Fórum dos Exóticos
a influencia da luz solar na muda da pena Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
a influencia da luz solar na muda da pena Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

a influencia da luz solar na muda da pena

4 participantes

Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty a influencia da luz solar na muda da pena

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sex 28 Out 2011, 22:38

ola,

Eu gostava de saber a openiao dos amigos foristas se a esposiçao das aves a luz solar directa em aviarios bem iluminados tem alguma influencia na cor das penas/oxidaçao durante a muda, refiro-me aos mandarins.
Obrigado.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty Re: a influencia da luz solar na muda da pena

Mensagem  Luís Lourenço Sex 28 Out 2011, 22:47

Olá Pedro.

Nos Castanhos sei que a exposição solar faz com que a ave perca um pouco de intensidade na cor, nas outras mutações não faço a mínima mas penso que não.
Também não te posso dizer isso com muitas certezas pois nunca tive muitos Castanhos e baseai-me apenas no que tenho lido.
O pessoal mais experiente com certeza que te irá tirar esta duvida.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty Melaninas e luz solar

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 29 Out 2011, 07:35

Olá,

A luz solar tem influência na coloração. Como o Luis já disse o caso dos castanhos é mais notório porque a phaeomelanina é afectada pela radição uv, dai o aspecto "manchado". E ficam MESMO manchados com tonalidades entre um cinza muito ténue, branco e castanho.
Mas apesar de ser mais notório nos castanhos pela intensidade, em qualquer variedade que tenha phaeomelanina isso acontece. Li alguma informação sobre influência adicional dos uv no processo de oxidação completas das eumelaninas, mas tenho que ir procurar isso. Penso que estava relacionado com interacção da tirosina no processo e o facto de esta actividade ser estimulada pela radição uv.

Um facto interessante é que os criadors de canários oxidados realizam geralmente a luz na penumbra (ou mesmo na escuridão). Por um lado tem um efeito calmante nas aves, por outro permite que as aves atinjam tonalidades mais escuras com maiores concentrações de eumelanina negra.

Bem colocado Pedro. Tenho procurar mais umas coisas sobre os porquês disto...

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty Re: a influencia da luz solar na muda da pena

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sáb 29 Out 2011, 20:12

ola,

Obrigado por responderem,penso que será interessante o debate da questao,eu perguntei porque,alem de desconhecer por completo, notei aqui em casa onde tenho locais distintos onde há muita luz solar e o oposto, um compartimento onde há pouca luz, que as aves pos-muda apresentavam diferenças de tonalidade das penas,como (nos canarios) já tinha ouvido qualquer coisa sobre o assunto associei o mesmo fenomeno aos mandarins.
Entretanto vou tentar ler alguma coisa sobre o assunto tambem.

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty Re: a influencia da luz solar na muda da pena

Mensagem  Jose Fernando Dom 30 Out 2011, 07:04

Boas amigos,
já li e reli artigos de vários criadores, um deles da Argentina de uma Universidade sobre este tema.
As opiniões eram e são diferentes , uns defendem a luz solar como factor de oxidação, outros defendem o inverso. Estou a falar obviamente de aves Castanhas.
Eu pessoalmente como visito muitos criadores e eu próprio sou criador de Castanhos entendo que a luz solar é prejudicial à oxidação da cor, ou seja as aves têm tendência a ficar mais claras e com manchas algumas bem visivéis, a nível de intensidade não vi nenhuma vantagem.
Claro está que depois temos a parte genética da ave, ou seja dependendo da linha do Mandarim Castanho, pois para tirarmos castanhos com boa cor temos de ter Reprodutores com boa cor também.
Existe no mercado um colorante para oxidar a cor da ave, eu pessoalmente não vejo vantagens nisso.
Poderá ser por motivos de ambiente ou então é mesmo uma questão genética.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty Re: a influencia da luz solar na muda da pena

Mensagem  Jose Fernando Dom 30 Out 2011, 07:04

Boas amigos,
já li e reli artigos de vários criadores, um deles da Argentina de uma Universidade sobre este tema.
As opiniões eram e são diferentes , uns defendem a luz solar como factor de oxidação, outros defendem o inverso. Estou a falar obviamente de aves Castanhas.
Eu pessoalmente como visito muitos criadores e eu próprio sou criador de Castanhos entendo que a luz solar é prejudicial à oxidação da cor, ou seja as aves têm tendência a ficar mais claras e com manchas algumas bem visivéis, a nível de intensidade não vi nenhuma vantagem.
Claro está que depois temos a parte genética da ave, ou seja dependendo da linha do Mandarim Castanho, pois para tirarmos castanhos com boa cor temos de ter Reprodutores com boa cor também.
Existe no mercado um colorante para oxidar a cor da ave, eu pessoalmente não vejo vantagens nisso.
Poderá ser por motivos de ambiente ou então é mesmo uma questão genética.
Entendo que alguns Criadores Estrangeiros defendam a Luz Solar no caso da Oxidação mas se visitarmos a instalações deles se calhar nem uma janela têm, é uma estratégia para eliminarem a concorrência, continuando assim a dominar os Campeonatos Mundiais.
Isto é uma sintese da minha experiência através , quer da criação de Castanhos quer do que tenho visto e falado com outros criadores Nacionais e Estrangeiros.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

a influencia da luz solar na muda da pena Empty Luz solar e pigmentação

Mensagem  AvilandiaPT Dom 30 Out 2011, 10:01

Olá,

Antes de mais agora que reli as mensagens tenho que fazer um correcção. Devo andar a ficar disléxico ou senil pois penso uma coisa e muitas vezes escrevo outra...

que os criadors de canários oxidados realizam geralmente a luz na penumbra

O que eu queria escrever era "que os criadors de canários NÃO oxidados realizam geralmente a luz na penumbra"
Isto porque a luz solar tem essa tendencia a manchar/desfazer a phaeomelanina castanha mas reforça a oxidação por aumento da actividade da tirosina. Se colocarmos aves lipocromicas ao sol é possível que estas apresentem maio incrustação melânica o que não se pretende. Pelo contrário, ao colocar aves oxidadas ao sol, estas vão não só ficar mais escuras como também realçar o contraste dos negros.
Fica a correção. Isto o raio da idade toca a todos...

Fernando, esse artigo argentino (se é o que estou a pensar) de que falas é realmente interessante mas acaba não por chegar a grande conclusão. Agora a questão que se coloca nos mandarins é que no caso dos castanhos não deveria existir eumelanina negra, mas sim grande concentração de eumelanina castanha que, em teoria seria oxidada a negro pela exposição solar (escurecendo a cor), enquanto a phaeomelanina é realmente quebrada pela radiação iv e cria as tal manchas.

É por estas e outras que um dia destes ainda vou criar canários. Em termos de estudo da pigmentação são uma boa escola.

Cumprimentos,

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos