Fórum dos Exóticos
Registo de Javas no ICNB Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Registo de Javas no ICNB Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registo de Javas no ICNB

+2
eduardo_garcia
RicardoJSG
6 participantes

Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Registo de Javas no ICNB

Mensagem  RicardoJSG Ter 19 Jun 2012, 23:17

Hoje dei entrada da papelada para registar os meus Pardais de Java no ICNB...

Gostava de destacar a forma e rapidez com que os responsáveis do ICNB me ajudaram a regularizar a situação...

Tou a aguardar a emissão dos certificados e n.º de criador que me vai ser atribuído e depois é só pagar, para receber os documentos.....

RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  eduardo_garcia Ter 19 Jun 2012, 23:55

Boa noite,
Ainda bem que tudo funciona bem, eu também estou à espera de desenvolvimentos pro parte da FONP e ICNB(F) para me registar perante o ICNB(F) como criador de aves exóticas. Rolling Eyes

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  RicardoJSG Qua 20 Jun 2012, 21:02

Boas Eduardo,

por acaso devo dizer que não estava à espera de ser assim tão fácil, pelo menos até agora tive todo o apoio por parte do ICNB, e apenas tratei das duvidas por e-mail, nunca sequer falei pessoalmente com nenhum técnico.
Mas ainda bem, aparentemente, as coisas tão bem ancaminhadas.

Eu por sua vez vou tornar-me sócio no COT de Tondela, depois logo se vê, futuros desenvolvimentos.

Para já apenas quero pertencer a um Clube da minha zona de residência e ter tudo tratado para ser criador com o respectivo STAM, apesar de ter duvidas como deva proceder a isso tudo.

Mas com a ajuda do pessoal mais experiente isto resolve-se.

Abraço.
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  RicardoJSG Qua 20 Jun 2012, 21:07

Já agora parabéns pelo teu blog e força na criação.
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  Jose Fernando Qua 20 Jun 2012, 21:11

Pois é Ricardo,
antes de mais bem vindo ao Forum e parabens pelos JAVAS.
Ainda bem que se registou, as coisas funcionam. Por vezes temos tendência é a complicar.
Eu também estou a espera de mais desenvolvimentos, pois ainda existem umas dúvidas sobre uns pormenores.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  RicardoJSG Qua 20 Jun 2012, 21:34

Boa noite José Fernando,

por acaso volto a referir que não achei nada complicado.

Tendo em consideração que adquiri as aves no passado dia 07 de Junho, ou seja á duas semanas.

Para já a pessoa que me vendeu as aves, foi desde logo responsável e passou-me a declaração de cedência bem como cópia do certificado, explicou-me também por alto como fazer.

Como não tenho autorização por parte dessa pessoa, não vou nomear o nome como é claro!

No entanto, e após alguma pesquisa na net, onde tem de se ler do início ao fim, e não só por alto, decidi enviar um mail para o ICNB...

e pronto após troca de alguns mails onde me foi até fornecido por esses serviços o respectivos requerimentos....e como disse já está....

agora é só aguardar!!
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  AvilandiaPT Qui 21 Jun 2012, 08:36

Olá,

Ricardo, bem-vindo!
Parabéns por te estares a dedicar aos Javas. São uma das espécies que perderam muito com a inclusão nos anexos CITES.
O processo de registo em si está a funcionar bem para o CITES e fauna. Não há razão para não vir a funcionar bem para os exóticos já que tudo indica ser nos mesmos moldes.
As dúvidas que se levantam agora não têm a ver com isso mas sobre como vai funcionar para os exóticos no geral e a quais se aplica em concreto.
Depois levantam-se outras questões que já são mais "filosóficas" que outra coisa.

Em relação ao seres sócio de um clube, como percebeste já iniciaste o processo de registo que nada tem a ver com isso. Qualquer pessoa pode registar-se no ICNB(F). O processo no clube é ainda mais simples, fazes a inscrição e quando pedires anilhas é-te atribuido o stam de criador que serve basicamente como o teu nº de criador nacional junto dos clubes e federações.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  RicardoJSG Qui 21 Jun 2012, 08:49

Boas AvilandiaPT,

pelo que me foi indicado pelos serviços do ICNB, uma vez que como já referi também tenho Mandarins, estes não precisam de estar registados no ICNB, pelo mesno foi essa a indicação.

Em relação ao Clube, vou fazer a minha inscrição no COT de Tondela, este fim de semana quando for visitar a exposição, pois já trocei alguns mail com o(s) responsaveis do Clube. Mais uma vez fui sempre bem esclarecido!

E lá vou aproveitar para tirar mais algumas duvidas, uma delas é mesmo o pedido de anilhas?

Por exemplo, a minha duvída é, imaginando que os javas ainda me fazem uma criação para este ano, quando a que posso eu solicitar as anilhas, até porque à prazos pelos que me aprecebi para esses pedidos?


Posso pedir as anilhas sem ter ainda nenhuma documentação formal do ICNB/Clube??

Mas tenho a certeza que isso também se vai esclarecer.

Abraço
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  AvilandiaPT Qui 21 Jun 2012, 09:02

Olá,

O ICN não tem nada a ver com o pedido de anilhas. Isso é com o clube e normalmente fazes sendo sócio e até podes entregar logo na altura em que te inscreves no clube (depende de como funciona a tua aceitação como sócio). Mas as anilhas do 1º pedido geralmente só são entregues lá para Outubro/Novembro.

Há algumas espécies que já está esclarecido estarem isentas de registo (tal como nos CITES), mas ainda se aguarda informação completa sobre isso.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  costabimbas Ter 03 Jul 2012, 17:55

RicardoJSG escreveu:Boa noite José Fernando,

por acaso volto a referir que não achei nada complicado.

Tendo em consideração que adquiri as aves no passado dia 07 de Junho, ou seja á duas semanas.

Para já a pessoa que me vendeu as aves, foi desde logo responsável e passou-me a declaração de cedência bem como cópia do certificado, explicou-me também por alto como fazer.

Como não tenho autorização por parte dessa pessoa, não vou nomear o nome como é claro!

No entanto, e após alguma pesquisa na net, onde tem de se ler do início ao fim, e não só por alto, decidi enviar um mail para o ICNB...

e pronto após troca de alguns mails onde me foi até fornecido por esses serviços o respectivos requerimentos....e como disse já está....

agora é só aguardar!!

boas ricardo, nao ha problema em dizer de onde vieram as aves, visto todas as aves que disponho e que precisam de cites estao todas legalizadas, logo estou a vontade com isso.

deixo aqui uma nota neste topico em relação a coisas que se têm falado na net, ainda hoje tirei algumas duvidas por telefone com o ICNF


segundo a sr eng. ana zúquete do ICNF, nem os mandarins nem diamantes de gould precisam de cites, só estou a falar destas 2 especies porque foi as que pedi para verificar e todas elas têm que ser vistas pelo nome cientifico. A mesma pede que antes de porem seja o que for aqui na net relativamente a cites que liguem para lá e tirem as suas duvidas diretamente por telefone, pelos vistos estão-se a criar muitos alarmismos onde não os há...

Em relação aos novos livros de cedencia e registo de aves/portaria 7/2010, eles (incf) não obrigam ninguem a te-los, pode-se fazer na mesma o registo da portaria 7/2010 em excel como se estava a fazer e a passar as declaraçoes de cedencias como se tinha anteriormente...
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  AvilandiaPT Ter 03 Jul 2012, 20:16

André,

Que nenhum desses precisa de CITES já se sabia, basta consultar os anexos. A questão está no registo de outra legislação, não do 7/2010 e portaria respectiva.
Em relação aos livros não são obrigatórios mas existir um documento mais uniformizado de cedência e registo entre criadores é positivo na minha opinião.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  Marco Fernandes Ter 03 Jul 2012, 23:35

Que livro é esse?
E que registo é esse?
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Javas no ICNB Empty Re: Registo de Javas no ICNB

Mensagem  costabimbas Qua 04 Jul 2012, 09:57

o registo é para quem tem aves aves com cites, tem que fazer um registo anual, caso tenha, compra de nova ave com cites, venda aves, ponha aves na sua coleção, morra-lhe uma ave da coleção... resumindo é fazer um registo de tudo o que se passa com as suas aves para depois enviar para o ICNF, e pelo que o ICNF me informou a federaçao fez uns livros um é como se fosse a portaria 7/2010, que está no site do icnf em formato exel e o outro livro sao as folhas de cedencia que tambem ja existem vários modelos, neste caso tenho um que foi do icnf que mo enviaram, para passar a cada pessoa quando cedo uma ave, mas pelo que me disseram esse novo livro de cedencia de aves não está tão completo como o icnf quer.

agora para quem tem duvidas sobre estas coisas na minha opiniao deve ligar diretamente com o ICNF e falar com eles e expor todas as suas duvidas
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos