Fórum dos Exóticos
Degolados - Criação direta Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Degolados - Criação direta Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Degolados - Criação direta

+7
Marcio Pinto
MárioSantos
HSantos
lugriao
Selenio
Alberto Rodriguez
Everton
11 participantes

Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Dom 02 Jan 2011, 14:44

Olá.
Tenho meu casal de degolados a quase 2 anos, mas nunca consegui crias dos mesmos, mesmo tendo os manons como amas. A fêmea sempre fazia postura de 4 ovos mas nunca incubava os mesmos, então eu os passava para os manons, que os chocavam mas estes sempre deixavam as crias morrerem de fome.
Já estava certo que iria vender os degolados já que não conseguia crias dos mesmos, mas resolvi soltá-los dentro de um grande viveiro juntamente com mandarins e alguns periquitos.
E qual não foi a minha surpresa quando reparei que o casal começou a dormir dentro de um dos ninhos do viveiro. Passados alguns dias reparei que a fêmea quase não deixava o ninho e que o macho estava levando penas dos periquitos para lá. Quando abri o ninho pela primeira vez ela já tinha posto 2 ovos, e hoje ela está chocando 5 ovos.
Hoje se passaram 4 dias desde que ela botou o último ovo e eles continuam na incubação dos ovos, que já olhei contra à luz e estão todos fertilizados.
Agora estou observando se eles irão continuar com a incubação e espero que sim.
Deixo algumas fotos do ninho, quando lá tinham 3 e 5 ovos quando ela terminou a postura.

Degolados - Criação direta 2812101840

Degolados - Criação direta 2812101839

Degolados - Criação direta 3112101910

Mando notícias, abraços Everton.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Alberto Rodriguez Dom 02 Jan 2011, 15:35

Everton,
Nunca tive degolados, mas sei que não gostam de chocar e tratar dos filhos, ainda bem que por acaso descobristes uma forma para eles se reproduzam, eu no teu lugar não mexia muito no ninho para evitar que os pais o abandonem e mesmo que esta postura corra mal eles voltarão a tentar até acertar. Normalmente os bengalins rejeitam as crias de degolados porque não estão habituados a cuidar de pássaros escuros, para que se consiga mais facilmente tirar degolados, os bengalins devem ser novos e de preferência nunca terem tratado de outro tipo de aves.
Alberto Rodriguez
Alberto Rodriguez

Mensagens : 41
Data de inscrição : 04/09/2010
Localização : Funchal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Seg 03 Jan 2011, 22:38

Alberto obrigado pelas dicas. Vou deixá-los mais quietos agora para não atrapalhar.
Ainda estão chocando e o macho continua levando penas para o ninho, acho que é um bom sinal.
Abraços Everton.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Selenio Seg 03 Jan 2011, 22:52

Boas. . .

Eu tambem tenho degolados e tive sorte porque os meus bengalins nunca os deixaram morrer. Mas tambem nunca os consegui tirar diretos.

Segue o conselho do Alberto, evita ao maximo mexer no ninho, pois é uma das grandes razões para o insucesso na criação de todos os passarinhos.
É dificil mas tenta controlar a ansiedade e curiosidade. Shocked

cumps. . .
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  lugriao Qua 05 Jan 2011, 12:10

Para vos tirar umas dúvidas para criarem os Degolados são usados os Mandarins de Exposição que tem bom porte pois como devem saber os Degolados depois ao nascerem tem muita força no bico por vezes aleijando os bengalins e esses os abandonam mas como os mandarins de exposiçao já são bem maiores diz que os criam melhor do que os bengalins. Foi me dito pela pessoa que me vendeu os Mandarins de Exposição.
lugriao
lugriao

Mensagens : 380
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Dom 09 Jan 2011, 16:27

Novamente obrigado pelas dicas.

O casal continua em incubação, e nessa semana abri o ninho apenas 1 vez para ver como estava a fêmea, pois eu não a via fora do ninho. Dos 5 ovos colocados todos estavam fertilizados, mas em 1 o embrião acabou morrendo e o ovo ficou "amarelado".
A primeira cria deve nascer amanhã, mas vou esperar mais uns 3 a 4 dias para inspecionar o ninho, quando todas devem ter nascido. Espero que o casal alimente as crias, pois na incubação eles foram muito bem.

Mando notícias.
Abraços Everton.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  HSantos Qui 13 Jan 2011, 01:02

Boas Everton,
Por acaso tenho um casal degolados gola vermelha e laranja, apenas os tenho á 6 meses. Os teus criam em que altura??
Supostamente os meus ja deviam criar pois ja tem 1 ano e meio quase.
Ja agora se souberes algo deles e se poderes ajuda-me e dá-me umas dicas sobre eles .
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  HSantos Qui 13 Jan 2011, 01:03

Ja agora as tuas crias nasceram todas??
Os pais estao a alimentar os filhos ou rejeitaram nos?
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Qui 13 Jan 2011, 15:53

Boas novidades.
Hugo já nasceram as 4 crias e felizmente os pais estão alimentando elas direito.
Domingo passado reparei que o macho estava comendo muita farinhada e resolvi abrir o ninho e já tinham nascido 2 crias. No final do dia seguinte abri novamente o ninho e todos já tinham nascido.
Ontem dei uma olhada nas crias e todas estavam bem alimentadas, e já se percebe que estão crescendo. Reparei também que é o macho que mais alimenta as crias, mas foi a fêmea que chocou os ovos melhor.

Hugo eu os coloquei para criar agora, pois é agora que meus mandarins estão em criação. Só consegui que eles procriassem pois eles estão em um viveiro bem grande, pois em gaiolas eles nunca chocaram.

Mando notícias.
Abraços.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  HSantos Sex 14 Jan 2011, 00:17

Boas, pois e quais são as dimensões onde os tens? eu tenho os meus em gaiolas de 50cm*40cm*40cm.
Boa sorte então com os pequeninos Wink
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Seg 17 Jan 2011, 01:11

Boa noite.

Hoje o dia já começou meio triste, pois quando cheguei para alimentar as aves de manhã me deparei com uma das crias morta no fundo do viveiro abaixo do ninho do casal.
Não sei o que pode ter acontecido, mas suspeito que a cria deve ter morrido e os pais a tenham "jogado" fora para "limpar" o ninho.
As outras 3 crias seguem em crescimento e hoje completaram 1 semana de vida e já estão bem desenvolvidas. Não mexo no ninho com freqüência para não atrapalhar o casal, que até agora está se saindo muito bem na sua primeira ninhada direta.

Hugo, o viveiro em que eles estão é bem grande, do tamanho de um quarto pequeno, onde fechei as janelas e a porta com tela e soltei as aves lá dentro. Neste viveiro também estão 4 casais de mandarim em criação, com 15 crias no total e mais 9 periquitos machos.

Abraços e até mais.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  HSantos Seg 17 Jan 2011, 19:35

Ok entao.
É bem grande o viveiro Smile
Boa sorte entao para essas 3 Wink
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Seg 31 Jan 2011, 00:48

Olá. Não tive tempo de atualizar o tópico, mas as notícias não são nada boas.
Passados 2 dias da morte da primeira cria, mais 2 crias amanheceram fora do ninho, 1 morta e outra viva. Quando fui devolver a cria viva ao ninho do casal, a cria restante também estava morta lá dentro. Então transferi a unica cria viva para um casal de mandarins com crias da mesma idade, mas no final do dia esta cria também morreu.
Acho que o problema foi que o casal de degolados queria iniciar uma nova criação pois eles pararam de alimentar as crias e as jogaram para fora do ninho.
Passados 5 dias desde que as crias morreram a fêmea já estava com 2 ovos no ninho novamente, só que ela ficou doente e parou a postura. O macho estava incubando os ovos sozinho, mas resolvi transferí-los para um casal de mandarins que estava em incubação já com 6 ovos, para recuperar a fêmea de degolado que está sozinha em uma gaiola e se recuperando bem.
Os 2 ovos de degolado estão fertilizados e espero que quando as crias nascerem sejam bem cuidadas pelo casal, que criou 5 crias na primeira ninhada.

Mando notícias quando os 2 ovos eclodirem.
Abraços Everton.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  MárioSantos Seg 31 Jan 2011, 09:17

Boas

Um reparo ... vi acima dizer que tem piriquitos juntos no mesmo viveiro ,,, cuidado com os piriquitos pois eles andam sempre de lado para lado a mexer em tudo e poderão ter ido ao ninho dos degolados e os mesmos rejeitarem as crias depois disso
Não é de todo aconselhado ter piriquitos juntos com exoticos Evil or Very Mad
MárioSantos
MárioSantos

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/06/2010
Localização : Penafiel

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Marcio Pinto Seg 31 Jan 2011, 16:21

Boa tarde

Everton concordo com o Mário, não devias misturar bico curvo com exoticos.
E tens de ver se os mandarins não mexem no ninho dos degolados, é preciso estudar as aves e adequar as coisas á maneira de cada um.
Boa sorte com eles.
Marcio Pinto
Marcio Pinto

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  tiagodc Seg 31 Jan 2011, 18:48

Boas
Concordo com Marcio e o Mario, falo por experiencia propria ja perdi mais de 3 posturas de mandarins por causa dos periquitos, tanto com os mandarins no ninho ou ja fora. Eles desmontam o ninho ou matam os mandarins pequenos.
tiagodc
tiagodc

Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/12/2010
Localização : Viana do Castelo - Subportela
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Everton Sex 04 Fev 2011, 01:18

Olá pessoal.
Eu sei dos riscos de juntar aves de espécies diferentes, mas neste caso dos degolados os periquitos não provocaram nenhuma interferência.
Primeiramente o viveiro é bem grande, existem muitos ninhos lá dentro, são poucas aves e só existem periquitos machos lá, nenhuma fêmea.
Segundo, o ninho escolhido pelos degolados é o que tem o acesso mais difícil, pois o galho mais próximo do ninho fica a um (01) metro de distância do ninho e o ninho tem telhado em abas, não permitindo a entrada por cima.
Os mandarins também não estão envolvidos no caso pois estão todos em incubação ou com crias pequenas nos próprios ninhos.
O problema deve ter sido mesmo a pressa da fêmea em iniciar nova postura. Aliás ela já está bem melhor e logo logo deve ter a companhia do macho novamente, só que não vão voltar para reprodução tão cedo.
Agora é esperar para ver se os mandarins irão cuidar das crias dos degolados que devem nascer daqui a alguns dias.

Obrigado aos amigos Tiago, Marcio e Mário pelas opiniões, até mais e abraços.
Everton
Everton

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Caçador/SC/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Degolados directos

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 12 Fev 2011, 21:50

Olá,

Os degolados têm três fases problemáticas na criação directa.
A primeira é a construção do ninho. Como se vê nas imagens o ninho é bastante "tosco" e esse é o primeiro problema pois facilmente sujam e estragam ovos.
Quando agarram o choco normalmente as crias nascem. A partir daqui e se alimentarem existe uma fase critica aos 4-8 dias em que abandonam ou atiram as crias do ninho (problemas nutricionais) e outra antes da saida do ninho quando começam a emplumar.

Atenção à alimentação, uma boa papa insectivora e alimento vivo ajuda, mas não garante que funcione.
E o casal funciona muito melhor sozinho numa gaiola, misturado com periquitos nem pensar. De resto é ter paciência. Mesmo casais que criam bem 1-2 vezes podem fazer asneira na seguinte.

Cumprimentos,

Ricardo M.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 12 Fev 2011, 23:59

No meu caso a semana passada nasceram 2 degolados que foram chocados por bengalins, mas estes não os alimentavam, transferi para um ninho onde estavam gould nascidos no mesmo dia e os degolados até eram maiores, curiosamente os Bengalins alimentaram os Gould e os Degolados deixaram morrer á fome. Ainda tenho de pensar como vou fazer da próxima postura, mas se os degolados agarrarem no choco nem vou mexer, depois...logo resolvo
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Degolados - Criação direta Empty Re: Degolados - Criação direta

Mensagem  Brota Ter 15 Mar 2011, 20:46

MárioSantos escreveu:Boas

Um reparo ... vi acima dizer que tem piriquitos juntos no mesmo viveiro ,,, cuidado com os piriquitos pois eles andam sempre de lado para lado a mexer em tudo e poderão ter ido ao ninho dos degolados e os mesmos rejeitarem as crias depois disso
Não é de todo aconselhado ter piriquitos juntos com exoticos Evil or Very Mad

bem visto. e podem também bicar os mandarins e eles crescerem com anomalias
Brota
Brota

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos