Fórum dos Exóticos
Diamantes Goulds e a Muda Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamantes Goulds e a Muda Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamantes Goulds e a Muda

+3
Gustavo Figueiredo
Miguel Silva
M_cross
7 participantes

Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  M_cross Qua 03 Ago 2011, 22:41

Boa noite,

Comecei a criar exóticos este ano com um casal de Diamante Gould, e consegui tirar 12 crias directas, tenho pesquisado bastante informação no vosso forum para me ajudar visto não ter nenhum criador que me esteja ajudar e apoiar e por isso facilmente posso cometer alguns erros.

Queria pedir vossa ajuda porque quase todas as crias começaram a ficar "carecas", sem penas na cabeça, começando com uma e quando dei o tratamento já tinha afectado alguns, uns ficaram mais carecas do que outros, fiz o tratamento com Pulmosan da Bogena, até ai tudo bem eles deixaram de perder penas, mas e agora??
Os Goulds vão ganhar penas novamente quando chegar a altura de nova muda e não tenho outro remédio a não ser esperar, ou posso dar um medicamento para influenciar a muda e eles rapidamente ganhem de novo as penas??

Algumas das crias nem chegaram a fazer a primeira muda completa.

Agradeço a quem me puder ajudar.
M_cross
M_cross

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  Miguel Silva Qua 03 Ago 2011, 22:44

Eu não percebo muita coisa sobre essa especie mas é das minhas preferidas...

Acho que um dos problemas pode ser da criação fora de epoca por acaso não sei qual é a epoca para criação...

Se disse algo mal peço desculpa
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  M_cross Qua 03 Ago 2011, 22:49

As crias nasceram em 3 posturas entre Janeiro e Março, acho que não nasceram fora da época de criação habitual desta espécie.

De momento crio também outras espécies de diamantes e apenas tive este problema nos Goulds.
M_cross
M_cross

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 03 Ago 2011, 23:50

Boas,

Os pais dessas crias comem nos mesmos comedouros que as crias??
Os pais tambem estão carecas???

Ao que parece, tem aí um problema de infestação de acaros que normalmente vêm nas comidas.
As aves começam por perder penas á volta do bico, debaixo deste e á volta dos olhos.
De seguida perdem penas nos ouvidos e na nuca. Por final ficam carecas.
Durante todo este processo, coçam se compulsivamente contra as grades e puleiros e tudo o mais que encontrei na gaiola.
Nestes processos aplica-se Parasita Bogena, uma gota por debaixo de cada asa e durante 21 dias aplicar dia sim, dia não um cotonete com Betadine nas areas afectadas.
Passados os 21 dias parar o Betadine e aplicar nova dose de Parasita Bogena.
Há quem diga que basta aplicar o Betadine durante uma semana mas, eu encontrei resultados mais eficazes com este processo.
Quando as aves iniciarem a muda, toda a area afectada ganhará penas novas e ave nunca parecerá ter sido afectada.
Por isso é esperar...


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  M_cross Qui 04 Ago 2011, 00:02

Boas,

Respondendo as tuas questões Gustavo, não os pais não foram afectados visto que eu tinhas as crias separadas numa voadeira só para eles, mas tive aves que não perderam nenhuma pena e outras ficaram completamente carecas na parte de trás, mas nunca chegaram a perder penas a volta do bico e dos olhos, começaram logo de inicio a perder na parte de trás da cabeça principalmente no pescoço.

Eu não cheguei a colocar Betadine, espero que não venha a ter problemas por isso.
Mas agora é esperar então, pensei que podia influenciar as aves a iniciarem a muda.

Obrigado.

M_cross
M_cross

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  filiperusso Qui 04 Ago 2011, 01:27

Se as penas cairam e não tem "bichos" a continuar a fazê-las cair eles não tardam nada devem nascer novamente
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  gimbras Qui 04 Ago 2011, 13:28

boas,
em minha opinião as aves estão com sarna da pele. há tratamento descrito na net, mas atenção que a doença é provocada por um agente cíclico. é também importante desinfectar todo o alojamento das aves.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  M_cross Qui 04 Ago 2011, 13:53

Boas,

Apenas 2 machos, como estavam para iniciar a muda quando foram afectados deu tempo para ficarem bem e já ganharam as penas de volta, por isso acho que o problema foi eliminado por enquanto.

As outras como já estavam com a muda mais avançada não chegaram a ganhar novas penas, ficaram com a muda incompleta e carecas.

E era dessas que pedia conselhos sobre o que fazer, esperar ou dar algum medicamento.

Se o problema foi a sarna então acho que fiz o tratamento adequado com Pulmosan.

Agora resta então esperar que tornem a entrar na muda para ganharem as penas de volta.

M_cross
M_cross

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 04 Ago 2011, 14:04

Eu aconselho a aguardar.
Para o ano as penas voltaram a crescer...

Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  gimbras Qui 04 Ago 2011, 15:43

olá cross,
se o problema for realmente sarna, o produto que aplicou serve sim, mas deve ser acompanhado por um produto de uso tópico, como o Gustavo Figueiredo referiu. no entanto, o ciclo de actividade do parasita da sarna - que se aloja em pequenos canais sob a pele - repete-se a cada 15 a 20 dias, pelo que o tratamento deve também ser repetido, várias vezes, a cada duas semanas. deve também tratar preventivamente todas as aves que estavam em contacto com os indivíduos afectados.
o parasita também pode ficar latente em qualquer ponto da voadeira, esperando uma oportunidade para se fixar nas aves, pelo que esta deve ser desinfectada.
quanto ás penas, elas voltam a nascer na muda seguinte, se a pele estiver minimamente recuperada.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  Paulo cordeiro Qui 04 Ago 2011, 18:38

Miguel Silva escreveu:Eu não percebo muita coisa sobre essa especie mas é das minhas preferidas...

Acho que um dos problemas pode ser da criação fora de epoca por acaso não sei qual é a época para criação...

Se disse algo mal peço desculpa

Boas, segundo informação de um criador e grande conhecedor desta espécie os mesmos sendo aves do Hemisfério Sul só devem criar a partir de fins de Setembro até fins de Janeiro.

Saudações

Paulo Cordeiro
Paulo cordeiro
Paulo cordeiro

Mensagens : 264
Data de inscrição : 28/07/2010
Localização : Buraca - Amadora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  Luís Lourenço Qui 04 Ago 2011, 18:53

Paulo cordeiro escreveu:
Miguel Silva escreveu:Eu não percebo muita coisa sobre essa especie mas é das minhas preferidas...

Acho que um dos problemas pode ser da criação fora de epoca por acaso não sei qual é a época para criação...

Se disse algo mal peço desculpa

Boas, segundo informação de um criador e grande conhecedor desta espécie os mesmos sendo aves do Hemisfério Sul só devem criar a partir de fins de Setembro até fins de Janeiro.

Saudações

Paulo Cordeiro

Boas.

Se as aves já estiverem aclimatadas ao nosso país podem criar durante outras alturas do ano. Só se deve evitar as alturas de maior calor.
Para mim, que crio exóticos no exterior, a partir de Fevereiro é a altura ideal pois é quando as temperaturas aumentam mas cada um tem o seu método.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  gimbras Qui 04 Ago 2011, 19:10

Se as aves já estiverem aclimatadas ao nosso país podem criar durante outras alturas do ano. Só se deve evitar as alturas de maior calor.
Para mim, que crio exóticos no exterior, a partir de Fevereiro é a altura ideal pois é quando as temperaturas aumentam mas cada um tem o seu método. [/quote]

boas,
ora aqui está uma opinião contra-corrente com a qual estou 100% de acordo! cheers
cumprimentos
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  M_cross Sex 05 Ago 2011, 01:23

Boas,

Eu cheguei a dar a segunda doze de Pulmosan 20 dias depois, mas fiquei por ai, apliquei claro a todos os pássaros e não apenas aos afectados, e também tirei os pássaros da voadeira, lavei tudo bem lavado e quando secou apliquei desinfectante, como deixaram de perder penas não tornei a aplicar mais nada.

Quanto a altura de criar Goulds, eu acredito que se deva criar de finais de Setembro em diante, mas tudo depende do clima de ano para ano, existem anos mais quentes e mais frios o que tambem deve influenciar.

No entanto não acho que o problema com os meus goulds venha dai, porque os primeiros nasceram logo no inicio de Janeiro.


M_cross
M_cross

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  gimbras Sex 05 Ago 2011, 10:50

olá cross,
parece que fez o tratamento completo (exceptuando o betadine); só resta ficar atento para ver se resolveu de vez, ou se a sarna volta a aparecer. caso apareça de novo, é só repetir o tratamento.
também concordo que a doença não tem nada a ver com a época de reprodução, já que é parasitária, embora a humidade e a temperatura influenciem o ciclo do parasita.
quanto á época ideal de criação eu respeito a sua opinião, mas discordo dela; aliás, acho que em portugal não há época ideal. na natureza (australásia) a época ideal é o inicio da estação quente, que também é o inicio da estação das chuvas, o que fisiológicamente e bioquimicamente faz todo o sentido; em portugal não existe uma estação assim, dada a influência do clima mediterrânico. mas isto é só uma opinião.
cumprimentos e boa sorte com as aves,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes Goulds e a Muda Empty Re: Diamantes Goulds e a Muda

Mensagem  M_cross Sex 05 Ago 2011, 11:18


Obrigado desde já a todos pela informação que me disponibilizaram.

É sempre uma motivação extra saber que se pode contar com outros criadores para nos aconselharem quando um problema nos surge, porque mesmo pesquisando por informação as vezes não chegamos a ter confiança para avançar sozinhos.

Numa próxima vez se preciso irei fazer o tratamento completo como deve ser feito (espero não vir a ser necessário Wink )

Boas criações.





M_cross
M_cross

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos