Fórum dos Exóticos
Bengalim com pata partida Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bengalim com pata partida Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bengalim com pata partida

+4
Luís Lourenço
Jean Sorg
gimbras
joao tiago goncalves
8 participantes

Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Bengalim com pata partida

Mensagem  joao tiago goncalves Dom 12 Fev 2012, 21:03

Pois é, tive a infelecidade de partir a patinha de um dos meus bengalins Sad
Partiu mesmo, fractura esposta. Tentei recolucar os ossos para ficarem direito e tentei por algodão e uns pauzinhos, mas não resultou, ele foi para a água e o algodão ficou ensopado de tal maneira que só vejo sangue salpicado pelo chão da gaiola.
Tenho medo que fique sem a patinha dele, mas se tiver que ser prefiro que ele fique sem a pata do que morra.

No final pos uma tala meio "parva", um pouco de palhinha na perna e já está, não vai fazer o efeito que queria porque se por paus ele tenta sempre tirar.

Talvez vá amanhã ao veterinario para ver o que me diz.

Tenho tanta pena dele que nem sei o que faça, tive que o separar da fêmea.

o que faço meus amigos ?
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  gimbras Seg 13 Fev 2012, 14:43

joao tiago goncalves escreveu:Pois é, tive a infelecidade de partir a patinha de um dos meus bengalins Sad
Partiu mesmo, fractura esposta. Tentei recolucar os ossos para ficarem direito e tentei por algodão e uns pauzinhos, mas não resultou

No final pos uma tala meio "parva", um pouco de palhinha na perna e já está, não vai fazer o efeito que queria porque se por paus ele tenta sempre tirar.

o que faço meus amigos ?

boas,

o tratamento deste caso, deve ser dividido em duas partes:
primeiro é necessário estancar a hemorragia e selar o ferimento, caso contrário a ave morre por perda de sangue ou apanha uma infecção oportunista. para isso, precisa limpar o ferimento com um desinfectante vasoconstritor (água oxigenada é o mais prático e muito eficiente) e quando a hemorragia parar cobrir a zona com um desinfectante selante líquido (betadine ou equivalente).
depois, precisa alinhar os ossos dentro do possível e imobilizar, impedindo a ave de se apoiar na pata afectada.
se precisar de mais ajuda, consulte

http://exoticoscadecasa.blogspot.com/p/traumatologia.html

ou pergunte, aqui ou por mail.
boa sorte,
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  joao tiago goncalves Seg 13 Fev 2012, 16:40

Muito obrigado pela ajuda, mas esta ave já foi Sad

Estava com muito sofrimento, limpei com agua oxigenada a ferida mas hoje de manha reparei que a pata piorou e o pássaro tinha a pata ainda pior, estava a sangrar ainda mais e tinha pus até na cocha. A pele estava completamente seca, parecia até que tinha ido alguem lá e retirou a pele, não sei se me fiz entender.

Põs uma tala pequena na perna dele, mas foi em vão, a tala não aguentou. Vi que ele estava em sofrimento, se mantesse este bico aqui em casa ele sofria mais, tentei mantar mas não tive coragem, ninguém mesmo tinha coragem e então o bengalim "fugiu" para as árvores. Agora ou se safa sozinho ou morre... Sad

Tenho pena dele, por estar sozinho e com a pata como está, negra e cheia de pus.

Prefiro que seja a natureza a se encarregar deste pobre animal do que ser eu a matar.

joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  gimbras Seg 13 Fev 2012, 19:36

joao tiago goncalves escreveu:
Vi que ele estava em sofrimento, se mantesse este bico aqui em casa ele sofria mais, tentei mantar mas não tive coragem, ninguém mesmo tinha coragem e então o bengalim "fugiu" para as árvores. Agora ou se safa sozinho ou morre... Sad

Tenho pena dele, por estar sozinho e com a pata como está, negra e cheia de pus.

Prefiro que seja a natureza a se encarregar deste pobre animal do que ser eu a matar.


boas,
é uma pena estas coisas acontecerem.
muito sinceramente, acho que a sua decisão não teve nada de bonito, mas agora não há mais nada a fazer.
quem cria seres vivos, tem que estar preparado para situações complicadas, ou então cria ursos de peluche, cães de loiça ou tamagotchis.
espero que os seus outros animais tenham melhor sorte.
Crying or Very sad
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  Jean Sorg Seg 13 Fev 2012, 22:58

Coitadinho não teve muita sorte !!! confused ...Agora, depois desse tópico, tenho ainda mais orgulho de ter aqui comigo um diamante gold que teve uma das aves arrancadas, e mesmo assim coloquei o mesmo de volta no ninho, nunca me passou pela cabeça a idéia de matar o pobrezinho.

Hoje está quase concluída a primeira muda de pena, é uma femea muito bonita e saldável, vivendo em uma gaiola que preparei especialmente para ela!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  Luís Lourenço Seg 13 Fev 2012, 23:20

Boas,

Em situações destas ao menos morrem "confortáveis" cá em casa.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 13 Fev 2012, 23:37

Só esperamos que o João nunca tenha nenhum acidente e fique magoado, pois podem querer largá-lo num ermo abandonado por ter tantas dores. Bengalim com pata partida 579828567 Bengalim com pata partida 579828567 Bengalim com pata partida 579828567 Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Quando era miudo gostava muito de roxinois e tive um que partiu uma pata. Aquilo não teve salvação e teve que ser amputada. E a ave viveu mais 5 anos sem perna. E atenção que são aves que precisam muito das pernas pois não param quietas no poleiro.

Existiam inumeras maneiras de salvar essa ave. Nem sempre temos que esperar conselhos porque o nosso instinto de socorro sobresai.

A atitude de facto não é de louvar mesmo...



Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  joao tiago goncalves Seg 13 Fev 2012, 23:54

Pois é por mim salvava, mas não gosto de cortar a pata a sangue frio.
O proprio veterinario que costumo ir disse que poderia apontar mas não iria demorar muito e morria, estava partida mas a infecção estava já na cocha.

Ele não queria também matar que tinha pena dele.

Eu sei que o que fiz e me arrependo e muito que não paro de pensar no bicho e a pensar se está bem ou se já morreu, de certeza que já morreu.

Sei que o próximo que acontecer tal coisa eu irei salvar mesmo que tenha de tirar a perna, desculpem lá pessoal, eu realmente foi um otário. Embarassed Bengalim com pata partida 579828567 Sad

Não volta mesmo a acontecer, gosto tanto de pássaros que prometo isso a voces e a mim proprio.

Cumprimentos

joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  gimbras Ter 14 Fev 2012, 09:47

joao tiago goncalves escreveu:Pois é por mim salvava, mas não gosto de cortar a pata a sangue frio.
O proprio veterinario que costumo ir disse que poderia apontar mas não iria demorar muito e morria, estava partida mas a infecção estava já na cocha.

Ele não queria também matar que tinha pena dele.

todos cometemos erros. o que importa é que se aprenda com eles.

agora, se me permite, deixo-lhe um conselho: mude de veterinário. mas não mude hoje, que já é muito tarde; mude há um mês, um ano, uma década atrás. um veterinário não pode recusar cuidar um animal, sob nenhum pretexto. muito menos pode recusar "adormecer", se for a única forma de reduzir o sofrimento para níveis aceitáveis.
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  NFF Ter 14 Fev 2012, 22:08

Boa noite
Eu por acaso também tenho 1 diamante de gould que se magoou na asa e não consegue voar...
Assim tive que o colocar numa gaiola, uma vez que só tenho o viveiro!
Mas daí a não tentar resolver a situação e soltar!
O sofrimento do bengalim de certeza que foi muito maior do que se morresse em casa...
Mas assim foi mais fácil...para o dono!
De qualquer forma, essa atitude, pondo de parte a ética e o bem estar animal, nem sequer é legal, uma vez que introduziu uma espécie exotica na natureza de propósito.
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  joao tiago goncalves Qua 15 Fev 2012, 10:49

Como já disse, não volta a acontecer. Depois de ter feito ainda me arrependi mais.

Cumprimentos a todos
joao tiago goncalves
joao tiago goncalves

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : Camacha - Madeira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  luciano moreira Qua 29 Fev 2012, 21:52

Amigos o cara ja se arrependeu vamos deixa-los em paz.
E Jean você falou do "asinha" cadê as fotos dele ?
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  Jean Sorg Qua 29 Fev 2012, 22:47

luciano moreira escreveu:Amigos o cara ja se arrependeu vamos deixa-los em paz.
E Jean você falou do "asinha" cadê as fotos dele ?

Boa noite,
Luciano, na verdade "o asinha" é uma "femea" e está concluindo a troca de pena. Ainda está semana me comprometo a colocar fotos novas, no tópico dela.

Abraço
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  eduardo_garcia Qui 01 Mar 2012, 10:09

Bom dia,
São situações complicadas, em que o criador tem que ter um pouco de sangue frio, para conseguir fazer face a situações como esta, que por vezes acontecem e temos que tomar medidas imediatas para tentar resolver a situação.

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim com pata partida Empty Re: Bengalim com pata partida

Mensagem  luciano moreira Sex 02 Mar 2012, 01:29

É verdade a 6 meses atrás me ví em uma situação destas um filhote de canário o mais bonito da temporada ao brincar com uma cora de nylon uma das fibras enrolou em dois de seus dedos e como estava fora nada percebi quando retornou-me de viagem (trabalho em outra região), o dedo estava inchado parecendo que havia sido picado por mosquitos apliquei a pomada milagrosa que sempre usei e voltei a viajar quando voltei estava pior ao verificar percebi que os dois dedo já estavam perdidos e a inflamação ja estava atingindo a perna , então optei por amputar os dedos traseiro e um dianteiro.

Enfim tudo correu bem e hoje ele tem uma vida perfeita.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos