Fórum dos Exóticos
Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

3 participantes

Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  ruifon Dom 22 Abr 2012, 21:42

Boa noite a todos.
Eu abri este topico porque tenho-me deixado seduzir pela beleza dos Kitlitz mas não tenho informação alguma (ou quase) sobre esta especie. Peço-vos por isso ajuda para melhor conhecer esta bela ave e para poder avaliar se teria ou não as condições necessarias para a ter no meu "plantel".
Desde ja muito obrigado a todos aqueles que me poderem ajudar.
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 22 Abr 2012, 23:26

Bom, talvez te possa dár uma ajudinha, baseada na minha experiencia pessoal.
Eu adquiri em meados do ano passado um casal, para ver como a coisa decorria.
O disformismo nesta especie pode-se ver pla extenção da mascara azul: no macho é relativamente maior que na fêmea. No tamanho corporal das aves achoas do mesmo tamanho tal e qual como a coloração do corpo que tambem é muito identica. No entanto, o macho canta com um trinado repetitivo.
Na reprodução, eu tive alguma sorte e estes criaram muito bem numa gaiola de 0,8 X 0,5X 0,5. Por várias vezes o casal tento chocar a postura mas, tirei sempre os para os Bengalins. Este ano vou deixá-los criar sozinhos e ver no que dá, pois já me constou que não é impossivel. De preferencia, quanto maior o espaço, melhor pois são aves que engordam com alguma facilidade.
Adoram tenébrio, pepino, courgete, papa, sol e muito banho. Deixar sempre uma banheira há disposição, pois vão adorar.
O ninho, serve um de caixa de piriquitos, por exemplo. O macho constroi o ninho e a fêmea pôe 3 a 5 ovos, chocados em alternancia.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  ruifon Seg 23 Abr 2012, 20:34

Ola Gustavo. Muito obrigado pela ajuda.
De facto tambem ja me tinham dito que a distinção entre o macho e a fêmea è muito dificil. A forma mais segura sera mesmo pelo canto.
Para alem disto, alguem me sabe dizer se estas aves necessitam de aquecimento no inverno, ou se estão ambientadas ao nosso clima?
Este fim-de-semana estive com uma pessoa que tem um casal desta especie, e ela disse-me que tinha de os ter separados de outras aves, porque são um bocado agressivos, vocês concordam?
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 23 Abr 2012, 20:41

Rui, dificil sexar não é.
O que é preciso é ter olho e ver muitas aves para conseguir ver as diferenças. Na minha opinião são bem masi faceis de se distinguir que Papagaios.
Sim, de facto existe alguam agressividade mas, em especies semelhantes, como por exemplo com Forbes, Papagaios, Paeles.
Em relação ao aquecimento por aquecer, eu tive quando as temperaturas baixaram para os 6 - 8ºC.
Na criação, crio na nossa Primavera até ao Verão por isso não me preocupo. Aliás, eles dão mil vezes melhor com 40ºC, do que com 6ªC, e até agradecem, pois vão tomar banho a toda á hora Laughing


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  ruifon Seg 23 Abr 2012, 20:46

Mais uma vez, muito obrigado Gustavo! Foste uma ajuda preciosa.
Diz-me so mais uma coisa, achas que o aquecimento è mesmo indispensavel?
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 23 Abr 2012, 21:42

É assim: Tu aguentas o frio que faz no Alasca??
Não aguents mas, os "Alaskenses" ageuntam pois vivem lá.
Penso que é uma questão de adaptação.
Agora se tentares uma e duas vezes e as aves não resistirem, penso que então não dá mesmo.

Cumps
Gustavo


Última edição por Gustavo Figueiredo em Ter 24 Abr 2012, 11:49, editado 1 vez(es)
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  Luís Lourenço Ter 24 Abr 2012, 09:21

ruifon escreveu:Mais uma vez, muito obrigado Gustavo! Foste uma ajuda preciosa.
Diz-me so mais uma coisa, achas que o aquecimento è mesmo indispensavel?

Boas Rui,

Em relação à questão do aquecimento, depende da altura em que compras as aves, das condições do criador de origem e das temperaturas que fazem na tua zona, mas em principio, se comprares um casal dum criador que não usa aquecimento por volta da Primavera-Verão as aves habituam-se gradualmente até chegar o Inverno e aguentam sem problemas.
Para teres uma ideia, aqui em Almada em pleno Inverno as temperaturas chegam a atingir os 0 °C, podendo mesmo haver temperaturas negativas, principalmente de noite, e eu já tive Faces Carmesim e Guarda-Marinhos da altura das importações no meu quintal, que na minha opinião são aves mais frágeis que os Kittlitz.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  ruifon Ter 24 Abr 2012, 21:07

Luís Lourenço escreveu:
ruifon escreveu:Mais uma vez, muito obrigado Gustavo! Foste uma ajuda preciosa.
Diz-me so mais uma coisa, achas que o aquecimento è mesmo indispensavel?

Boas Rui,

Em relação à questão do aquecimento, depende da altura em que compras as aves, das condições do criador de origem e das temperaturas que fazem na tua zona, mas em principio, se comprares um casal dum criador que não usa aquecimento por volta da Primavera-Verão as aves habituam-se gradualmente até chegar o Inverno e aguentam sem problemas.
Para teres uma ideia, aqui em Almada em pleno Inverno as temperaturas chegam a atingir os 0 °C, podendo mesmo haver temperaturas negativas, principalmente de noite, e eu já tive Faces Carmesim e Guarda-Marinhos da altura das importações no meu quintal, que na minha opinião são aves mais frágeis que os Kittlitz.


Ola Luis, antes de mais obrigado pela tua ajuda.
È muito bom poder ouvir varias opiniões, o amigo Gustavo foi uma grande ajuda ao partilhar comigo a experiencia dele, mas è para mim muito importante a tua opinião assim como a de outros criadores.
Eu por acaso tambem sou mais da opinião de que è possivel ter esse tipo de aves sem recurso a aquecimento, e sinceramente a minha decisão sobre ter ou não esta especie depende muito desse factor.
Acho que esta ave à semelhança dos Diamante de Gould pode-se adaptar ao nosso clima. Não esqueçamos que (pelo menos) um grande criador português de Diamante de Gould não recorre a qualquer tipo de aquecimento, falo do Sr Antonio Rosa, e os resultados falam por ele.
Posso atè estar completamente errado, pode esta especie ser diferente dos Diamante de Gould, por isso è que eu abri este topico, para poder ouvir as vossas opiniões e experiencias.
Obrigado a todos pela ajuda.
Abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  Luís Lourenço Ter 24 Abr 2012, 22:37

Olá Rui,

Quanto a mim é um mito que os Goulds não se ambientam bem ao nosso clima. Há bastantes criadores que criam Goulds no exterior com sucesso. Também os tenho à temperatura ambiente e mesmo nas alturas mais frias do ano nunca vi sinais que as aves estivessem a suportar mal o frio.
Em relação a comparar os Goulds com os Kittlitz penso que os Kittlitz um pouco mais resistentes que os Goulds.
Se os vais criar em viveiro aconselho a por alguma vegetação, de preferência sozinhos pois são um pouco agressivos na altura da reprodução. De resto o Gustavo já disse o essencial.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz Empty Re: Tudo (ou quase) sobre os Kitlitz

Mensagem  ruifon Qua 25 Abr 2012, 20:09

Muito obrigado ao Gustavo e ao Luis pela ajuda. scratch study Wink
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos