Fórum dos Exóticos
Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações

2 participantes

Ir para baixo

Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Empty Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações

Mensagem  Luís Lourenço Qui 27 Out 2011, 17:32

Boas,

Gostava de ter informações sobre as Amadinas de Cabeça Vermelha, principalmente a cerca da sua criação.
Pelo que tenho pesquisado são mais difíceis de criar que os Degolados mas eu não sei muito sobre estas 2 espécies (principalmente as Amadinas).
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Empty Amadinas cabeça vermelha

Mensagem  AvilandiaPT Qui 27 Out 2011, 17:56

Olá Luis,

São uma espécie interessante para quem gosta de africanos nesta linha mas não diria que são difíceis ou exigentes e para tentar criar directo, com alguma paciência serão uma boa aposta. É pena que não tenham muitas vezes essa hipótese porque o comportamento deles merece o esforço.

Na minha opinião são mais fáceis de criar (directos) que os degolados. Aliás, acho que há uma certa tendência nese género de exóticos para ser mais fácil criar espécies de maior porte que espécies próximas de pequeno porte. Precisam de mais espaço sem dúvida. São aves pesadas que quand voam, voam não saltam! Pouco exigentes com alimentação (dos únicos em que praticamente nem mexia na mistura standard) e menos esquisitos com alimento vivo do que os degolados, também pegam muito melhor na papa e habituam-se facilmente ao criador e à forma de serem tratados. Praticamente todos me vinham comer tenebrio à mão. Dos casais que tive os problemas eram muito parecidos: relativamente maus a fazer ninho (mas depois de feito não o desfaziam tanto como os degolados), e sobretudo sujam os ovos com muita facilidade porque tinha a mania de dormir no ninho, mesmo durante o dia. O que notei mais foi agressividade do casal durante a reprodução na fase de arranque mas tirando isso sem problemas de maior. É mais complicado usares amas porque os ovos são maiores e bastante esféricos em comparação com outras espécies (nos degolados já se nota, mas nestes é pior). Não sei se isso será regra, mas nos casais que tive acontecia. E as crias ficam enormes rapidamente...
São é inconstantes em termos de criação. Tão depressa arrancam como páram durante semanas. Igualmente sensíveis com cálcio no caso das fêmeas.

Os meus estavam em gaiolas de 1m. Esquema básico: 1 poleiro de cada lado, ninhos normais de plástico, a mistura normal de africanos que já referi algumas vezes, papa parte insectivora e diariamente papa fresca com tenebrio na criação. Não posso dizer que dos 3-5 casais que tive tenham sido muito produtivos mas ainda tirei alguns. O que é verdade é que das posturas normalmente de 4, por vezes 5, nos casais directos raramente tirei mais de 3/ninho, ou porque sujavam/partiam alguns dos ovos durante a incubação ou uma das crias morria. É uma das espécies que um dia que volte a criar terá certamente um espaço reservado para uns quantos casais.

Se pensares nisso faz-me só um favor. Procura BONS exemplares. É uma pena que uma ave com a forma e porte dos Amadinas por vezes apareça com tão fraca qualidade. Os bons exemplares são aves lindíssimas!

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Empty Re: Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações

Mensagem  Luís Lourenço Qui 27 Out 2011, 19:38

Olá Ricardo,

Mais uma vez, obrigado pelas informações.

Há coisa de 2 meses atrás estive para comprar um casal numa feira mas não o adquiri por essas razões, era pequenos (para uma Amadina) e compridos demais. Partilho da tua opinião, são aves lindíssimas, mesmo as fêmeas.
Em relação a outras espécies também são agressivas?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Empty Amadinas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 27 Out 2011, 20:39

Olá Luis,

Sim, são agressivos. Não quer dizer que causem problemas, mas se decidem manter respeito facilmente fazem estragos com aves pequenas.
Por vezes vejo amadinas que parecem degolados. O Amadina é uma ave grande que em praticamente nada fica atrás de um java em termos de tamanho. Procura sobretudo por aves com cabeças largas e redondas (o maior defeito) e um peito bem formado.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações Empty Re: Amadinas de Cabeça Vermelha - Informações

Mensagem  Luís Lourenço Qui 27 Out 2011, 21:01

Boas Ricardo.

Grandes bestas Razz
O casal que eu vi tinha mais ou menos o tamanho das fringilloides, talvez um pouco mais compridos.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos