aves pequenas, mas dão trabalho e nem sempre se encontram com facilidade. Podes usar à vontade se encontrares.

Cumps.

Era apenas isto que estava a precisar de ouvir...Até é facil de encontrar os ovos de formigas.
Só mais uma pergunta-Faz mal se colocar algumas formigas no viveiro?Porque ao retirar os ovos é natural que algumas formiguinhas venham "agarradas".

Obrigado pelas respostas
PauloLutino
PauloLutino

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  AvilandiaPT Seg 25 Jun 2012, 11:13

Olá,

Não faz mal, mas podes separá-los das formigas se quiseres colocando os ovos em água e passando num crivo. Depois até os podes congelar... Isto experiência de quem já andou muitas horas a virar troncos à procura deles para fazer reserva Laughing
O próximo passo seria começar a criar mas depois deixei de ter tempo para essas coisas...
Se consegues encontrar com facilidade não te dês ao trabalho que nem vale a pena.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  PauloLutino Seg 25 Jun 2012, 11:45

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Não faz mal, mas podes separá-los das formigas se quiseres colocando os ovos em água e passando num crivo. Depois até os podes congelar... Isto experiência de quem já andou muitas horas a virar troncos à procura deles para fazer reserva Laughing
O próximo passo seria começar a criar mas depois deixei de ter tempo para essas coisas...
Se consegues encontrar com facilidade não te dês ao trabalho que nem vale a pena.

Cumps.

O que não falta aqui no meu quintal são formigueiros...é só chegar lá com uma enchada e cavar até encontrar as larvas/ovos.

Muito obrigado pela ajuda!

Cumps, Paulo Pereira
PauloLutino
PauloLutino

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  RicardoJSG Seg 02 Jul 2012, 21:17

Boas,

Avilandia, já agora e por curiosidade, como se consegue uma colónia de moscas da fruta??

Os mandarims e os pardais de java também apreciam isso???

Abraço
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  Marco Fernandes Ter 03 Jul 2012, 14:39

Existem boas papas de insetos, para quem não quiser ter tanto trabalho.
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  Marco Fernandes Ter 03 Jul 2012, 14:40

Também existe alimento congelado...
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  AvilandiaPT Ter 03 Jul 2012, 20:12

Olá,

Marco, sim existem boas papas insectivoras mas não servem para todas as aves. Algumas precisam mesmo de alimento vivo, é diferente.

Para arranjar moscas da fruta basta arranjar umas caixas com fruta e deixar nos viveiros. Em gaiolas não é tão prático, mas podes fazer o mesmo com caixas pequenas, deixar ganhar as larvas e depois colocar dentro da gaiola.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  Marco Fernandes Qua 04 Jul 2012, 00:05

Vou experimentar...
Até lá o que achas desta papa:
http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/papas/insectivoros/frugivoros/orlux-insect-patee.html
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  soulsurf3r Qua 04 Jul 2012, 00:50

Marco Fernandes escreveu:Vou experimentar...
Até lá o que achas desta papa:
http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/papas/insectivoros/frugivoros/orlux-insect-patee.html

Os meus goulds e bengalins adoram...
soulsurf3r
soulsurf3r

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Povoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  RicardoJSG Qui 05 Jul 2012, 14:51

Avilandia,

basta por exemplo por umas maças/kiwis, etc numa caix e espera que criem essas larvas??

Tenho um viveiro grande (Larg.xCump.xAlt.) 2.80mx2.80x3m, será que posso colocar lá??

Mas se colocar assim as aves vão lá bicar a fruta, posso deixar mesmo assim, ou é aconselhável fazer as caixas em separado e depois de criadas as larvas colocar no viveiro??

Obrigada!!
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  CRodrigues Qui 05 Jul 2012, 15:06

RicardoJSG escreveu:Avilandia,

basta por exemplo por umas maças/kiwis, etc numa caix e espera que criem essas larvas??

Tenho um viveiro grande (Larg.xCump.xAlt.) 2.80mx2.80x3m, será que posso colocar lá??

Mas se colocar assim as aves vão lá bicar a fruta, posso deixar mesmo assim, ou é aconselhável fazer as caixas em separado e depois de criadas as larvas colocar no viveiro??

Obrigada!!


Ricardo,

Eu costumo colocar num daqueles baldes de tinta vazios umas maçãs, laranjas, etc etc. Passados uns dias coloco dentro do viveiro mas com uma rede de malha de 10mm para que as moscas saiam cá para fora.
É muito engraçado ver a passarada à caça das moscas. Principalmente os Peito Celeste e os Guarda Marinha que fazem autenticas perseguições!! Very Happy
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  AvilandiaPT Qui 05 Jul 2012, 18:59

Olá,

Sim, esqueci-me de dizer isso, colocas uma rede por cima e pronto eles tratam to resto!
Convém ires rodando uns baldes com fruta nova todas as semanas. Basta meteres ao lado do que tem as moscas que está sempre a sair alimento novo, especialmente agora no verão.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  Marco Fernandes Qui 05 Jul 2012, 20:10

Em lugares fechados não há o risco de criarmos uma infestação?
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Alimento vivo Empty Re: Alimento vivo

Mensagem  AvilandiaPT Qui 05 Jul 2012, 21:04

Olá,

Marco, as moscas da fruta não fazem mal a ninguém e se não tiverem comida morrem em pouco tempo. Mas é claramente uma solução muito mais prática para viveiros do que para usar em gaiolas ou mesmo salas de criação! Como as espécies para que mais se usa estas coisas normalmente são mais de viveiro do que de gaiola é uma forma fácil, simples, barata e muito eficaz de fornecer alimento vivo a espécies de pequena dimensão. Especialmente nos primeiros dias de vida.
Outra alternativa é usar larvas pequenas que podem ser colocadas em caixas dentro das gaiolas. As larvas de cera (grisella ainda melhor!) por exemplo funcionam bem mas dá algum trabalho estar a fazer culturas pequenas para estarem sempre disponíveis.
Outra solução que usei e funciona mas essa sim é preciso (MUITO) cuidado é usar larvas das traças das sementes. Em salas fechadas não o experimentava sequer!!

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos