Fórum dos Exóticos
Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

2 participantes

Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Seg 25 Jul 2011, 16:00

Boa tarde.

Gostava de ter opiniões de criadores que já trabalharam com estas 3 espécies em relação a dificuldade, alojamento, alimentação:
  • Castanhovs
  • Freirinhas (Lonchura cucullata)
  • Capuchinhos Cabeça Preta

Os membros do género Lonchura sempre foram dos meus exóticos preferidos e destas 3 espécies queria escolher 1 para criar, não este ano mas para o próximo, mas ainda não me decidi qual devo de escolher.
Os Capuchinhos levam vantagem por enquanto mas ...


Última edição por LLourenco92 em Seg 25 Jul 2011, 20:09, editado 1 vez(es)
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Lonchuras

Mensagem  AvilandiaPT Seg 25 Jul 2011, 17:24

Olá Luis,

Os castanhovs como normalmente são chamados o Lonchura castaneothorax, são pela minha experiência dos Lonchuras menos Lonchura em termos de comportamento e necessidades. De um modo geral em termos de reprodução são pouco diferentes dos diamantes australianos mais comuns. Sem queres influenciar ninguém, não são das minhas espécies preferidas.
Os cabeça preta são, pelo contrário, destes três os "mais" Lonchura. Diria que serão os mais difíceis de criar dos três.
Pessoalmente dos 3 prefiro as freirinhas (L. cucullata) que são muito interessantes de criar em termos de comportamento e criam com alguma facilidade e paciência, mesmo directos em gaiola.

Cumprimentos,

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Re: Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Seg 25 Jul 2011, 17:41

Olá Ricardo.

Mais uma vez obrigado pelos conselhos sobre Lonchuras, já na outra vez foste tu que me desenrascaste com alguma informação sobre os Dominós Very Happy
Os Castanhovs são dos Lonchuras mais bonitos que se encontram por aí e se são semelhantes aos Diamantes Australianos então serão dos mais fáceis estou certo?
As Lonchura cucullata são as que conheço menos dos 3 ...
Em relação à alimentação são semelhantes aos Dominós?
AvilandiaPT escreveu:
Alimentação. Não são exigentes, mas adoram sementes verdes e germinados. Nunca ligaram a alimento vivo de qualquer tipo. Espigas aos montes! Verdes então não comem, devoram!
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Lonchuras

Mensagem  AvilandiaPT Seg 25 Jul 2011, 19:15

Olá Luis,

Na minha opinião são mais fáceis que os dominós. Talvez por serem aves de zonas mais desertas (mais ou menos) como é o caso de muitos australianos e por isso adaptam-se bem.
Os lonchuras "verdadeiros" sobretudo os das zonas húmidas da ásia são bastante mais exigentes em termos de alimentação e reprodução.
Os castaneothorax são basicamente como os restantes australianos (goulds, estrelas...) sobretudo com amas criam relativamente bem.
As frerinhas são mais próximas em necessidades e comportamento dos estrildas africanos.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Re: Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Seg 25 Jul 2011, 20:03

Então talvez vá pelos castaneothorax ... Mais vale começar pelos mais fáceis e adquirir experiência.
Sendo assim as Freirinhas precisam de bastante alimento vivo na altura da criação?
Também tens experiência nestas espécies?
  • Lonchura fringilloides
  • Lonchura nana
  • Lonchura bicolor

Desculpa lá tanta pergunta Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Lonchuras

Mensagem  AvilandiaPT Ter 26 Jul 2011, 09:16

Olá,

Os L. fringilloides, são simplesmente fantásticos. Se arranjares um casal nem penses duas vezes. São muito calmos, criam muito bem, alimentam bem as crias, pouco exigentes e não incomodam ninguém. O único cuidado é não ter sempre ninho para não se habituarem a andar lá dentro e deixarem aquilo tudo sujo.
L. nana tive alguns mas nunca criei com eles. Foi na altura em que já estava a reduzir e tinha menos tempo. Não te sei dizer em termos de reprodução, mas em questões de manutenção não ma pareceram nada de extraordinário.
L. bicolor: são muito semelhantes a L. cucullata. Cada vez mais me convenço que a área de distribuição das espécies tem muito a ver com as suas caracteristicas e necessidades (como é óbvio) e que isso influencia a sua manutenção em cativeiro. Mantive também os poensis que quanto a mim são mais bonitos, talvez um pouco mais activos, mas como não tive muitos de um ou outro não posso dizer se era "defeito ou feitio".

Se algum dia me voltar a meter nos Lonchuras na lista estão de certeza, os Dominós, L.maja e L.atricapilla (em viveiro), e os L. fringilloides, L. cucullata (em gaiola). Isto claro além dos bicos de chumbo e prata dos quais tinha uma colecção "jeitosa" em todas as mutações e são algo fabuloso de manter e criar.
Mas não é para já (e secalhar nem é para depois).

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Re: Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Ter 26 Jul 2011, 14:20

Olá Ricardo.

Os fringilloides podem ser outra espécie a entrar nesta "competição" mas são ainda mais difíceis de encontrar por aqui e estava com ideia que eram ainda mais difíceis de criar que os atricapilla, cucullata e castaneothorax ... O preço é mais ou menos o mesmo das outras espécies? Entre 100€ a 150€ o casal?
Já agora, quando criavas fringilloides qual era a alimentação que lhes davas e qual as dimensões da gaiola?
Mais uma vez obrigada pelas informações! Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Lonchuras

Mensagem  AvilandiaPT Ter 26 Jul 2011, 17:49

Olá Luis,

Sabes que isto da dificuldade de criar por vezes é muito relativo. A experiência que tenho com os fringilloides é que tanto em viveiro como em gaiola criam bem e facilmente.
Em termos de alimentação sempre os tive como os restantes africanos: mistura de exóticos africanos (base painços) com parte extra de japonês e alvo vermelho. Papa insectivora (que comem pouco). Na altura de criação começavam a pegar muito bem na papa seca misturada com germinados e espigas.
Estavam em gaiolas de praticamente 1m (90x35x30) um casal por gaiola, dois poleiros e ninho de plastico normal. Material de ninho davam-se melhor com fibra de côco. Alguns casais arranjavam o interior com sisal outros não.
Para teres ideia quando estavam a criar podia abrir a tampa do ninho e tinha de os enxotar lá de dentro para ver ovos e crias. As posturas não eram fabulosas (3-4) mas bastante regulares, talvez um pouco mais espaçadas no tempo do que outras espécies (dai que tirar e meter o ninho ajudava a regular a coisa).
Sinceramente não te sei dizer quais os preços actuais, mas não devem fugir muito. Nos últimos anos têm aparecido alguns anilhados.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Re: Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Ter 26 Jul 2011, 18:45

Olá Ricardo.

Mais uma vez obrigada pela tua ajuda Wink
Depois desta informação toda que me deste penso que os fringilloides seriam mesmo uma boa aquisição. Só o facto de dispensarem os Bengalins para criarem bem em gaiolas já é uma vantagem e a nível de alimentação não me levantam problema algum. O único "problema" é arranjar uma gaiola com medidas semelhantes às que disseste e ... arranjar um casal Laughing
Para este ano já não vai dar por motivos de espaço mas para o ano sem dúvida se tiver a oportunidade vou arranjar um casal de fringilloides ou, se não encontrar, um casal de castaneothorax.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Re: Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Qua 27 Jul 2011, 11:08

Boas.

Eu estive a falar com um amigo meu que já criou fringilloides e ele disse-me que eles são danados para a porrada, e chegam a matar outras aves, mesmo Pardais de Java Shocked , principalmente na altura da criação e eu decidi não arriscar em comprar os fringilloides, pelo menos por agora. Também me disse que as cucullatas são territoriais como os fringilloides mas devido ao seu tamanho não causam os mesmos danos mas não deixam de ser agressivas.
Como os atricapilla são os mais difíceis de arranjar e criar vou pelos castaneothorax, em principio para o ano mas nunca se sabe Cool ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Lonchuras

Mensagem  AvilandiaPT Qua 27 Jul 2011, 12:47

Olá Luis,

Mais uma demonstração que nem sempre as ideias são iguais. Há aves e aves...
Os fringilloides que tive defendiam o ninho, mas de forma muito "soft", normalmente envolvia abrir o bico e pouco mais. Estavam com aves mais pequenas, talvez por isso. Em casais nunca tive um caso de agressão, nem sequer fêmeas depenadas!!
Os cucullata pelo contrário, em viveiro são maus como as cobras, mas lá está, talvez por estarem com aves do mesmo tamanho isso fosse um factor. Em gaiola não sendo grave é frequente perseguirem-se na altura de criação.

A minha opinião, em ordem de preferência para gaiola e considerando o objectivo como primeras experiências com Lonchuras seria:

1 - Castaneothorax (mas são austrailanos, em todos os aspectos ponto final...)
2 - Fringilloides (são quanto a mim acessíveis e uma boa introdução com poucas exigências alimentares)
3 - Cuculatta (são lonchuras mas mais parecem "estrildas" em comportamento, boa transição para espécies menos comuns)
4 - Atricapilla (claramente outro nível e verdadeiros lonchuras em termos de exigência e comportamento)

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta Empty Re: Castanhov vs Freirinha vs Capuchinho Cabeça Preta

Mensagem  Luís Lourenço Qua 27 Jul 2011, 14:04

Olá Ricardo.

Segundo ele o problema com agressões dos fringilloides não era entre o casal mas sim para outras aves na altura de marcarem o território. Contou-me um caso em que os fringilloides tinham morto 9! aves de outras espécies mais pequenas num viveiro comunitário quando começaram a defender o território. Embora goste desta espécie não vou arriscar adquirir um casal agora.
Os castaneothorax são "ideais" por agora, mas vou tentar saber mais algumas coisas sobre outras espécies de Lonchuras mais raras.
Só por curiosidade, onde colocarias os Dominós nesse ranking? Entre as cucullata e os atricapilla?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos