Fórum dos Exóticos
Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia

3 participantes

Ir para baixo

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia Empty Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia

Mensagem  Fernando Domingues Sáb 26 Nov 2011, 22:21

Nova aquisição: 3 casais de Bico de Lacre de Bico Preto
Ainda não tirei fotos do ninho e dos adultos não tirarei em breve pois não quero stressar as aves.... assim deixo-vos uma foto de Gerard Hofmann com os Estrildas rhodopygas à direita.

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia EstrildaRhodopyga

Nesta espécie o vermelho é substituído pelo castanho. Macho à esq. e fêmea à dir.
Embora muito semelhante ao nosso Bico de Lacre (Estrilda astrild), o bico de lacre que se encontra todo á esq. é um Estrilda troglodytes. Esta espécie apresenta um tom entre o castanho diluído e o beje. É ligeiramente mais pequeno que o nosso e a principal diferença está na cor da cauda e nas penas infracaudais, que são de tom claro. Se tudo correr bem, trarei esta espécie de Espanha em Janeiro, aquando o Campeonato do Mundo em Almería.


No passado sábado viajei até Reggio Emilia para visitar a Exposição Internacional de Reggio Emilia. Fui com uns amigos (um deles o Nando dos Mandarins) e a namorada (que coitada... já não pode ver pássaros à frente, dava um bom artigo o que as mulheres dos "passarinheiros" sofrem Razz ) É uma exposição essencialmente de canários (cerca de 10.000 só de cor) e apenas 1900 aves IEI (Híbridos, Exóticos e indígenas). No total estavam 22.000 aves em concurso)
No ano passado não vi nada de especial em relação a exóticos, a não ser o valor que os Bicos de Lacre atingem em Itália (sem rodeios... 50€ cada ave e sem anilha) mas como lá não abundam(pelo contrário), estes valores acabam por serem normais.
Este ano a coisa mudou um bocado de figura. Havia mais variedade, mas nada por aí além. Encontrei um casal de cauda de vinagre anilhados a 200€ casal, que para aves anilhadas não estava nada caro, mas não me agradaram em qualidade.

Ao lado dos Twinspots Verdes estavam uns "passarecos" meio despercebidos. O que eram? Bicos de Lacre de Peito Amarelo (Estrilda quartinia) e que estavam mal marcados no nome... Esta é a minha nova aquisição... um dos Bicos de Lacre que foge completamente à tipologia comum. Foi também a primeira vez que os vi ao vivo. Estavam relativamente escondidos, no meio de Amarantes e a luz não ajudava. Sobe para 5 as espécies de Bicos de Lacre nas minhas instalações e brevemente contarei com mais reforços.

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia EstrildaQuartinia

Recentemente também adquiri dois casais de Guarda Marinhos, subespécie subflava suflava.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia Empty Re: Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 26 Nov 2011, 22:42

Olá Fernando,

Ambos interessantes Smile
Boa sorte com os quartinia, já tive uns quantos e são dos Estrildas mais calmos e pachorrentos que tive. Eram muito mansos mesmo. Infelizmente precisavam de melhores condições do que tinha na altura e acabei por me desfazer deles.
São um bom "ensaio" para os melanotis melanotis!

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia Empty Re: Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia

Mensagem  JR666 Dom 27 Nov 2011, 00:51

Boa noite os bicos de lacre sao aves que acho muito bonitas
e desconhecia a existencia de tal diversidade de subespecies
mas essas Estrilda quartinia entao mesmo que visse nunca
iria pensar que se tratassem de bicos de lacre sao lindas...
Boa sorte com essas novas aquisiçoes
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Aquisições :: Estrilda rhodopyga e quartinia Empty Bicos de lacre

Mensagem  AvilandiaPT Dom 27 Nov 2011, 10:27

João,

Os quartinia são uma espécie por si, não uma subespécie. Normalmente quando falamos da familia "Estrilda" às vezes falamos de "bicos de lacre" mas em portugal chamamos bicos de lacre a uma espécie (na verdade talvez a duas, mas adiante). O termo inglês "Waxbill", que seria traduzido como o tal "bico de lacre" acaba por ser aplicado a todo o género Estrilda e por vezes a mais umas quantas aves.

Dentro da familia Estrildidae existe um género específico também chamado Estrilda, onde nesse sim estão incluidas as aves do "tipo" bico de lacre. Mas a familia Estrildidae inclui bem mais de 100 espécies, incluindo os Diamantes e Lonchuras.

Quem quiser dar uma vista de olhos na estrutura das classificações, além da base de dados da Universidade de Cornell esta é uma boa fonte e mais simples:

IBC

Já agora, Fernando, esqueci-me de te dizer. A minha experiência com os quartinia foi bastante curta mas do que apercebi fiquei com a ideia de que ser dariam bem em sistemas de colónia. Posso estar enganado e eventualmente o comportamento mudar em reprodução porque não cheguei a essa fase. Outro aspecto que notei é que se alimentam preferencialmente no chão. Na altura eram considerados como uma sub-espécie com o E. melanotis, mas estava a ser considerado um novo género (Coccopygia) para ambos, embora ainda se usem ambas as classificações.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos