Fórum dos Exóticos
Quanto tempo sem comer?? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Quanto tempo sem comer?? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quanto tempo sem comer??

+3
bruno miguel
gimbras
Gustavo Figueiredo
7 participantes

Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Quanto tempo sem comer??

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 09 Set 2011, 17:09

boas,

estou aqui com uma duvida existencial que é o seguinte:
- quanto tempo aguenta uma cria, de qualquer especie de exóticos, sem comer assim que nasce?
ou seja a cria nasce, ainda tem as reservas da gema, correcto?
Até acabar essas reservas, quanto tempo aguenta sem ser alimentada??


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  gimbras Sex 09 Set 2011, 17:24

boas,
há casos conhecidos de dois dias em mandarins.
mas deve depender de várias condições (temperatura, humidade, etc.) e deve depender da espécie.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  bruno miguel Sex 09 Set 2011, 17:25

Pelo que um amigo meu que já me disse as crias nas primeiras 48 horas só precisam de calor porque nessas 48 horas têm as reservas da gema.
bruno miguel
bruno miguel

Mensagens : 369
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Póvoa de Varzim
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  Gonçalo rodrigues Sex 09 Set 2011, 20:53

Boas.
Nao tenho 100% de certezas mas acho ke ja li em algum lado ke e um dia ke podem estar sem comer.

Gonçalo rodrigues

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  Carlos S. Sáb 10 Set 2011, 10:38

Eu crio directo com alguns exóticos, e muitas vezes há casais que nao alimentam os filhos, normalmente duram pouco mais de 24 horas Smile
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 10 Set 2011, 12:24

A minha duvida baseou-se em muitas vezes reparar que os Bengalins não alimentam logo as crias quando nascem.
Reparo que se nascer um num dia, outro noutro e depois outro a seguir só nesta altura é que começam a alimentar, como se não tivessem dado pla presença dos dois primeiros.
Ainda se nota mais quando as posturas são grandes: de 6 ovos ou mais. Se nasce um e não nasce mais nenhum, nas primeiras 24 horas, este de certeza que o vão deixar morrer, coisa que só posso associar ao facto de não darem plo nascimento de um pinto no meio de tanto ovo.



Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  gimbras Sáb 10 Set 2011, 12:56

Gustavo Figueiredo escreveu:A minha duvida baseou-se em muitas vezes reparar que os Bengalins não alimentam logo as crias quando nascem.




Gustavo

boas,
eu li em algum lado (infelizmente não consigo lembrar-me onde foi) que, o reflexo da regurgitação é activado pelo piar das crias. se isso for verdade, talvez uma só cria não faça o ruído suficiente e daí, os pais não conseguirem regurgitar para a alimentar. mas não sei se isto é mesmo verdade, e peço desculpa se, ao estar a citar de memória, estiver a ser incorreto.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  Carlos S. Sáb 10 Set 2011, 13:26

Gustavo Figueiredo escreveu:A minha duvida baseou-se em muitas vezes reparar que os Bengalins não alimentam logo as crias quando nascem.
Reparo que se nascer um num dia, outro noutro e depois outro a seguir só nesta altura é que começam a alimentar, como se não tivessem dado pla presença dos dois primeiros.
Ainda se nota mais quando as posturas são grandes: de 6 ovos ou mais. Se nasce um e não nasce mais nenhum, nas primeiras 24 horas, este de certeza que o vão deixar morrer, coisa que só posso associar ao facto de não darem plo nascimento de um pinto no meio de tanto ovo.



Gustavo

acho estranho, isso a mim nunca me aconteceu ja tive ninhos com diferenças de 3\4 dias e sempre correu tudo bem :s
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  luisbaleia Sáb 10 Set 2011, 19:07

Realmente tb já tive esses casos de não darem comer mas não espero mais de 1 dia e passo-os para outros com crias com a mesma altura! Mas acho que deve depender das condições tipo calor dos pais e temperatura exterior....
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 10 Set 2011, 19:30

Isso quando se tem Bengalins onde se pôr o que nem sempre é o meu caso.
Hoje foi mais um exemplo disso: uma ninhada de 3 Bichenovs e 2 Bengalins, um já foi e ainda falta nascer mais um.
E como ainda tenho alguns casais de Bengalins no descanso, não queria pôr já ninho.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  luisbaleia Sáb 10 Set 2011, 21:40

Boas... pois assim é lixado, ás vezes até meto em posturas que aindam faltam dias para os ovos eclodirem e eles aceitam,agora se não tens nada.....
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo sem comer?? Empty Re: Quanto tempo sem comer??

Mensagem  AvilandiaPT Dom 11 Set 2011, 04:27

Olá,

Depende de vários factores. Normalmente no primeiro dia as crias podem não ser e geralmente não são alimentadas de forma consistente. Têm reservas e isso até é bom porque permite uma absorção mais rápida das mesmas que evita problemas de infecções futuras (embora em crias saudáveis isso não seja problema).
Mas depende da temperatura e do nivel das reservas. Um dos problemas com crias recém nascidas é que têm poucas reservas devido a questões nutricionais e ou não chegam a eclodir ou eclodem de tal forma fracas que acabam por morrer.

Normalmente verificava as crias com 24h, se não tivessem alimento ajudava com um pouco de papa, apenas para garantir que aguentavam até ao dia seguinte. Com alguma experiência o criador percebe logo se ao 2-3º dia estão a ser alimentada sou não pelo aumento de tamanho e aspecto das crias. As crias que não são alimentadas ficam rapidamente com um ar ressequido (a falta de água nesta fase nota-se antes da falta de comida e a água vem apenas do alimento que os pais regurgitam). Também depende muito dos casais - casais experientes começam a alimentar mais cedo, mesmo que as crias não peçam muito, e ao estarem bem alimentadas pedem menos.
Os bengalins realmente têm por vezes esse problema de começarem a alimentar mais tarde, é um dos factores de insucesso com espécies mais pequenas.
Outra coisa a ter em atenção é que nos primeiros 2 dias a frequência e quantidade com que alimentam pode ser muito pequena e portanto nem sempre se "vê" a comida nos papos. Convém observar o comportamento do casal, sobretudo quando se coloca papa fresca. Um casal que alimente bem come e vai direito ao ninho.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos