Fórum dos Exóticos
Mandarins - Casal Incompatível? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarins - Casal Incompatível? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarins - Casal Incompatível?

3 participantes

Ir para baixo

Mandarins - Casal Incompatível? Empty Mandarins - Casal Incompatível?

Mensagem  Quetzalcoatl Dom 10 Out 2010, 00:26

Boa noite, primeiro que tudo desculpem o texto imenso que aqui está.

Gostaria de pedir a opinião de quem tem muita lidação/experiência com mandarins, pois não fui muito feliz nas primeiras aquisições, e alguns conselhos seriam muito bem vindos.

Há sensivelmente dois meses atrás adquiri um casal de mandarins numa exposição ornitológica, anilhados, deste ano.
Resumindo a história, a fêmea deste casal (toda em tons de pastel claro, muito linda) tinha uma doença (aparentemente nervosa) e morreu ontem na minha mão. Crying or Very sad

Estes mandarins, apesar de ser eu a tratar deles e de gostar muito deles, foram uma prenda minha para a minha mãe, que sempre admirou a beleza destas aves e se mostra muito descontraída a observá-las.

Tendo isto em conta, ontem quando a minha mãe chegou a casa do trabalho e me viu com o cadáver da ave na mão também se emocionou logo, e uma das coisas que fez foi dizer-me que não podíamos deixar o macho sozinho e teríamos de arranjar-lhe outra fêmea prontamente. Falei da história ao meu pai nessa noite e, logo pela manhã de hoje, tínhamos o meu pai em casa com um mandarim que - segundo os donos de uma loja local de animais que lhe vendeu - é uma fêmea. Mas não está anilhada e não sabemos o ano em que nasceu.

A suposta fêmea tem o bico alaranjado, os olhos vermelhos, a lágrima preta e a parte da pontinha do rabo num tom pastel muito claro, semelhante ao da fêmea anterior; o resto do seu corpo é totalmente branco. É também de um porte um pouco mais pequeno que o macho, o que aparenta que possa até ser mais nova que este.

O problema que aqui se coloca é a adaptação do macho, pois já tinha uma certa relação com a fêmea anterior, dormiam juntinhos e coçavam-se, etc.
Quando cheguei agora com a fêmea nova e a pus na gaiola, o macho aparentemente adaptou-se a ela. Houve muitos momentos iniciais em que estavam juntos um ao outro e pareciam já começar a dar-se bem. Mas houve depois muitas vezes em que ele se atirou a ela e ele só a deixava quando ela ficava no fundo da gaiola e ele em cima do poleiro mais alto a olhar para ela.

Agora mais à noite ele foi dormir no ninho e não a deixou ir para lá; depois ele saiu e foi ela para lá - ele chegava-se ao pé mas não ia lá para dentro até há sensivelmente uma hora atrás quando deixei de os observar.
E, para meu espanto, fui agora espreitá-los e lá estavam os dois juntos no ninho a dormir. Shocked


De momento a única ideia que me ocorre é a de amanhã observar atentamente e frequentemente as aves a fim de separa-las se o macho continuar a ataca-la.
- E se os tiver de separar, devo ir com o meu pai e trocar de fêmea?
- Ou será apenas uma questão temporária ou territorial e devo dar-lhes algum tempo?

Gostava de saber o que a vossa experiência vos diz em relação a este caso, e agradeço desde já a quem se deu ao trabalho de conhecer a minha história e também a quem tentar ajudar. Smile

Quetzalcoatl

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins - Casal Incompatível? Empty Re: Mandarins - Casal Incompatível?

Mensagem  Jose Fernando Dom 10 Out 2010, 07:47

Olá amigo,
bem vindo ao Fórum.
Em relaçao á sua questão na minha opinião uma vez que ja dormem os dois no ninho deixava estar as aves e nao trocava a femea, temos de dar tempo ao tempo.
Se por acaso o macho infligisse ferimentos graves entao aí devemos separar as aves, se for só umas bicadas pode ser uma demonstraçao de poder ou territorial como disse mais atrás.
Contudo vigie o comportamento das aves não vá às vezes o macho feri-la.
Aconselho-o a deixar material disponivel dentro da gaiola para eles fazerem o ninho.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins - Casal Incompatível? Empty Re: Mandarins - Casal Incompatível?

Mensagem  Quetzalcoatl Dom 10 Out 2010, 13:36

Muito obrigado Sr. Jose Fernando. Smile

Estou contente com as aves, pois o macho esta manhã já não mostrou nenhum comportamento ofensivo para com a fêmea e levou a manhã toda a cantar.

Eles têm na gaiola uma peça em plástico que se prende às grades, dentro da qual estão uns pêlos para eles tirarem e fazerem o ninho. Devo adicionar mais alguma coisa?

Quetzalcoatl

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins - Casal Incompatível? Empty Re: Mandarins - Casal Incompatível?

Mensagem  Quetzalcoatl Dom 10 Out 2010, 20:55

Enfim, foi um dia de confusão... Estou completamente confuso.
Lá estão eles novamente a dormir juntos, mas hoje à tarde apanhei novamente o macho a fazer o mesmo. Mas também a vi a catá-lo... Neutral

Quetzalcoatl

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins - Casal Incompatível? Empty Re: Mandarins - Casal Incompatível?

Mensagem  Rui Alexandre Dom 10 Out 2010, 21:55

Boa noite,
como diz o nosso amigo Fernando tem que dar tempo até que eles se adaptem um ao outro,eu por experiencia propria tambem já tive um casal assim e isso durou talvez dois ou tres dias, mas agora estam bem.
tenha calma que tudo vai correr bem e quanto menos espera ai está o ninho com uns ovos.
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins - Casal Incompatível? Empty Re: Mandarins - Casal Incompatível?

Mensagem  Quetzalcoatl Seg 11 Out 2010, 22:51

Muito obrigado por compartilhar a sua informação Rui.
Eles de momento estão ainda na mesma, de vez em quando o macho "atira-se" a ela, mas aprecem dar-se bem a maior parte do tempo. Suponho também que possa ter a ver com a época de reprodução. Vou "dar tempo ao tempo". Smile


Cumprimentos

Quetzalcoatl

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos