Fórum dos Exóticos
Doença da faca?se não o que é? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Doença da faca?se não o que é? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doença da faca?se não o que é?

5 participantes

Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Seg 12 Dez 2011, 16:06

Boas, adquiri dois casais de Bengalins na avisan e separei-os por casal, a uns dias comecei a ver este a coçar-se muito e ontem e hoje vi-o embolado, peguei nele para ver o que era e reparei que tinha assim o peito em bico, é a chamada doença da faca?Se não, o que é? e como tratar... Sad Sad



Tentem ver com o máximo de qualidade....

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Seg 12 Dez 2011, 19:52

boas,
só consigo ver que está muito magro, falta perceber poquê?
a ave bebe e come? que comida lhe está a dar?
tem diarreias? se tem, são de que cor?
a pele do peito e do ventre tem cor normal? tem manchas?
nota mais alguma coisa anormal na ave?
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Ter 13 Dez 2011, 01:48

como eu disse, eles chegaram à 10 dias, nem isso, o casal do lado é bem irrequieto, eu acho que bebem e comem, a mistura que comprei, tem muito vermelho e verde e também amarelo e tem muitas sementes redondas pequenas de cor beje....

Quando a filmei de manha pareceu-me ver um vomitado no fundo, eu mudei o fundo no sábado....tenho de tentar ver se tem diarreia...não tem manchas, qual é a cor normal a pele, acho que estava um bocado escura...embolada e coça-se...é o que noto nela, está mais parada, obrigado pela rápida resposta Smile

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Ter 13 Dez 2011, 08:10

olá Daniel,

danielbranco escreveu:acho que bebem e comem, a mistura que comprei, tem muito vermelho e verde e também amarelo e tem muitas sementes redondas pequenas de cor beje....

pareceu-me ver um vomitado no fundo, eu mudei o fundo no sábado....tenho de tentar ver se tem diarreia... não tem manchas, qual é a cor normal a pele, acho que estava um bocado escura...embolada e coça-se...é o que noto nela, está mais parada

é possivel que a ave tenha estranhado a mudança de comida; essas coisas coloridas (biscoito) não servem para nada. deve fornecer uma mistura, só de sementes, bem variadas (a da versele - saco vermelho, por exemplo).
não deve dar verduras, durante algum tempo, mas pode cozer uma maça e dar em papa. deve também dar vitaminas complexo B.
se for só fraqueza devido à comida, vai recuperar rapidamente.

a pele é rosada, alaranjada em casos de aves muito gordas. escura é mau sinal.
o que lhe paraceu vomitado, devem ser diarreias brancas; a ave está a digerir a própria gordura.
estar embolada e coçar-se são sintomas de desconforto (embora o coçar não seja muito comum).
isto pode indicar que a ave está com uma infecção chamada Coccidiose, que precisa ser tratada rápidamente.
pode encontrar o tratamento aqui no fórum ou em

http://exoticoscadecasa.blogspot.com/p/d-infecciosas.html

espero que tenha ajudado, cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  Hélder Branco Ter 13 Dez 2011, 09:36

olha tive uma mandarim gigante que estava igual mas a minha tinha mesmo a doença da faca foi se...
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Ter 13 Dez 2011, 11:24

Vou isola-lo hoje e começar com a maçã e o complexo b, para a próxima semana vou tratar da alimentação, vou a malveira à casa galrao comprar as sementes separadas e fazer uma mistura que uma forista indicou.. .a Papa é witte humida. ..vou estudar a doença Smile

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Ter 13 Dez 2011, 11:39

Hélder Branco escreveu:olha tive uma mandarim gigante que estava igual mas a minha tinha mesmo a doença da faca foi se...

boas Helder,
"doença da faca" é, simultaneamente, tudo e coisa nenhuma.
é uma designação genérica aplicada a várias doenças, que provocam a perda de gordura e massa muscular, ficando as aves com a quilha destacada e o peito muito magro.
daí que, por vezes, o tratamento aplicado não seja eficaz, até porque, nas aves o metabolismo é muito acelerado; as doenças desenvolvem-se muito rapidamente e os tratamentos também têm efeitos mais acelerados, se comparando ave-humano.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  Hélder Branco Qua 14 Dez 2011, 01:36

Pois já tinha conhecimento o pk desse nome mas pronto realmente é deixar sempre tudo o mais limpo para evitar essa doença o outras obrigado pela atenção GIMBRAS
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Sáb 17 Dez 2011, 01:02

Ele está um bocado mais activo, mas ficam aqui umas fotos dele...

Acho que o peito está menos em bico...

Comprei Sprayavex(ácaros e piolhos), posso aplicar sobre as aves e gaiola como diz à vontade, ou devo por sobre a gaiola e meter uma gota no peito das aves?

Comprei também plexobêex(complexo-B), como devo de aplicar agora? e noutras situações? há quem diga que usa mensalmente...


Doença da faca?se não o que é? Img8843s.th
Doença da faca?se não o que é? Img8844o.th
Doença da faca?se não o que é? Img8845y.th
Doença da faca?se não o que é? Img8846q.th
Doença da faca?se não o que é? Img8847b.th
Doença da faca?se não o que é? Img8849p.th
Doença da faca?se não o que é? Img8855h.th

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Sáb 17 Dez 2011, 12:02

[quote="danielbranco"]Ele está um bocado mais activo, mas ficam aqui umas fotos dele...

Acho que o peito está menos em bico...

Comprei Sprayavex(ácaros e piolhos), posso aplicar sobre as aves e gaiola como diz à vontade, ou devo por sobre a gaiola e meter uma gota no peito das aves?

Comprei também plexobêex(complexo-B), como devo de aplicar agora? e noutras situações? há quem diga que usa mensalmente...

olá Daniel,
pelo que consigo perceber, a ave está a melhorar, a ganhar peso e energia, mas ainda está numa fase intermédia do tratamento; dá para ver que as fezes ainda estão bastante gordurosas e pouco consistentes. há que levar o tratamento até ao fim.
o complexo B deve dar-se sempre que a ave esteja debilitada; ajuda na reabilitação e faz a ave sentir-se melhor.
quanto ao tratamento para os ácaros, em minha opinião, deve ter em conta o seguinte:
-os medicamentos nunca são inócuos, por isso, devem ser dados quando são necessários e não quando nos lembramos.
-os tratamentos preventivos devem ser feitos quando as aves estão de boa saúde.
-os tratamentos não devem ser, nunca, feitos em sobreposição: um tratamento pode ir anular outro ou pior, provocar tóxicidade no organismo.
assim, é melhor deixar esse tratamento aos ácaros para mais tarde; esse "à vontade" é comercial e não farmacológico.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Sáb 17 Dez 2011, 17:36

Boas gimbras, hoje dei o complexo b a todos, no pacote dizia para por 20 gotas por 100ml, eu meti só dez e mesmo assim achei muito, aos outros não vou dar mais, a este vou dar mais amanhã e depois paro para ver os resultados, dou outra vez 10 gotas? E como prevenção devo dar uma vez por mês, 2 dias seguidos todos os meses, ou não?

Tenho aqui vit. E em casa? faz algum efeito ou devo deixa-la onde está?

Obrigado pela ajuda que me tens dado;)

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Sáb 17 Dez 2011, 18:04

danielbranco escreveu:Boas gimbras, hoje dei o complexo b a todos, no pacote dizia para por 20 gotas por 100ml, eu meti só dez e mesmo assim achei muito, aos outros não vou dar mais, a este vou dar mais amanhã e depois paro para ver os resultados, dou outra vez 10 gotas? E como prevenção devo dar uma vez por mês, 2 dias seguidos todos os meses, ou não?

Tenho aqui vit. E em casa? faz algum efeito ou devo deixa-la onde está?

Obrigado pela ajuda que me tens dado;)

boas daniel,
eu não conheço a marca que está a usar,logo não conheço a concentração, mas, por comparação com as que conheço, 20 gotas parece-me muito. (será que isso não é para aves maiores?) é preferível dar poucas vitaminas do que exagerar.
há quem dê uma vez por semana (como manutenção), mas eu acho errado. basta dar em situações de debilidade (doença, após os tratamentos, muda de pena e criações).
a vitamina E, usa-se para aumentar o apetite sexual, embora também atrase o envelhecimento celular. neste caso não é aplicável.
disponha sempre,
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  NFF Sáb 17 Dez 2011, 23:41

Boa noite
Pelo que tenho lido as vitaminas b são hidrossoluveis, logo em excesso serão excretadas na urina(junto às fezes).
Por exemplo a vitamina a já é lipossoluvel e se for dada em excesso causa hipervitaminoses.
1 abraço
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Dom 18 Dez 2011, 10:38

NFF escreveu:
Pelo que tenho lido as vitaminas b são hidrossoluveis, logo em excesso serão excretadas na urina(junto às fezes).

boas,
era bom que fosse assim tão simples, mas não é.
quando eu disse que acho errado dar complexo B como manutenção, e isto é opinião pessoal, foi porque em situação normal as aves não têm carência e o excesso só implica maior carga de trabalho para o fígado. por outro lado, o bem estar que a vitamina proporciona pode camuflar algum problema que possa aparecer, levando a que só seja detectado numa fase mais avançada.
cumprimentos,

gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Dom 18 Dez 2011, 10:39

diz lá, cerca de 20 gotas para aves com menos de 40gr, o bengalin não chega a 10gr, por isso hoje ponho só 5...ainda está muito magra, mas acho que se está a aguentar, amanhã tenho muito trabalho( vão ser mais de 24 seguidas), mas espero na terça conseguir comprar as novas sementes para misturar....

A mistura que vou dar é esta:

2kg Milho alvo amarelo;
1kg Milho alvo branco;
0,4kg Milho alvo vermelho;
2kg Alpista;
0,6kg milhête Japonês;
0,05kg de niger(semilha).

+ papa amarela semi-humida witte molen e água limpa.

Isto retirado do forum do senhor Ferreira!

Atentamente,
DBranco

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Dom 18 Dez 2011, 10:44

olá Daniel,
se diz lá isso, está dito. eu não conheço a marca.
quanto à mistura, já vi aqui receitas parecidas, mas eu compro já feita.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Seg 26 Dez 2011, 22:06

Obrigado por toda a a ajuda, continua a parecer magro, mas está mais activo, muito mais, juntei-o hoje com uma das duas fêmeas, troquei o ninho, ele hoje andava dentro do de cisal, mas sei que ela não gostou do ninho, pus dois(um em cada casa), genero o 2gr, mas de outra marca.

Ele quando esta no poleiro as asas entram para dentro das penas é normal?

O que interessa é que não o perdi e ganhei um bocado de experiência com eles e com este contratempo. Smile

Atentamente,
DBranco


danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  gimbras Seg 26 Dez 2011, 22:24

danielbranco escreveu:Ele quando esta no poleiro as asas entram para dentro das penas é normal?


Boas,
não é normal. a ave ainda está fraca. neste tipo de doenças, que afectam o conjunto musculo-esquelético, a recuperação é sempre bastante demorada.
parece-me que, ainda é muito cedo para a juntar com a fêmea; assim, fica mais dificil a recuperação.
nestas coisas, é preciso ter paciência para que as coisas corram bem.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Sex 13 Jan 2012, 23:48

Boa Noite, e boas noticias, o casal do macho doente têm hoje exactamente 10 ovos e o outro casal apenas um, cheguei hoje, de duas semanas fora, ou seja, pode ter começado a por ou no dia 3 ou no 4, porque fui-me embora no 2 e não tinham nada, amanhã vou ver os galados, ainda não sei como pois não tenho ovoscopio, tenho de arranjar uma lanterna, amanha vou também mudar os fundos para ver como estão as feses. Alguém me sabe dizer quais as melhores anilhas para comprar em loja so para os numerar?? Tenho de me federar so para os poder anilhar.

Vou ver se abro um topico com as fotos deles Smile

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Sáb 14 Jan 2012, 23:58

Hoje, ambos os ninhos tinham mais um ovo, ou seja, 11 num e 2 noutro, fui ver o ninho de 11 e nenhum estava fecundado, os ultimos ovos estão bue pequeninos, ele deve de estar cansada, devo dar algo para ajudar a recuperar? e para conseguir fecundar, vit. E?como?

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  leandro_maltez Seg 16 Jan 2012, 11:51

Decerteza que sao 2 casais ?
Esse dos 11 ovos nao podera ser 2 femeas?
leandro_maltez
leandro_maltez

Mensagens : 95
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Doença da faca?se não o que é? Empty Re: Doença da faca?se não o que é?

Mensagem  danielbranco Seg 16 Jan 2012, 23:19

estão separados...e sim, é casal, por que o macho foi o que esteve doente e ouviu cantar, são onze, mas nenhum está fecundado se não me engano, o ultimo é mesmo bue pequenino e em bico...coitada, deve-se ter visto grega para o por ca fora...ontem já não pos, reparei que estava sempre um dos dois a chocar...Smile

O outro casal pôs ontem o quarto, todos os ovos grandes e bem formados, acredito que estejam fecundados pois eles dedicaram-se muito mais ao ninho, mas isso também pode não querer dizer nada...

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos