Fórum dos Exóticos
2 casais no mesmo espaço Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
2 casais no mesmo espaço Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 casais no mesmo espaço

5 participantes

Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 28 Out 2010, 01:51

Olá a todos,

Tenho alguns casais de bengalins que se estam a formar agora. Alguns destes casais são compostos por 3 individuos.
No inicio do Verão consegui criar com sucesso duas ninhadas de Bengalins todos juntos mas, estavam numa voadeira com 1,80m por 0,50m por 1m.
Queria saber se conseguiria por 2 destes casais de 3 individuos, numa gaiola e criar sem problemas...

Obrigado
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty Re: 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 13 Nov 2010, 20:37

Boas,
Se criaram na voadeira também devem criar na gaiola mas é uma questão de experimentares Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty Re: 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 13 Nov 2010, 20:44

Boa noite Gustavo,

Muito sinceramente não te aconselho a que o faças. Quando comecei a criar aves, tinha vários casais numa voadeira, juntamente com outras aves. Um ou outro casal de bengalins, formados já há mais tempo em gaiola, lá criavam no seu ninho, mas estes eram a excepção, a grande maioria dormia toda no mesmo ninho, o que levava a ovos partidos e crias mortas.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty Re: 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 13 Nov 2010, 20:55

Boas,
Agora é que reparei que eram 2 casais de 3 e não 1 casal.
Assim concordo com o Diogo, 6 bengalins na mesma gaiola ia resultar em ovos partidos e crias mortas. Se fosse 1 "casal" de 3 talvez resultasse mas assim já é demais.
Desculpa lá a confusão Embarassed
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty Re: 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  Carlos S. Dom 14 Nov 2010, 18:44

Boas
Podes é fazer o que uma grande parte dos criadores de degolados faz, em vez de criar em casais(2) cria em trios(3) para obter melhor resultados por isso se quiseres desses 6 podes fazer 2 trios, mas aconselho nos trios a fazer sempre 2 machos + 1 femea.
Pessoalmente nao uso trios e sou contra a sua utilização mas cada um sabe de si Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty Re: 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 15 Nov 2010, 00:52

Bom, como se demorou muito tempo a responder, acabei por arriscar.
Pus numa gaiola 4 Bengalins, sem saber muito bem o que lá pus. O resultado foi este: 13 ovos. E são 13 ovos todos galados ( já se vê o embrião). Como não acredito que tenha posto 2 casais ou era muita pontaria, plo menos 2 fêmeas e um macho isso são, porque o 4 Bengalin dorme sempre fora do ninho. Na voadeira, pus 3 ninhos onde varios casais se formaram. O que me dá a entender é que apesar de serem aves que vivem em sociedade e grandes bandos, quando chega a altura de criar estes só permitem os seus pares e mais ninguem. Dos 3 ninhos na voadeira, 2 só têm casais á excepção do quarto ninho que permite a entrada de um terceiro Bengalin. Os ostros dormem sempre cá fora e nem entram nos ninhos.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

2 casais no mesmo espaço Empty Re: 2 casais no mesmo espaço

Mensagem  HSantos Ter 16 Nov 2010, 23:54

Boas pessoal,
Bem eu numa gaiola com 1*50*50 tinha lá 5 aves, e tinha lá 2 casais de certeza, 1 eu sabia que tinha pois eram mais escuros, os outros 3 sao mais claros.
Certo é que me apareceram 9 ovos no ninho, 5 pelo menos estao galados os outros ainda nao consegui ver.
Uma ave das mais claras esta sempre no ninho, nunca sai, depois juntam se as outras 2 mais claras.
Nao sei se fiz bem ou não mas retirei as 2 aves mais escuras e coloquei numa gaiola a parte, isto com medo que fossem os 5 para o ninho e depois ficava sem os ovos.
Pensei ainda retirar mais 1 ave das claras, o problema é que nao sei qual é o macho e a femea. ou estao la 2 machos ou 2 femeas.
Sera que fiz mal retirar os mais escuros?
Eu ainda tenho uma grande dificuldade em destinguir o macho da femea. Costumo ver o alinhamento do bico em relação ao olho ou entao separando e colocando em gaiolas separadas e ver o comportamento.
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos