Fórum dos Exóticos
que plantas por ? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
que plantas por ? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

que plantas por ?

+5
passarosdotelmo
NFF
ruifon
Brota
joao tiago goncalves
9 participantes

Ir para baixo

que plantas por ? Empty que plantas por ?

Mensagem  joao tiago goncalves Sex 13 Abr 2012, 19:48

Tenho um viveiro exterior e nele tenho um espaço de 2 por 2 metros para os meus pequenos exóticos voarem à vontade. Dentro dele tenho ramos secos, poleiros de plástico e variedades de ninhos.
Tenho bicos de lacre, mandarins e um diamante gould macho, já me disseram que não bom o diamante gould lá estar pois convém estar numa gaiola pequena. Eu sinceramente gosto mais de o ver na voadeira de 2 por 2, pois voa melhor e parece mais feliz.

Gostava de por mais ramos secos e outras plantas e que sejam vivas, bem verditas, que possa regar e cuidar, assim posso dar um ar mais natural, mais de natureza viva e não sempre morta.

Que plantas posso por ? Onde os meus exóticos possam estar e talvez fazer ninhos por perto.
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  Brota Sex 13 Abr 2012, 20:35

tens pouca variedade. mas o que podes começar já por colocar e umas eras, aquelas trepadeiras banais porque tem um rápido crescimento e assim eles não a vão conseguir destruir completamente e vão acabar por se habituar. depois tens que escolher plantas que sejam resistentes e de rápido crescimento
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  ruifon Sex 13 Abr 2012, 22:04

Ola João Tiago.
Antes de mais, aconselho-te a tirares os Mandarins do viveiro. Estes meninos ou têm um viveiro so para eles, ou então em viveiros partilhados com outras especies so fazem estragos. Quanto ao Diamante de Gould, não vejo mal nenhum em partilhar o viveiro com os Lacres.
Quanto as plantas, as Eras são de facto uma boa opção, outra opção seria uma pequena sebe tipo Cedro ou Cipreste. As canas de Bambu tambem podem ser uma boa escolha, enfim, ha muitas plantas que poderiam embelezar o viveiro.
Mais um factor a ter em conta è que no caso de manteres os Mandarins no viveiro a planta/arvore natural, rapidamente ficara "depenada", eles dão cabo dela em pouco tempo.
Um abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  joao tiago goncalves Sex 13 Abr 2012, 22:17

Muito obrigado pela ajuda.

Por acaso até agora não tenho tido problemas com os mandarins, não têm feito destruição e também penso estarem habituados a viverem "À grande", se os por numa gaiola pequena até vou ter pena deles e eles podem estranhar, embora possam se habituar num instante.

Mas vou pensar no assunto
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  Brota Sex 13 Abr 2012, 22:25

num viveiro e sempre bom ver o que fazem os mandarins por conta deles.que mutações saem entre outras coisas.eu no meu viveiro tenho uma codorniz prai uns 30 mandarins um trio de bicos de acre e 12 rolas diamante e dao se todos muito bem
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  joao tiago goncalves Sex 13 Abr 2012, 22:34

Por enquanto só tenho uma mutuação de mandarins e é de brancos
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  ruifon Sex 13 Abr 2012, 22:35

Brota escreveu:num viveiro e sempre bom ver o que fazem os mandarins por conta deles.que mutações saem entre outras coisas.eu no meu viveiro tenho uma codorniz prai uns 30 mandarins um trio de bicos de acre e 12 rolas diamante e dao se todos muito bem


Que eles se dão muito bem, eu não duvido atè porque eu nunca disse que os Mandarins são agressivos com as outras especies, mas, e os Lacres ja criaram nesse viveiro?
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  ruifon Sex 13 Abr 2012, 22:39

O principal problema dos Mandarins num viveiro comunitario è que invadem os ninhos dos outros para retirarem material para fazerem os deles.
Mas de qualquer forma, continuo a dizer que esta è so a minha opinião e so acata quem quer.
Atenção, eu tambem crio Mandarins e são aves que eu gosto muito!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  NFF Sex 13 Abr 2012, 22:43

Boa noite
Eu também tenho um viveiro e também lá tenho 1 casal de mandarins entre outros casais de exoticos.
As aves se tiverem sempre material disponivel para o ninho, em principio não vão retirar ao dos outros, ou pelo menos a um ocupado.
A coisa pior que me aconteceu, foi com 2 casais de babetes, que me mataram umas crias para lá irem fazer ninho e aí sim tive que os prender noutra gaiola.
cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  ruifon Sex 13 Abr 2012, 22:47

NFF escreveu:Boa noite
Eu também tenho um viveiro e também lá tenho 1 casal de mandarins entre outros casais de exoticos.
As aves se tiverem sempre material disponivel para o ninho, em principio não vão retirar ao dos outros, ou pelo menos a um ocupado.
A coisa pior que me aconteceu, foi com 2 casais de babetes, que me mataram umas crias para lá irem fazer ninho e aí sim tive que os prender noutra gaiola.
cumprimentos

È obvio que isto são casos pontuais e não sistematicos, mas quando acontecem ficamos muito "lixados", e è so por isso que eu tento alertar.
Tambem ja tive essa experiencia.
Abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  Brota Sex 13 Abr 2012, 23:37

sim ja criei bicos de lacre.quer dizer. tirei 2 mas morreram. e desde entao eles fazem os ninhos mas vao para os ja feitos.eles sao taralhocos. houve uma altura que pos 2 ovos em cada ninho.eu tambem deixei de lhes dar muita atençao.agora so dou de comer limpo e mudo a agua.
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  joao tiago goncalves Sáb 14 Abr 2012, 11:50

Os meus bicos de lacre desde que os tenho só sabem fazer o ninho, mas não os vi ainda a pôr ovos. Os que estão sempre a pôr ovos é os mandarins.

Em relação aos mandarins, o casal a um mês e tal pôs a sua primeira postura e eles já estão bem granditos, agora a uma semana atrás tiveram a por ovos novamente e num pequeno ninho oval. Como pensei que seria dificil eles criarem suas crias, retirei os ovos e pus os ovos em diferentes casais de bengalins.
Ontem reparei que tinham posto mais um ovo e desta vez num ninho maior, mas andavam em cima de outro ninho que lá está. Reparei que não tinham posto ovos nesse ninho, mas tenho receio que ponham ovos nos diferentes ninhos e da mesma postura.


Será que se arranjar uma fêmea diamante gould, irão criar bem num espaço destes enorme ?

Cumprimentos
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  joao tiago goncalves Sáb 14 Abr 2012, 11:51

Em relação aos bico de lacre não sei mais o que fazer para poderem criar, têm variados ninhos por escolher e só sabem por palha de coco dentro.

joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  passarosdotelmo Sáb 14 Abr 2012, 15:36

boas
segundo o que sei sobre bicos de lacre
1º devias tirar os mandarins desse viveiro pois são muito agitados para os "calmos" bicos de lacre
Posso dizer-te que eles adoram canas selvagens, e fazem ninho no meio delas.
Experimenta alimento vivo tipo tenébrio. Isso é essencial para essas aves não só porque é rico em proteina mas tambem é um estimulo para eles criarem.
em relação ao ninho eles criam em ninhos tipo java
passarosdotelmo
passarosdotelmo

Mensagens : 152
Data de inscrição : 21/08/2011
Localização : aveiro
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  CRodrigues Dom 15 Abr 2012, 12:40

Atenção às plantas, nomeadamente as heras, pois muitas são tóxicas.
Penso que já existe um tópico relativo a vegetação aqui no fórum, com plantas indicadas por pessoal experiente e que fazem um ambiente fabuloso.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  luisclaudia Dom 15 Abr 2012, 15:03

seá que me podia indicar ond se encobtra ese topico aki no forum
luisclaudia
luisclaudia

Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  CRodrigues Dom 15 Abr 2012, 15:19

luisclaudia escreveu:seá que me podia indicar ond se encobtra ese topico aki no forum


Boas Luís,


Basta efectuares uma busca na box indicada para o efeito, ou então perder um pouco de tempo a ver no título de cada tópico.
De qualquer das formas, abaixo indico alguns dos links do fórum onde pode(m) encontrar informação sobre vegetação para voadores e viveiros, onde é possível ver algumas fotos das condições magníficas que alguns dos criadores deste fórum dão às suas aves.

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t175-um-pedaco-de-natureza

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t3149-plantas-naturais

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t888-decoracao

https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t306-plantacao-adequada-a-um-viveiro-para-exoticos


Como vê, existe já alguma informação em tópicos anteriores e só demorou 5 min a consultar. Smile
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  RC Dom 15 Abr 2012, 15:25

(...)já me disseram que não é bom o diamante gould lá estar pois convém estar numa gaiola pequena. (...)

Há gente que realmente não sabe o que diz!
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  joao tiago goncalves Seg 16 Abr 2012, 13:09

Está a querer me dizer que não faz mal nenhum certo ? pois é o que acho, pois ele feliz parece estar e companhia tem que farta !
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

que plantas por ? Empty Re: que plantas por ?

Mensagem  roicordas Seg 16 Abr 2012, 21:10

Eu qulquer dia nos meus ponho silvas... lol
derretem tudo...
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos