Fórum dos Exóticos
Fazer a propria mistura para exoticos  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Fazer a propria mistura para exoticos  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer a propria mistura para exoticos

5 participantes

Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Sex 28 Out 2011, 21:01

Boa noite,

desculpem se ja alguem colocou este topico mas tenho procurado e nao encontro o que procuro.

Tenho varias especies de aves e cada uma tem necessidades nutritivas diferentes. Tenho visto varias marcas umas mais caras outras mais baratas mas nenhuma tem uma mistura certa para as nessecidades de cada especie de aves então prefiro ser eu proprio a fazer essas misturas mesmo que saia mais caro se o resultado for o melhor para as aves é o melhor para mim.
A minha questão é se me sabem dizer para cada especie da seguinte lista a percentagem de cada tipo de sementes para a comida de cada uma. Por exemplo para mandarins : 10 kg milho alvo + 5 kg alpista + ... é isto que pretendo.
Espero que tenha sido o mais claro possivel.

Mandarin Gigante
Diamantes Gould
Modestos
Estrelas
Degolados
Bichenows
Mascarados
D. Papagaios
Babetes


Última edição por Tiago em Sáb 29 Out 2011, 08:10, editado 1 vez(es)
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Misturas

Mensagem  AvilandiaPT Sex 28 Out 2011, 22:03

Olá Tiago,

Eu diria que a não ser que tenhas mesmo muitos casais ou espécies muito específicas, não faz sentido estares a pensar em fazer misturas espécie a espécie.
Para tentar simplificar, eu faria a coisa em 3 grupos:

Diamantes Gould / Modestos / Estrelas / Mascarados / Babetes

50% alpista + 50% exóticos (se juntares um bocado de alvo branco óptimo para os goulds, mas os estrelas e mascarados não lhe ligam tanto)

Degolados / Bichenows

Exóticos + 20% japonês

D. Papagaios

Geralmente seriam mantidos juntamente com o primeiro grupo mas és capaz de ter problemas de obesidade com essa mistura. É capaz de haver por aqui pessoal com mais experiência neles. Não sendo a divisão ideal, é apenas uma sugestão e será uma forma simples de compromisso, visto que a espécie mais "fora" que ai tens são mesmo os degolados. Os bichenov dão-se bem com a maioria das misturas mas preferem sementes mais pequenas sobretudo a criar.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Sáb 29 Out 2011, 08:00

Obrigado pela sua ajuda.

Estava a pensar em utilizar da petcup profissional pois dizem e tenho visto a prova disso que tem uma boa qualidade de sementes e as aves desperdissam pouco .

Quando falas em mistura de exoticos refereste a usar uma mistura ja feita por uma marca como a petcup que aqui falo ou em criar eu tambem essa propria mistura ?


Um criador aconselhou-me a fazer esta mistura eu proprio achas adequada ?

PARA 30kg MAIS OU MENOS

10kg de milho alvo amarelo
5kg de milho alvo branco
2kg de milho alvo vermelho
10kg de alpista
3 kg de milhête japonês
250g de niger (semilha)

Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Misturas

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 29 Out 2011, 10:04

Ola Tiago,

Cada criador tem a sua preferência. O milho alvo amarelo não costuma ser muito bem aceite por algumas aves, eu prefiro o branco. Para australianos aumentava a alpista e inclua algum painço amarelo (5-10%) porque algumas aves preferem sementes mais pequenas.
Mas isto é uma opinião pessoal, deves ver tu pelo comportamento das aves, instalações, hábito, etc.

Sim a mistura de exóticos é a base, mas costuma ser mais para africanos (painço, painço, painço e outras 2-2 sementes lá perdidas...) Eu sempre usei a Versele exóticos como base para os africanos.
Eu usei muito pouco da petcup pois tem aparecido mais de há uns anos para cá na altura em que fui deixando de criar e está mais virada para australianos, mas do pouco que usei pareceu-me uma mistura aceitável em termos de qualidade. Como para os mandarins é ligeiramente diferente continuei a fazer as minhas modificações.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Sáb 29 Out 2011, 10:35

Ola,

estou a ver, entao vou ver se conssigo arranjar isto tudo para que as aves tenham uma boa alimentação.
Recentemente esperimentei uma nova mistura da marca actibird, tem muito milho alvo e painço mas disseram-me ontem que engorda muito as aves e depois muitas até deixam de por.
Nao sabes nada a cerca desta marca nao?
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  danielbranco Sáb 29 Out 2011, 12:26

Ola Tiago, já agora onde compras as tuas sementes em Santarém, não gosto das daquela loja ao pé da Telepizza...

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Luís Grilo Sáb 29 Out 2011, 17:49

E o que acham desta mistura?
Painço amarelo 48 %
Milho Alvo amarelo 33 %
Alpista 8,5 %
Painço vermelho 6 %
Milho alvo vermelho 3 %
Níger 1,5 %
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sáb 29 Out 2011, 20:35

ola Luis,

Depende das especies que tenhas, para aves africanas aceitam bem esse tipo de sementes,mas por exemplo nos gold esquece, nao resulta ,(minha openiao) e para a maior parte dos australianos tambem nao será a melhor opçao,a percentagem de alpista seria mais alta.

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Misturas

Mensagem  AvilandiaPT Dom 30 Out 2011, 10:12

Olá Tiago,

Conheço apenas de nome, não conheço as misturas. Pela minha experiencia as aves preferem o milho alvo branco ao amarelo, consomem mais do branco o que há partida significa que será mais facilmente digestivel (transito mais rápido). Nunca associei problemas de obesidade a isso. pelo contrário com misturas de muito milho alvo amarelo (uma que usei com periquitos), o desenvolvimento das crias depois de sairem do ninho era muito mais complicado.

Para teres uma ideia, a minha mistura de mandarins era basicamente 30% milho alvo branco 30% exóticos 30% alpista 10% japonês. Mais coisa menos coisa. A de exóticos é a standard que tem a parte de painços, milho alvo amarelo, etc. Nunca me dei ao trabalho de fazer a conta "total" mas não é complicado. Vou ponderar essa composição e logo te digo.

Concordo com o Pedro como tinha dito. Para africanos a mistura de exóticos normal normalmente serve (para estrildas nem por isso!) mas para diamantes não é a melhor. E para africanos se puderes trocar o milho alvo vermelho por painço vermelho ainda melhor.

Cumps
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Dom 30 Out 2011, 10:29

Muito obrigado a todos pelo vosso contributo, adoro aprender convosco é sempre util trocar impressoes e experiencias.
Vou fazer experiencias em cacos separados para ver também quais as sementes que prefere cada um e poder alterar algo mas para ja vou estudar as minhas aves como tenho feito e aplicarei as vossas sugestoes.
Depois coloco aqui o que fiz para me dizerem se fiz bem ou se ainda devo mudar algo.

Boas Daniel, as minhas sementes sao compradas na petvendas por vezes vêm para uma loja aqui perto mas é de la que vêm.

Abraço e bom domingo Wink
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Luís Grilo Dom 30 Out 2011, 17:39

Obrigado.
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Dom 30 Out 2011, 18:52

Boas, amigos

Apos as vossas opinioes e muita leitura aqui está uma mistura que penso dar tanto para australianos, africanos e os goulds também. Pois eu tenho fora de epoca de reprodução tenho-os todos juntos num viveiro então era dificil aplicar comidas diferentes a todos assim o que uns nao querem comem os outros lol e os que estão em gaiolas ai sim recebem cuidados redobrados até porque têm posturas e crias .

Aqui vai então o que proponho se acharem que nao esta muito bem ou que seria melhor separar aves por australianos dum lado e africanos do outro para dar comidas diferentes estou inteiramente de ouvidos.

Para um total de 35 kg

10kg de milho alvo branco
4kg de milho painco amarelo
1kg de milho alvo vermelho
2.5kg de milho painco vermelho
15kg de alpista
3.5 kg de milhête japonês
250g de niger (semilha)
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Mistura

Mensagem  AvilandiaPT Dom 30 Out 2011, 21:04

Olá Tiago,

Se puderes separar a mistura dos africanos separa. Mas isto ás vezes o óptimo é inimigo do bom.
A que indicaste para australianos funciona, para africanos depende muito do que tenhas e venhas a ter. Para algumas espécies é menos mau, para espécies mais complicadas a médio/longo prazo não é boa solução.
Aliás é curioso que ainda hoje comentámos essa situação numa exposição em que para se melhorar do lado dos australianos, havia alguns africanos a espalhar muitas sementes.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Dom 30 Out 2011, 21:11

Boas AvilandiaPT,

As aves que tenhao sao as seguintes

Mandarin Gigante
Diamantes Gould
Modestos
Estrelas
Degolados
Bichenows
Mascarados
Babetes
Pardais de java

O que acha que ainda devo alterar ?

Cumps
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Qui 03 Nov 2011, 10:17

AvilandiaPT escreveu:Olá Tiago,

Se puderes separar a mistura dos africanos separa. Mas isto ás vezes o óptimo é inimigo do bom.
A que indicaste para australianos funciona, para africanos depende muito do que tenhas e venhas a ter. Para algumas espécies é menos mau, para espécies mais complicadas a médio/longo prazo não é boa solução.
Aliás é curioso que ainda hoje comentámos essa situação numa exposição em que para se melhorar do lado dos australianos, havia alguns africanos a espalhar muitas sementes.

Cumps.

Ja aqui deixo as aves que crio, quais as alteraçoes que acha que devo fazer ? e entao divido a comida para australianos e outra para africanos ?

Aguardo a sua resposta pois infelizmente ja perdi mais uma ave esta manha por causa desta comida Mad e quero mudar rapidamente antes que perca mais alguma.

cumps
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Misturas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 03 Nov 2011, 12:14

Olá Tiago,

Da aves que ai tens só no caso dos degolados é que isso faria mais diferença e não costumam ser particularmente sensíveis.
A última composição que indicaste para australianos não está mal. Claro que existem sempre opiniões de cada um mas tem uns 45% alpista e 30% alvos o que anda dentro do normal. Não me parece que seja por ai que perdeste a ave. É essa que estás a dar?

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Qui 03 Nov 2011, 18:34

Boas,

Nao a que estou a dar é uma que comprei da actibird e ja morreram 3 aves.
Esta foi uma mistura que fiz depois de ler varios topicos etc e publiquei aqui para que me pudessem dizer se é a indicada a dar as minhas aves ou se acham que ha alguma percentagem que eu possa mudar.
Têm um local quente 18°-20°, sem corentes de ar, agua limpa, comida em abundancia, viveiro grande nao vejo piolhos nem parasitas, estao todos desparasitados. Nao vejo o que possa estar mal.
E esta "receita" tambem a publiquei para que se achassem boa eu poder finalmente começar a da-la as minhas aves em vez de comprar aquelas misturas ja preparadas que lhes falta sempre alguma coisa.

Qualquer sugestão é bem vinda, estou aqui para aprender.
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Misturas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 03 Nov 2011, 22:02

Olá Tiago,

Normalmente a questão da mistura tem um efeito mais a "médio-longo prazo" mesmo que não gostem muito desde que consigam aproveitar algumas sementes não morrem à fome por isso.
Algumas das aves que ai tens são relativamente sensíveis a mudanças de local, ambiente, alimentação e podem ter-se sentido por isso. Se não vês indícios de andarem embolados pode ter sido apenas um acaso mas de qualquer forma convém estares atento para perceberes se há algum problema.

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 03 Nov 2011, 22:42

ola,

Eu acho que o problema da mortalidadade das tuas aves nao deve estar ligado,pelo menos directamente, com a alimentaçao, até porque a maioria das aves que tens nao sao especialmente sensiveis a mudanças de sementes e aceitam bem a mistura que forneces.
Poderá ter a ver com a humidade, nao sei como é o teu aviario mas nesta altura é nessesario algum cuidado com a limpeza e mesmo assim em ambientes fechados e humidos mesmo com temperaturas altas se nao houver renovaçao do ar causa problemas sérios as aves, isto é só uma openiao nao quer dizer que seja o caso, eu digo isto porque em tempos eu própio tive esse problema e a altura é propicia a isso.

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer a propria mistura para exoticos  Empty Re: Fazer a propria mistura para exoticos

Mensagem  Tiago Sex 04 Nov 2011, 10:14

Boas,

Qualquer das formas a partir de agora vou eu passar a fazer a mistura para as minhas aves e continuar a ter tudo impecavel para evitar estas situaçoes.
O ar é renovado, humidade controlada e a temperatura nao altera nao da para perceber.
Agradeço os vossos concelhos.

Abraço
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos