Fórum dos Exóticos
Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

+11
Ricardo Garção
Fernando Marta
Diogo Ribeiro
NFF
francisco_m
Gustavo Figueiredo
sousa1972
AvilandiaPT
filiperusso
JR666
luisbaleia
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Fernando Marta Sex 16 Set 2011, 23:16

Boa noite a todos!
Falando de papas e no sentido de aumentar a quantidade de proteínas para os exóticos, qual a quantidade de farinha de soja a adicionar a uma papa (humida) com 16,5% de proteína bruta, na preparação de 1 kg da mesma?
Cumps,
Fernando Marta
Fernando Marta
Fernando Marta

Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Carrazedo de Montenegro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Papas

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 17 Set 2011, 10:20

Olá,

Não é complicado calcular aproximadamente a quantidade de proteina bruta de qualquer mistura de outras papas.

Vou pegar no exemplo do Eduardo. Até porque me parece que as contas não batem certo para esses 17%.
Existem duas formas e não percebi bem pela descrição por isso faço o cálculo para ambas.

1) 1kg witte mollen + 200gr insectivoros
12,6% PB significa que em 100gr de papa, 12,6 são proteina.
22% PB, pelo menos racicionicio, que em 100gr, 22gr são proteina.

Portanto estamos a juntar proteina dos dois lados (126+44=170).
Mas também se juntou o peso total, pelo que passamos a ter não 1000gr, mas 1200.
Dividindo a proteina pelo total temos: 170/1200=14,17%
Nesta mistura, tem-se 14.17%PB

2) Para fazer 1kg de mistura (800gr WM + 200gr insectivora)
800gr WM = 100,8gr proteina
200gr ins = 44gr proteina
144,8/1000 = 14,48%
Nesta mistura, tem-se 14,5%PB

Estes valores são aproximados e, obviamente, existem formas muito mais exactas de fazer estas formulações, mas para avaliação primária servem bem.
Assim sendo, como vês, a mistura não está nos 17%. Este é o problema de trabalhar com alimentos pouco concentrados. 22% não é muito de proteina, muito menos quando se quer fazer uma papa tão baixa como 12.5%.
Reparem, se pegarmos no valor médio entre 12,5 e 22, este seria 17,25. Isto significa que tinhamos que misturar 50:50 a WM com Insectivora para conseguir chegar aos 17% (por isso vi logo que as contas não podiam bater bem...)

A farinha de soja pode ser daquela que se vende nos supermercados seja como granulado (que podemos picar, eu prefiro) ou como farinha mesmo. Confirmem que é soja texturizada ou processada (a de alimentação humana geralmente é). Tem um valor de proteina na ordem dos 45%.
Mesmo assim, reparem que para levar a mesma papa base (WM) aos 17% de proteina, precisavam de cerca de 250gr de soja. O que é IMENSO, até porque é um bocado amarga e depois as aves começam a comer menos papa no geral. Dai que seja boa ideia dividir isso e equilibrar com levedura de cerveja (que tb não é "agradável", mas tem uma composição parecida (45-50%PB).

Agora para chegar aos 24%... Eu faço as contas, mas partindo dos 12,5% não é fácil!
Vamos facilitar pegando na mistura de papas já com 14,5%

800gr WM
200gr insectivora
PB=14,5%

Valor alvo = 24%

Cada 100gr de soja fornecem 45gr de proteina.

Alvo = 240gr proteina/1000gr total
Dessas, 145 são da papa em si, logo criamos a fórmula ao contrário:

(145+X*0,45)/(1000+X) = 0,24

X é a quantidade de farinha de soja a acrescentar.
145+X*0,45 representa a proteina. 145gr que estão na papa + as que virão da soja, ou seja 45% da quantidade de soja (X) que se adicionar.
1000+X representa o peso total da papa mais a quantidade de soja (X) que se adicionar.
024=24% que se pretende

Resolvendo isto (afinal a matemática dá jeito...):

145+0,45X = 240+0,24X
0,45X-0,24X=240-145
0,21X=95
X=95/0,21 = 452

Basicamente seriam precisas 450gr de soja (ou outro alimento ou mistura de alimentos com 45%PB) para conseguir aumentar a PB da mistura de WM+insectivora dos 14,5% para 24%. Isto significava fazer 1kg de mistura de papas + 450gr de farinha de soja...
Este é o principal problema das formulações, é que quando se começa com uma base mais "baixa" isso reflecte-se nas quantidades do concentrado. Porque ao juntarmos soja estamos a juntar proteina, mas também a aumentar o peso total da mistura e portanto diluir ao mesmo tempo a proteina. Com fontes de proteina muito concentradas (+70%) essa diluição é muito menos signifiicativa.
Por exemplo, pegando numa fonte de proteina com 80%PB (Y) e fazendo as mesmas contas:

(145+Y*0,Cool/(1000+Y) = 0,24
145+0,8Y = 240+0,24Y
0,8Y-0,24Y=240-145
0,56Y=95
Y=95/0,56 = 169.

Precisariamos apenas de cerca de 170gr de concentrado. Reparem que este fonte não tem o dobro da soja (45%*2=90%), mas mesmo assim só seria necessário pouco mais de 1/3 da quantidade usada de soja!
Porque a diluição no peso total é menor. No caso anterior, a mistura seria de 1kg de papa + 450gr de soja = 1450gr. Neste caso seriam 1kg de papa + 170gr de concentrado = 1170gr.
Eu percebo que para quem está "fora" dos cálculos de formulação e nutrição, tudo isto seja um pouco confuso, mas se lerem com calma e seguirem raciocinio penso que percebem. É por tudo isto que quando se fala em proteina, esta é uma parte importante da dieta e, normalmente, um limitante de formulação.
Não estou sequer a considerar os factores adicionais como capacidade de ingestão, apetência e muitos outros.

Fernando, já que foi feita a pergunta, refaço as contas para a papa com 16,5%... Muita gente diria que as papas é tudo igual e entre aqueles 14,5 (que já são uma mistura no sentido de melhorar a bse de 12,5%...) e 16,5% a diferença não é nenhuma...

(165+Z*0,45)/(1000+Z) = 0,24
165+0,45Z = 240+0,24Z
0,45Z-0,24Z=240-165
0,21Z=75
X=75/0,21 = 357.

Reparem, 2% de diferença na papa base, representam menos 100gr de soja para chegar aos mesmos 24%PB... É a mesma coisa? Se quiserem refaçam as contas para a outra hipótese com um concentrado de 80%.

Agora, outra questão MUITO importante. Estamos a apontar a 24%... Ninguém pode dizer que é esse o valor óptimo. Provavelmente, entre 24% e 22% em muitos casos nem se nota a diferença nos resultados. Isso depende de muita coisa. Mas de cereteza que, como já outras pessoas aqui disseram que experimentaram e viram, entre usar uma papa com 12% e outra com uns toques para melhorar a parte proteica vão ver diferença. Agora, indo mais adiante, essa diferença pode não valer o custo e trabalho de a conseguir! Ou pode não interessar ao criador. Quando falo nestas cosias mais a fundo é para que o pessoal pense no assunto, perceba o porquê de algumas coisas. Não é para que use suplementos porque isso é que é bom, ou para que só pense em planos e produtos "profissinais". Se perceberem o porquê das coisas podem experimentar, tirar conclusões e fazer melhores escolhas, com melhores resultados e isso é bom! Porque quando os criadores têm bons resultados evoluem a todos os níveis e querem continuar a aprender e evoluir, isso é que interessa.

Penso que não me enganei nas contas, mas se apanharem algum gato avisem... às vezes passa!!

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  luisbaleia Sáb 17 Set 2011, 11:24

Boas AVILÂNDIA, fiquei deveras intrigado com a tua cultura sobre estas coisas dos alimento,por acaso não és nutricionista? Caramba... senão fores isso e aprendeste sozinho tiro-te o chapéu!
Obrigado pelas dicas!
Boas criações!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Fernando Marta Sáb 17 Set 2011, 11:32

Bom dia a todos!
Ricardo essa explicação penso que, dentro da minha ignorância, está mais que completa. Muito obrigado pela exposição e pela amabilidade com que expões estas dúvidas que serão de muitos de nós.
Um abraço e ... se não te importares até à próxima dúvida.
Fernando Marta
Fernando Marta
Fernando Marta

Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Carrazedo de Montenegro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Papas

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 17 Set 2011, 12:29

Olá,

Não, não sou Nutricionista... Mas não aprendi sozinho! A minha formação é em Produção Animal.
Embora não especificamente com aves (e muito menos aves exóticas), alguns principios são básicos. O resto é o gosto pelos passarinhos a puxar isso para esta área, porque é o que gosto Surprised)
Além disso tenho a felicidade de trabalhar há alguns anos na área, o que às vezes acaba por fazer com que comente menos alguns assuntos, para não ser mal intrepretado.

E agora, com a próxima etapa em que me meti, é bem provável que fique ainda mais "chato"...

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Ricardo Garção Sáb 17 Set 2011, 14:16

Boa tarde Ricardo,

Dou-te os meus parabéns por estas excelentes intervenções no fórum ao demonstrares muita sabedoria e entreajuda em relação ao que escreves.
Muito bom o tópico que aqui se desenvolveu cheers
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  sousa1972 Sáb 17 Set 2011, 15:30

Ricardo M

Muito obrigado pela ajuda.
Não posso dizer que já compreendi tudo.Mas é ler, reler, estudar e experimentar.
Já entendi alguns dos meus erros serão rectificados no futuro.
Não crio exóticos há muito tempo, mas a minha ideia é aprender e melhorar o mais possível e graças a pessoas como tu isso tem sido possível.

Uma continuação de bons posts e mais uma vez obrigado.

Cumps
sousa1972
sousa1972

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2010
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Hugo Santos Seg 19 Set 2011, 13:06

Boa tarde,

Excelente topico....

Cumprimentos,

HS
Hugo Santos
Hugo Santos

Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/10/2010
Localização : Lisboa/Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Hélder Branco Sex 08 Jun 2012, 02:14

Cá eu estou usando da orlux seca e semi humida misturada e eles estão bem satisfeitos.
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Marco Fernandes Sex 08 Jun 2012, 22:11

Já experimentei muita coisa, num só ano, mas acho que a White Mollen ou a Cêde seca misturada com germinado é da preferência da maioria dos casais.
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  Hélder Branco Sáb 09 Jun 2012, 00:45

o que vem a comprovar que só mesmo em casa nós damos o que achamos melhor.
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a papa que dão aos exóticos na criação ?? - Página 2 Empty Re: Qual a papa que dão aos exóticos na criação ??

Mensagem  taco Dom 24 Jun 2012, 14:16

boas eu custumo juntar uma variedade de papas como White Mollen + uma de frutos + amarela de ovo + uma seca da orlux . ja crio a dois anos com esta combinaçao de papas e as aves . agora juntei uma de legumes onde eles mas nao gostam tanto , nao sei se é de ser nova para eles :p!:
taco
taco

Mensagens : 33
Data de inscrição : 01/06/2012
Localização : castanheira do ribatejo
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos