Fórum dos Exóticos
Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morte de crias - qual a causa?

+4
AvilandiaPT
gimbras
Markos
Luís Lourenço
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  NFF Qui 12 Abr 2012, 19:04

Boa tarde
Luís, longe de mim querer causar algum constrangimento, só achei que seria uma mais valia para o tópico e pensei que te fosse enviar por e-mail ou assim.
Sr Jorge, seja questão de sorte ou não, é sempre bom ouvir opiniões. A questão de se importar ou não foi só uma observação pelo facto que mencionei em cima.
Mais uma vez não foi minha intenção desconfiar de alguém, ou criticar de alguma forma a actuação de alguem, até porque sou seguidor atento dos comentários do Luís, Gustavo e Jorge.
Sei que devia abrir um novo tópico, mas, quando cheguei a casa reparei que tinha uma cria de modesto fora do ninho, qual não é o meu espanto que estava com as penas todas sujas e fui reparar os irmãos e o ninho também.
As crias estão espertas e aparentemente saudáveis,não sei se a diarreia é deles ou dos pais porque o macho tem a zona da cloaca um pouco suja...
1abraço

NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qui 12 Abr 2012, 19:26

NFF escreveu:
Mais uma vez não foi minha intenção desconfiar de alguém, ou criticar de alguma forma a actuação de alguem, até porque sou seguidor atento dos comentários do Luís, Gustavo e Jorge.

boas,
da minha parte, não vejo problema nas críticas ou nas opiniões contrárias.
um fórum é um espaço de opiniões e todas elas têm o seu espaço. e aprende-se sempre mais alguma coisa, qualquer que seja o depoimento.
cumprimentos,

ps: façam o favor de retirar o sr. do meu nome. já sei que sofro de "velhice acima da média" Shocked não é preciso lenbrarem-me.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 12 Abr 2012, 21:07

Boas, de facto foi por ter aparecido aqui a correr e não postei mais nada.
Mas Jorge, o tratamento que apliquei tambem não foi para a situação de ter algumas aves com o figado inchado??
É que deu resultado e 95% das aves tem sintomas 0%, outras apenas com recuperações mais lentas...


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Qui 12 Abr 2012, 21:15

Gustavo Figueiredo escreveu:Mas Jorge, o tratamento que apliquei tambem não foi para a situação de ter algumas aves com o figado inchado??

olá Gustavo,
sim, claro que foi. eu referi a veia porque é o sintoma que elimina qualquer dúvida e que só aparece em estados mais avançados. mas o diagnóstico teve como base a soma de todos os sintomas.
se me lembro bem, ainda assim, houve uma ave que não respondeu ao tratamento, certo?
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 13 Abr 2012, 11:59

Exacto, Jorge não respondeu porque o seu estado era avançadissímo.
Hoje e depois de ter repetido o tratamento mais duas vezes, posso dizer que esta fêema está a fazer a primeira postura deste ano.

"O que eu aconselho é, fazer um tratamento com intervermes, de imediato.
deve retirar a água e todos os alimentos ao anoitecer. de manhã, dá a água, já com o intervermes e complexo B, e dá também sementes magras exclusivamente (espiga de painço e milho alvo de preferência). à noite, volta a retirar a água e a comida. isto durante dois dias.
do terceiro ao sétimo dia dá só água com complexo B e as mesmas sementes.
do oitavo ao décimo quarto dia, água com complexo B um dia e água com vinagre de sidra no dia seguinte, e dá a mistura normal, mas sem mais comida nenhuma.
ao décimo quinto dia, inicia outro ciclo igual, mas com a mistura normal.
no fim deste segundo ciclo deve fazer uma avaliação do estado das aves. se as aves apresentarem um estado razoável, espera mais duas a três semanas com alimentação normal (de tudo), e uma vez por semana complexo B e vinagre de sidra. após este periodo, deve fazer uma desparazitação interna com Fp 20-20."

Jorge, copiei o seu tratamento para aqui, espero que não se importe.
Luis, foi este tratamento que segui á risca e resultou na perfeição e olha que tinha aves bem adoentadas.


cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Sex 13 Abr 2012, 12:38

Gustavo Figueiredo escreveu:Jorge, copiei o seu tratamento para aqui, espero que não se importe.

olá Gustavo,
claro que não. só importa dizer que, isto foi para um caso específico; pode não resultar noutros casos.
ainda bem que a fêmea melhorou.
cumprimentos e continuação de bons resultados.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Dom 15 Abr 2012, 00:20

Boas,

Obrigado Gustavo.
As baixas passaram de 10 para 14 ... Sad
Visto que há várias opiniões, não sei bem por onde me virar, estou mais inclinado para o Sulfaprime tendo em conta que não sei ao certo a causa destas mortes todas e o amplo espectro que o Sulfaprime tem ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 15 Abr 2012, 01:15

Luís, acho o Sulfaprime um pouco forte para aplicar a crias, mesmo sendo alimentadas por Bengalins.
Sendo o teu caso grave e estar-se já a arrastar á muito, eis o conselho que te dou: parar toda a criação nos Bengalins. Se tiveres crias débeis, dá-as já como terminadas, se tiveres ovos, vê se conheces alguem em quem os possas pôr a chocar ou voltar a colocar nos casais de origem. Pegares nesses Bengalins todos e aí sim, aplicares o tratamento e com alguma agressividade pois o que quer que eles tenham está bem enraizado.
Sei que é uma tristeza muito grande teres que parar tudo agora mas, se assim não fôr vais continuar a ter crias a morrer constantemente e penso que isso vai te dár muito mais tristeza e uma enorme perda de tempo.

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  AvilandiaPT Dom 15 Abr 2012, 09:38

Luis,

Com tanta dúvida no ar não faz sentido estar a forçar a criação enquanto não resolveres os problemas. Tens duas opções:
1) paras simplesmente. Tiras ninhos, limpas tudo, tratas e recomeças depois (com algumas das tuas aves vão provavelmente parar e não arrancar até outubro). Vantagem é que torna mais fácil resolver o problema e podes aproveitar para restruturar alguma coisa.
2) tratar em produção. É uma opção mais radical, as crias não vão gostar e são afectadas de certeza (sobretudo por sulfas!) mas de qualquer forma com 14 baixas isso torna-se relativo.

Em relação ao principio, com o Sulfaprime tens possibilidade de apanhar ao mesmo tempo protozários e bactérias, mas é um facto que é pesado e vai-te parar a criação algum tempo.

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  gimbras Dom 15 Abr 2012, 10:00

bom dia,
de modo geral, concordo com o Gustavo e o Ricardo; criar nestas condições só traz dissabores.
contudo, o ideal seria fazer um mapa-diagnóstico de quem tem que sintomas (aves), e o mapa de possiveis problemas em cada uma das instalações. assim, era possivel tentar estabelecer um racional do que está a acontecer.
eu não descartaria a possibilidade de haver um problema com fungos/esporos, ou mesmo com toxinas.
quanto à mistura crias+sulfaprime, sou de opinião que não é grande ideia.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Morte de crias - qual a causa? - Página 2 Empty Re: Morte de crias - qual a causa?

Mensagem  Luís Lourenço Dom 15 Abr 2012, 12:51

Boas,

Era exatamente isso que ia fazer, já vi que não adianta desgastar as aves para isto.
Apenas tenho um casal com 3 Goulds, que felizmente não têm sintomas, mas ainda sexta feira nesse ninho estavam 5 Goulds e 1 Dominó ... pale
Com ovos apenas tenho 1 casal, mas passo para os Mandarins ...
Vou arriscar com o Sulfaprime nos Bengalins ...
Obrigado pela ajuda.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos