Fórum dos Exóticos
Criação de Dominós - Dicas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação de Dominós - Dicas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Dominós - Dicas

3 participantes

Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Criação de Dominós - Dicas

Mensagem  Luís Lourenço Qua 29 Jun 2011, 13:51

Boas,
Eu este ano vou tentar criar Dominós mas a informação relacionada com esta espécie é pouca Crying or Very sad
Já comprei um casal mas são aves capturadas (como vem sendo habitual em relação a esta espécie) ... Vou-lhes dar os mesmo cuidados que vou dar aos meus Bicos de Chumbo, tanto em relação ao alojamento (viveiro com cerca de 50 cm de comprimento, 30 cm de altura e 30 cm de largura), como à alimentação (mistura para exóticos, espigas de painço, papa, verduras ...). Estou a pensar em começar a criação na mesma altura que vou juntar os meus outros exóticos ( final de Setembro/Outubro). Estou a proceder bem?
Gostava que quem tem experiência na criação desta ave desse aqui uma ajudinha.
Aproveito para postar aqui as fotos da fêmea que comprei ontem, está com falta de penas mas de resto está de boa saúde Wink

Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00561
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00560
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00559
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00565
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00567
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem  filiperusso Qua 29 Jun 2011, 14:39

Oh lourenço ela não está um pouco magra??
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 29 Jun 2011, 15:35

Olá,

Os Dominós como a maioria dos Lonchuras asiáticos têm "dias". Alguns casais arrancam nem, outros demoram. Primeiro ponto é perceber se foram capturados por cá ou importados. Isto porque existem várias sub-espécies e assume-se que nem todas funcionam bem "em conjunto".
Outra questão é com a maturidade. O que é aceite sobre a espécie é que atingem a maturidade tarde. Vários criadores com quem contactei partilham essa opinião. Da minha experiência, com aves importadas apenas, confirmo que nunca criaram com menos de 2 anos de cativeiro, não imagino a idade, mas algumas seriam aves nos 2-3 anos nessa altura. Sempre os mantive em viveiros exteriores, por isso não posso comentar a parte das gaiolas. Geralmente, os lonchuras asiáticos gostam de espaço.
Alimentação. Não são exigente, mas adoram sementes verdes e germinados. Nunca ligaram a alimento vivo de qualquer tipo. Espigas aos montes! Verdes então não comem, devoram!
Agora a questão principal quanto a mim e teres muita paciência com eles. Sinceramente acho que muita gente desiste deles porque demoram muito a arrancar (pela tal maturidade tardia talvez) e fartam-se de esperar. Depois o problema tipico de teres a certeza dos que são fêmeas...

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem  Luís Lourenço Qua 29 Jun 2011, 16:07

filiperusso escreveu:Oh lourenço ela não está um pouco magra??
Não, é mesmo só falta de penas. Quando a comprei tive com ela na mão e tem bom cabedal lol!


Obrigado pela resposta Ricardo.
Tanto a fêmea como o macho foram comprados na mesma loja, e eu estive a falar com o dono da loja e ele disse-me que os Dominós que tem tido lá vieram todos de Santarém. Ele também me disse que as fêmeas têm o bico menos robusto e mais estreito que os machos ... Neutral Pode ser que tenha razão ou não mas é certo que a "fêmea" anda de um lado para o outro no viveiro onde está e a piar mas não a vi a cantar, ainda. Mas se por acaso for um macho eu vou lá e troco, já conheço o dono da loja à muitos anos e até agora tem sido impecável comigo.
Em relação ao alojamento vou tentar assim, já consegui que Bicos de Lacre fizessem ninho e começassem a postura (mas infelizmente a fêmea morreu com um ovo atravessado) num viveiro de dimensões semelhantes ... E como tenho como objectivo dedicar-me a criar esta espécie vou ter muita paciência Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem  filiperusso Qui 30 Jun 2011, 01:19

São as fotos que enganam então.

Lourenço desejo-te a maior sorte.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem  Luís Lourenço Qui 30 Jun 2011, 08:31

filiperusso escreveu:São as fotos que enganam então.

Lourenço desejo-te a maior sorte.

Pois, até tens razão, ela aqui numa foto parece um bocado magra ... Também eu tirei as fotos um bocado depois de andarem a tomarem banho, deve ser uma das razões de ela parecer magra.
Obrigada Filipe Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos